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Inovação

Bahia Connect mostra força da inovação na indústria digital

Os participantes têm a oportunidade de explorar uma ampla variedade de jogos desenvolvidos por talentos locais

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desenvolvedores locais, sem sair de Salvador? Essa é a magia da realidade virtual e dos jogos digitais. Até este sábado (12), o Bahia Connect
Foto: Marcelo Gandra

Já imaginou viajar no tempo e reviver, de forma imersiva, um dos momentos mais marcantes da história de sua cidade? Ou explorar mundos e narrativas criadas por desenvolvedores locais, sem sair de Salvador? Essa é a magia da realidade virtual e dos jogos digitais. Até este sábado (12), o Bahia Connect 2025, que acontece gratuitamente no Centro de Convenções, oferece ao público baiano uma experiência única. O evento, que é promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac – Bahia), tem participação do Governo do Estado, e promete colocar o público em contato direto com o que há de mais criativo no ecossistema.  

Fortalecer a indústria digital baiana é um dos objetivos do Bahia Connect. E logo no primeiro dia, nesta quinta-feira (10), o público já pôde mergulhar nesse universo. Um dos destaques da Arena Games — espaço dedicado aos jogos digitais e um dos mais movimentados do evento — foi o “2 de Julho: Levante dos Invisíveis”. Com óculos de realidade virtual, os participantes revivem os últimos momentos da Independência da Bahia, numa experiência imersiva e emocionante. É a história ganhando vida diante dos olhos, com a tecnologia servindo de ponte entre passado e presente. 

O projeto faz parte das iniciativas apoiadas pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), através do Edital Metaverso no 2 de Julho, que homenageia o bicentenário da Independência da Bahia. Para a professora e pesquisadora Lynn Alves, da UFBA, e coordenadora da Rede de Pesquisa Comunidades Virtuais, que liderou esse trabalho, o setor de games ainda é tímido, mas vem se consolidando, especialmente na Bahia. 

“É importante o apoio da Fapesb, da Secti, da Secult e da própria Secretaria de Educação, não só para as instituições que são formadoras e que fazem pesquisas na área, mas também pra consolidar essa indústria. Além disso, esse momento está sendo importante pelo lançamento do “2 de Julho: Levante dos Invisíveis”, que tem o objetivo de valorizar não só a nossa história, mas também a nossa luta pela independência da Bahia. O jogo também tem o objetivo de dar voz aos invisíveis, como as mulheres e as diferentes etnias que lutaram pela nossa independência. Então, esse é um momento não só de socializar o jogo, que está disponível para baixar gratuitamente na Apple Store e no Play Store, mas também pra gente se aproximar dos alunos das escolas, porque o jogo foi feito para esse público”.       

Árida

Na Arena Games, os participantes têm a oportunidade de explorar uma ampla variedade de jogos desenvolvidos por talentos locais, incluindo produções da Bahia Indie Game Developers (BIND), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), da AOCA Game Lab e dos alunos do Senac. A experiência proporciona uma verdadeira imersão no universo da indústria de jogos da Bahia, que vem ganhando cada vez mais reconhecimento no cenário nacional. 

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A ativação do jogo Árida, desenvolvido pelo AOCA Game Lab e que também teve o apoio da Fapesb, movimentou o primeiro dia de evento. A produção se destaca por sua narrativa envolvente e pela capacidade de transportar os jogadores para um universo digital único, inspirado no sertão nordestino. A experiência, além de lúdica, é educativa e voltada especialmente para o público jovem. 

Josemar Nascimento, estudante de 22 anos, foi um dos visitantes que se encantaram com a proposta do jogo. Ao assumir o papel de Cícera — a protagonista da trama, uma jovem sertaneja de 13 anos que vive com o avô, um ex-vaqueiro — Josemar se sentiu inspirado. “Eu pretendo estudar programação, e o gráfico e a jogabilidade do game estão muito bons”, afirmou. 

