SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
Anúncios

Segurança

Atendimento a pedido por pizza ao 190 revela qualificação da rede estadual de proteção à mulher

O caso, ocorrido na última quarta (30), resultou na prisão do agressor, que resistiu à abordagem e precisou ser contido com balas de borracha

Publicado

em

Comunicações (Cicom) de Vitória da Conquista deu visibilidade ao trabalho de capacitação do Governo do Estado à rede de proteção.
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

O pedido inesperado de uma pizza ao 190 evitou que mais uma mulher entrasse para as estatísticas de violência de gênero na Bahia, na última semana. O acolhimento à denúncia pelo Centro Integrado de Comunicações (Cicom) de Vitória da Conquista deu visibilidade ao trabalho de capacitação do Governo do Estado à rede de proteção. “Foi a sensibilidade e o treinamento do atendente, ao buscar mais respostas da solicitante, que levou ao entendimento de que a situação poderia ser real”, explicou o major Valmari Júnior, coordenador do Cicom.

O caso, ocorrido na última quarta-feira (30), resultou na prisão do agressor, que resistiu à abordagem e precisou ser contido com balas de borracha, ainda no imóvel da vítima. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP), uma medida protetiva foi solicitada pela Polícia Civil e concedida pela Justiça à mulher, que estava sofrendo ameaças do ex-companheiro por não aceitar o fim do relacionamento.

Outras 1.754 denúncias de violência contra a mulher foram feitas através do canal do Disque Denúncia, desde janeiro deste ano. A Polícia Civil também registrou 12.441 ocorrências de ameaça contra mulheres, 7.202 casos de lesão corporal dolosa, 208 episódios de importunação sexual e 51 feminicídios. Titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Periperi, a delegada Iola Nolasco diz que os registros são feitos de forma anônima para garantir a segurança da vítima e das pessoas ao seu entorno.

“Muitas vezes é a própria mulher quem faz a denúncia. Em algumas unidades da Polícia Civil, como a do SAC Salvador Shopping, a vítima tem total privacidade por estar em um centro comercial. Além de termos policiais treinados para isso”. Ela acrescenta que as denúncias também podem ser realizadas pelos e-mails: deam.brotas@pcivil.ba.gov.br, deam.periperi@pcivil.ba.gov.br, deam.candeias@pcivil.ba.gov.br e deam.camacari@pcivil.ba.gov.br e pelas centrais do 190, 181 e 180.

Para a comunicadora Alexandra Souza, de 29 anos, a rede de amparo do Estado e o anonimato dão a segurança para que mais pessoas denunciem as violências de gênero na Bahia. “Expor esses casos, como o que aconteceu [em Vitória da Conquista], faz a gente se sentir mais encorajada a falar sobre. Já é um começo, faz a gente se mobilizar mais diante de crimes como esse”, avalia.

ANÚNCIO
Anúncios

Parte integrante da rede de atenção, a Casa da Mulher Brasileira também tem coordenado o amparo às violências de gênero, desde dezembro de 2023, em Salvador. Entre janeiro e julho deste ano, mais de 6,5 mil atendimentos foram realizados e mais de 5,2 mil mulheres foram acolhidas. “Com esse equipamento, a gente conhece mais o contexto da vítima, fazendo a política pública chegar de forma mais efetiva, com toda a estrutura, toda essa rede que facilita o acesso dessas mulheres, diminuindo também os números de violência na Bahia”, contextualiza a coordenadora estadual da Casa da Mulher Brasileira, Ana Clara Auto.

Desde 2023, 22,6 mil mulheres já passaram pelo equipamento, que reúne acolhimento psicológico, assessoria jurídica, delegacia especializada, juizado, Defensoria Pública e alojamento de passagem em um único lugar. Na Bahia, outras unidades da Casa da Mulher Brasileira estão previstas para os municípios de Feira de Santana, Irecê e Itabuna.

Segurança

SSP e Detran realizam ‘Operação Desmonte’ em Feira de Santana

A ação educativa visa à legalização das lojas de comércio de peças veiculares com o Detran

Publicado

em

Secretaria da Segurança Pública (SSP) e o Departamento de Trânsito da Bahia (Detran) deflagraram a 'Operação Desmonte' na manhã
Foto: Jeferson Silva / Ascom SSP

Em operação conjunta com o objetivo de fiscalizar, orientar e instruir comerciantes de peças veiculares, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) e o Departamento de Trânsito da Bahia (Detran) deflagraram a ‘Operação Desmonte’ na manhã desta quinta-feira (23), em Feira de Santana. 

