SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
Anúncios

Cultura

‘Bahêa, Minha Paixão’: tenho, li e recomendo

“Bahêa, Minha Paixão — Primeiro Campeão do Brasil”, de Nestor Mendes Jr.: Almanaque tricolor

Publicado

em

Agora, o Esporte Clube Bahia, o popular Bahêa ou BBMP (sigla para o mais escrachado grito de guerra de uma torcida
Foto: Alberto Freitas
Texto do jornalista e escritor baiano Elieser César

Nas últimas décadas, o futebol e a literatura vêm fazendo uma tabelinha entrosada fora dos gramados. Esse entrosamento do tipo Casal 20 (aquela dupla infernal do Fluminense do Rio de Janeiro dos anos 1980, formada pelos atacantes Assis e Washington, lembram?); pois esse casamento perfeito entre a bola e as letras já rendeu gols de placa como “À Sombra das Chuteiras Imortais”, de Nelson Rodrigues e “Maracanã, Adeus”, de Edilberto Coutinho, dentre outros tentos antológicos.

Esse resenhista já deu sua pequena contribuição para a estante da bola, com seu livro de estreia “O Azar do Goleiro” (São Paulo: Contexto, 1989). Na Bahia temos mais duas boas colaborações para letra do gol: as coletâneas “85, Uma Copa/ Quinze Histórias”, publicada em 2013, às vésperas da Copa das Confederações, no Brasil, pela Casarão do Verbo; e “Sete a Um”, cujo tema foi a vexaminosa goleada sofrida pela Seleção Brasileira na Copa Mundo de 2014, em casa, frente a Alemanha. O livro saiu pela editora Cousas.

Agora, o Esporte Clube Bahia, o popular Bahêa ou BBMP (sigla para o mais escrachado grito de guerra de uma torcida, para Bora Bahêa Minha Porra!), duas vezes campeão brasileiro (1959-1988), três vezes campeão do Nordeste e 50 vezes campeão baiano, ganha um novo troféu: o livro “Bahêa, Minha Paixão — Primeiro Campeão do Brasil”, do jornalista Nestor Mendes Jr, tricolor visceral.

Trata-se dos mais completo almanaque já feito sobre o Bahia até agora, numa edição primorosa, de 2022, da editora baiana Mir, com belas fotos e ilustrações de época. Ainda por cima muito bem contextualizado do ponto de vista histórico, pois para cada ano da saga tricolor, o autor entrelaça acontecimentos históricos do mundo, do Brasil e da Bahia. Sem sectarismo clubista, pode ser lido pelo torcedor de qualquer time, embora eu tenha a suspeita que alguns radicais do futebol prefiram atirá-o à fogueira.

O livro acompanha, ano a ano, a trajetória do Bahêa do povo, desde sua fundação no primeiro dia de 1931, numa parceria entre jogadores da Associação Atlética da Bahia e do Clube Bahiano de Tênis. Quis o destino que um time criado sob a égide da elite baiana caisse no coração do povo e por ele fosse impulsionado.

ANÚNCIO
Anúncios
Olheiro atento

Como um olheiro atento à revelação de talentos, nada escapa ao olhar onipresente de Nestor Mendes Jr, das grandes e épicas vitórias, como em 1959 e 1988, a derrotas acachapantes e as eliminações humilhantes que ainda doem na memória dos tricolores.

Minucioso, Nestor Mendes Júnior publica também o resultado e a data de todos os jogos oficiais e amistosos Bahia.

Na apresentação, o autor conta como virou tricolor, caminho seguido por quase todos os meninos da época por influência do pai. O velho Nestor torcia pelo Bahia, em São Sebastião do Passé, no Recôncavo baiano. O batismo de fogo veio quando o tio Armando Ferreira levou o menino, de 10 anos de idade, à velha Fonte Nova. Pronto a centelha da paixão pelo Bahêa já começava a incendiar o coração vermelho, do pequeno torcedor, que ganharia mais duas cores, a azul e a branca, estandarte permanente.

Senti falta no livro a presença de um folclórico tricolor, Gabriel Saraiva, falecido em 2023, aos 93 anos, aquele velhinho alegre que andava pelas ruas de Salvador, com a cara de Jorge Amado, e uma gravata com o escudo do Bahia e do Botafogo. Saraiva, que também sabia tudo sobre o Esquadrão de Aço, costumava provocar: “O Bahia tem história; os outros têm anedotas.”

Como todo torcedor de raiz, Nestor Mendes Jr. também chorou quando viu o Bahia impiedosamente batido. Mas garante que em seu coração de três cores pulsa muito mais a alegria proporcionada, ao longo de 92 anos, pelo Bahêa.

ANÚNCIO
Anúncios

Afinal, como se ouve nas arquibancadas da Fonte Nova, nas ruas e nos bares da Bahia, o Bahêa é o mundo!

