Segurança
Ação da Polícia Militar gera renda e oportunidades para a comunidade do Bairro da Paz
A ação social gratuita contou com desfile de moda, apresentação musical e exposição de arte

Uma programação de arte, música, moda e cultura esteve disponível nesta sexta-feira (25), na Casa da Música, na Lagoa do Abaeté, no bairro de Itapuã, em Salvador, para toda comunidade do Bairro da Paz e região. A ação social gratuita, desenvolvida pelo Governo do Estado, por meio da Base Comunitária de Segurança (BCS) do Bairro da Paz, contou com desfile de moda, apresentação musical e exposição de arte, garantindo renda, inclusão e oportunidades para a população local.
De acordo com o major PM Albert Nogueira, comandante da 15ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), o objetivo é apresentar as iniciativas desenvolvidas pela Polícia Militar da Bahia (PMBA) na comunidade do Bairro da Paz, através da BCS. “Dentre todas as temáticas que trabalhamos, a arte é uma delas. Então, a nossa equipe, juntamente com professores da comunidade, resolveu fazer um evento para marcar o final do primeiro semestre do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e trazer algo diferente. Hoje, a BCS do Bairro da Paz tem em torno de 12 projetos e 500 alunos participando”, explicou.
Um exemplo é o projeto Pró Recicla, que há seis anos, faz com que mulheres costureiras gerem a própria renda, transformando uniformes descartados da PM em roupas e artesanato. O desfile de moda fez parte da iniciativa na Casa da Música, com peças produzidas pela estilista Maria Gama, que envolveu meninas da comunidade. “Estamos iniciando agora esse projeto com essas fardas, dando aula de costura para crianças a partir de sete anos de idade. Algumas já estão conseguindo vender bolsas, bonecas, e isso prova que estão sendo aprovadas. No total, já temos dez alunas envolvidas, o que é muito satisfatório para nós”, disse.
Quem mostrou tamanha habilidade foi a pequena Mayla Gabrielle Coutinho, de apenas 9 anos, que costurou a própria roupa para desfilar no evento – um conjunto azul com colete e saia. “Estou muito feliz aqui, mostrando o que aprendi para outras pessoas e utilizando várias camisas que iam para o lixo”.
A cabo PM, Fabiana Sena, destacou a utilização de peças de matriz africana durante o desfile, que neste 25 de julho, marca uma celebração importante: o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. “O maior objetivo desse projeto é gerar renda para essas mulheres que aprendem também um ofício, que é o de costurar. Hoje escolhemos homenagear a presença da mulher negra dentro da nossa instituição (Polícia Militar), com esse mix de peças reutilizadas e os tecidos africanos”, enfatizou.
Na música, uma apresentação artística marcou a retomada do projeto “Primeiro Som da BCS Bairro da Paz”, que já alcançou 800 crianças e adolescentes através de aulas de música. As aulas são ministradas pelo percussionista soldado PM Daniel Moraes e cadeirante, que na ocasião, destacou a importância da ação social na comunidade. “É uma oportunidade de ajudarmos as crianças a saírem da ociosidade e, consequentemente, impedir que sejam recrutadas para o mundo do tráfico”, salientou.
Quem foi ao local também conferiu uma exposição de arte com telas produzidas com material reciclado, a partir do tecido do fardamento em desuso, e pintadas por alunos do Proerd. Essa atividade de arte é resultado da parceria da PMBA com a artista plástica Eneida Tosta, que realizou oficinas artísticas com o conteúdo aplicado durante o Proerd, responsável por atender duas mil crianças e adolescentes no Bairro da Paz.
BCS em ação
Inaugurada há 13 anos, a BCS Bairro da Paz faz parte da 15ª CIPM, comandada pelo major PM, Albert e o capitão PM, Queiróz. Outros projetos de inclusão são realizados nas áreas de esporte e educação, a exemplo de um cursinho preparatório para o Enem, ministrado por policiais militares.
Segurança
Grupo de Trabalho Festas Populares reúne entidades estaduais, federais e municipais
Atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade social durante o Carnaval 2026 é debatido em reunião na SSP

O atendimento e os protocolos voltados para o acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social e o alinhamento das ações para o Carnaval 2026 foram debatidos na manhã desta sexta-feira (12) durante a 7ª reunião do Grupo de Trabalho (GT) Festas Populares, presidido pela Secretaria da Segurança Pública. O encontro foi realizado no Auditório Capitão Mateus Grec, no prédio administrativo da pasta, no Centro Administrativo da Bahia.
A diretora de Direitos Humanos da Superintendência de Prevenção à Violência da SSP, tenente-coronel Cleidy Milanezi, explicou que o momento é importante para o debate. “Esse encontro reuniu toda a rede estadual e municipal que atua com grupos em vulnerabilidade e com foco nas festas populares – Festival da Virada e Carnaval, para podermos fortalecer e melhorar o atendimento aos foliões e foliãs nos eventos. O objetivo é conectar toda a rede, resultando em um menor tempo de resposta e em um ciclo completo de atendimento para as pessoas que buscam as Forças de Segurança”, destacou.
O coronel Raimundo Cerqueira, coordenador de avaliação de operações da Superintendência de Gestão Integrada da Ação Policial, afirma que a ideia é reunir várias instituições para dialogar e conhecer as propostas de cada órgão. “A integração é importante e com o uso do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), o atendimento é mais célere e assertivo”, completou.
O GT integra equipes das superintendências da pasta, além de integrantes das polícias Civil, Militar, Técnica e do Corpo de Bombeiros Militar.
Também participaram do encontro profissionais das Secretarias de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), da Saúde (Sesab), da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), da Administração Prisional e Ressocialização (Seap), de Políticas para as Mulheres (SPM), da Educação (SEC), do Turismo (Setur), além de representantes de entidades municipais. As reuniões do GT são realizadas a cada 15 dias, com a participação de diversos setores da sociedade que integram o Carnaval e o Festival da Virada.
Segurança
Governador sanciona leis para criação de novos comandos e promove oficiais da PM
O ato realizado no COI, em Salvador, reforça a presença do Estado no combate à criminalidade