As equipes visitaram os estabelecimentos e enfatizaram a importância da atuação dos comerciantes se credenciarem no Detran para evitarem autuações, sanções e interdições das lojas. 

Sem o credenciamento, os locais podem ser responsabilizados por receptação ou comercialização ilegal de peças. A medida também assegura a diminuição de roubos de veículos, pois garante a circulação de apenas peças legais no mercado. 

As ações também foram realizadas em Salvador durante a semana, na região da Suburbana. Palestras e seminários serão ofertados pelo Detran para os empresários do ramo. 

Continue Lendo

Segurança

Operação Primus desarticula rede criminosa e revela esquema bilionário

Ação coordenada pela Polícia Civil da Bahia expõe sofisticado esquema de adulteração de combustíveis e lavagem de dinheiro na Bahia

Publicado

em

crime organizado, a lavagem de dinheiro e a adulteração de combustíveis. Batizada de Operação Primus, a ação foi coordenada pelo
Foto: Ascom/PCBA

A Polícia Civil da Bahia deflagrou uma das maiores operações já realizadas no estado contra o crime organizado, a lavagem de dinheiro e a adulteração de combustíveis. Batizada de Operação Primus, a ação foi coordenada pelo Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco-LD), com atuação simultânea em oito municípios baianos — incluindo Feira de Santana, Conceição do Jacuípe, Alagoinhas e Morro do Chapéu — além de ações nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

Durante a operação, foram cumpridas 74 medidas judiciais, sendo 62 mandados de busca e apreensão e 12 mandados de prisão, que resultaram em nove pessoas presas, além da apreensão de armas de fogo, munições, veículos de luxo e equipamentos utilizados por criminosos. A Justiça autorizou o bloqueio e sequestro de mais de R$ 6,5 bilhões em bens, revelando a dimensão financeira do esquema criminoso, que teve como ponto de partida a adulteração de combustíveis.

A investigação, que durou cerca de um ano e meio, revelou uma rede complexa e sofisticada de lavagem de capitais, com ramificações em pelo menos três estados brasileiros. Cerca de 200 postos de combustíveis estão sob investigação por possível envolvimento no esquema.

O principal articulador da organização criminosa foi preso em um hotel no município de Lençóis, na Chapada Diamantina. Outras prisões ocorreram em Conceição de Feira, Feira de Santana, São Paulo e Rio de Janeiro.

Em pronunciamento oficial, o governador Jerônimo Rodrigues destacou os resultados da operação e a capacidade da Polícia Civil da Bahia em enfrentar o crime organizado. “Estamos desmontando as ações financeiras do crime organizado e enfraquecendo as suas estruturas. Mostramos a capacidade que a Polícia da Bahia tem de buscar informações por meio da Inteligência, com profissionais capacitados e equipamentos adquiridos através de investimentos do Governo do Estado. A Bahia não dará espaço ao crime organizado”, afirmou o chefe do Executivo estadual.

ANÚNCIO
Anúncios

A Operação Primus segue em andamento, com novas diligências previstas e busca ativa pelos foragidos. Uma coletiva de imprensa está marcada para esta sexta-feira (17), às 11h30, na Sala Bahia pela Paz, no Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), com a presença de autoridades envolvidas na força-tarefa.

Continue Lendo

Segurança

PM erradica cerca de 14 mil pés de maconha em Curaçá 

A plantação foi incinerada, com prévia coleta de amostras que foram encaminhadas às autoridades competentes

Publicado

em

45ª CIPM, durante cumprimento da Operação Força Total, erradicaram cerca de 14 mil pés de maconha na zona rural do município de Curaçá. 
📸 Foto: 45ª CIPM 

Na manhã desta quinta-feira (16), policiais militares da 45ª CIPM, durante cumprimento da Operação Força Total, erradicaram cerca de 14 mil pés de maconha na zona rural do município de Curaçá. 

As guarnições atuaram na diligência, que visou a localização e erradicação do plantio de drogas na localidade conhecida como Ilha Unha de Gato. Após receberem informações, os policiais militares realizaram o mapeamento de toda a área, com a identificação de uma roça com a grande quantidade do plantio ilegal.  

Os pés de maconha foram incinerados, com prévia coleta de amostras que foram encaminhadas às autoridades competentes.  

A ocorrência foi formalizada na delegacia do município.  

 

ANÚNCIO
Anúncios

 

Continue Lendo

Mais Lidas