Esporte
Baianos são convocados para a Seleção Brasileira de Futebol de Cegos
Os atletas Jeferson Gonçalves, Maicon Júnior e Cássio Reis estão na lista oficial da CBDV
O ano de 2025 inicia com boa notícia para o futebol de cegos da Bahia: os atletas Cássio Reis, Jeferson Gonçalves e Maicon Júnior estão na lista oficial da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) para a fase de treinamento da Seleção Brasileira de Futebol de Cegos. A convocação foi oficializada neste mês de janeiro, estando a primeira concentração da equipe, formada por 15 atletas, agendada de 5 a 12 de fevereiro no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, com vistas aos Jogos Paralímpicos de Los Angeles 2028.
Essa não é a primeira vez que os atletas baianos integram a principal Seleção de Futebol de Cegos do Brasil. Jefinho já é escalado há 19 anos e Cássio há 16. O baiano mais novo nesta equipe é o atleta Maicon Júnior, que passou a integrar o time principal do Brasil em 2018 – os Jogos Paris 2024 marcaram sua estreia numa Paralimpíada.
Ao longo desses anos, são muitos os títulos conquistados por esse trio baiano. Jefinho, na equipe desde 2006, é um dos grandes nomes do esporte, com quatro ouros paralímpicos e três títulos mundiais. Ele foi eleito o melhor jogador do mundo em 2010. “Vestir a camisa da Seleção é representar não apenas o Brasil, mas também minha cidade, minha Bahia, que sempre foi um celeiro de talentos”, afirmou o atleta natural de Candeias.
Cássio Reis soma conquistas como três medalhas de ouro paralímpicas (Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020) e o bronze em Paris 2024. “Representar a Bahia e o Brasil é sempre uma honra. Teremos oito fases de treinamento ao longo do ano, um compromisso importante para alcançar o alto nível”, destacou.
Já Maicon Júnior coleciona títulos como campeão da Copa América 2019 e bicampeão dos Jogos Parapan-Americanos, além da medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos Paris 2024. “É gratificante ver o futebol de cegos crescendo e ser parte dessa história. Representar Maraú e a Bahia é motivo de orgulho”, disse.
Bolsa Esporte
Os três atletas têm apoio do Governo do Estado por meio do Programa Bolsa Esporte – todos, na categoria Internacional, com benefício mensal de R$3.800,00. Eles destacam o papel do programa, que tem gestão da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do trabalho, Emprego, Renda e Esporte, no suporte ao desenvolvimento de suas carreiras. “Esse incentivo é fundamental para mantermos uma boa alimentação, suplementação e estrutura de treinamento, garantindo nossa alta performance”, explicou Maicon.
Coordenador do Núcleo do Paradesporto da Sudesb, Adelmare Júnior, ressalta a importância desses atletas como inspiração para outros jovens com deficiência visual. “Eles são exemplos de como o esporte transforma vidas, mostrando que pessoas com deficiência têm vez e espaço. Nosso compromisso é continuar fomentando e renovando o quadro de atletas no estado”, afirma Júnior.
Esporte
Últimos dias para inscrição no programa de voluntariado da Copa do Mundo FIFA Feminina 2027™
Com Salvador entre as cidades-sede do Mundial, interessados têm até 7 de outubro para se candidatar ao programa de voluntariado da FIFA e participar da organização de um dos maiores eventos esportivos do planeta
Faltam menos de dez dias para o encerramento das inscrições do programa de voluntariado da Copa do Mundo FIFA Feminina 2027™. Os interessados em integrar a equipe que atuará na competição têm até o dia 7 de outubro para se inscrever por meio do site oficial da FIFA.
Para participar, é necessário ter 18 anos ou mais no momento da inscrição e ser cidadão brasileiro ou estar legalmente autorizado a entrar no Brasil durante o período de realização do torneio. Os candidatos também devem ter disponibilidade para cumprir um número mínimo de turnos de trabalho voluntário durante a operação do evento, prevista para os meses de junho e julho de 2027.
Não é exigida experiência anterior em atividades voluntárias. No entanto, é necessário possuir conhecimento em português ou inglês. O domínio de outros idiomas será considerado um diferencial no processo seletivo.
Os voluntários selecionados serão distribuídos entre as oito cidades-sede da Copa do Mundo FIFA Feminina 2027™: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Durante a inscrição, cada candidato deverá indicar sua cidade de preferência para atuação.
Após o encerramento das inscrições, os pré-selecionados serão convidados para entrevistas a partir de outubro de 2026. Os aprovados receberão uma oferta de função e poderão confirmar sua participação a partir de fevereiro de 2027. Em março do mesmo ano, os voluntários iniciarão treinamentos por meio de uma plataforma de aprendizagem online. Posteriormente, participarão de capacitações presenciais específicas para suas funções e locais de atuação.
Além de contribuir para a realização de um dos maiores eventos esportivos do mundo, os participantes terão a oportunidade de acompanhar os bastidores da organização do Mundial, vivenciar um momento histórico para o futebol feminino e desenvolver competências pessoais e profissionais.
A participação no programa não é remunerada. De acordo com a FIFA, os voluntários receberão uniforme oficial, alimentação e bebidas durante os turnos de trabalho, além de certificado de participação e outras experiências previstas pela organização.
