Saúde
Bahia realiza mais de 1.100 regulações em um dia
Em apenas 24 horas, a Central de Regulação coordenou as remoções, diminuindo a pressão sobre as UPAs e hospitais de pequeno porte
A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) realizou neste sábado (30) um novo mutirão de regulação que resultou em 1.133 transferências de pacientes para unidades de referência em todo o estado. Em apenas 24 horas, a Central Estadual de Regulação coordenou as remoções, priorizando casos graves e diminuindo a pressão sobre as UPAs e hospitais de pequeno porte.
O Hospital Estadual Costa das Baleias, em Teixeira de Freitas, liderou como destino mais acionado, com 73 regulações. Na sequência vieram o Hospital Geral Roberto Santos (59), o Hospital Geral do Estado (52), o Hospital Geral Clériston Andrade (46) e o Hospital Regional Costa do Cacau (41). No total, 98 hospitais e serviços receberam pacientes, incluindo o recém-inaugurado Hospital Regional do Velho Chico, em Ibotirama, que já entrou em operação durante a ação.
A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, destacou o impacto imediato da estratégia. “Cada mutirão representa vidas salvas e sofrimento abreviado. A regulação é a inteligência do SUS: conecta a necessidade do paciente ao leito disponível, em qualquer parte da Bahia. E com isso, garantimos que ninguém fique desassistido por falta de acesso”, afirmou.
A superintendente de Regulação, Mônica Hupsel, enfatizou a mobilização das equipes. “Estamos falando de médicos reguladores, enfermeiros, técnicos e motoristas de ambulância que se articulam em tempo real. É um esforço coletivo que exige precisão e agilidade. Quando a gente consegue ter sucesso em um trabalho como este, estamos acelerando o fluxo e dando resposta a quem mais precisa”, disse.
Dados
A Central Estadual de Regulação funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. Apenas neste ano, já foram mais de 212 mil casos de urgência solucionados, oriundos dos 417 municípios baianos. Além dos mutirões, a rotina diária da regulação é responsável por organizar o acesso a leitos de UTI, cirurgias, exames de alta complexidade e internações em toda a rede pública estadual e filantrópica, privada e municipal credenciadas.
Saúde
Hospital Regional de Juazeiro amplia leitos e reforça atendimento
Unidade ganha 19 novas vagas de enfermaria, melhora assistência e amplia capacidade na região Norte da Bahia
A rede estadual de saúde na região Norte da Bahia ganhou um importante reforço, neste sábado (13), com a abertura de 19 novos leitos de enfermaria no Hospital Regional de Juazeiro. A ampliação da capacidade assistencial da unidade foi acompanhada pela secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, que realizou vistoria técnica no local.
A abertura dos novos leitos possibilitou que pacientes que estavam sendo assistidos em espaços provisórios passassem a contar com acompanhamento mais qualificado e adequado.
Durante a visita, a secretária destacou a importância da ampliação para fortalecer o atendimento à população da região, garantindo mais acesso e agilidade na assistência hospitalar. “Com a abertura desses novos leitos e a inauguração do serviço de hemodinâmica, garantimos um atendimento ainda mais adequado para a população”, afirmou.
A agenda também incluiu o acompanhamento da gestão da unidade, atualmente realizada pelas Obras Sociais Irmã Dulce. Segundo Roberta Santana, uma comissão técnica da Secretaria da Saúde do Estado acompanha de forma permanente o trabalho desenvolvido pela gestão do hospital, com o objetivo de assegurar o cumprimento das metas assistenciais estabelecidas para a unidade.
O monitoramento envolve indicadores relacionados à qualidade da assistência, à oferta de serviços, à produtividade e ao atendimento aos usuários, reforçando o compromisso do Governo do Estado com a eficiência da gestão e a ampliação do acesso à saúde pública.
Com a abertura dos novos leitos, o Hospital Regional de Juazeiro amplia sua capacidade de atendimento, contribuindo para o fortalecimento da rede hospitalar estadual e para a melhoria da assistência prestada à população do território Norte da Bahia.
Saúde
Juazeiro amplia assistência especializada com novos investimentos em saúde
Estado inaugura unidade de hemodinâmica e autoriza construção de centro de reabilitação com aporte de R$ 18,5 milhões
Os serviços especializados de saúde ganharam um reforço importante nesta sexta-feira (12), em Juazeiro, com a inauguração da nova unidade de hemodinâmica do Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) e a assinatura da ordem de serviço para a construção do Centro Especializado em Reabilitação (CER). Somados, os investimentos do Estado chegam a R$ 18,5 milhões e ampliam a capacidade de atendimento à população do Norte baiano.
