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Turismo

Baixio recebe maior investimento turístico privado do Brasil

O paraíso no Litoral Norte tem o potencial de posicionar a região como um dos principais destinos turísticos do país

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A praia de Baixio, localizada no litoral norte da Bahia, será palco do maior investimento já realizado pelo setor turístico privado no Brasil:
Foto: Manu Dias/GOVBA

A praia de Baixio, localizada no litoral norte da Bahia, será palco do maior investimento já realizado pelo setor turístico privado no Brasil: o Fasano Baixio. Com mais de R$ 5 bilhões destinados ao projeto, o complexo de luxo tem o potencial de posicionar a região como um dos principais destinos turísticos do país. Neste sábado (30), o governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado da primeira-dama Tatiana Velloso, participou do lançamento da pedra fundamental do empreendimento, idealizado pelo Grupo Prima, e apresentou uma série de iniciativas do Governo do Estado voltadas a impulsionar as obras e estimular o crescimento do turismo na área.

Entre as iniciativas anunciadas estão a implantação de uma ciclovia com urbanização, iluminação, pista para pedestres e equipamentos públicos ao longo da lagoa de Baixio, além da ampliação do sistema de abastecimento de água e da instalação de esgotamento sanitário na região. Também foi autorizada a requalificação da Praça do Palame, em Esplanada, com melhorias como playground, quiosques e novas instalações. Somados, os investimentos ultrapassam R$ 14 milhões para modernizar a infraestrutura local, promover o desenvolvimento sustentável e alinhar o destino ao conceito de slow travel, que incentiva viagens mais conectadas à natureza, à cultura e à comunidade local.

Para o governador Jerônimo Rodrigues, o projeto representa um marco no desenvolvimento da região e de todo o estado. “Estamos vivendo um momento histórico para a Bahia. Este empreendimento vai além do turismo: é uma oportunidade de desenvolvimento sustentável, geração de empregos e transformação da qualidade de vida das famílias. É a nossa região se consolidando como um destino de referência nacional e internacional,” afirmou.

Transformação regional

O Fasano Baixio, desenvolvido pelo Grupo Prima, vai muito além dos três resorts de alto luxo previstos. O projeto inclui a urbanização da Vila de Baixio, construção de um aeródromo, sistemas de energia renovável e ações de preservação ambiental para proteger biomas locais, como manguezais, dunas e a Mata Atlântica. O impacto socioeconômico também é significativo, com a previsão de mais de 10.750 empregos diretos e indiretos ao longo dos próximos dez anos.

“Escolhemos a Bahia pela sua beleza natural incomparável e pelo potencial turístico ainda inexplorado. O destino já é naturalmente percebido como um oásis de equilíbrio e tranquilidade e tem potencial para se tornar uma referência no país e no mundo”, afirmou Rúben Escartín, CEO do Grupo Prima. Segundo ele, o projeto não apenas visa atrair visitantes de alto padrão, mas, também, gerar impacto positivo para as comunidades locais e para a preservação ambiental.

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O secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, destacou o potencial transformador do empreendimento para a região. “O norte da Bahia possui um potencial turístico extraordinário, com praias deslumbrantes e uma biodiversidade única. O Fasano Baixio será um divisor de águas, mudando completamente a realidade local, gerando emprego, renda e fortalecendo nossa economia. É um passo importante para consolidar a Bahia como referência no turismo nacional e internacional”, sublinhou.

O evento contou com a presença de sócios e diretores da companhia, bem como da embaixadora da Espanha no Brasil, Maria Del Mar Fernandez Palacios, e do cônsul-geral da Espanha para o Nordeste, Ignácio Perez Cãmbra.

Turismo

Turismo associado ao cacau e chocolate é promovido em Amsterdam

A Setur-BA promoveu o destino Bahia no Chocoa Amsterdam, na capital dos Países Baixos (Europa)

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A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) promoveu o destino Bahia no Chocoa Amsterdam, na capital dos Países Baixos (Europa),
Foto: Divulgação

A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) promoveu o destino Bahia no Chocoa Amsterdam, na capital dos Países Baixos (Europa), evento que reuniu produtores de cacau e chocolate de diversas regiões do mundo. Ele foi encerrado, no último domingo (9), após seis dias de atividades, com a participação de mais de 15 mil pessoas, entre empresários, especialistas e apreciadores da gastronomia.

No estande brasileiro, a Setur-BA divulgou as 13 zonas turísticas baianas, com ênfase na Costa do Cacau, de belas praias, onde está localizado o roteiro da Estrada do Chocolate, experiência imersiva oferecida aos visitantes sobre a cultura da lavoura cacaueira, no sul do estado. A região abriga, também, um polo chocolateiro, responsável pela fabricação de produtos finos e premiados.

Personalidade que teve destaque no evento e criador do Chocolat Festival, com edições no Brasil e no exterior, o baiano Marco Lessa ressaltou a iniciativa da secretaria, de promover o turismo associado à produção de cacau e seus derivados, na Europa. “A Bahia é um destino com plantações do fruto de ouro emolduradas pela Mata Atântica, à beira-mar, um diferencial para encantar turistas de qualquer parte do mundo, além de oferecer muita história e cultura. A Setur-BA está de parabéns por ter marcado presença no Chocoa Amsterdam, o que, com certeza, irá gerar bons resultados”.

