Turismo
Bahia é destaque em TV portuguesa com projeção na Europa e África
A novela “Cacau”, com filmagens em Itacaré, já foi vendida para 14 países

O cacau da Bahia está em alta, seja no valor da arroba do produto ou como atrativo turístico. A história da lavoura cacaueira, que atravessou as fronteiras do estado e ganhou o mundo, por meio da literatura de Jorge Amado, de novelas da TV Globo e do cinema, agora vive um novo momento de estrelato.
No Brasil, está no ar o remake da novela global “Renascer”, com locações em Ilhéus, no sul da Bahia, que conta a história do fazendeiro José Inocêncio interligada à cultura cacaueira. No exterior, a TVI, de Portugal, exibe a novela “Cacau”, uma trama de amores e luta pelo poder que já foi vendida para 14 países, com filmagens em Itacaré, próximo a Ilhéus. Os dois municípios que serviram de cenários integram a zona turística Costa do Cacau.
“Um dos objetivos da novela foi criar um intercâmbio cultural entre baianos e portugueses. A história ambientada na bela Itacaré é líder de audiência em Portugal desde o primeiro dia que foi ao ar”, explica o diretor de Comunicação da TVI, Ricardo Maia.
O empresário baiano Marco Lessa, radicado em Portugal, onde realiza o Chocolat Festival e a Feira Origem Week, ressalta a importância da iniciativa da emissora. “A TVI é vista em diversos países da Europa e da África. Essa é uma mídia espontânea do turismo da Bahia nesses mercados. No início do ano, fizemos um evento em Lisboa, junto com o governo baiano, que reuniu agentes de viagens e o elenco da novela, com grande repercussão no trade turístico lusitano”.
A quituteira Carolina Alves de Brito, que nasceu em Salvador, é proprietária de duas unidades do restaurante Acarajé da Carol, em Lisboa, e confirma o impacto da novela portuguesa. “Meus clientes passaram a falar sobre as lindas praias de Itacaré que aparecem na TVI, o que gera o desejo de visitar a Bahia. Fico feliz em ver o sucesso da minha terra, uma coisa positiva também para os negócios”.
Para aproveitar esse momento, a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) realiza uma campanha na programação da TVI, onde divulga a diversidade de experiências oferecidas pelo estado, do litoral à Chapada Diamantina, mostrando belezas naturais, história, cultura, religião e gastronomia. Nesta semana, a preparação de moqueca baiana e a cantora soteropolitana Carla Visi foram destaques em um programa ao vivo do canal português.
“Essa campanha integra as ações prioritárias do Governo da Bahia para atrair um número cada vez maior de turistas internacionais para o estado. Temos recebido um ótimo retorno de profissionais que trabalham com turismo na Europa, falando sobre o interesse pela divulgação dos atrativos baianos na TVI. Com certeza, isso será revertido em mais visitantes estrangeiros para os nossos destinos turísticos, já no próximo verão”, relata o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
Turismo
Avistamento de jubartes movimenta turismo na Bahia
Para marcar o início do período, a Setur-BA realizou, um passeio de familiarização com agências e imprensa na Baía de Todos-os-Santos

Com a chegada das baleias-jubarte à costa baiana entre julho e outubro, a temporada de avistamento de 2025 já impulsiona o turismo de natureza no estado. Para marcar o início do período, a Secretaria de Turismo (Setur-BA) realizou, nesta quinta-feira (24), um passeio de familiarização com agências e imprensa na Baía de Todos-os-Santos. A iniciativa integra um conjunto de ações voltadas à estruturação do segmento e à promoção da Bahia como destino sustentável.
A Setur-BA promoveu uma capacitação online para agências e condutores de embarcação, abordando aspectos biológicos, legislação ambiental e boas práticas para garantir segurança e bem-estar durante os passeios. O curso preparou os profissionais para que os avistamentos ocorram com responsabilidade e respeito aos animais, tratando temas como comportamento das jubartes, protocolos de distância segura, controle de ruídos e formas de minimizar o impacto das embarcações no habitat marinho.
“A capacitação é uma ferramenta fundamental para que o turismo de observação aconteça de forma segura e sustentável, beneficiando tanto os visitantes quanto as comunidades locais. Preparamos os profissionais com informações técnicas e práticas que ajudam a garantir o bem-estar dos animais e a qualidade da experiência para os turistas. Isso fortalece o segmento, valoriza os destinos baianos e posiciona a Bahia como referência em turismo responsável”, afirma o superintendente de promoção e serviços turísticos da Setur-BA, Celso Duarte.
A bióloga Carina Pimentel explica que as baleias começam a chegar à Bahia entre o fim de junho e o início de julho, e permanecem até outubro. “Elas vêm das águas geladas da Antártida para se reproduzir e cuidar dos filhotes nas águas quentes do Atlântico Sul, especialmente nas proximidades do Banco dos Abrolhos. Por isso, é comum vê-las mais próximas da costa durante esse período”, afirma.
O passeio dessa quinta-feira, permitiu que agentes e comunicadores vivenciassem, em alto-mar, o impacto emocional e o potencial turístico do fenômeno. “Foi uma oportunidade de conhecer de perto esse atrativo e entender como oferecê-lo aos nossos clientes com informação e segurança”, conta a agente de viagens Cleise Sousa, que atua com roteiros personalizados em Salvador. Segundo ela, os destinos mais procurados na temporada das jubartes são Caravelas, onde está a base do Projeto Baleia Jubarte, além de Prado, Ilhéus, Itacaré e Salvador, com saídas regulares de barco.
Com expectativa de receber até 30 mil baleias neste ano, o litoral baiano se firma como referência nacional no turismo de observação, unindo preservação ambiental e desenvolvimento econômico para centenas de comunidades costeiras.
Turismo
Jubileu do Senhor do Bonfim aquece turismo religioso em Salvador
Até o dia 10 de agosto, os fiéis poderão contemplar e venerar a imagem original do Senhor do Bonfim mais de perto