A nova hemodinâmica recebeu investimento superior a R$ 6 milhões, sendo R$ 1,2 milhão destinado à obra e R$ 4,8 milhões à aquisição de equipamentos e mobiliário. A implantação do serviço também prevê a contratação de 50 novos profissionais e amplia a capacidade do hospital para a realização de exames e procedimentos cardiovasculares especializados.
“Estamos fortalecendo a rede regional de saúde e ampliando o acesso da população a serviços cada vez mais especializados. Isso significa mais agilidade nos diagnósticos, mais resolutividade e melhores condições de atendimento para quem vive em Juazeiro e em toda a região Norte do estado”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues durante a entrega.
Para a secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, os investimentos representam um avanço na oferta de serviços de maior complexidade. “A nova hemodinâmica representa um avanço importante para os procedimentos de média e alta complexidade. Já o Centro Especializado em Reabilitação permitirá ampliar o atendimento às pessoas com deficiência e necessidades específicas de reabilitação, fortalecendo ainda mais a assistência regional”, destacou.
Com investimento de R$ 12,5 milhões, o CER será construído por meio do Novo PAC e oferecerá atendimento pelo SUS nas modalidades de reabilitação física, auditiva, visual e intelectual, incluindo pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A nova unidade ampliará o acesso aos serviços e fortalecerá a rede regional de saúde, reduzindo a necessidade de deslocamento para outros municípios em busca de atendimento especializado.
Saúde
Governo da Bahia anuncia R$ 388,7 milhões para ampliar rede pública de saúde
Pacote contempla construção e reforma de unidades, novos hospitais, bases do Samu e entrega de veículos em 52 municípios
O governador Jerônimo Rodrigues assinou, nesta quinta-feira (11), um conjunto de 59 atos voltados ao fortalecimento da rede pública de saúde da Bahia. Os investimentos somam R$ 388,7 milhões e beneficiarão diretamente 52 municípios baianos, com a construção de novos hospitais, reformas, ampliação da assistência e entrega de veículos.
“A nossa felicidade é saber que, em breve, essas obras licitadas e esses convênios assinados se transformarão em unidades de saúde que salvarão vidas”, afirmou o governador.
Durante a solenidade, foi autorizada a licitação para a construção de um hospital em Bom Jesus da Lapa, além da assinatura de convênios para a implantação de novas unidades hospitalares nos municípios de Baixa Grande, Irará, Jacaraci e Santaluz, ampliando a capacidade de atendimento em diversas regiões do estado.
A nova unidade em Bom Jesus da Lapa contará com 110 leitos, sendo 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O hospital ampliará a assistência à saúde na região oeste, reduzindo a necessidade de deslocamento para tratamentos.
Presente no evento, a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, destacou a parceria entre o Governo da Bahia e os municípios. “Estamos reafirmando o compromisso com o fortalecimento da rede de saúde em todo o estado. Trata-se de um grande volume de investimentos que se soma às demais ações realizadas nos últimos três anos”, afirmou.
O pacote também contempla a implantação de duas novas bases do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Anguera e Antônio Cardoso, além da construção de 11 novas Unidades Básicas de Saúde (UBS), duas delas equipadas com salas de estabilização para atendimentos de urgência e emergência.
Outro destaque é a autorização para 24 reformas em unidades de saúde. Entre as intervenções previstas estão melhorias nos hospitais municipais de Mundo Novo, Quijingue e São Gabriel, consideradas estratégicas para qualificar o atendimento à população.
Também foram entregues 18 veículos para reforçar os serviços de saúde: 16 micro-ônibus, uma ambulância e uma van destinada ao transporte de pacientes para tratamento fora do domicílio.
Mais de R$ 856 milhões investidos desde 2023
Os novos aportes reforçam a política de expansão da infraestrutura de saúde adotada pelo Governo da Bahia. Desde 2023, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) já firmou 305 convênios com municípios, totalizando R$ 856,5 milhões em investimentos.
No período, foram viabilizadas 121 novas Unidades Básicas de Saúde e 11 novos hospitais em diferentes regiões do estado.
-
Culturahá 3 diasCabokaji leva espetáculo “Salvaguarda” ao lançamento nacional do Sonora Brasil
-
Políticahá 3 diasGoverno da Bahia anuncia pacote de R$ 1,7 bilhão para obras e serviços em 200 municípios
-
Turismohá 3 diasBahia abre temporada de observação de baleias-jubarte com foco em qualificação profissional
-
Saúdehá 2 diasJuazeiro amplia assistência especializada com novos investimentos em saúde

