Social
Cidadania Rural leva documentação e dignidade às comunidades rurais da Bahia
Lançado há um ano, o programa oferece serviços como emissão gratuita de RG, CPF, além de orientação jurídica e previdenciária
Neste mês de maio, o projeto Cidadania Rural celebra seu primeiro ano de atuação, levando dignidade e acesso à documentação para populações de áreas rurais e de difícil acesso na Bahia.
Lançado em maio de 2024, o projeto é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Superintendência de Agricultura Familiar (SUAF), em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e o programa Bahia Sem Fome. Ele oferece serviços como emissão gratuita de RG (1ª e 2ª vias), CPF, Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), além de orientação jurídica e previdenciária.
“O Cidadania Rural é muito mais que emissão de documentos. É uma ferramenta de inclusão, que garante dignidade e acesso a direitos para quem vive no campo. Seguimos firmes na missão de combater a invisibilidade cidadã e fortalecer a agricultura familiar na Bahia”, destaca o titular da SDR, secretário Osni Cardoso.
Ao longo desse primeiro ano, a caravana percorreu mais de 22 mil quilômetros, passando por 30 municípios e atravessando 12 dos 27 Territórios de Identidade da Bahia. No período, mais de 6 mil documentos foram emitidos.
Segundo Tamires Ferreira, moradora de Praia Grande, na Ilha de Maré, o projeto facilita o acesso dos moradores à documentação, evitando longos deslocamentos para emitir documentos como Carteira de Identidade Nacional (CIN), CPF e Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF).
“Pra gente, cidadão rural, é muito gratificante esse projeto vir pra Ilha de Maré por causa da dificuldade de agendamento e deslocamento para Salvador. Pra gente, é uma oportunidade boa pra ter uma documentação e o transporte já fica mais fácil até pra levar os nossos filhos”, afirma Tamires.
“Contamos com parceiros fundamentais, como as prefeituras municipais, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), o Departamento de Polícia Técnica da Bahia (DPT) e o Sindicato dos Peritos em Papiloscopia da Bahia (SINDPEP). Celebrar essa trajetória é ter a certeza de que o trabalho continua promovendo dignidade e fortalecendo a cidadania nas comunidades do rural baiano”, celebra o superintendente da SUAF, Euzimar Carneiro.
Caravana chega a Teolândia
Como parte das comemorações, a caravana chegou, nesta quinta-feira (29), em Teolândia, com atendimentos na Câmara de Vereadores. A ação segue até sábado (31), das 8h30 às 17h, oferecendo serviços gratuitos de emissão de documentos e orientações sobre o Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (SIPAF) e o Id Jovem. As atividades fazem parte da programação da 5ª Feira Territorial da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Empreendedorismo.
Social
“Natal Mais Social” garante refeições gratuitas para população vulnerável em Salvador
Ação da Seades, integrada ao programa Bahia Sem Fome, será realizada no Restaurante Popular Alaíde do Feijão, na Liberdade
O projeto “Natal Mais Social” de 2025 será realizado nesta quarta-feira, 24 de dezembro, no Restaurante Popular Alaíde do Feijão, localizado no bairro da Liberdade. A ação, organizada pela Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), integra o Programa Bahia Sem Fome.
Durante a iniciativa, serão distribuídas refeições saudáveis, gratuitamente, para a população em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de contribuir para a redução do número de pessoas em condição de insegurança alimentar e nutricional. O cardápio, preparado especialmente para o contexto natalino, contará com frango ao molho de ervas, pernil à Califórnia e pudim natalino.
O Restaurante Popular Alaíde do Feijão atende ambulantes, trabalhadores formais e informais, comerciários, catadores, estudantes, idosos, aposentados, crianças e população em situação de rua, entre outros segmentos em vulnerabilidade socioeconômica. O equipamento é vinculado ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). Em um mês de reinauguração, a unidade já ofereceu, gratuitamente, 50,6 mil refeições.
A atividade no período natalino reforça a importância da solidariedade, do cuidado com o próximo e da promoção da dignidade humana, simbolizando o compromisso da Seades com o direito humano à alimentação adequada, ao acolhimento e à inclusão social.
Serviço
- O quê: “Natal Mais Social”
- Quando: 24 de dezembro de 2025 (quarta-feira), a partir das 10h
- Onde: Restaurante Popular Alaíde do Feijão (Liberdade), Estrada da Liberdade, nº 258 – bairro da Liberdade, Salvador-BA
Social
SPM leva acolhimento e orientação para mulheres durante a ExpoIpirá
O atendimento será realizado das 9h às 14h, no Parque de Exposições, em Ipirá
A Unidade Móvel da Secretaria das Mulheres do Estado (SPM) estará na ExpoIpirá, nesta quinta e sexta-feira (25 e 26), no Parque de Exposições, localizado à margem da BA-052, próximo ao contorno de Ipirá para Pintadas. O atendimento será realizado das 9h às 14h. A iniciativa busca ampliar o acesso das mulheres a serviços de acolhimento, escuta e orientação sobre direitos e os caminhos da Rede de Proteção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher.
O espaço também funciona como um ponto de apoio para aquelas que vivenciam situações de violência e precisam de ajuda. “A presença da Unidade Móvel em grandes eventos integra a estratégia do Governo da Bahia de garantir que mulheres, especialmente em áreas mais distantes dos centros urbanos, tenham acesso às políticas públicas de proteção e enfrentamento à violência. Nosso objetivo é garantir que as mulheres saibam onde buscar ajuda e como denunciar casos de violência”, destaca Neusa Cadore, secretária estadual das Mulheres.