Para Tiago da Cruz, de 20 anos, Árida se destacou pela forma sensível como retrata a realidade histórica do sertão.  “É um jogo bem interessante, que mostra como era a vida em 1895, as dificuldades, a seca, a fome, como tudo era difícil naquela época”, comentou o jovem. 

Maria São Paulo, colaboradora do AOCA Game Lab, atua na área de testes e validação do jogo, garantindo que tudo funcione perfeitamente antes do lançamento. Ela compartilhou um pouco da expectativa em torno de Árida e da importância do retorno do público. “Basicamente, é observar como as pessoas estão reagindo ao jogo, principalmente agora que já estamos na produção de Árida 2. Para a gente, é crucial entender quais expectativas o público está criando em relação à continuação, pra que possamos corresponder com um trabalho ainda melhor.” 

Lobba Mattos, criadora de jogos e presidenta da Bahia Indie Game Developers, ressaltou a importância do fomento como elemento essencial para transformar ideias em projetos concretos. Segundo ela, o incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento é o que possibilita que a produção de jogos avance de forma estruturada e competitiva. 

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“O papel do fomento científico é fundamental para criar as condições necessárias. Grande parte dos jogos feitos na Bahia vem de um contexto de pesquisa — seja no jogo educacional, seja no jogo aplicado. Não nos falta talento, não nos falta dedicação, não faltam pessoas dispostas a trabalhar e produzir. Mas o volume de recursos é, sem dúvida, um diferencial. O fomento existe justamente pra isso: pra nivelar o chão e permitir que todos possam caminhar com mais estabilidade”, enfatizou. 

Inovação

Sinduscon-BA define agenda estratégica de inovação e produtividade

Temas prioritários nortearão as próximas ações voltadas à modernização da construção civil baiana

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O Grupo de Trabalho Inovação & Produtividade, vinculado ao Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA),
Foto: Divulgação

O Grupo de Trabalho Inovação & Produtividade, vinculado ao Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA), acaba de dar um passo decisivo para o futuro do setor. Em reunião recente, o GT definiu os temas prioritários que nortearão as próximas ações voltadas à modernização da construção civil baiana. 

A escolha dos temas foi baseada em uma escuta ativa e qualificada: uma pesquisa ampla que envolveu construtoras, professores, pesquisadores universitários e demais profissionais da área. O objetivo foi captar, com precisão, os desafios e necessidades reais do setor. 

Sob a coordenação do diretor do Sinduscon-BA, Marcos Galindo, e com assessoria técnica do SENAI CIMATEC, o grupo reforça o compromisso da entidade com a transformação da indústria da construção. 

“A inovação e a produtividade são eixos fundamentais para um setor mais eficiente, competitivo e sustentável. O Sinduscon-BA está atento às mudanças e disposto a liderar esse movimento”, afirma Galindo. 

Com essa iniciativa, o Sinduscon se posiciona mais uma vez como protagonista na construção de um futuro mais tecnológico e eficiente para a cadeia produtiva da construção no estado. 

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Inovação

Bahia inaugura segundo Parque Aeroespacial do Brasil

O equipamento é o segundo dessa natureza no Brasil, junto com o de São José dos Campos, em São Paulo 

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Base Aérea de Salvador, o Parque Industrial e Tecnológico Aeroespacial da Bahia. O equipamento é o segundo dessa natureza no Brasil,
Foto: Wuiga Rubini/GOVBA

Com investimento de R$ 650 milhões em infraestrutura, foi inaugurado, nesta sexta-feira (18), na Base Aérea de Salvador, o Parque Industrial e Tecnológico Aeroespacial da Bahia. O equipamento é o segundo dessa natureza no Brasil, junto com o de São José dos Campos, em São Paulo. Resultado de parceria entre o Governo da Bahia, o Ministério da Defesa, a Força Aérea Brasileira e o SENAI CIMATEC, o complexo já inicia suas atividades com duas empresas instaladas, outras quatro em fase de implantação e a primeira turma do curso técnico de Manutenção em Aeronaves, voltado para formação de profissionais especializados. 

