Olimpíadas 2024
Ataques afetam trens na França horas antes da abertura dos Jogos
Uma série de atos coordenados trouxeram caos às linhas ferroviárias mais movimentadas do país
![Sabotadores atacaram a rede ferroviária de alta velocidade da França em uma série de "atos maliciosos" que trouxeram caos às linhas](https://bahiapravoce.com.br/wp-content/uploads/2024/07/trensFranca.webp)
Sabotadores atacaram a rede ferroviária de alta velocidade da França em uma série de atos coordenados que trouxeram caos às linhas ferroviárias mais movimentadas do país horas antes da cerimônia de abertura das Olimpíadas. Uma investigação criminal foi aberta para apurar o atentado.
A operadora ferroviária estatal, SNCF, disse que incendiários atacaram instalações ao longo das linhas de TGV de alta velocidade que conectam Paris ao oeste, norte e leste do país, e o tráfego seria severamente interrompido em todo o país até o fim de semana.
“Este é um ataque massivo em grande escala para paralisar a rede TGV”, disse a SNCF, acrescentando que muitos serviços teriam que ser cancelados e os problemas persistiriam no sábado e no domingo.
A promotora pública de Paris, Laure Beccuau, disse que uma investigação formal foi iniciada sobre “danos deliberados à propriedade que podem prejudicar os interesses fundamentais da nação” e associação criminosa.
Não houve reivindicação imediata de responsabilidade, mas agências de notícias citaram fontes de inteligência dizendo que o mesmo método de incêndio criminoso havia sido usado anteriormente por grupos de extrema esquerda. Em setembro, a responsabilidade por ataques quase idênticos que causaram interrupção de viagens no norte da Alemanha foi reivindicada em um site de extrema esquerda.
A operadora ferroviária nacional disse que foi “vítima de vários atos maliciosos simultâneos durante a noite”, nos quais cabos de fibra ótica cruciais que passavam ao longo dos trilhos foram cortados e queimados.
Olimpíadas 2024
Rebeca conquista medalha de ouro na prova de solo
Foi a sexta medalha olímpica dela, que se isola como a maior medalhista olímpica do Brasil
![A despedida de Rebeca Andrade da Olimpíada de Paris não poderia ser melhor. Nesta segunda-feira (5), a paulista conquistou a medalha](https://bahiapravoce.com.br/wp-content/uploads/2024/08/AnyConv.com__rebeca.webp)
A despedida de Rebeca Andrade da Olimpíada de Paris não poderia ser melhor. Nesta segunda-feira (5), a paulista conquistou a medalha de ouro na prova de solo, alcançando seu quarto pódio na capital francesa. Foi a sexta medalha olímpica dela, que se isolou como atleta brasileira mais laureada na história do evento, superando os velejadores Robert Scheidt e Torben Grael, com quem a ginasta estava empatada.
Rebeca obteve 14.166 de nota em sua exibição, superando a favorita Simone Biles. A estadunidense – que, mais cedo, ficou fora do pódio da trave, assim como a brasileira – alcançou 14.133, sofrendo duas penalidades por pisar fora do tablado de competição. Mesmo assim, conseguiu a medalha de prata. O pódio foi completado por Jordan Chiles, também dos Estados Unidos, com 13.766.
A brasileira foi a segunda a se apresentar, ao som de uma combinação das músicas “End of Time”, de Beyonce, e “Movimento da Sanfoninha”, de Anitta. Ela recebeu 8.266 pela execução da série e mais 5.900 da nota de dificuldade das acrobacias. A comissão técnica pediu revisão desta última nota, sem sucesso. A pontuação total (14.166) de Rebeca foi melhor que as do individual geral (14.033) e da classificatória (13.900), mas inferior ao que atingiu na disputa por equipes (14.200).
