Segurança
Candidatos do concurso para soldado da PMBA são convocados
A medida beneficiará 1.919 futuros policiais, que serão chamados para realizar os testes físicos e, em seguida, iniciar o curso de formação
O governador Jerônimo Rodrigues anunciou a convocação dos aprovados para a turma 3 do concurso para soldado da Polícia Militar da Bahia (PMBA), nesta segunda-feira (7), durante a transmissão ao vivo do podcast “Fala, Jero!”. Os convocados deverão apresentar toda documentação para a próxima etapa. A medida beneficiará 1.919 futuros policiais, que serão chamados para realizar os testes físicos e, em seguida, iniciar o curso de formação na Polícia Militar.
Com esse anúncio, Jerônimo Rodrigues reforça o compromisso da gestão com a valorização da segurança pública e o incentivo ao ingresso de novos profissionais para fortalecer a atuação da Polícia Militar na Bahia.
De acordo com o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, “a medida fará com que nós tenhamos mais policiais, mais reforço na segurança pública. Esse é o governador que cuida da gente, cuida de gente e que fortalece cada vez mais a segurança pública do nosso estado, com muitas ações integradas, de inteligência e muitos investimentos, como esse que a gente acaba de anunciar”.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Antônio Carlos Silva Magalhães, pontuou que “isso demonstra a sensibilidade do nosso governador com a Segurança Pública. Só temos a agradecê-lo”.
Segurança
‘Operação Ressonância’ soma 41 veículos apreendidos durante ação integrada
São 31 motocicletas e 10 carros identificados pelas Forças de Segurança durante as ações
As equipes das Forças de Segurança da Bahia já identificaram 41 veículos adulterados e com restrição de furto e roubo durante a Operação Ressonância, deflagrada na última terça-feira (28) em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Foram 19 motocicletas e um carro apreendidos nesta quarta-feira (29).
A operação tem como principal objetivo identificar e recuperar veículos frutos de crimes realizados por organizações criminosas e devolvê-los aos proprietários.
As equipes realizam abordagens e averiguação de veículos a partir do uso da tecnologia de um ‘scanner de diagnóstico’. O sistema faz a leitura de informações dos sensores e sistemas eletrônicos, cruzando informações com as bases de dados de inteligência da SSP e da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), resultando no diagnóstico de possíveis adulterações ou clonagem nos veículos.
Segurança
Carga irregular de carvão é apreendida pela PM em Salvador
Diante da irregularidade, o material foi apreendido e encaminhado para as medidas administrativas e legais cabíveis
Guarnições da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) apreenderam, na manhã de sábado (25), cerca de 450kg de carvão vegetal que estavam sendo comercializados irregularmente na Ceasa, em Salvador.
A ação ocorreu durante fiscalização ambiental no centro, com o objetivo de coibir crimes relacionados à extração, ao transporte e ao comércio de produtos de origem florestal.
Durante a abordagem, foi constatado que o proprietário do material não possuía nota fiscal, nem o documento de origem florestal (DOF) obrigatório para o transporte e comercialização de carvão vegetal, conforme legislação ambiental vigente. A ausência de tais documentos impede a rastreabilidade do produto e pode indicar origem ilegal da madeira utilizada na produção.
Diante da irregularidade, o material foi apreendido e encaminhado para as medidas administrativas e legais cabíveis. O responsável foi conduzido a Central de Flagrantes para o registro da ocorrência.
Segurança
SSP e Detran realizam ‘Operação Desmonte’ em Feira de Santana
A ação educativa visa à legalização das lojas de comércio de peças veiculares com o Detran
Em operação conjunta com o objetivo de fiscalizar, orientar e instruir comerciantes de peças veiculares, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) e o Departamento de Trânsito da Bahia (Detran) deflagraram a ‘Operação Desmonte’ na manhã desta quinta-feira (23), em Feira de Santana.
As equipes visitaram os estabelecimentos e enfatizaram a importância da atuação dos comerciantes se credenciarem no Detran para evitarem autuações, sanções e interdições das lojas.
Sem o credenciamento, os locais podem ser responsabilizados por receptação ou comercialização ilegal de peças. A medida também assegura a diminuição de roubos de veículos, pois garante a circulação de apenas peças legais no mercado.
As ações também foram realizadas em Salvador durante a semana, na região da Suburbana. Palestras e seminários serão ofertados pelo Detran para os empresários do ramo.
-
Geralhá 3 diasSanta Inês celebra 101 anos com pacote de obras e investimentos de R$ 11 milhões
-
Serviçoshá 2 diasVagas de emprego na Bahia para esta terça-feira (28)
-
Segurançahá 3 diasCarga irregular de carvão é apreendida pela PM em Salvador
-
Economiahá 1 diaArquitetura especializada marca presença em encontro do setor de combustíveis