A imagem original do Senhor do Bonfim, trazida de Portugal ao Brasil há 280 anos, está exposta na basílica que leva o nome do santo, na Cidade Baixa, em Salvador, até o dia 10 de agosto. Ela foi transferida do altar-mor para um espaço mais próximo ao público, atraindo a atenção de baianos e turistas nacionais e estrangeiros que visitam diariamente a Colina Sagrada.
“Já tinha vindo à Bahia, mas é primeira vez no Bonfim. É uma igreja muito bonita, e estou aproveitando para conhecer a imagem original do santo”, relatou o programador de informática Lucas Klein, 22 anos, dos Estados Unidos.
“Vim no grupo com um guia do turismo religioso, que nos contou a história da construção da igreja, e achei superinteressante. Faz parte do passeio conhecer a religiosidade e a cultura que envolvem a Bahia, além, é claro, das praias e da gastronomia”, completou a aposentada Sandra Regina Olijnyk, 70 anos, de Santa Catarina.
A ideia de descer a imagem para que as pessoas possam contemplá-la e venerá-la mais de perto deu certo. “As missas estão mais cheias, com filas e mais filas, e os fiéis estão felizes com essa experiência”, explicou o reitor da basílica, padre Edson Menezes.
A presença de fiéis deve aumentar a partir de 1º de agosto, quando terão início as comemorações do Jubileu dos 280 anos da chegada da imagem à capital baiana, que têm o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA). Trazida de Setúbal, em Portugal, pelo capitão de mar-e-guerra Teodósio Rodrigues de Faria, que fundou a Irmandade do Nosso Senhor do Bonfim da Bahia, a escultura de Jesus crucificado é esculpida em madeira de pinho de riga. Ela está em exposição, de segunda-feira a domingo, das 7h30 às 18h.
“A devoção ao Senhor do Bonfim está diretamente ligada à identidade da Bahia, no Brasil e no exterior. É uma das maiores manifestações do turismo religioso católico do país, que tem no governo baiano, um parceiro em diversas ações para fortalecer ainda mais o segmento”, pontuou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
Programação do Jubileu do Bonfim, em agosto:
- Dia 1º
17h30 – Desembarque da imagem peregrina do santo (réplica), na Praia da Penha (Ribeira), vinda em um navio da Marinha;
18h – Procissão de velas, repetindo o trajeto feito pela imagem em 1754, da Praia da Penha à Colina Sagrada. - Dia 8
18h – Apresentação do Núcleo de Músicas Antigas da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), na Igreja do Bonfim. - Dia 9
9h – Seminário “280 Anos da Chegada da Imagem do Nosso Senhor do Bonfim à Bahia”, na Cúria Arquidiocesana (Garcia). - Dia 10
7h30 – Missa campal, na Colina Sagrada.
Turismo
Crescimento do turismo baiano volta a superar média nacional
Segundo o IBGE, de janeiro a maio deste ano, o volume das atividades turísticas na Bahia cresceu 10,7%, enquanto no Brasil houve um aumento de 7%

A última pesquisa mensal de serviços, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é comemorada pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) por colocar, novamente, o turismo baiano com desempenho acima da média nacional no setor. De janeiro a maio deste ano, o volume das atividades turísticas na Bahia cresceu 10,7%, na comparação com o mesmo período do ano passado, enquanto no Brasil houve um aumento de 7%. No recorte de maio de 2025 com o mesmo mês de 2024, o turismo baiano cresceu 12,5%, outra vez à frente da média no país, que ficou em 9,5%.
Já de acordo com a Superintendência de Estudos Sociais e Econômicos da Bahia (SEI), somente no primeiro trimestre de 2025, o estado arrecadou no turismo mais de R$ 1,5 bilhão em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), um aumento de 20,5%, no comparativo com o mesmo trimestre de 2024.
Os resultados superaram as expectativas da Setur-BA. “Em paralelo à pesquisa do IBGE, o Governo do Estado faz o acompanhamento da movimentação nas 13 zonas turísticas baianas, e comemora os resultados do instituto, que superaram as nossas estimativas para os cinco primeiros meses do ano. Por isso, celebramos e seguimos firmes no trabalho, para manter a liderança dos baianos na indústria brasileira de viagens”, pontua o titular da pasta, Maurício Bacelar.
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