Turismo
Bahia ganha mais um voo direto entre Salvador e Buenos Aires
rota Salvador – Buenos Aires – Salvador, primeira linha direta operada pela companhia entre os dois destinos. A cerimônia foi realizada no aeroporto da capital baiana, marcando o início das

A partir desta quarta-feira (2), a distância entre a Bahia e a Argentina será encurtada. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), e a Sky Airline lançaram oficialmente a rota Salvador – Buenos Aires – Salvador, primeira linha direta operada pela companhia entre os dois destinos. A cerimônia foi realizada no aeroporto da capital baiana, marcando o início das operações. O receptivo turístico incluiu apresentação cultural e distribuição de presentes aos passageiros.
O secretário de turismo do Estado, Maurício Bacelar, afirmou que essa nova conexão operada pela Sky Airlines consolida a Bahia como destaque no país na atração de turistas estrangeiros. “Isso demonstra a força que o turismo da Bahia tem hoje no mercado internacional. A Sky chega para se somar a mais outras duas empresas que fazem essa conectividade direta com a Argentina, consolidando a Bahia como líder na atração de turistas estrangeiros no Brasil, gerando emprego e renda no setor”, disse.
Os voos, com cerca de 4 horas de duração, serão disponibilizados duas vezes por semana, às quartas-feiras e domingos. Chegarão em Salvador às 12h20, com retorno previsto para 13h20. A expectativa é de que a rota transporte cerca de 2,4 mil passageiros por mês. Os voos desta quarta-feira, tanto no trecho de ida quanto no de volta, estão com taxa de 85% de ocupação.
O diretor de networking da Sky Airlines, Julio Solar, explicou porque a empresa escolheu a capital baiana para esse primeiro voo direto com Buenos Aires. “É uma cidade que realmente gostamos e que nos fez muito bem, onde queremos continuar promovendo o turismo, dessa vez por Buenos Aires. Já operamos com os voos Salvador a Montevidéu e Santiago e temos muitos projetos para continuar expandindo a nossa presença em Salvador”, garantiu.
Pela segunda vez, o empresário argentino, Alberto Pelossi, veio à Bahia para conhecer a diversidade cultural e os principais destinos turísticos do estado. Ele é um dos passageiros que realizaram o check-in para o voo inaugural nesta quarta-feira e foi recepcionado pela Setur-BA. “É muito bom ter um voo direto, com poucas horas para estar em um lugar tão bonito como a Bahia. Estive aqui na Copa América e retornei para conhecer Morro de São Paulo e Boipeba. Já tenho dez dias curtindo esse litoral incrível”, comentou.
Turismo
Setur-BA leva capacitação turística para o Centro de Abastecimento de Paripe
o Subúrbio Ferroviário de Salvador é uma boa opção para turistas que buscam fugir dos roteiros convencionais da cidade

Com praias tranquilas, área de Mata Atlântica preservada e cultura autêntica, o Subúrbio Ferroviário de Salvador é uma boa opção para turistas que buscam fugir dos roteiros convencionais da cidade. Para estimular a procura de visitantes pela região, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) tem apoiado manifestações artísticas no Centro de Abastecimento de Paripe. Agora, comerciantes e trabalhadores do mercado estão sendo capacitados pelo órgão, para qualificar o atendimento no espaço.
O curso teve início, na segunda-feira (31), e segue até maio, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A primeira turma é formada por 30 alunos, que terão aulas sobre gestão de negócios, marketing digital, exposição de produtos, merchandising, culinária baiana e empratamento, a técnica de dispor os alimentos no prato de forma harmoniosa e atrativa.
“Os mercados populares de Salvador são equipamentos gastronômicos, culturais e turísticos, que apresentam o jeito peculiar do baiano e suas tradições. Por isso, temos investido na qualificação desses espaços. Depois de atuarmos na Feira de São Joaquim, chegou a vez do Centro de Abastecimento de Paripe, e estaremos, ainda, no Mercado do Rio Vermelho”, explicou a diretora de Qualificação da Setur-BA, Juliana Araújo.
Proprietária de uma loja de moda feminina, Gabriela Santos, 29 anos, está motivada para a capacitação. “Quero aprimorar o atendimento e conhecer mais de marketing, para atrair novos clientes e ampliar a rentabilidade do meu negócio, aproveitando o potencial turístico do Subúrbio”, relatou.
“Tenho um restaurante e vou me reciclar sobre técnicas de manuseio de alimentos e apresentação dos pratos. Quanto melhor atendemos, mais clientes atraímos”, completou a comerciante Ângela Marques, 65 anos.
“Sempre recebemos turistas interessados em conhecer o potencial da região. Por isso, o curso veio em boa hora e deixou os permissionários animados”, finalizou o coordenador do mercado, Jorge Luís Pessoa.
Roteiro
O Centro de Abastecimento de Paripe integra o roteiro turístico Sabores e Vivências do Subúrbio Ferroviário de Salvador, lançado em 2022, por meio de parceria entre turismólogos especialistas na região e técnicos da Setur-BA. Fazem parte da rota, também, o Parque São Bartolomeu, o Santuário Santa Dulce dos Pobres, o terreiro Ilê Asé Ajunsun Benoy, o Mirante de Plataforma, a Associação Acervo da Laje, o Mosteiro do Salvador, a praia de Paripe e a Área de Preservação Ambiental (APA) Bacia do Cobre.
Turismo
Lavagem de Arembepe reúne multidão no litoral de Camaçari
O cortejo das baianas encabeçou a procissão em homenagem a São Francisco de Assis, padroeiro da localidade

