Turismo
Baixio recebe maior investimento turístico privado do Brasil
O paraíso no Litoral Norte tem o potencial de posicionar a região como um dos principais destinos turísticos do país

A praia de Baixio, localizada no litoral norte da Bahia, será palco do maior investimento já realizado pelo setor turístico privado no Brasil: o Fasano Baixio. Com mais de R$ 5 bilhões destinados ao projeto, o complexo de luxo tem o potencial de posicionar a região como um dos principais destinos turísticos do país. Neste sábado (30), o governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado da primeira-dama Tatiana Velloso, participou do lançamento da pedra fundamental do empreendimento, idealizado pelo Grupo Prima, e apresentou uma série de iniciativas do Governo do Estado voltadas a impulsionar as obras e estimular o crescimento do turismo na área.
Entre as iniciativas anunciadas estão a implantação de uma ciclovia com urbanização, iluminação, pista para pedestres e equipamentos públicos ao longo da lagoa de Baixio, além da ampliação do sistema de abastecimento de água e da instalação de esgotamento sanitário na região. Também foi autorizada a requalificação da Praça do Palame, em Esplanada, com melhorias como playground, quiosques e novas instalações. Somados, os investimentos ultrapassam R$ 14 milhões para modernizar a infraestrutura local, promover o desenvolvimento sustentável e alinhar o destino ao conceito de slow travel, que incentiva viagens mais conectadas à natureza, à cultura e à comunidade local.
Para o governador Jerônimo Rodrigues, o projeto representa um marco no desenvolvimento da região e de todo o estado. “Estamos vivendo um momento histórico para a Bahia. Este empreendimento vai além do turismo: é uma oportunidade de desenvolvimento sustentável, geração de empregos e transformação da qualidade de vida das famílias. É a nossa região se consolidando como um destino de referência nacional e internacional,” afirmou.
Transformação regional
O Fasano Baixio, desenvolvido pelo Grupo Prima, vai muito além dos três resorts de alto luxo previstos. O projeto inclui a urbanização da Vila de Baixio, construção de um aeródromo, sistemas de energia renovável e ações de preservação ambiental para proteger biomas locais, como manguezais, dunas e a Mata Atlântica. O impacto socioeconômico também é significativo, com a previsão de mais de 10.750 empregos diretos e indiretos ao longo dos próximos dez anos.
“Escolhemos a Bahia pela sua beleza natural incomparável e pelo potencial turístico ainda inexplorado. O destino já é naturalmente percebido como um oásis de equilíbrio e tranquilidade e tem potencial para se tornar uma referência no país e no mundo”, afirmou Rúben Escartín, CEO do Grupo Prima. Segundo ele, o projeto não apenas visa atrair visitantes de alto padrão, mas, também, gerar impacto positivo para as comunidades locais e para a preservação ambiental.
O secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, destacou o potencial transformador do empreendimento para a região. “O norte da Bahia possui um potencial turístico extraordinário, com praias deslumbrantes e uma biodiversidade única. O Fasano Baixio será um divisor de águas, mudando completamente a realidade local, gerando emprego, renda e fortalecendo nossa economia. É um passo importante para consolidar a Bahia como referência no turismo nacional e internacional”, sublinhou.
O evento contou com a presença de sócios e diretores da companhia, bem como da embaixadora da Espanha no Brasil, Maria Del Mar Fernandez Palacios, e do cônsul-geral da Espanha para o Nordeste, Ignácio Perez Cãmbra.
Turismo
Bahia lidera crescimento da receita no turismo nacional
O desempenho baiano ficou à frente do Rio de Janeiro (16,8%) e Ceará (13,9%), sendo que a média no país foi ainda menor (6,6%)

A Bahia, que já era líder nacional em movimentação turística, agora, aparece na liderança do crescimento do faturamento no setor, entre os estados. Segundo dados do Ministério do Turismo (MTur) e da Fecomércio São Paulo, a Bahia registrou em março de 2025, um aumento de 20,4% na receita com atividades turísticas, o maior do país. O desempenho baiano ficou à frente do Rio de Janeiro (16,8%) e Ceará (13,9%), sendo que a média no país foi ainda menor (6,6%).
