SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Política

Bahia avança no combate à fome com decreto de regulamentação e estudo inédito

Programa Bahia Sem Fome ganha estrutura integrada; pesquisa VIGISAN detalha insegurança alimentar no estado

Publicado

em

diagnóstico destinado a subsidiar políticas públicas de combate à fome. O evento ocorreu nesta quarta-feira (26), em Salvador,
Foto: Matheus Landim/GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues assinou o decreto que regulamenta o Programa Bahia Sem Fome, iniciativa que busca organizar e fortalecer a integração com outros órgãos estaduais. A medida será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (27). Durante o ato, também foi lançada a revista VIGISAN – Inquérito Estadual sobre Segurança e Insegurança Alimentar na Bahia no contexto da COVID-19, um relatório diagnóstico destinado a subsidiar políticas públicas de combate à fome. O evento ocorreu nesta quarta-feira (26), em Salvador, durante o 4º Seminário Estadual do Bahia Sem Fome.

“Quando as pessoas não se alimentam bem, adoecem mais, precisam mais de hospitais e remédios. A vulnerabilidade alimentar tem que nos deixar indignados, para nos movimentar e resolver”, afirmou o governador.

A secretária extraordinária de Combate à Fome do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Valéria Buriti, destacou que a regulamentação do programa demonstra o compromisso do governo estadual com a segurança alimentar.
“São essas políticas públicas que fazem a diferença. O esforço conjunto entre governo federal, estadual e municipal promove essa grande transformação”, disse.

Regulamentação

A lei nº 14.635, que regulamenta o Bahia Sem Fome, pioneira no país, tem como objetivo integrar órgãos estaduais, com a Casa Civil coordenando políticas nas áreas de agricultura familiar, assistência social, saúde e educação. As ações seguem os marcos do Sistema Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), da Política Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (PESAN) e da Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (PEAPO).

A regulamentação prevê articulação com conselhos e instâncias de controle social, como o Conselho de Segurança Alimentar (CONSEA-BA), e a implantação da Rede de Equipamentos Integrados para o Combate à Fome. Também serão criados mecanismos permanentes para arrecadação de alimentos e recursos, além do Selo Social Bahia Sem Fome, que reconhecerá iniciativas de combate à fome.

ANÚNCIO

“A gente institui um selo de responsabilidade social valorizando as iniciativas que ajudam o Governo do Estado no combate à fome. Ele amplia o escopo do programa no sentido de captar mais recursos e direcioná-los para projetos prioritários”, explicou Tiago Pereira, coordenador do Bahia Sem Fome.

VIGISAN

O VIGISAN fornece base para diagnosticar a segurança alimentar na Bahia, auxiliando na formulação de políticas públicas. O estado ampliou a amostra da pesquisa, permitindo um detalhamento mais preciso da situação de insegurança alimentar em áreas urbanas e rurais.

Produzido pela Rede PENSSAN e pela Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o estudo traz um panorama detalhado que serviu de base para a criação do Bahia Sem Fome. Os dados vão orientar ações mais eficazes e duradouras, garantindo que cada política pública chegue a quem mais precisa.

Política

Governador determina prioridade total para prender responsáveis por morte de capitão da PM

Jerônimo Rodrigues acionou cúpula da segurança e promete resposta firme contra executores e possíveis mandantes

Publicado

em

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, afirmou que, ainda na noite de quinta-feira (15), assim que recebeu a notícia
Foto: Joá Souza/GOVBA

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, afirmou que, ainda na noite de quinta-feira (15), assim que recebeu a notícia da morte do capitão Salomão, da 18ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), acionou a cúpula da segurança pública e determinou prioridade total para identificar e prender os responsáveis, além de aprofundar a apuração para chegar a possíveis mandantes, inclusive na hipótese de envolvimento de organização criminosa. Segundo o governador, ele tratou do tema com o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, e com o comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Antônio Magalhães.

Jerônimo Rodrigues registrou solidariedade aos familiares, amigos e à tropa da PM e afirmou que o Estado vai dar todo o apoio à família e à corporação. O governador ressaltou que, mesmo não estando em serviço no momento da ocorrência, Salomão era policial e cidadão, e que a resposta do governo será firme, com trabalho investigativo e operacional, para responsabilizar os executores e quem estiver por trás do crime.

“Quero, antes de tudo, registrar meus sentimentos aos familiares; ontem, quando eu já tive a notícia, comecei a acompanhar com o secretário Marcelo, com o comandante geral Magalhães. Nós não vamos permitir de forma nenhuma que, em confronto, os nossos caiam. Se tiver de cair, que caiam os bandidos. Eu determinei que a gente pudesse ir em busca das pessoas responsáveis e daqueles que estão por trás; se tem crime organizado por trás, nós haveremos de encontrar”, disse o governador.

Por fim, Jerônimo pediu responsabilidade no debate público, defendendo serenidade e respeito diante de um episódio que exige investigação técnica e ação coordenada das forças de segurança. Ele reiterou que seguirá fortalecendo os investimentos na área, com novos equipamentos, proteção individual, viaturas e ampliação do efetivo, para aumentar a capacidade de prevenção e de resposta ao crime no estado.

Continue Lendo

Política

Bahia entrega 70 veículos para fortalecer assistência social nos municípios

Investimento de R$ 7 milhões marca a 1ª fase do Programa MobSUAS Bahia e amplia a presença do SUAS nos territórios

Publicado

em

A iniciativa representa um avanço significativo no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nos municípios baianos.
Foto: Amanda Ercília/GOVBA

O Governo do Estado realizou, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), a cerimônia de entrega de 70 veículos referentes à 1ª fase do Programa MobSUAS Bahia – Etapa I, com investimento aproximado de R$ 7 milhões. A solenidade aconteceu nesta sexta-feira (16), no Largo do Pelourinho, em Salvador, e contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, da secretária Fabya Reis, além de prefeitos, gestores municipais e demais autoridades. A iniciativa representa um avanço significativo no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nos municípios baianos.

