Saúde
Nova maternidade com 117 leitos reforça rede pública de saúde em Lauro de Freitas
Unidade integra o Novo PAC, recebe investimento superior a R$ 100 milhões e deve atender cerca de 3 mil gestantes do SUS
A construção de uma nova maternidade com capacidade para 117 leitos, em Lauro de Freitas, representa um reforço significativo para a rede pública de saúde da Região Metropolitana de Salvador. Nesta quinta-feira (7), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, acompanhado do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, assinou a ordem de serviço que autoriza o início das obras, dentro das ações do Novo PAC. O investimento ultrapassa R$ 100 milhões.
A unidade será construída na Via Metropolitana e deverá atender aproximadamente 3 mil gestantes do Sistema Único de Saúde (SUS) no município, ampliando o acesso a serviços especializados em saúde da mulher e à atenção materno-infantil. Com cerca de 8 mil metros quadrados de área construída, o equipamento foi projetado para oferecer um atendimento humanizado, com privacidade e suporte adequado desde o pré-natal até o pós-parto.
Durante a solenidade, o governador Jerônimo Rodrigues destacou a importância da nova maternidade para o fortalecimento da rede estadual de saúde. “Estamos ampliando a capacidade de atendimento e garantindo que as mulheres tenham acesso a um serviço digno, com estrutura adequada e cuidado especializado. Essa maternidade fortalece toda a rede de saúde da região”, afirmou.
O ministro Alexandre Padilha ressaltou que o investimento contribuirá para reduzir riscos e qualificar o atendimento às gestantes. “Essa unidade vai garantir mais segurança para mães e bebês, desde a gestação até o pós-parto. É um equipamento essencial para reduzir filas e ampliar o acesso aos serviços especializados”, disse.
A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, detalhou o perfil assistencial da unidade. Segundo ela, a maternidade terá condições de atender gestantes de risco habitual e também casos de maior complexidade, além de acolher mulheres que necessitam de cuidados específicos, como vítimas de violência. “É um avanço importante para a assistência na região”, destacou.
Integração com programas e incentivo à vacinação
A nova maternidade será integrada ao SUS Digital e ao programa Agora Tem Especialistas, iniciativas que visam modernizar o atendimento e reduzir o tempo de espera por consultas, exames e procedimentos especializados na rede pública.
Durante o evento, a Secretaria da Saúde do Estado disponibilizou o vacimóvel para atendimento à população, com oferta de imunizantes voltados às gestantes. Entre as vacinas oferecidas estavam a contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), indicada a partir da 28ª semana de gestação, a tríplice bacteriana (dTpa), disponível a partir da 20ª semana, além das vacinas contra hepatite B, influenza e Covid-19. A ação tem como objetivo incentivar a vacinação e ampliar a proteção de mães e recém-nascidos.
Saúde
Bahia terá novo centro estadual para reabilitação de pessoas com deficiência
Unidade no bairro do Stiep receberá mais de R$ 136 milhões em investimentos e ampliará capacidade de atendimento em 40%
A Bahia ganhará um novo Centro de Referência Estadual para o Cuidado Integral em Reabilitação de Pessoas com Deficiência (CRECIR) Luíza Câmara. A ordem de serviço foi assinada pelo governador Jerônimo Rodrigues na manhã desta quarta-feira (17), marcando mais um passo na ampliação da rede estadual de atenção às pessoas com deficiência.
“Essa é uma pauta muito especial para nós. É preciso cuidar da população que necessita desse cuidado especial. O intuito é regionalizar esse tipo de atendimento e ampliá-lo por toda a Bahia”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.
Com investimento estimado em R$ 80 milhões para obras e equipamentos, além de R$ 56 milhões referentes ao terreno — totalizando mais de R$ 136 milhões —, a unidade será implantada no bairro do Stiep e terá capacidade para realizar cerca de 15 mil atendimentos por mês.
O novo equipamento oferecerá serviços de reabilitação física, auditiva e intelectual, além de atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Também ampliará a oferta de atendimentos especializados, incluindo reabilitação visual, uso de equipamentos de alta tecnologia e uma oficina ortopédica para confecção e dispensação de órteses e próteses.