De acordo com a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), o resultado expressivo na receita tem sintonia com o aumento na movimentação de visitantes no estado, analisando o primeiro quadrimestre de 2025. De janeiro a abril deste ano, houve um crescimento de 9,4% no fluxo turístico baiano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Levando em conta apenas o mês de março de 2025, o estado registrou um aumento no setor de 14,4%, mais que o dobro da média brasileira, que ficou em 5,8%. Já no recorte de fevereiro e março deste ano, o desempenho baiano alcançou o maior crescimento entre os estados, com índice de 11,5%, enquanto no país houve retração (-0,2%). Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Setur-BA.
Para o titular da pasta estadual de turismo, Maurício Bacelar, o crescimento contínuo da Bahia no setor é resultado de uma conjunção de fatores, com estimativa de seguir em expansão. “Quando a gente junta o esforço da Setur-BA, que envolve promoção, qualificação, infraestrutura e ampliação da malha aérea, com o trabalho do governo federal, dos municípios e do trade turístico, fechamos a equação que tem dado esses resultados expressivos para a Bahia, sob o comando do Governo do Estado. Comemoramos, mas não podemos reduzir o ritmo das ações. Com informações preliminares que temos sobre o São João, a expectativa é que iremos continuar em rota de crescimento”, pontuou o secretário.
Turismo
Congresso de Direito movimenta o turismo na capital baiana
O encontro no Hotel Deville Prime, Salvador, tratou de temas como segurança jurídica, reforma tributária e inovação na gestão pública

O XVII Congresso Brasileiro de Direito do Estado foi aberto, nesta quarta-feira (21), no Hotel Deville Prime, Salvador, para três dias de debates em torno de temas como segurança jurídica, reforma tributária e inovação na gestão pública. Entre os palestrantes estão os ministros Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), e Carmen Lúcia, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O evento, que atrai participantes de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Distrito Federal, tem patrocínio da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), como estratégia para impulsionar o turismo de negócios, reduzindo os impactos da sazonalidade.
“O congresso é da área de direito, mas tem tudo a ver com turismo porque atrai pessoas de outros estados para conhecer o rico patrimônio cultural, histórico e natural da Bahia, contribuindo para movimentar os equipamentos turísticos”, declarou o titular do órgão, Maurício Bacelar, durante a abertura. No evento, a Setur-BA divulga os atrativos de Salvador e de cidades das 13 zonas turísticas, estimulando os participantes a viajarem pela Bahia. Uma tradicional baiana posa para fotos com os visitantes e distribui fitinhas do Senhor do Bonfim.
De janeiro deste ano até o momento atual, a Setur-BA já deu apoio a 12 grandes eventos em Salvador, entre congressos, seminários e encontros, que deram impulso à indústria do turismo baiano. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – Seção Bahia (Abih-BA), em abril, mês considerado de baixa estação, a ocupação dos meios de hospedagem em Salvador atingiu o índice recorde de 64,5%, superando em 10% a marca do mesmo período em 2014.
“Temos aqui servidores públicos e professores de vários estados conhecendo a bela Bahia. A Setur-BA teve um papel fundamental nos dando um suporte, o que nos motivou a realizar o encontro”, afirmou o organizador, Paulo Modesto.
Congressistas e palestrantes aproveitam o tempo livre para visitar atrativos turísticos da cidade. “Adoro vir a Salvador, já perdi a conta de quantas vezes vim. A cidade é maravilhosa e o povo é muito acolhedor”, elogiou a professora aposentada e ex-procuradora do Estado de São Paulo, Maria Sylvia Zanella di Pietro, responsável pela palestra sobre Direito Administrativo da Inovação.