Serviço
- Unidade Móvel da SPM na ExpoIpirá
- Local: Parque de Exposições de Ipirá (BA-052, próximo ao contorno para Pintadas)
- Datas: 25 e 26 de setembro de 2025
Social
Governo do Estado amplia ações do Corra pro Abraço na Bahia
Com investimento de R$ 54 milhões, o programa passa a atuar em cidades como Feira de Santana, Vitória da Conquista, Jequié e Camaçari
O alcance do Programa Corra pro Abraço vai ser ampliado, fortalecendo a promoção do cuidado e inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade. A iniciativa é uma ação do Bahia pela Paz, programa estratégico do Governo do Estado para prevenção social da violência, que tem como público prioritário jovens de 12 a 29 anos. Com investimento de R$ 54 milhões, o Corra pro Abraço passa a atuar em cidades como Feira de Santana, Vitória da Conquista, Jequié e Camaçari, além de reforçar o atendimento em vários bairros de Salvador. Nesta segunda-feira (22), o governador Jerônimo Rodrigues assinou os termos de colaboração com as organizações da sociedade civil selecionadas em edital de chamamento para executar as ações.
Durante o evento, realizado no prédio da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), no Centro Administrativo (CAB), também foi sancionada a lei que garante a gratuidade na emissão das demais vias da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) para pessoas de baixa renda, em situação de rua ou acima de 60 anos. Na ocasião também foram empossados os novos membros do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional para a População em Situação de Rua (CIAMP).
“Esse aqui é o abraço da chegada de um conjunto de políticas públicas de atenção, de afeto. E é o abraço da saída daqueles e daquelas que pretendem receber de nós a força para sair das drogas, para sair, às vezes, do crime, para sair do anonimato e para chegar numa nova vida. Ninguém entra nessa condição, de situação de rua, por que quer”, afirmou o governador.
Executado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), o Corra pro Abraço tem a missão de promover a redução de riscos e danos e oferecer cuidado humanizado para populações vulneráveis, como pessoas em situação de rua e aquelas em uso abusivo de álcool e outras drogas, assegurando o acesso a direitos, políticas públicas, cultura e à rede de atenção psicossocial.
Segundo a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis, esse é um dia histórico, porque é a reafirmação do compromisso com as populações mais vulnerabilizadas, fortalecendo as políticas de inclusão. “A expansão do Corra pro Abraço representa o fortalecimento nos nossos territórios e a atuação do Governo do Estado. Seguimos nesse compromisso, fortalecendo a participação social e também fazendo os investimentos necessários”, destacou Fabya.
Os termos de colaboração assinados pelo governador definem as organizações responsáveis pela execução das ações do programa nos diferentes territórios. Em Salvador, a gestão fica por conta do Cria, em conjunto com a Iniciativa Negra e o É de Lei; da Associação Folia Africana e Carnavalesca; e da Cipó. Já em Feira de Santana e Camaçari, será conduzido pela Comunidade Cidadania e Vida (Convida). Em Vitória da Conquista e Jequié, será executado pela Cipó em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Ambiental, Social e Educacional (Idase).
Para garantir uma ação mais efetiva do Corra pro Abraço na capital, o governador assinou ainda, a cessão de dois imóveis do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), localizados no Pelourinho, para o funcionamento de pontos de acolhimento e convivência para pessoas em situação de rua. A iniciativa contribui com a estratégia para a redução da violência e para a construção de uma Cultura de Paz na cidade.
Durante o evento, foi sancionada a lei que amplia a gratuidade para emissão da CIN de pessoas de baixa renda, em situação de rua ou acima de 60 anos, retirando o limite de uma emissão gratuita por ano. A medida é considerada essencial para quem enfrenta perdas constantes de documentos.
CIAMP
Outra novidade foi a posse dos membros da sociedade civil do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política para a População em Situação de Rua (CIAMP), que vai atuar na formulação e acompanhamento das ações do governo. O colegiado é formado por representantes do poder público e da sociedade civil.
A coordenadora do Movimento Nacional da População em Situação de Rua, Maria Sueli Oliveira, foi uma das empossadas. “É um comitê que, com certeza, vai agregar muito, vamos ter muitos resultados com esses novos membros que estão aí, com o empenho do governador, da secretária Fabya Reis e de toda a equipe. Eu não tenho dúvida que esse comitê vai ser muito potente e que vamos ter muito resultado daqui para frente”, apontou Sueli Oliveira.
Bahia pela Paz
Programa estratégico de prevenção e redução da violência letal, que tem nos Coletivos Bahia pela Paz, equipamentos de promoção de direitos humanos localizados em regiões densamente povoadas e com maiores índices de vulnerabilidade. Os Coletivos oferecem serviços integrados de educação, cultura, inserção no mercado de trabalho, atendimento psicossocial, acesso à cidadania e garantia de direitos, difundindo a Cultura de Paz entre as juventudes e suas famílias.
-
Cidadehá 3 diasJerônimo Rodrigues acompanha avanços das obras de drenagem na Cidade Baixa
-
Cidadehá 3 diasPrimeira viagem-teste do VLT mobiliza moradores e marca nova fase da mobilidade em Salvador
-
Saúdehá 2 diasSesab amplia testagem rápida durante Carnaval de Juazeiro e identifica casos positivos de ISTs
-
Economiahá 2 diasBahia atualiza programa de PPPs e lança manual para modernizar gestão de projetos

