Esporte
Bahia conquista melhor resultado no tiro com arco nos Jogos da Juventude 2025
Apoiado pelo Bolsa Esporte, Luan Assis chegou às quartas de final em um embate acirrado contra atleta da Seleção Brasileira de Base
Se você encontrar um arco e flecha no meio do Parque de São Bartolomeu, não se assuste! Possivelmente, deve ser Luan Assis, soteropolitano de 15 anos, em mais um de seus treinamentos preparatórios do tiro com arco. De Pirajá para todo o Brasil, Luan acabou de fazer história, nesta sexta-feira (12), ao se tornar o baiano que chegou mais longe nas disputas da modalidade nos Jogos da Juventude 2025, em Brasília, no Distrito Federal.
Com uma inédita quarta de final para o Estado, o jovem atleta, que disputa a competição nacional organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) pela primeira vez, terminou sendo derrotado num embate flechada a flechada no alvo contra o carioca Wudson Lucas, que faz parte da Seleção Brasileira de Base. O resultado não é só positivo para Luan, que é poiado pelo programa Bolsa Esporte, do Governo do Estado, mas também motivador.
“Eu fiquei bastante orgulhoso pelo meu desempenho e minha pontuação. Eu bati o recorde da Federação Baiana de Arco e Flecha (FBAF), que era 501 pontos, meu mesmo. Eu consegui bater 508 nessa competição. Essa é minha primeira participação e já cheguei na quarta de final contra um arqueiro também de destaque nacional. Eu fiquei bastante emocionado porque era um sonho chegar tão longe e até passar das oitavas contra um ótimo adversário do Ceará, também de alto rendimento. Isso me motiva e muito”, conta Luan.
Estudante da rede pública de ensino, no Colégio Municipal Alexandrina Santos Pita, Luan chamou a atenção e os olhares de todos nas disputas em pleno Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), local central de organização dos Jogos. Ele fez o sétimo melhor resultado na fase classificatória, passou de bye na rodada de 16 avos e venceu com tranquilidade sua oitava de final contra o cearense Antônio Iago, até perder em três rodadas bem apertadas para o carioca e empatar em uma.
Álvaro Oliveira, chefe da delegação da Bahia nos Jogos e coordenador de Educação Esportiva da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), destaca o resultado. “Esse é o melhor resultado de um baiano do tiro com arco na história dos Jogos da Juventude. Uma modalidade que cresce no Estado e estamos muito felizes com esse desempenho do jovem Luan. É de encher os olhos e demonstrar o investimento do Governo do Estado no desenvolvimento de nossos atletas alinhado ao esporte escolar brasileiro. É um nome para ficar de olho e torcer para trazer medalha para Bahia nas próximas duas edições que vai participar”.
O desempenho também agradou o próprio atleta, que já tem em seu histórico títulos estaduais em 2024 e 2025 na categoria recurvo sub-18 masculino, a qual lidera o ranking, e a primeira participação em torneios nacionais com o 16º lugar em julho deste ano, em Maricá, no Rio de Janeiro, durante o Campeonato Brasileiro de Base da Confederação Brasileira de Tiro com Arco (Brasil Arco), sua primeira competição nacional, pouco menos de dois meses atrás.
“O nervosismo estava grande assim como em minha primeira competição nacional, porque são muitas pessoas e eu era acostumado a competir com menos e as mesmas no baiano. Mas, consegui superar. Estou muito feliz. Agora, é continuar treinando para seguir o meu sonho, que é chegar na Seleção Brasileira. Chego domingo em Salvador e segunda já vou ligando para saber onde vou treinar na”, acrescenta Luan.
Trajetória – Esses números e conquistas concluem uma primeira fase muito interessante da trajetória do garoto, que explica que se encantou pela modalidade assim que a conheceu. Ele começou a treinar no próprio Parque São Bartolomeu, no Clube Zeferina, após, ao passear pelo local, como sempre costumava fazer, encontrou demais arqueiros realizando seu treino oficial, no qual começou a fazer parte nas terças, quintas-feiras e sábados, mas não só por aí.
“Eu comecei com 13 anos, mas fiquei um tempinho parado. A partir de 2024, que comecei a treinar e participar dos torneios estaduais direto. A partir daí, comecei a treinar nos dias oficiais, mas também quase todos os dias com meus treinadores do clube, Anderson Nascimento e Aline Kastner, que me orientam na extrema forma e nas distâncias longas, em alvos no próprio parque”, conta o arqueiro.
Ele também enaltece sua aproximação com o seu bairro de Pirajá e o parque, o qual frequentava direto. “Lá é um lugar muito bonito. Uma paisagem muito bonita, um ar mais puro e muita coisa para conhecer”, finaliza.