“Já conhecia Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, mas nunca tinha vindo a Salvador. À noite pretendo passear e conhecer lugares como o Centro Histórico”, pontuou Alessandro Bertinato, de São Paulo.
Turismo
Bahia divulga turismo de observação de aves, em São Paulo
O potencial do estado para esse segmento foi apresentado no Avistar Brasil 2025

Na Bahia, a atividade atrai visitantes do mundo todo e pode ser feita em 12 das 13 zonas turísticas, onde centenas de espécies estão catalogadas, sendo oito nativas. O potencial do estado para esse segmento foi apresentado no Avistar Brasil 2025, que uniu feira e congresso técnico, em três dias de programação, no Jardim Botânico de São Paulo, com encerramento no domingo (18).
O Avistar Brasil é considerado o mais importante encontro de observação da natureza da América Latina, reunindo 10 mil visitantes. No evento, a Setur-BA contou com estande próprio, onde divulgou um roteiro especializado, recebeu parceiros que promovem a prática em território baiano e incentivou a participação nas rodadas de negócios com empresas de turismo internacionais, a fim de atrair mais turistas interessados no segmento.
“O turismo de experiência está em alta. Turistas visitam territórios naturais baianos para apreciar e registrar imagens dos pássaros em seu habitat. Além disso, aproveitam para conhecer a história, a cultura, a gastronomia e o povo da Bahia, tornando a viagem completa. Neste evento, além do nosso roteiro de birdwatching, divulgamos os atrativos e a infraestrutura turística do estado”, destacou a gerente de Mercado Nacional da Setur-BA, Tatiana Harfush.
O guia de observação de aves, Luiz Trinchão, que atua no município de São Desidério, nos Caminhos do Oeste, elogiou o roteiro. “Ele reúne informações sobre esta prática em cada zona turística e o visitante pode escolher uma região para ir em cada época do ano, o que é maravilhoso”, elogiou o baiano, que já catalogou 378 espécies.
O roteiro também foi tema de palestra da turismóloga e assessora técnica da Setur-BA, Aidê Argolo, em parceria com a observadora Ester Ramirez, proprietária do Lajedo dos Beija-flores. O empreendimento, localizado no município de Boa Nova, nos Caminhos do Sudoeste, é sede do encontro Ave Nova, que tem a terceira edição marcada para o período de 20 a 23 de novembro.
Também marcaram presença no evento parceiros da secretaria, como a Fundação Biodiversitas, que mantém a Estação Ecológica de Canudos, nos Caminhos do Sertão, e se dedica à preservação da arara-azul-de-lear, ave endêmica da caatinga baiana; a Reserva Florestal Toca do Tatu, localizada em Ibicoara, na Chapada Diamantina; a Aruá Observação de Vida Silvestre, da Praia do Forte (Costa dos Coqueiros); e representantes das aldeias indígenas Gurita e Pé do Monte, de Prado e Porto Seguro, nas costas das Baleias e do Descobrimento, respectivamente.
“A Bahia, na verdade, são Bahias, pois o estado tem muita diversidade a oferecer aos visitantes e, agora, também divulga a observação de aves, que nós amamos, como mais um potencial, mais uma experiência para o turista. Já estive nos Caminhos do Sertão, onde fiquei maravilhado com as araras-azuis-de-lear, e também fui à Chapada Diamantina e às costas do Cacau, Dendê e Descobrimento”, comemorou Thomas Kunze, que participou do evento e é proprietário do Sítio Piraquara, em São Paulo, voltado para o birdwhatching.
-
Segurançahá 3 dias
Governador promove oito policiais e bombeiros militares a coronel
-
Serviçoshá 3 dias
Simm oferece 289 vagas para esta sexta-feira (6)
-
Infraestruturahá 3 dias
Ponte sobre Rio Jequitinhonha será reaberta para veículos leves
-
Políticahá 2 dias
Jaguaquara recebe série de obras que impulsionam educação e infraestrutura local