SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
Anúncios

Turismo

Bahia celebra o início do avistamento de baleias-jubarte

Com enfoque no turismo sustentável, temporada impulsiona a economia local e valoriza a biodiversidade

Publicado

em

A temporada 2025 de avistamento de baleias-jubarte começou oficialmente nesta quarta-feira (16), trazendo de volta à cena baiana um
Feijão Almeida/GOVBA

A temporada 2025 de avistamento de baleias-jubarte começou oficialmente nesta quarta-feira (16), trazendo de volta à cena baiana um dos espetáculos naturais mais fascinantes do planeta. Com seus saltos acrobáticos e cantos hipnotizantes, as gigantes do mar já podem ser vistas em diversos pontos do litoral da Bahia, oferecendo aos visitantes uma experiência única de conexão com a natureza. A abertura oficial aconteceu na Marina da Penha, no bairro da Ribeira, em Salvador, em um evento promovido pela Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA).

O evento contou com a presença do vice-governador Geraldo Júnior e do secretário de Turismo, Maurício Bacelar. Geraldo Júnior ressaltou a importância da iniciativa afirmando que o turismo de avistamento “impulsiona a economia local, preserva o meio ambiente e valoriza a biodiversidade baiana”. Já o secretário destacou que o governo está trabalhando na estruturação do setor, dizendo: “estamos estruturando rotas, qualificando operadores e promovendo nosso litoral. As baleias são um espetáculo e a Bahia, o palco perfeito.”

Na quinta-feira (17), a Setur realizará uma capacitação virtual com um especialista, voltada a agências de turismo e condutores de embarcação. O encontro vai abordar aspectos biológicos das espécies marinhas avistadas no litoral baiano e orientar sobre boas práticas para garantir segurança e bem-estar, tanto para os turistas quanto para os animais, especialmente as baleias. Também será reforçada a importância do cadastro obrigatório das agências junto ao Ministério do Turismo. Já na sexta-feira (18), a Setur promove um passeio de familiarização para agências e imprensa, com o objetivo de proporcionar, na prática, a experiência do turismo de avistamento no alto-mar.

Turismo com impacto positivo

De julho a outubro, milhares de jubartes migram das águas geladas da Antártida para se reproduzir e amamentar seus filhotes nas águas mais quentes do Atlântico Sul, especialmente nas proximidades do Banco dos Abrolhos, considerado o maior berçário da espécie em todo o hemisfério sul. Esse fenômeno transforma o litoral baiano em um dos principais destinos de turismo de natureza do Brasil.

ANÚNCIO
Anúncios

Além de atrair visitantes nacionais e internacionais, o turismo de avistamento tem se consolidado como uma importante fonte de renda para comunidades costeiras e operadoras locais. Municípios como Caravelas, Prado, Ilhéus, Itacaré e Salvador já sentem o impacto positivo da temporada no setor de hospedagem, alimentação e transporte náutico. Para o trade turístico, é uma oportunidade de mostrar o que a Bahia tem de mais autêntico e sustentável.

“A temporada das jubartes mostra como o turismo pode ser aliado da conservação. Temos um produto único, que atrai visitantes em busca de experiências autênticas. Estamos prontos para recebê-los com segurança e respeito ao meio ambiente”, destacou Jean Paul Gonze, representante da Associação Brasileira de Agências de Viagens da Bahia (ABAV Bahia).

Sustentabilidade em foco

A valorização desse tipo de turismo também caminha ao lado da preservação ambiental. Durante o evento, representantes de entidades ecológicas ressaltaram a importância de seguir boas práticas durante os passeios, como manter distância dos animais, reduzir o ruído dos motores e evitar qualquer forma de interferência no comportamento natural das baleias.

“O avistamento consciente promove educação ambiental e contribui para a proteção das jubartes. É fundamental que operadores sigam as boas práticas, mantendo distância adequada e evitando interferência nos comportamentos naturais dos animais”, comentou William Freitas, presidente da RedeMar Brasil, uma organização da sociedade civil, dedicada à proteção dos oceanos.

ANÚNCIO
Anúncios

Com a temporada oficialmente iniciada, a expectativa da Setur-BA é atrair ainda mais visitantes em busca do encantamento proporcionado pelas jubartes. Estima-se que até outubro cerca de 30 mil baleias passem pela costa baiana, oferecendo um espetáculo inesquecível e reforçando o protagonismo da Bahia no cenário do ecoturismo brasileiro.