A segurança pública na Bahia ganhou novo fôlego. Nesta segunda-feira (8), o governador Jerônimo Rodrigues sancionou leis para criação de novos comandos regionais, batalhões e companhias independentes, além de cargos estratégicos para a Polícia Militar da Bahia (PMBA). O ato realizado no Centro de Operações e Inteligência, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, reforça a presença do Estado no combate à criminalidade.
“Esses projetos fazem parte de um grande esforço de reorganização e mostram como estamos ampliando o alcance e a eficiência da segurança em todo o território baiano. É o intermédio entre o que estamos fazendo com a segurança pública e a responsabilidade de poder ajudar a construir uma Bahia mais segura. Segurança Pública se faz com planejamento, com orçamento, com capacitação e formação. Eu não abro mão de fazer a defesa da minha terra”, destacou Jerônimo Rodrigues.
Além de nomeações e designações para novas funções e comandos, o governador anunciou a promoção de 90 tenentes-coronéis, 95 majores e 114 capitães. Três comandos regionais foram criados para Jequié; Alagoinhas e Irecê; e novos batalhões implementados no Nordeste de Amaralina, em Itapuã, Feira de Santana, Eunápolis, Luís Eduardo Magalhães, Jacobina, Valença e Candeias. Já os municípios de Cafarnaum, Monte Santo, Conceição do Jacuípe, Cachoeira e Xique-Xique ganharam novas companhias independentes.
“Esse é o objetivo, demonstrar a importância da segurança pública. Não só ampliar a sensação, mas garantir a segurança na capital e no interior, se aproximando, cada vez mais, dos cidadãos”, destacou o secretário de Relações Institucionais, Adolpho Loyola.
O secretário Marcelo Werner explicou que a reestruturação não é apenas administrativa, mas tem impacto direto na vida da população. “Demonstra, efetivamente, o engajamento, a preocupação com a segurança pública do nosso estado. De 2023 para cá, já são duas reestruturações. Estamos fortalecendo a PM e a Polícia Civil, criando condições para intensificar as operações contra a violência”, frisou Werner.
Para o comandante-geral da PMBA, coronel Antônio Magalhães, as mudanças marcam um avanço histórico para a corporação. “Isso aqui é resultado exatamente de uma demanda que levamos ao nosso governador, que, sensível, demonstra que a segurança pública tem sido feita de forma transversal, mas também direta e cada vez mais recebe investimentos”, pontuou o comandante-geral.
A major Dulce Tarapow, agora promovida ao posto de tenente-coronel, celebrou. “Com a criação de mais comandos de policiamento regional, também ocorre a descentralização, o que traz um olhar mais individualizado para a região que tem características próprias, um olhar mais cuidadoso, mais atuante. Criar os cargos é uma alegria para a ascensão na carreira, para a realização de sonhos. Então profissional e pessoalmente falando, hoje é um momento extremamente feliz”, comentou a oficial que está há 31 anos na corporação.
Segurança
Mais de 200 animais silvestres são apreendidos em Paripe
A apreensão foi realizada nesta segunda (8), por equipes das Polícias Federal e Militar, através da Coppa

A ação conjunta, que visava ao combate ao crime ambiental, como comércio ilegal de animais silvestres, resultou na apreensão de 224 tarântulas, sendo que quatro foram encontradas sem vida, 14 escorpiões, um sem vida, duas lacraias, 25 aquários, uma caixa com tenébrios, larvas de insetos conhecidos popularmente como larva-da-farinha, uma caixa com baratas e 60 recipientes plásticos, além de materiais comumente utilizados no comércio ilegal de aracnídeos.
A apreensão foi realizada durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão. O investigado não foi localizado no momento da ação.
Os animais foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde receberão avaliação veterinária e terão destinação adequada, conforme prevê a legislação ambiental.
-
Infraestruturahá 3 dias
Trens do VLT do Subúrbio passam por últimos ajustes técnicos e operacionais
-
Economiahá 3 dias
Startups do Hub da Construção levam inovação ao Seminário Imobiliário do CRECI
-
Turismohá 3 dias
Setur-BA finaliza projeto Avança Turismo na Chapada Diamantina
-
Serviçoshá 2 dias
Vagas de emprego na Bahia para esta quinta-feira (11)