Agricultura

Comunidade de Juazeiro comercializa mais de 100 mil ovos por mês

Esse avanço foi impulsionado pela implantação da Unidade Classificadora de Ovos

Publicado

em

A comunidade tradicional de fundo de pasto Cacimba do Silva, localizada no município de Juazeiro, tem se destacado na produção
Foto: Egnaldo Xavier

A comunidade tradicional de fundo de pasto Cacimba do Silva, localizada no município de Juazeiro, tem se destacado na produção e comercialização de ovos caipiras, alcançando a marca de mais de 100 mil ovos vendidos por mês. Esse avanço foi impulsionado pela implantação da Unidade Classificadora de Ovos, fruto de um investimento do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

A unidade, entregue pelo Governo do Estado neste mês de julho, beneficia diretamente 113 famílias agricultoras da região. O empreendimento tem fortalecido a avicultura local, agregando valor à produção e promovendo geração de renda.

“Hoje, nós não vendemos apenas ovos, vendemos uma marca: a Caipira do Silva. Só conseguimos alcançar esse patamar graças ao apoio recebido. Estamos com o entreposto funcionando e as vendas crescendo a cada dia”, destacou Márcio Irivan Passos, presidente da Cooperativa dos Empreendedores Rurais de Cacimba do Silva e Região (Coopercar).

Diariamente, cerca de 3.600 ovos passam pela unidade classificadora, o equivalente a 300 dúzias por dia. A comercialização é realizada tanto na comunidade quanto em localidades vizinhas, além da sede dos municípios de Juazeiro e Curaçá. A cooperativa conta com o Selo de Inspeção Municipal (SIM), o que tem ampliado o alcance e a confiança no produto.

“Esse entreposto melhorou muito nossa rotina e ainda vai melhorar mais. Estamos conquistando novos mercados e fortalecendo a cooperativa com organização e qualidade”, completou Márcio.

ANÚNCIO
Anúncios

Além da infraestrutura, a CAR também investe no fortalecimento da base produtiva e no assessoramento técnico continuado, garantindo suporte às famílias em manejo, alimentação e sanidade das aves.

“O acompanhamento técnico tem sido essencial para melhorar a produtividade e a qualidade dos ovos. O entreposto agrega valor ao produto e contribui diretamente para o aumento da renda das famílias”, explicou José Carlos Neri, técnico em desenvolvimento social da CAR.

A experiência da comunidade de Cacimba do Silva é um exemplo de como investimentos estruturantes, aliados à assistência técnica, promovem o desenvolvimento rural sustentável e valorizam a agricultura familiar baiana.

Continue Lendo

Agricultura

Agricultura familiar baiana recebe mais de 14 mil máquinas e equipamentos

Ação representa avanço na mecanização rural e inaugura nova fase com uso de telemetria em tratores

Publicado

em

Governo Federal, distribuiu mais de 14 mil máquinas e equipamentos agrícolas a agricultores e agricultoras familiares de todas
Foto: Ascom/CAR

Com uma das maiores entregas já realizadas em um único evento, o Governo do Estado da Bahia, em parceria com o Governo Federal, distribuiu mais de 14 mil máquinas e equipamentos agrícolas a agricultores e agricultoras familiares de todas as regiões do estado, durante o lançamento do Plano Safra Bahia 2025/2026, nesta quarta-feira (23), em Salvador. Ação representa avanço na mecanização rural e inaugura nova fase com uso de telemetria em tratores.

A ação é coordenada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com recursos do Governo do Estado e de emendas parlamentares, estaduais e federais. 

Um dos destaques da iniciativa é a introdução de tratores equipados com telemetria, tecnologia que permite o monitoramento remoto do desempenho e da operação dos equipamentos, com envio de alertas de manutenção e diagnósticos à distância por até cinco anos. A tecnologia permitirá gestão mais eficiente dos recursos, evitando desperdícios e ampliando a vida útil dos equipamentos. A Bahia é o primeiro estado do Nordeste a adotar esse nível de controle e inovação na mecanização rural. 

“Não se trata apenas de entregar máquinas. Estamos viabilizando o acesso à mecanização para quem antes não tinha oportunidade. E agora, com a telemetria, temos uma ferramenta estratégica que nos permite acompanhar a operação, o consumo de combustível, a manutenção e a localização dos equipamentos. É um salto em tecnologia e eficiência que fortalece a agricultura familiar da Bahia”, afirma Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da CAR. 

Foram entregues 127 tratores com implementos agrícolas (com telemetria), 13 tanques-pipa, 35 máquinas forrageiras, 8 retroescavadeiras, 4 motoniveladoras, 22 veículos utilitários, 8.774 caixas d’água de 1.000 litros, 4.681 caixas d’água de 500 litros e 1.040 barracas de feira. 

ANÚNCIO
Anúncios
Benefícios concretos para quem vive no campo 

O investimento tem impacto direto na vida de milhares de famílias agricultoras. Em Retirolândia, Aline Cunha, da Associação Comunitária de Desenvolvimento de Jiboia, celebrou a conquista. “Nossa comunidade sofre com a estiagem, mas tem força na agricultura familiar. Esse equipamento chega como esperança para plantar feijão, milho e tantas outras culturas”. 