Turismo

Bahia se consolida como polo de turismo de negócios

Com a realização inédita da Exposibram em Salvador, estado atrai atenção global e fortalece sua vocação para o turismo corporativo

Publicado

em

A Bahia é palco, pela primeira vez, da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram), um dos principais eventos do setor
Foto: Matheus Landim/GOVBA

A Bahia é palco, pela primeira vez, da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram), um dos principais eventos do setor no mundo, que acontece no Centro de Convenções Salvador até quinta-feira (30). Com quatro dias de programação, o encontro reúne 400 expositores das Américas do Sul e do Norte, Europa e Ásia, com apoio do Governo do Estado, e expectativa de atrair 30 mil participantes. 

Durante o evento, a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) promove ações de receptivo cultural e divulgação dos atrativos das 13 zonas turísticas do estado, com destaque para a capital e seu entorno. A iniciativa reforça a diversificação da oferta de produtos e experiências turísticas. 

“A vinda inédita desse grande evento para a Bahia é resultado do trabalho de captação de encontros corporativos, que o Governo do Estado tem feito para impulsionar o turismo de negócios nos destinos em que eles acontecem, com Salvador em destaque pela sua agenda mais intensa”, afirmou Giulliana Brito, titular da Setur-BA em exercício, durante a abertura da Exposibram. 

Raul Jungmann, presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), também celebrou a escolha da capital baiana: “A Bahia é o terceiro maior produtor de minerais do país e possui uma vasta potencialidade ainda a ser explorada. É uma felicidade termos escolhido Salvador para sediar nosso evento, também pela sua rica história e cultura.” 

A programação cultural da Exposibram inclui apresentações de ícones da música baiana como Bell Marques, Luiz Caldas, Olodum, Timbalada, Leo Stakazero e Targino Gondim, além de um festival gastronômico com culinária típica. 

ANÚNCIO
Anúncios

Eventos diversificados movimentam Salvador e o interior 

Além da Exposibram, Salvador recebe nesta semana o 20º Congresso Brasileiro de Procuradoras e Procuradores Municipais (CBPM) e o 13º Encontro Nacional do Colégio Permanente de Juristas da Justiça Eleitoral (Copeje), ambos com apoio da Setur-BA. 

No último fim de semana, a secretaria também patrocinou eventos em diferentes zonas turísticas: a 13ª Feira Literária Internacional de Cachoeira (Flica), o Festival Náutico Outubro Rosa na Marina da Penha, o Fórum Mundial de Afroturismo em Camaçari, o 32º Encontro Brasileiro dos Comerciantes de Material de Construção na Praia do Forte, e o Pedal dos Jogos da Integração em Valente. 

Continue Lendo

Turismo

Voo da Latam Congonhas-Ilhéus favorece turismo e negócios

Publicado

em

O voo regular da Latam, que liga o aeroporto de Congonhas (São Paulo) a Ilhéus, na Costa do Cacau, foi inaugurado na tarde de domingo
Foto: Tatiana Azeviche/Ascom Setur

O voo regular da Latam, que liga o aeroporto de Congonhas (São Paulo) a Ilhéus, na Costa do Cacau, foi inaugurado na tarde de domingo (26), em solenidade na área de check-in do aeroporto da cidade baiana. Ela reuniu representantes do Governo do Estado, da companhia aérea e da Socicam, empresa responsável pela administração do terminal ilheense, que firmaram uma parceria para a consolidação da rota, antes sazonal. O ato foi acompanhado pelo trade turístico e teve receptivo da Secretaria de Turismo (Setur-BA), com baianas típicas e os personagens Gabriela e Nacib, criados pelo escritor Jorge Amado, que simbolizam Ilhéus. 

“É um momento de comemoração. Ampliar a malha aérea é fundamental para o desenvolvimento e fortalecimento do turismo baiano. Este voo vai proporcionar o aumento do fluxo turístico em Ilhéus e demais cidades da Costa do Cacau e abre novas oportunidades de negócios e investimentos na região”, ressaltou a chefe de Gabinete da Setur-BA, Giulliana Brito, que representou o secretário Maurício Bacelar. 

“O voo impulsiona o setor turístico da região, trazendo mais opções de deslocamento para Ilhéus, e beneficia toda a economia”, completou a assessora especial da Casa Civil do Estado, Adélia Pinheiro. 