Uma multidão se reuniu, na manhã deste sábado (29/03), para prestigiar a Lavagem de Arembepe em homenagem ao padroeiro da localidade, São Francisco de Assis, que também é padroeiro de outras comunidades do litoral de Camaçari.
O cortejo das baianas encabeçou a procissão, que saiu da comunidade Nossa Senhora da Conceição, na rótula da Volta do Robalo, seguindo a Rua Direta de Arembepe até a Paróquia São Francisco de Assis, na Praça Salustiano Santiago, de frente ao mar. Quando o cortejo chegou à Igreja, toda a Rua Direta de Arembepe parecia um imenso tapete de gente, misturando visitantes, moradores e turistas, que assistiam os diferentes grupos culturais desfilando.
A Lavagem de Arembepe é uma festa tradicional que reúne pessoas de toda a região metropolitana para prestigiar. É a festa que marca o fim do verão e o ciclo de festejos da orla de Camaçari.
Turismo
Governo do Estado anuncia dois novos voos internacionais
Na apresentação do pacote de presentes para Salvador, no Hotel Wish, também foram anunciadas outras iniciativas para o turismo
Nesta quinta-feira (27), o governador Jerônimo Rodrigues lançou uma série de iniciativas estratégicas para fortalecer o turismo em Salvador, que celebra 476 anos, neste sábado (29). Durante o evento, apresentado pelo ator Jackson Costa, no Hotel Wish, no bairro do Campo Grande, foram apresentados projetos destinados à modernização e profissionalização do setor turístico. O foco está na promoção cultural e na ampliação da conectividade aérea internacional, com o anúncio de dois novos voos internacionais para a capital baiana.
Já a partir de abril, Salvador passará a ser conectada diretamente à Argentina, com o primeiro voo da Sky Airline, que fará a rota Buenos Aires-Salvador duas vezes por semana. Jerônimo também anunciou uma quarta frequência semanal do voo Madri-Salvador, que será operado pela Air Europa, a partir de junho, representando um marco histórico, já que é a primeira vez em 20 anos que a companhia espanhola amplia sua oferta de voos para a capital baiana.
O secretário estadual de Turismo, Mauricio Bacelar destaca a expectativa da ampliação da malha aérea internacional. “O Governo do Estado, entre tantas iniciativas, anuncia também ações para incrementar o fluxo turístico da cidade e consolidar Salvador como o maior ponto de atração turística do país, bem como o anúncio de dois voos inéditos”, apontou Bacelar.
Entre as ações, a autorização da segunda fase do projeto de Sinalização Turística de Salvador, que será viabilizada pela Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA) e contará com aporte do Ministério do Turismo, com investimento de mais de R$ 2 milhões. A iniciativa tem como objetivo a instalação de placas de sinalização turística em áreas como Subúrbio Ferroviário e Orla da cidade, por exemplo, com informações que possam orientar e ajudar visitantes e turistas, além de facilitar a mobilidade urbana de quem mora em Salvador.
Jerônimo Rodrigues destaca que “o fortalecimento do turismo é uma das prioridades do nosso governo, que busca gerar emprego e renda, ao mesmo tempo em que valoriza a nossa cultura e nossa gente. Com o potencial que a Bahia, Salvador tem, precisamos valorizar e ter sensibilidade para cultivar tudo isso. Além de Salvador eu preciso pensar na Bahia como todo, explorar nossa diversidade e nossas atividades turísticas muito mais”.
Em outra iniciativa, o governador autorizou o início do projeto de capacitação para guias de turismo, focado no Afroturismo, para o fortalecimento das práticas da atividade turística, com embasamento histórico da influência da cultura africana na Bahia. Serão oferecidas 30 vagas para o curso de formação, que será realizado de maio a agosto, com aulas práticas e presenciais, no Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), no Pelourinho.
Jerônimo ainda entregou certificados a 30 alunos, feirantes de São Joaquim e do Mercado de Paripe, que concluíram 133 qualificações realizadas na tradicional Feira de São Joaquim, por meio da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, em parceria com o SENAC. A ação proporcionou uma formação mais qualificada para os trabalhadores com foco na qualidade no atendimento, boas práticas de higiene e manipulação de alimentos e bebidas, técnicas de empratamento de comida baiana, cervejas artesanais e merchandising visual.
Também presente ao evento, o vice-governador, Geraldo Júnior pontuou a responsabilidade do fortalecimento do turismo dentro das ações e estratégias. “A Bahia hoje tem uma representação dos voos, ligando destinos internacionais, além do aumento da frequência. Antes de preparar Salvador e a Bahia para o turista, nós temos que preparar Salvador para quem mora nessa cidade. Então temos a responsabilidade de fortalecer o turismo, porque o turismo da Bahia é uma indústria que a cada dia mais só cresce”.
Na ocasião, foi lançado ainda o Guia dos Museus de Salvador, com entrega de 10 mil exemplares. O Guia, que reúne 40 equipamentos culturais, entre museus e espaços de memória, oferece aos visitantes uma jornada enriquecedora pela história, arte e cultura de Salvador e do Brasil como um todo. A distribuição do material ocorrerá no dia do aniversário da cidade, nos Serviços de Atendimento ao Turista (SAT’s) localizados no Aeroporto, Pelourinho, Barra e Rodoviária, permitindo que tanto turistas quanto visitantes possam acessar informações sobre a cidade.
-
Políticahá 3 dias
Pablo Barrozo é o novo titular da Agricultura na Bahia
-
Serviçoshá 2 dias
Vagas de emprego para esta quarta-feira (2)
-
Turismohá 3 dias
Setur-BA leva capacitação turística para o Centro de Abastecimento de Paripe
-
Inovaçãohá 20 horas
START, Startup do HUB da Construção, vai participar do ENIC