Turismo
Chocolat Bahia 2026 é aberto em Ilhéus com expectativa de R$ 25 milhões em negócios
Maior festival de cacau e chocolate da América Latina reúne 200 expositores e impulsiona o turismo na Costa do Cacau, com hotéis próximos da ocupação máxima
O Chocolat Bahia 2026, considerado o maior festival de cacau e chocolate da América Latina, foi aberto na quinta-feira (23), no Centro de Convenções de Ilhéus, com uma programação de quatro dias que reúne gastronomia, cultura, negócios e turismo. O evento conta com a participação da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) e deve atrair cerca de 90 mil visitantes, com expectativa de movimentar R$ 25 milhões em negócios.
A edição deste ano reúne 200 expositores, além de atrações culturais, degustações e comercialização de produtos de origem. O impacto também é sentido na cadeia turística local, com a rede hoteleira de Ilhéus registrando ocupação próxima de 100% durante o período do festival.
Durante o evento, a Setur-BA promove os atrativos das 13 zonas turísticas do estado, com destaque para os novos produtos e experiências da Costa do Cacau. Entre os principais roteiros divulgados está a Estrada do Chocolate, percurso que atravessa fazendas centenárias e oferece aos visitantes uma experiência imersiva na cultura cacaueira, desde o cultivo do fruto até a produção do chocolate.
“Esta é a minha terceira vez no festival. Esse evento já faz parte do calendário das férias da minha família. Se depender de mim, quero voltar outras vezes, porque gosto muito de Ilhéus”, afirmou o turista mineiro Engênio Argolo.
A pernambucana Jussara Assunção destacou a diversidade da programação e dos produtos disponíveis no evento.
“É um festival de chocolate, mas aqui você encontra artesanato, queijos, licores, cachaças e muito mais. É uma verdadeira imersão na cultura e na gastronomia da Bahia”, disse.
Bahia reforça promoção turística em feiras nacionais
Além da participação no Chocolat Bahia, a Setur-BA intensificou nesta semana ações de promoção do destino Bahia em importantes eventos do setor turístico no país.
A secretaria marcou presença na 5ª LGBT+ Turismo Expo, em São Paulo, feira dedicada à promoção de produtos e serviços voltados ao segmento LGBTQIA+, e também participou do Workshop Agente Tá On, realizado no Rio de Janeiro, onde 340 agentes de viagens receberam capacitação sobre os principais atrativos turísticos baianos.
A pasta ainda integra a programação da Expo Católica 2026, considerada a principal feira mundial do catolicismo, realizada no Pro Magno Centro de Eventos, na capital paulista. O evento teve início na quinta-feira (23) e segue até domingo (26).
No espaço da Bahia, estão sendo promovidos importantes destinos de turismo religioso do estado, entre eles os santuários do Senhor do Bonfim, Santa Dulce dos Pobres, Nossa Senhora da Conceição da Praia, Nossa Senhora das Candeias e Bom Jesus da Lapa, reforçando a diversidade da oferta turística baiana para visitantes nacionais e internacionais.
Turismo
Centro de Convenções Salvador confirma 14 eventos inéditos e estreia do Salon du Chocolat no Brasil
Programação do segundo semestre reúne grandes congressos, feiras e encontros nacionais e internacionais, reforçando Salvador como destino de turismo de negócios
O Centro de Convenções Salvador (CCS), administrado pela multinacional francesa GL events, confirmou a realização de 14 eventos inéditos na capital baiana entre julho e dezembro deste ano. Entre os destaques está a chegada do Salon du Chocolat, considerada a maior feira internacional dedicada ao universo do cacau e do chocolate, que realizará sua primeira edição no Brasil em Salvador.
A agenda reforça o protagonismo do CCS na atração de grandes congressos, feiras e encontros técnico-científicos, consolidando Salvador como um dos principais destinos brasileiros para o turismo de negócios e eventos.
A maior parte da programação inédita é voltada para as áreas médica e da saúde, mas também inclui eventos jurídicos, corporativos e feiras de diversos segmentos, evidenciando a versatilidade do equipamento.
Entre os congressos confirmados estão alguns dos mais importantes da América Latina, como o 35º Congresso Brasileiro de Patologia, o 46º Congresso Brasileiro de Angiologia e de Cirurgia Vascular, o XVI Congresso Latino-Americano de Obesidade (FLASO 2026) e o 30º Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos.
A programação também contará com o Congresso Brasileiro de Neurologia Infantil, a Conferência Nacional da OAB, reconhecida pelo Guinness World Records como o maior evento jurídico do mundo, e o Congresso Nacional das Apaes, considerado o principal encontro da rede na América Latina.
Para o diretor-geral do Centro de Convenções Salvador, Cláudio Najar, o volume e a diversidade dos eventos refletem a competitividade da cidade no cenário nacional.
“Cada evento conquistado fortalece a economia, movimenta o turismo e amplia a visibilidade de Salvador como destino de negócios”, afirma.
Segundo a gerente comercial do CCS, Daniela Martins, novas negociações seguem em andamento para ampliar ainda mais o calendário do segundo semestre.