A serenidade no olhar e a calma para preparar e atirar as flechas em direção ao alvo, assim como para marcar suas pontuações, é notória para este jornalista como também para o técnico da Seleção Baiana de Tiro com Arco na competição, Fábio Damasceno, que acredita e muito no potencial do garoto. As expectativas e o sonho não param por aí para o atleta, segundo o técnico que o conheceu há pouco tempo.
“É um menino muito bom e merecedor. Você consegue ver como ele é tranquilo e esforçado. Ele, com certeza, vai longe e me motivou também a me especializar ainda mais no tiro com arco por causa da sua motivação. Ele já está todo feliz que chega ao top oito nacional e poderá concorrer aos programas de apoio do Governo do Estado para atletas na categoria nacional”, aponta Fábio.
Jogos da Juventude 2025
A competição nacional está sendo realizada em 33 instalações esportivas (13 instalações simultâneas e 16 locais de competição), com cerca de 4.700 jovens atletas de todo o país – número recorde do evento -, e com a realização do COB. Ao todo, 20 modalidades serão disputadas até 25 de setembro, com a transmissão pelo canal do Time Brasil no Youtube e no Tik Tok Time Brasil
Nesta edição, a delegação da Bahia será representada por 191 pessoas, sendo 172 competidores, de 25 cidades da Bahia, que viajam divididos em três grupos: primeiro no dia 09 de setembro; segundo no domingo, 14; e terceiro no dia 20 deste mês. A participação da Bahia nos Jogos da Juventude é financiada pelo Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), da Sudesb e da Setre.
Esporte
Últimos dias para inscrição no programa de voluntariado da Copa do Mundo FIFA Feminina 2027™
Com Salvador entre as cidades-sede do Mundial, interessados têm até 7 de outubro para se candidatar ao programa de voluntariado da FIFA e participar da organização de um dos maiores eventos esportivos do planeta
Faltam menos de dez dias para o encerramento das inscrições do programa de voluntariado da Copa do Mundo FIFA Feminina 2027™. Os interessados em integrar a equipe que atuará na competição têm até o dia 7 de outubro para se inscrever por meio do site oficial da FIFA.
Para participar, é necessário ter 18 anos ou mais no momento da inscrição e ser cidadão brasileiro ou estar legalmente autorizado a entrar no Brasil durante o período de realização do torneio. Os candidatos também devem ter disponibilidade para cumprir um número mínimo de turnos de trabalho voluntário durante a operação do evento, prevista para os meses de junho e julho de 2027.
Não é exigida experiência anterior em atividades voluntárias. No entanto, é necessário possuir conhecimento em português ou inglês. O domínio de outros idiomas será considerado um diferencial no processo seletivo.
Os voluntários selecionados serão distribuídos entre as oito cidades-sede da Copa do Mundo FIFA Feminina 2027™: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Durante a inscrição, cada candidato deverá indicar sua cidade de preferência para atuação.
Após o encerramento das inscrições, os pré-selecionados serão convidados para entrevistas a partir de outubro de 2026. Os aprovados receberão uma oferta de função e poderão confirmar sua participação a partir de fevereiro de 2027. Em março do mesmo ano, os voluntários iniciarão treinamentos por meio de uma plataforma de aprendizagem online. Posteriormente, participarão de capacitações presenciais específicas para suas funções e locais de atuação.
Além de contribuir para a realização de um dos maiores eventos esportivos do mundo, os participantes terão a oportunidade de acompanhar os bastidores da organização do Mundial, vivenciar um momento histórico para o futebol feminino e desenvolver competências pessoais e profissionais.
A participação no programa não é remunerada. De acordo com a FIFA, os voluntários receberão uniforme oficial, alimentação e bebidas durante os turnos de trabalho, além de certificado de participação e outras experiências previstas pela organização.
Durante a competição, os voluntários atuarão em mais de 20 áreas, incluindo Operações de Imprensa, Credenciamento, Cerimônias, Competições e Serviços ao Espectador. Ao todo, serão mais de 30 funções desempenhadas em estádios e instalações oficiais, como aeroportos, centros de treinamento e hotéis. Algumas atividades poderão começar já em 1º de junho de 2027.
Bahia no Mundial
Salvador será uma das cidades-sede da Copa do Mundo FIFA Feminina 2027™ e terá papel de destaque na competição. A capital baiana receberá seis partidas da fase de grupos e uma das oitavas de final, ampliando sua visibilidade no cenário esportivo internacional.
Nesse contexto, a atuação dos voluntários será fundamental para o funcionamento das operações do evento, contribuindo para o atendimento de torcedores, delegações, profissionais de imprensa e visitantes que estarão na cidade durante o Mundial.