Durante o evento, o governador destacou a importância do investimento para garantir dignidade e acesso às políticas públicas. “Nenhum estado brasileiro está fazendo ou fez uma entrega como esta para assistência social. A assistência social vem ocupando um espaço importante. Portanto, nós estamos estruturando o sistema único de assistência social em cada município. Existe um plano para isso, planejamos com todos os gestores municipais da assistência social”, afirmou.

Os automóveis, adquiridos com apoio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), serão destinados ao uso exclusivo dos serviços socioassistenciais nos municípios contemplados. O objetivo é assegurar melhores condições de deslocamento às equipes de referência do SUAS, além de ampliar o acesso de usuárias e usuários aos serviços, programas e equipamentos públicos da assistência social. Entre os municípios beneficiados estão Ruy Barbosa, Várzea da Roça, Santa Cruz Cabrália, Rodelas, Rio do Antônio, Presidente Tancredo Neves, Alcobaça, Amélia Rodrigues, Aramari, Ponto Novo, Caculé, Angical, Antônio Gonçalves e Andorinha.

Para a secretária Fabya Reis, o MobSUAS Bahia fortalece a gestão e a presença do SUAS nos territórios. “Vamos seguir nesse pacto levando a proteção social e aqui é mais do que veículos. Trata-se da capacidade de um sistema do porte da Bahia, que abrange todos os nossos municípios. Estamos presentes com os CRAS, os CREAS, as unidades de acolhimento e as ações de proteção às mulheres e aos idosos. Portanto, são condições de trabalho para incluir o nosso povo baiano na proteção social. Essa proteção social, que em 1988 passa a integrar, como direito, a assistência social destinada a todos os brasileiros”, ressaltou.

A iniciativa integra o Pacto de Aprimoramento do SUAS, compromisso firmado entre a gestão estadual, os municípios e demais instâncias do sistema, que estabelece metas e prioridades para qualificar a oferta de serviços e ampliar a atenção às populações em situação de vulnerabilidade em todos os territórios baianos. Com os novos veículos, os municípios ganham mais autonomia e capacidade operacional para atender demandas locais, especialmente em áreas de difícil acesso.

ANÚNCIO

O prefeito de Oliveira dos Brejinhos, Ferrugem, destacou o impacto direto da iniciativa para o atendimento dentro das ações realizadas. “Hoje é um dia de gratidão. Esse carro vai nos ajudar muito, o nosso município é muito extenso e vai facilitar muito o deslocamento de pessoas vulneráveis”, afirmou.

A entrega dos veículos também reforça a rede socioassistencial da Bahia, que já conta com mais de 1,7 mil equipamentos, programas e serviços distribuídos pelos territórios de identidade. O reforço na frota potencializa a atuação de equipes itinerantes, amplia ações como o SUAS Bahia Mais Rural e fortalece a proteção social em regiões mais afastadas dos centros urbanos.

Continue Lendo

Política

Jerônimo Rodrigues exalta fé na Bahia durante Festa do Bonfim

Governador da Bahia participa do cortejo em Salvador, agradece avanços e reforça esperança por saúde, emprego e tranquilidade em 2026

Publicado

em

Peço a Deus um ano de paz e tranquilidade”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues durante a tradicional Festa do Bonfim,
Foto: Wuiga Rubini/GOVBA

“A caminhada vai com diversos agradecimentos, para que possamos estar contritos a Ele. Que Ele continue dando paz ao mundo, saúde às pessoas e oportunidade de emprego. Peço a Deus um ano de paz e tranquilidade”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues durante a tradicional Festa do Bonfim, realizada nesta quinta-feira (15), em Salvador. Mais uma vez, Jerônimo cultivou sua devoção na celebração religiosa mais tradicional da Bahia. Acompanhado por seu secretariado, ao seguir até a Colina Sagrada, agradeceu ao Senhor do Bonfim pelos avanços alcançados pelo Estado nos últimos três anos e pediu saúde e serenidade para seguir governando, mantendo o ritmo de desenvolvimento que os baianos precisam. 

“Eu tive a possibilidade de vir na última sexta-feira do ano, agradecer a Deus e ao Senhor do Bonfim pela proteção em 2025. Tenho a chance de vir novamente pedir para que o ano seja de paz”, disse Jerônimo. 

A estrutura montada pelo Governo da Bahia acompanha todo o cortejo, garantindo segurança, cuidado com os fiéis e ações de valorização cultural. A Operação Lavagem do Bonfim 2026, coordenada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), reforçou o policiamento e o monitoramento em tempo real, enquanto o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) instalou postos de comando e garantiu pontos de hidratação com água tratada, fornecida pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). 

“Esperança, expectativa, força, união, resistência. Aqui tem um simbolismo muito especial, além da religiosidade, a fusão das culturas. E é isso que nós vamos continuar fazendo, ao lado do governador Jerônimo Rodrigues, transformando a vida das pessoas na educação, na saúde, na infraestrutura”, afirmou o vice-governador Geraldo Júnior. 

No percurso, a presença dos blocos foi fortalecida pelo Edital Ouro Negro, articulado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA) e pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi). A Secretaria de Turismo do Estado (Setur) apoiou a programação religiosa, e a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) levou às ruas uma mobilização de conscientização e respeito, em uma festa que ainda teve transmissão ao vivo da Lavagem pela TVE. 

ANÚNCIO
Continue Lendo

Mais Lidas