Segurança
Bahia inicia emissão da nova Carteira de Identidade em policarbonato
Documento mais resistente passa a ser oferecido mediante taxa; versão em papel segue gratuita e disponível
O Governo da Bahia iniciou, na manhã desta quarta-feira (10), a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) em cartão de policarbonato. O lançamento do serviço foi marcado por um ato simbólico de entrega do primeiro documento ao governador Jerônimo Rodrigues, durante a cerimônia de inauguração do Complexo Policial de Nazaré, em Salvador.
A escolha pelo novo modelo deve ser feita pelo cidadão no momento da solicitação e tem custo de R$ 91,72. “Embora a primeira via seja gratuita, caso o cidadão opte pelo cartão, será cobrada a taxa. Trata-se de mais uma alternativa disponibilizada pelo Instituto Pedro Mello para quem deseja um documento mais resistente”, explicou o diretor-geral do Departamento de Polícia Técnica (DPT), Osvaldo Silva.
A nova CIN também continua sendo emitida no formato em papel, com as mesmas informações da versão em policarbonato. A Bahia já expediu mais de 4 milhões de documentos em todo o estado e, em maio de 2026, ocupou a segunda posição entre os maiores emissores da CIN em números absolutos no Brasil.
Com maior nível de segurança, a nova carteira utiliza o CPF como número único de identificação. O documento permite ainda a inclusão de outros registros, como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar, além de informações de saúde, como Transtorno do Espectro Autista (TEA), deficiências auditivas, físicas, visuais e intelectuais, tipo sanguíneo, fator RH e indicação de doação de órgãos.
Segurança
Oficiais do BPTur iniciam nova etapa de capacitação em segurança turística na Bahia
Curso promovido por órgãos estaduais e entidades do setor busca qualificar o atendimento aos visitantes e fortalecer o policiamento em destinos turísticos
O segundo semestre da capacitação em gestão de segurança turística foi iniciado na segunda-feira (21), no auditório do Catussaba Resort, em Salvador, reunindo oficiais do Batalhão de Policiamento Turístico da Polícia Militar da Bahia (BPTur). A formação é voltada ao aprimoramento profissional dos agentes que atuam diretamente no atendimento a turistas em diferentes regiões do estado.
Com carga horária de 120 horas, o curso aborda temas como legislação turística, comunicação, gerenciamento de serviços, atendimento ao público e inglês instrumental. As aulas serão realizadas até o dia 6 de agosto, na sede do BPTur, localizada no Centro Histórico de Salvador.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), as polícias Militar e Civil, a Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTUR), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Para a tenente Nélia Amorim, a qualificação é essencial para garantir um atendimento cada vez mais eficiente ao visitante.
“O policial é, muitas vezes, o primeiro contato do turista quando ele chega ao destino. Por isso, é fundamental estarmos sempre atualizados, tanto sobre a realidade do turismo quanto em relação à comunicação e ao atendimento. O curso fortalece esse preparo para orientar, informar e direcionar os visitantes da melhor forma”, destacou.
O capitão Rodrigo Pitta, que atua em Porto Seguro, ressaltou a importância da capacitação para um dos principais polos turísticos da Bahia.
“Eu atuo em Porto Seguro, um dos principais destinos da Bahia, onde a economia é fortemente baseada no turismo. Esse conhecimento será fundamental para qualificar o policiamento e aprimorar o atendimento aos visitantes”, afirmou.
A iniciativa integra as ações do Governo da Bahia voltadas ao fortalecimento da segurança turística e à melhoria da experiência dos visitantes nos destinos baianos, contribuindo para a qualificação dos profissionais que atuam na linha de frente do setor.
Segurança
Reconhecimento Facial ajuda a localizar idoso desaparecido em Itabuna
Tecnologia da SSP identificou homem de 60 anos e possibilitou reencontro com a família após quatro dias de desaparecimento
Um homem de 60 anos que estava desaparecido foi localizado nesta quinta-feira (9), em Itabuna, no sul da Bahia, após ser identificado pelo Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). De acordo com familiares, ele havia saído de casa na manhã da última segunda-feira (6) e não retornou.
O alerta foi emitido ao Centro Integrado de Comunicações (CICOM) de Itabuna depois que as câmeras de monitoramento da ferramenta detectaram a presença da vítima em um dos pontos monitorados pelo sistema. Imediatamente, equipes do 15º Batalhão da Polícia Militar foram acionadas para atender à ocorrência e prestar apoio no processo de reencontro do homem com seus familiares.
Além de auxiliar na captura de foragidos da Justiça, o Sistema de Reconhecimento Facial também passou a contribuir na localização de pessoas desaparecidas por meio de um protocolo específico implantado pela SSP no início de 2025.
Para que a ferramenta seja utilizada nesses casos, é necessário o registro de um Boletim de Ocorrência em uma unidade da Polícia Civil da Bahia. Após o procedimento, familiares fornecem fotografias da pessoa desaparecida, que passam a integrar a base de busca do sistema.
Desde a implantação do protocolo, 65 pessoas desaparecidas já foram localizadas na Bahia. Desse total, 35 foram encontradas somente em 2026.
Segurança
Segurança do 2 de Julho contará com 1,3 mil agentes e tecnologia de monitoramento em Salvador
Esquema especial inclui reconhecimento facial, plataforma elevada e ativação do Centro Integrado de Comando e Controle
As comemorações pelo Dia da Independência da Bahia, celebrado em 2 de Julho, contarão com reforço de 1,3 mil policiais e bombeiros. O esquema especial, montado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), inclui a ativação do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), além do uso de Plataforma de Observação Elevada (POE) e câmeras de reconhecimento facial.
A Polícia Militar reforçará o policiamento ostensivo ao longo do trajeto da festa e em seu entorno. Já a Polícia Civil ampliará as equipes nas Delegacias da Liberdade e de São Caetano, com apoio de departamentos especializados para ações de prevenção, repressão qualificada e atendimento de ocorrências.
O Corpo de Bombeiros Militar atuará com equipes de primeiros socorros, combate a incêndios, busca e salvamento, além de prestar suporte operacional em pontos estratégicos. O Departamento de Polícia Técnica realizará o monitoramento permanente das atividades.
Durante todo o evento, câmeras de reconhecimento facial serão utilizadas no monitoramento e eventual identificação de foragidos da Justiça. Uma Plataforma de Observação Elevada também será empregada para apoiar as equipes de segurança, garantindo maior agilidade no tempo de resposta às ocorrências.
Ativação do CICC
O Centro Integrado de Comando e Controle será ativado a partir das 5h, reunindo representantes das forças de segurança pública, das Superintendências de Telecomunicações (Stelecom), de Gestão Tecnológica e Organizacional (SGTO), de Inteligência (SI) e Integrada de Ação Policial (SIAP), além de outros órgãos estaduais, municipais e empresas prestadoras de serviços.
-
Serviçoshá 3 diasSefaz-Ba disponibiliza defesa de notificação fiscal digital do ICMS pela internet
-
Serviçoshá 3 diasVagas de emprego na Bahia para esta quinta-feira (23)
-
Economiahá 2 diasNova lei autoriza até R$ 28,5 bilhões em crédito para exportadores e setores afetados por tarifas internacionais
-
Eleições 2026há 3 diasVoto em branco e voto nulo não anulam eleições, esclarece Justiça Eleitoral