As atenções, então, voltaram-se para Biles. Ela realizou a série mais complexa da final, com 6.900 de nota de dificuldade. No entanto, em duas acrobacias, pisou com os dois pés fora do tablado, o que diminuiu a nota de execução (7.833) e causou uma penalidade de 0.6. Rebeca ainda teve de aguardar as apresentações da romena Sabrina Maneca-Voinea e de Jordan Chiles para comemorar, emocionada, a vitória no solo.
Este foi o primeiro ouro de Rebeca em Paris. Ela já havia conquistado a prata no individual geral e no salto, além do bronze por equipes. Das finais que disputou, a brasileira não foi ao pódio somente na trave, ficando na quarta posição.
Olimpíadas 2024
Bia Ferreira perde por pontos fica com o Bronze
A brasileira foi derrotada pela irlandesa Kelllie Harrington por decisão dividida na semifinal do peso-leve
![Em um combate parelho, decidido apenas no terceiro round, a brasileira Bia Ferreira foi derrotada pela irlandesa Kelllie Harrington](https://bahiapravoce.com.br/wp-content/uploads/2024/08/Bia.webp)
Em um combate parelho, decidido apenas no terceiro round, a brasileira Bia Ferreira foi derrotada pela irlandesa Kelllie Harrington por decisão dividida na semifinal do peso-leve (até 60 quilos) do torneio de boxe feminino dos Jogos Olímpicos de Paris (França), na tarde deste sábado (3), e garantiu a medalha de bronze.
Apesar de se esforçar demais diante da adversária que a derrotou na decisão dos Jogos Olímpicos de Tóquio (2020), a baiana acabou superada pela irlandesa, que mostrou superioridade desde os primeiros momentos do combate.
“Foi uma grande luta. Demos um espetáculo. Infelizmente, não foi o resultado que eu queria. Não tem muito tempo para lamentar. Não encerrei no boxe olímpico como queria, que era com chave de ouro, todo mundo sabe disso. Eu vim para cá com um grande objetivo que era estar em mais uma final. Consegui completar um pouco da missão e ter uma outra medalha. Missão metade realizada com sucesso. Eu perdi para a atual campeã olímpica. Não é qualquer pessoa. Sabia que seria um combate difícil. Entreguei o que tinha para entregar. Eu sei que podia fazer muito melhor. Não tem muito o que lamentar. Infelizmente não deu. Desculpa ter decepcionado alguém, mas quem mais queria era eu”, declarou a brasileira, que agora se dedicará apenas ao boxe profissional.
A atual campeã mundial pela Federação Internacional de Boxe (IBF) garantiu a medalha de bronze mesmo com o revés para Kelllie Harrington porque não há disputa pelo terceiro lugar no boxe olímpico, com os dois perdedores das semifinais conquistando medalhas.
Olimpíadas 2024
Rebeca Andrade é prata na Ginástica Artística Individual
A brasileira dividiu o pódio com as norte-americanas Simone Biles (ouro) e Sunisa Lee (bronze)
![Rebeca Andrade conquistou a medalha de prata, em um embate histórico com a norte-americana Simone Biles, que ficou com o ouro](https://bahiapravoce.com.br/wp-content/uploads/2024/08/Rebeca.webp)
Rebeca Andrade conquistou a medalha de prata, em um embate histórico com a norte-americana Simone Biles, que ficou com o ouro na final individual geral feminina da Ginástica Artística, nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. A medalha de bronze ficou com a também norte-americana Sunisa Lee, ouro na Olimpíada de Tóquio, em 2020.
A competição abrange quatro aparelhos: salto, paralela assimétrica, trave e solo; e a nota final é o somatório das notas obtidas pelas atletas em cada um deles.
Biles somou 59.131 pontos, seguida de Rebeca, com 57.932; e de Sunisa Lee, com 56.465.
Com a conquista, a ginasta se tornou a mulher brasileira com o maior número de medalhas olímpicas – quatro no total. A outra brasileira classificada para a final, Flávia Saraiva, ficou em 9º lugar, com 54.032 pontos. Esta foi sua primeira participação na final desta modalidade.a