Durante a competição, os voluntários atuarão em mais de 20 áreas, incluindo Operações de Imprensa, Credenciamento, Cerimônias, Competições e Serviços ao Espectador. Ao todo, serão mais de 30 funções desempenhadas em estádios e instalações oficiais, como aeroportos, centros de treinamento e hotéis. Algumas atividades poderão começar já em 1º de junho de 2027.
Bahia no Mundial
Salvador será uma das cidades-sede da Copa do Mundo FIFA Feminina 2027™ e terá papel de destaque na competição. A capital baiana receberá seis partidas da fase de grupos e uma das oitavas de final, ampliando sua visibilidade no cenário esportivo internacional.
Nesse contexto, a atuação dos voluntários será fundamental para o funcionamento das operações do evento, contribuindo para o atendimento de torcedores, delegações, profissionais de imprensa e visitantes que estarão na cidade durante o Mundial.
A Copa do Mundo FIFA Feminina 2027™ será realizada entre os dias 24 de junho e 25 de julho de 2027. As inscrições para o programa de voluntariado permanecem abertas até 7 de outubro, exclusivamente pelo site oficial da FIFA.
Esporte
Festival de Paradesporto da Bahia reúne 250 atletas em etapa final realizada em Salvador
Evento promovido pela Sudesb encerra primeira edição com competições em quatro modalidades e participação de representantes de mais de 12 municípios baianos
A etapa final do 1º Festival de Paradesporto da Bahia foi realizada neste sábado (26), na Vila Militar dos Dendezeiros, em Salvador. Com abertura oficial às 8h, o evento reuniu cerca de 250 atletas de mais de 12 municípios baianos para disputas em quatro modalidades: atletismo adaptado, basquetebol em cadeira de rodas, futsal para surdos e paratiro com arco.
Promovido pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o festival integrou as ações do Setembro Verde, mês dedicado à conscientização sobre os direitos das pessoas com deficiência. A iniciativa também celebrou o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, em 21 de setembro, e o Dia Nacional do Atleta Paralímpico, comemorado em 22 de setembro.
Ao longo da manhã, a programação contou com provas masculinas e femininas de atletismo nas modalidades de pista e campo. Nas disputas de pista, foram realizadas as finais dos 60 metros para as categorias Sub-11 e Sub-14, dos 100 metros para Sub-17, Sub-20 e Adulto, além da prova dos 5.000 metros da categoria Adulto.
Nas provas de campo, os atletas competiram no arremesso de peso para as categorias Sub-17, Sub-20 e Adulto, no lançamento de pelota para Sub-11 e Sub-14, além do salto em distância.
A primeira etapa do festival aconteceu em Simões Filho, nos dias 19 e 20 de setembro, com disputas de goalball e a participação de mais de 50 atletas. Ao todo, o evento reuniu representantes dos municípios de Alagoinhas, Camaçari, Dias d’Ávila, Feira de Santana, Itabuna, Jequié, Paulo Afonso, Remanso, Salvador, Santo Antônio de Jesus, São Félix e outras cidades baianas.
Esporte
Bahia amplia preparativos para a Copa do Mundo Feminina de 2027 com novos grupos de trabalho
Equipes vão atuar nas áreas jurídica, fiscal, turismo, qualificação profissional, inovação e empreendedorismo para potencializar os legados sociais e econômicos do Mundial
A preparação da Bahia para a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027 ganhou, nesta terça-feira (22), três novas frentes de trabalho voltadas às áreas jurídica e fiscal; turismo, hospitalidade e formação; e empreendedorismo, inovação e economia. A implantação dos grupos foi formalizada na Arena Fonte Nova, em Salvador, pelo Grupo Executivo para Planejamento e Coordenação da Copa do Mundo FIFA de Futebol Feminino 2027 (GECOPA), vinculado à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
No âmbito do Governo da Bahia, a organização do torneio mobiliza 15 secretarias estaduais, sob a coordenação da Setre. Os novos grupos de trabalho passam a integrar a estrutura responsável pelo planejamento da competição, que terá sete partidas disputadas em Salvador entre os meses de junho e julho de 2027.
As equipes atuarão na preparação dos serviços destinados ao atendimento de delegações, turistas e visitantes, além da promoção de ações de qualificação profissional e do desenvolvimento de estratégias para ampliar as oportunidades econômicas geradas pelo evento esportivo.
A proposta do governo estadual é transformar a realização do Mundial em um instrumento de desenvolvimento social e econômico, deixando um legado permanente para a população baiana. Entre as iniciativas previstas estão programas de capacitação para trabalhadores, fortalecimento do turismo, estímulo ao empreendedorismo e incentivo à inovação.
Além dos impactos econômicos, o planejamento contempla ações voltadas à inclusão e à cidadania. Estão previstas atividades em bairros periféricos e municípios do interior do estado para o enfrentamento da violência de gênero, bem como iniciativas de incentivo ao paradesporto feminino e à ampliação da participação das mulheres no esporte.
Com a criação dos novos grupos de trabalho, a Bahia reforça sua estratégia para aproveitar o potencial transformador da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027, buscando gerar emprego, renda, qualificação profissional e inclusão social antes, durante e após a realização do torneio.
-
Serviçoshá 3 diasVagas de emprego na Bahia para esta terça-feira (29)
-
Economiahá 3 diasDesemprego atinge 5,3% e Brasil registra recordes de ocupação, renda e empregos formais
-
Serviçoshá 2 diasVagas de emprego na Bahia para esta quarta-feira (30)
-
Serviçoshá 3 diasSimm oferece 390 vagas de emprego em Salvador nesta terça-feira (29)