A Copa do Mundo FIFA Feminina 2027™ será realizada entre os dias 24 de junho e 25 de julho de 2027. As inscrições para o programa de voluntariado permanecem abertas até 7 de outubro, exclusivamente pelo site oficial da FIFA.
Esporte
Festival de Paradesporto da Bahia reúne 250 atletas em etapa final realizada em Salvador
Evento promovido pela Sudesb encerra primeira edição com competições em quatro modalidades e participação de representantes de mais de 12 municípios baianos
A etapa final do 1º Festival de Paradesporto da Bahia foi realizada neste sábado (26), na Vila Militar dos Dendezeiros, em Salvador. Com abertura oficial às 8h, o evento reuniu cerca de 250 atletas de mais de 12 municípios baianos para disputas em quatro modalidades: atletismo adaptado, basquetebol em cadeira de rodas, futsal para surdos e paratiro com arco.
Promovido pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o festival integrou as ações do Setembro Verde, mês dedicado à conscientização sobre os direitos das pessoas com deficiência. A iniciativa também celebrou o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, em 21 de setembro, e o Dia Nacional do Atleta Paralímpico, comemorado em 22 de setembro.
Ao longo da manhã, a programação contou com provas masculinas e femininas de atletismo nas modalidades de pista e campo. Nas disputas de pista, foram realizadas as finais dos 60 metros para as categorias Sub-11 e Sub-14, dos 100 metros para Sub-17, Sub-20 e Adulto, além da prova dos 5.000 metros da categoria Adulto.
Nas provas de campo, os atletas competiram no arremesso de peso para as categorias Sub-17, Sub-20 e Adulto, no lançamento de pelota para Sub-11 e Sub-14, além do salto em distância.
A primeira etapa do festival aconteceu em Simões Filho, nos dias 19 e 20 de setembro, com disputas de goalball e a participação de mais de 50 atletas. Ao todo, o evento reuniu representantes dos municípios de Alagoinhas, Camaçari, Dias d’Ávila, Feira de Santana, Itabuna, Jequié, Paulo Afonso, Remanso, Salvador, Santo Antônio de Jesus, São Félix e outras cidades baianas.
Esporte
Bahia amplia preparativos para a Copa do Mundo Feminina de 2027 com novos grupos de trabalho
Equipes vão atuar nas áreas jurídica, fiscal, turismo, qualificação profissional, inovação e empreendedorismo para potencializar os legados sociais e econômicos do Mundial
A preparação da Bahia para a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027 ganhou, nesta terça-feira (22), três novas frentes de trabalho voltadas às áreas jurídica e fiscal; turismo, hospitalidade e formação; e empreendedorismo, inovação e economia. A implantação dos grupos foi formalizada na Arena Fonte Nova, em Salvador, pelo Grupo Executivo para Planejamento e Coordenação da Copa do Mundo FIFA de Futebol Feminino 2027 (GECOPA), vinculado à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
No âmbito do Governo da Bahia, a organização do torneio mobiliza 15 secretarias estaduais, sob a coordenação da Setre. Os novos grupos de trabalho passam a integrar a estrutura responsável pelo planejamento da competição, que terá sete partidas disputadas em Salvador entre os meses de junho e julho de 2027.
As equipes atuarão na preparação dos serviços destinados ao atendimento de delegações, turistas e visitantes, além da promoção de ações de qualificação profissional e do desenvolvimento de estratégias para ampliar as oportunidades econômicas geradas pelo evento esportivo.
A proposta do governo estadual é transformar a realização do Mundial em um instrumento de desenvolvimento social e econômico, deixando um legado permanente para a população baiana. Entre as iniciativas previstas estão programas de capacitação para trabalhadores, fortalecimento do turismo, estímulo ao empreendedorismo e incentivo à inovação.
Além dos impactos econômicos, o planejamento contempla ações voltadas à inclusão e à cidadania. Estão previstas atividades em bairros periféricos e municípios do interior do estado para o enfrentamento da violência de gênero, bem como iniciativas de incentivo ao paradesporto feminino e à ampliação da participação das mulheres no esporte.
Com a criação dos novos grupos de trabalho, a Bahia reforça sua estratégia para aproveitar o potencial transformador da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027, buscando gerar emprego, renda, qualificação profissional e inclusão social antes, durante e após a realização do torneio.
-
Serviçoshá 3 diasVagas de emprego na Bahia para esta terça-feira (29)
-
Economiahá 2 diasDesemprego atinge 5,3% e Brasil registra recordes de ocupação, renda e empregos formais
-
Serviçoshá 2 diasVagas de emprego na Bahia para esta quarta-feira (30)
-
Serviçoshá 3 diasSimm oferece 390 vagas de emprego em Salvador nesta terça-feira (29)