Para o Head de Assuntos Públicos da Latam Brasil, Eduardo Macedo, “é a consolidação do investimento que a Latam vem fazendo na Bahia, porque transformar uma rota sazonal em rota estrutural significa trazer mais conectividade, mais incentivo econômico e turístico, aproximando a Estrada do Chocolate de São Paulo”. 

A nova linha da Latam tem duas frequências semanais, aos sábados e domingos, em aeronave Airbus A319, de 140 lugares. As partidas de Congonhas acontecem às 11h50, com pouso em Ilhéus às 14h. No retorno, sai às 14h40 da cidade baiana, chegando a São Paulo às 17h05. 

ANÚNCIO
Anúncios

“Excelente contar com este voo, nesta minha primeira viagem à Costa do Cacau. E o aeroporto é de ótima qualidade”, relatou a empresária Núbia Bittencourt, de Brasília, que veio no voo inaugural. 

Reformado e ampliado pelo Governo do Estado, com capacidade para mais de 1,2 milhão de passageiros por ano, o Aeroporto Jorge Amado (Ilhéus) também dispõe de um posto do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), mantido pela Setur-BA. “Notei que reformaram o terminal. As instalações ficaram muito mais confortáveis”, elogiou a empreendedora Sarah Carneiro, de São Paulo, que também viajou pela Latam. 

Continue Lendo

Turismo

Novos voos para Salvador e Ilhéus ampliam malha aérea nacional da Bahia

A rota é feita em aeronave Boeing 737, de 186 lugares, e aproxima a zona turística Vale do São Francisco da capital baiana

Publicado

em

A Gol Linhas Aéreas celebrou, na noite de quinta-feira (23), o novo voo de Petrolina (Pernambuco) para Salvador, com três frequências
Foto: Divulgação

A Gol Linhas Aéreas celebrou, na noite de quinta-feira (23), o novo voo de Petrolina (Pernambuco) para Salvador, com três frequências semanais, às terças, sextas e sábados; e volta às segundas, quintas e sábados. A rota é feita em aeronave Boeing 737, de 186 lugares, e aproxima a zona turística Vale do São Francisco da capital baiana, facilitando a movimentação de visitantes e de negócios, na região conhecida pela riqueza hídrica, enoturismo e produção de frutas. A nova linha é resultado do trabalho de ampliação da malha aérea da Bahia, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), em parceria com as empresas de aviação e os aeroportos. 

“Essa rota da Gol não é apenas a ligação entre Salvador e Petrolina. Ela liga a nossa capital ao Vale do São Francisco, que, além dos atrativos naturais, culturais e do enoturismo, é também uma região que está no radar dos investidores do agronegócio. Portanto, o voo é uma ferramenta importante para a movimentação da economia baiana”, ressaltou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar. 

Já a Latam Brasil inaugura, neste domingo (26), às 13h, o voo de São Paulo para Ilhéus, na Costa do Cacau, partindo do aeroporto de Congonhas, com duas frequências semanais de ida e volta, aos sábados e domingos. A solenidade será no aeroporto ilheense, com a participação de dirigentes da Setur-BA, da companhia aérea e da Socicam, empresa que administra o terminal aeroviário da cidade do sul baiano, além de ativação cultural. A rota, que era sazonal, passará a ser regular, usando aeronave Airbus A319, com capacidade para 140 passageiros. 

“Esse voo da Latam é estratégico para Ilhéus e demais destinos da Costa do Cacau, porque o aeroporto de Congonhas fica no Centro de São Paulo, o que facilita o acesso de turistas que pretendem visitar a Bahia e de investidores que buscam negócios no estado. Era uma reivindicação do trade turístico, que a parceria do governo baiano com a Gol e a Socicam transformou em realidade”, explica o secretário Bacelar. 

“Tornar essa rota regular reforça nosso compromisso com a conectividade do Nordeste. Aproximamos ainda mais a Costa do Cacau da nossa malha, favorecendo o turismo e a economia locais e encurtando a distância entre a Bahia e São Paulo”, destaca o Head de Assuntos Públicos da Latam Brasil, Eduardo Macedo. 

ANÚNCIO
Anúncios

“Nos últimos dois anos, concluímos mais de R$ 70 milhões em investimentos para ampliar e modernizar o aeroporto de Ilhéus, o que torna o terminal ainda mais preparado para o crescimento da demanda”, pontua o diretor da Divisão de Aeroportos da Socicam, Alexander Cerqueira. 

Continue Lendo

Mais Lidas