Tássia Natali Nascimento, da Associação Agrícola de Lagoa 33 e Adjacências, em Ourolândia, reforçou: É um benefício imenso para o nosso povo do Sertão. Esse equipamento vai ajudar muito a nossa comunidade.” 

Na comunidade de Pedra Bonita, em São Domingos, Lucineide Teixeira destacou que a chegada de uma forrageira e uma roçadeira vai além da infraestrutura. “Nossos agricultores produzem leite, inclusive de cabra. Esses equipamentos vêm para somar com o trator que já temos. Vai facilitar a vida no campo e melhorar a renda das famílias.” 

Novo edital de ATER e protagonismo da agricultura familiar 

O Plano Safra Bahia 2025/2026 inclui ainda um novo edital de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) voltado para agroindústrias familiares. Serão mais de R$ 100 milhões em investimentos, beneficiando 16 mil famílias envolvidas em 320 agroindústrias já estruturadas pela CAR. 

A ação integra o maior Plano Safra da história do Brasil, lançado recentemente pelo Governo Federal, que destina R$ 89 bilhões à agricultura familiar. A Bahia será contemplada com R$ 4 bilhões, com linhas de crédito diferenciadas para mulheres, jovens e povos tradicionais. 

ANÚNCIO
Anúncios

Com quase 600 mil estabelecimentos da agricultura familiar e mais de 2 milhões de pessoas diretamente envolvidas, a Bahia lidera o cenário nacional e reforça sua vocação rural com foco em inovação, sustentabilidade e inclusão produtiva. 

“Com a parceria Bahia-Brasil, teremos R$ 4 bilhões para fortalecer a produção de alimentos saudáveis, ampliar o crédito e garantir condições especiais para mulheres, jovens e assentados. É uma agenda de valorização do rural e da vida”, finaliza Jeandro Ribeiro. 

Continue Lendo

Agricultura

SDR impulsiona agricultura familiar com entregas no Sertão do São Francisco 

O Governo do Estado conduziu ações estruturantes para fortalecer a produção, ampliar a renda no campo e impulsionar o desenvolvimento regional

Publicado

em

Com um pacote robusto de entregas e novos investimentos, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) reforça o compromisso
Foto: Ítalo Oliveira/SDR/GOVBA

Com um pacote robusto de entregas e novos investimentos, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) reforça o compromisso com quem vive da agricultura familiar no Sertão do São Francisco. Em evento realizado em Juazeiro, na última sexta-feira (18), o Governo do Estado conduziu ações estruturantes para fortalecer a produção, ampliar a renda no campo e impulsionar o desenvolvimento regional. 

A agenda, que contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e do secretário da SDR, Osni Cardoso, teve a entrega de nove tratores com implementos agrícolas destinados a oito municípios da região: Juazeiro, Canudos, Curaçá, Campo Alegre de Lourdes, Pilão Arcado, Remanso, Senhor do Bonfim e Sobradinho. Além disso, foram entregues 200 novas barracas para feiras livres, essenciais para dinamizar a comercialização de alimentos saudáveis e fortalecer os circuitos locais de abastecimento. 

Para Macieira de Oliveira Silva, feirante, receber novas barracas representa um avanço importante para quem vive da agricultura familiar. “Essas barracas são de grande importância. Antes, a gente precisava dividir uma mesa com outros colegas para expor nossos produtos. Agora, cada um tem o seu espaço, com mais dignidade, para mostrar o que produz na sua comunidade. É um privilégio ser contemplada com esse apoio, que contribui muito no nosso dia a dia”, afirmou. 

Entre os destaques, concretizou-se a entrega do novo entreposto de ovos da comunidade de Cacimba do Silva, em Juazeiro, que beneficiará diretamente 113 famílias agricultoras. Também foi inaugurada a nova Agroindústria de Frutas da comunidade de Itamotinga, reformada através do Projeto Pró-Semiárido, impactando positivamente 40 produtores e produtoras locais. 

A ocasião também foi marcada pela autorização da construção do novo Mercado do Peixe, na sede de Juazeiro, que atenderá cerca de 200 feirantes, e do Mercado Municipal no distrito de Maniçoba, que vai beneficiar outras 100 famílias agricultoras. 

ANÚNCIO
Anúncios

“A cada entrega, reafirmamos nosso compromisso com a agricultura familiar como eixo estruturante do desenvolvimento no campo. Essas ações não apenas movimentam a economia rural, mas levam mais dignidade a quem garante alimento na mesa dos baianos e baianas diariamente”, afirmou o secretário Osni Cardoso. 

As ações foram realizadas por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à SDR, e fazem parte de políticas públicas voltadas para o fortalecimento da produção, da comercialização e da infraestrutura rural na Bahia. 

Continue Lendo

Mais Lidas