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida, que representou o governador Jerônimo Rodrigues durante a solenidade, destacou a celeridade do projeto: “Esta é a prova de que o setor público responde com agilidade quando o objetivo é gerar ciência, tecnologia e inovação para a juventude baiana. Estamos inaugurando um novo ciclo econômico, pautado pela aeronáutica e pela economia do conhecimento.” 

De acordo com o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Marcelo Damasceno, “a Bahia foi escolhida para sediar o parque porque a Base Aérea de Salvador oferece área ampla com pista pronta para pousos e decolagens, ideal para atrair empresas do setor. Com essa facilidade logística, o parque está destinado a ser um dos maiores do Brasil e da América Latina”, disse. 

Para André Oliveira, superintendente de novos negócios do SENAI CIMATEC, o parque nasce com forte vocação em pesquisa e desenvolvimento: “Além do técnico, iniciamos pós-graduação em Engenharia Aeronáutica, vamos lançar Engenharia de Sistemas e já trazemos seis empresas em áreas como drones e eVTOL. A meta é criar uma nova cadeia industrial e um centro de inovação de ponta.” 

O secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Augusto Vasconcelos, pontuou que a iniciativa tem um grande impacto social: “o curso de mecânico de aeronaves oferece vagas gratuitas para jovens de baixa renda. É formação de alta especialização, com salário médio acima de outras profissões, e posiciona Salvador para exportar talentos”, declarou o secretário. Um exemplo é o estudante Fábio Pinto, de 41 anos, que migra da manutenção automotiva para a área aeronáutica e sintetiza a expectativa dos futuros profissionais: “minha meta é, em dois anos, estar trabalhando com aviões; este curso antecipa o sonho sem precisar buscar formação fora da Bahia”, disse. 

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Inovação

RoboCup 2025 acontece em Salvador até a segunda (21)

O evento, com cerca de 2 mil participantes confirmados e equipes de 40 países, é considerado a ‘Copa do Mundo de Robôs’

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A RoboCup 2025, maior campeonato de robótica e Inteligência Artificial do mundo, acontece até a próxima segunda-feira (21) em Salvador.
Foto: Lucas Moura / Secom PMS

A RoboCup 2025, maior campeonato de robótica e Inteligência Artificial do mundo, acontece até a próxima segunda-feira (21) em Salvador. O evento, com cerca de 2 mil participantes confirmados e equipes de 40 países, é considerado a ‘Copa do Mundo de Robôs’, e acontece no Centro de Convenções, na Boca do Rio. Além do Brasil, que possui a maior delegação, com 45 equipes no total, países como Alemanha, China, Estados Unidos e Japão também se preparam para a competição, que terá entrada gratuita para o público entre quinta-feira (17) e domingo (20), das 9h às 20h. 

Na programação, destaque para as copas de futebol de robôs, simulação de situações de desastre com uso de robôs no salvamento, além da demonstração do uso de drones em entregas em locais de difícil acesso, com uso da inteligência artificial. 

A RoboCup acontece a cada edição em um país. Em 2024, foi realizado em Eindhoven, na Holanda, e a próxima edição será na Coreia do Sul. Com 17 equipes, a China chama atenção pelas inovações tecnológicas que traz para o evento. “Com investimentos robustos em pesquisa e desenvolvimento e a presença de empresas líderes no setor, como a Booster e a Unitree, o país tem sido um dos principais pólos de avanço na robótica mundial”, destaca o presidente da RoboCup Brasil. Entre os vizinhos sul-americanos, marcarão presença o Uruguai, Chile e Argentina. 

Para acessar o RoboCup é preciso fazer um cadastro gratuito no site Sympla através do link https://www.sympla.com.br/evento/robocup-25/3002534. Quem chegar na hora sem o cadastro também poderá se inscrever na entrada — o evento disponibilizará Wi-Fi para facilitar o processo. 

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