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Turismo

Setur-BA apresenta novo produto para movimentar afroturismo baiano

Candomblé de rua Olojá – Senhor do Mercado terá a participação de 80 terreiros na Feira de São Joaquim, dia 8 de março

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receptivo e guias, nesta sexta-feira (07), na sede da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), em Salvador. O evento
Foto: Ascom/SeturBA

Novo produto turístico da Bahia, o candomblé de rua Olojá – Senhor do Mercado foi apresentado a representantes de operadoras e agências de viagens, empresas de receptivo e guias, nesta sexta-feira (07), na sede da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), em Salvador. O evento será realizado na Feira de São Joaquim, na Cidade Baixa, no dia 8 de março, com a participação de 80 terreiros. A manifestação tem o apoio da Setur-BA, como parte das ações do projeto Agô Bahia, pela valorização das religiões de matriz africana e incremento do afroturismo.

“É uma festa nova, que terá a sua quarta edição, e está sendo formatada como produto turístico por sua expressividade no culto ancestral. É representativa a escolha da Feira de São Joaquim, um símbolo da diversidade cultural e gastronômica da Bahia, visitado por turistas do mundo todo”, explicou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.

Com o tema “Os Exus do Brasil”, o Olojá é uma celebração dedicada ao orixá que tem entre suas atribuições abrir caminhos e vigiar mercados. “Somos uma casa dedicada a Exu e estamos resgatando o culto a ele, com seus cânticos, culinária e festa”, relatou Gilmar Sampaio, asobá da Casa do Mensageiro, terreiro que lidera a Associação Cultural e Social Olojá Senhor do Mercado, organizadora do evento.

Presente no encontro, a diretora de Operadora Itaparica Tour, Tércia Vasconcelos, ficou animada com a apresentação. “Já oferecemos visitas aos candomblés, mas uma grande festa das religiões de matriz africana em uma feira livre é algo inédito a ser oferecido aos nossos clientes. Tenho certeza de que eles vão amar. No período do evento, recebemos turistas da Argentina, Chile, Peru, Colômbia, Paraguai e Uruguai, ávidos por conhecer as tradições baianas”, pontuou.

Para o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens na Bahia (Abav-BA), Jean Paul Gonze, “o estado tem uma riqueza inigualável, e a Setur-BA está oferecendo oportunidades para que os turistas conheçam manifestações genuínas, como o Olojá, que, acredito, que será um sucesso”.

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“Estamos muito felizes com a parceria da Setur-BA, que é de extrema importância para a realização do evento e divulgação junto à população baiana, aos empresários do turismo e visitantes”, agradeceu a presidente da Associação Olojá, Anane Simões.

Programação

No dia do Olojá, um grande cortejo é organizado pelo povo de santo, tendo à frente a representação de Exu, que visita os boxes dos feirantes, que, por sua vez, retribuem com oferendas. Depois, todos se reúnem no fundo da feira, à beira-mar, para o xirê (roda de evocação dos orixás) e distribuição de comidas típicas. A programação termina com muito samba, é gratuita e aberta ao público.

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Turismo

Setur leva Agô Bahia para a Festa de Iemanjá 

O projeto foi desenvolvido para valorizar as religiões de matriz africana e promover o afroturismo

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Salvador. O órgão fez uma ativação do projeto Agô Bahia, desenvolvido para valorizar as religiões de matriz africana e promover o
Foto: Tatiana Azeviche

A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) participou dos 103 anos da tradicional Festa de Iemanjá, neste domingo (2), no bairro do Rio Vermelho, em Salvador. O órgão fez uma ativação do projeto Agô Bahia, desenvolvido para valorizar as religiões de matriz africana e promover o afroturismo. Baianas típicas, com jarros de flores brancas e água de cheiro, e a batida do samba reggae do bloco Muzenza animaram milhares de baianos e turistas que circulavam pelo local.

“A Festa de Iemanjá é emblemática, porque acontece no bairro mais boêmio da capital e envolve a crença dos pescadores em fartura para suas famílias. Trouxemos o projeto Agô Bahia, visando reforçar o nosso trabalho pelo fortalecimento das tradições afro-baianas, que são um dos principais atrativos para os visitantes”, declarou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.

“É a segunda vez que venho para a festa, que se destaca por sua grande popularidade. Aqui estão pessoas de todo o mundo, independente da religião”, ressaltou o pernambucano Vitor Galvão.

“Achei tudo muito bonito, principalmente, a saída das embarcações com as oferendas, um momento que me emocionou bastante “, completou o italiano Luiggi Pennacchio.

Quem teve contato inédito com as celebrações em homenagem à orixá, considerada a rainha do mar, foram cinco jornalistas franceses que fazem press trip pela cidade. Eles vieram no voo direto de Paris para Salvador, da Air France, e chegaram de madrugada ao caramanchão montado ao lado da Colônia de Pescadores Z-1, de onde saiu o presente principal para a divindade. A iniciativa é uma parceria entre Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e a Setur-BA.

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“Ver de perto essa manifestação cultural e religiosa é um privilégio, uma experiência inesquecível. Além da fé e da espiritualidade, é um encontro profundo com as raízes do Brasil, com a nossa ancestralidade, em uma celebração que traduz o povo incrível que somos”, relatou a jornalista da Embratur, Marília Rastelli, que coordena a press trip.

Na agenda do grupo francês constam ainda visitas ao Pelourinho, Candyall Guetho Square, Feira de São Joaquim e santuários do Senhor do Bonfim e de Santa Dulce dos Pobres, além de experiências gastronômicas.

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