Principais eventos inéditos confirmados
- 35º Congresso Brasileiro de Patologia – 12 a 15 de agosto
- 46º Congresso Brasileiro de Angiologia e Cirurgia Vascular – 6 a 9 de outubro
- XVI Congresso Latino-Americano de Obesidade (FLASO 2026) – 28 a 31 de outubro
- 30º Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos – 9 a 12 de novembro
- Congresso Brasileiro de Neurologia Infantil – 11 a 14 de novembro
- Conferência Nacional da OAB – 23 a 25 de novembro
- Congresso Nacional das Apaes – 29 de novembro a 2 de dezembro
- Salon du Chocolat – 10 a 13 de dezembro
Turismo
Setur-BA certifica cerca de 100 profissionais em cursos de qualificação turística no Sudoeste baiano
Capacitações para garçom e camareira beneficiaram moradores de Iguaí e Nova Canaã e reforçam preparação do setor para receber visitantes
Cerca de 100 profissionais que atuam no setor turístico ou pretendem ingressar na atividade receberam, na última sexta-feira (18), certificados dos cursos de qualificação promovidos pela Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) nos municípios de Iguaí e Nova Canaã, integrantes da zona turística Caminhos do Sudoeste.
A cerimônia de entrega dos certificados ocorreu na Pousada Meu Canto, em Iguaí, com a participação de representantes das prefeituras dos municípios contemplados e da Setur-BA. O evento também contou com apresentações culturais de balé infantil, capoeira e dança regional.
As capacitações abordaram técnicas voltadas às funções de garçom e camareira, com foco na melhoria da qualidade dos serviços prestados aos visitantes e no fortalecimento do turismo regional.
“Já trabalho em um restaurante e fiz os dois cursos, onde adquiri novos conhecimentos e aprendi como aproveitar melhor o tempo durante o serviço”, relatou a garçonete Luciana de Jesus.
Para Tierle Santos, que atualmente atua no setor mineral e pretende migrar para a área do turismo, a capacitação representa uma oportunidade de crescimento profissional.
“Temos que aproveitar as oportunidades. Aprendi técnicas que poderei utilizar em empregos futuros”, afirmou.
O prefeito de Iguaí, Davi Macedo, destacou a importância da qualificação da mão de obra para potencializar o turismo local.
“É preciso investir em capacitação profissional para prestar bons serviços aos visitantes que buscam as belezas naturais do nosso município, com suas 180 cachoeiras e mais de duas mil nascentes”, ressaltou.
Além das ações de qualificação profissional, a região dos Caminhos do Sudoeste também está recebendo nova sinalização turística implantada pela Setur-BA, iniciativa que busca melhorar a experiência dos visitantes e fortalecer o potencial turístico dos municípios.
Turismo
Salvador Bahia Airport registra alta de 10% no fluxo de passageiros no segundo trimestre
Crescimento da movimentação aérea é impulsionado pela ampliação da malha de voos e novas conexões nacionais e internacionais
O Salvador Bahia Airport, integrante da rede VINCI Airports, encerrou o segundo trimestre de 2025 com resultados positivos em sua movimentação operacional. Entre abril e junho, o terminal recebeu cerca de 2 milhões de passageiros, volume que representa crescimento de 10% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
No acumulado do ano, mais de 4,2 milhões de pessoas passaram pelo aeroporto da capital baiana durante o primeiro semestre, registrando avanço de 11% em relação ao mesmo período de 2024.
Além do aumento no fluxo de passageiros, o aeroporto contabilizou 14.435 voos comerciais entre abril e junho, número 7,4% superior ao registrado no segundo trimestre do ano passado.
O desempenho é atribuído, principalmente, à ampliação da malha aérea nacional e internacional. Entre os destaques está a retomada dos voos da Copa Airlines para a Cidade do Panamá, fortalecendo a conexão da Bahia com destinos da América Central, América do Norte e Caribe.
Outro fator relevante foi o anúncio do novo banco de conexões da GOL em Salvador, que acrescentou 44 decolagens semanais à operação da companhia no aeroporto. As novas frequências contemplam destinos como São Paulo, Belo Horizonte, Natal, Vitória, Maceió, Recife, Fortaleza, Campina Grande e Petrolina.
A Latam também reforçou sua presença no terminal baiano com o aumento da oferta de voos para Porto Alegre e Rio de Janeiro, contribuindo para a expansão da conectividade e para o crescimento da movimentação de passageiros no aeroporto.
Os números consolidam o Salvador Bahia Airport como um dos principais hubs do Nordeste, acompanhando a recuperação e a expansão do setor aéreo no país.
-
Serviçoshá 2 diasVagas de emprego na Bahia para esta quarta-feira (22)
-
Cidadehá 2 diasMontagem de equipamentos para obras da Ponte Salvador-Itaparica avança em estaleiro baiano
-
Culturahá 2 diasKid Abelha volta a Salvador após 13 anos
-
Serviçoshá 1 diaSefaz-Ba disponibiliza defesa de notificação fiscal digital do ICMS pela internet