“É um centro de cuidado e acolhimento, não só para os pacientes, mas para toda a rede de apoio. Aqui, os quatro tipos de deficiência serão tratados, e vamos ampliar a capacidade de atendimento em 40%”, destacou a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.
Ainda conforme a gestora, o CRECIR integra o plano estadual de expansão da rede de atenção à pessoa com deficiência, que reúne investimentos de R$ 387 milhões. A iniciativa prevê a ampliação da rede de reabilitação em todo o estado, com a implantação de novos centros e a requalificação de unidades já existentes.
Além dos atendimentos especializados, a unidade contará com estrutura moderna, recursos de alta tecnologia e espaços destinados a atividades que promovam o cuidado integral e humanizado dos usuários.
Mãe de Yan, de 16 anos, e de Théo, de 9, a dona de casa Daniela Oliveira Santos se emociona ao falar da trajetória do filho mais velho, acompanhado pelo CEPRED desde os dois anos de idade. Para ela, os resultados alcançados aumentam a expectativa em torno do novo centro.
“Eu ouvi muito que ele não ia falar, mas não desisti. Hoje, com a ajuda do CEPRED e da musicoterapia, consigo ouvir a voz do meu filho. Ver meu filho cantando é uma gratidão enorme”, relatou.
Novos centros no interior
Durante a agenda, o governador também autorizou a publicação do edital para a construção de quatro novos Centros Especializados de Reabilitação, que serão implantados nos municípios de Cruz das Almas, Bom Jesus da Lapa, Brumado e Seabra. Além disso, foi assinada a ordem de serviço para a construção de um novo Centro Especializado em Reabilitação em Camaçari.
Saúde
Governo da Bahia anuncia policlínica em Barra e amplia investimentos na saúde do Oeste
Pacote de R$ 35,4 milhões inclui nova unidade, equipamentos para UBS e reforço na assistência hospitalar
Em visita ao Oeste baiano nesta terça-feira (16), o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), anunciou a implantação de uma policlínica no município de Barra, além de um conjunto de investimentos voltados à ampliação da rede de saúde na região.
Com aporte superior a R$ 25 milhões — resultado de parceria entre o Governo do Estado e a União, por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) —, a nova policlínica será a terceira unidade do tipo no Oeste baiano, somando-se às já existentes em Barreiras e Ibotirama.
A estrutura terá capacidade para oferecer consultas e exames especializados em áreas como angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia, neurologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, urologia, ginecologia, pneumologia, dermatologia, reumatologia e ortopedia, além da realização de pequenos procedimentos cirúrgicos. Também serão disponibilizados serviços de farmácia clínica, enfermagem, psicologia e nutrição, bem como exames como MAPA, Holter, ecocardiograma, teste ergométrico, eletrocardiograma, eletroencefalograma, endoscopia digestiva, mamografia, ultrassonografia com Doppler, raio-X, ressonância magnética e tomografia.
“Com o intuito de levar saúde para toda a população, o Governo do Estado tem promovido uma verdadeira transformação na Bahia. Nos últimos três anos, já foram entregues 14 hospitais, sendo três apenas na região Oeste. Esse compromisso é prioridade da nossa gestão, garantindo dignidade e acesso aos que mais precisam”, destacou a secretária estadual da Saúde, Roberta Santana.
Durante a agenda em Barra, o governador Jerônimo Rodrigues também anunciou outras iniciativas para fortalecer a atenção primária. Entre as ações, estão a entrega de equipamentos para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios de Wanderley e de Fabrício Teixeira, além da autorização para a construção de novas UBS no bairro Viana e no povoado de Curralinho.
Na ocasião, foi confirmado ainda o repasse do Comando Único das Ações e Serviços da Atenção Ambulatorial Especializada e Hospitalar de Média e Alta Complexidade (MAC) ao Hospital Municipal Ana Marianni, bem como a entrega de uma ambulância modelo van ao município. No total, os investimentos anunciados somam R$ 35,4 milhões.
“Barra celebra hoje 153 anos de emancipação, e estamos trazendo investimentos importantes para construir um futuro melhor para a cidade. São obras que ampliam os serviços públicos e oferecem mais qualidade de vida à população. Trata-se de um conjunto de ações que reafirma o compromisso do Governo do Estado com o povo do Velho Chico”, afirmou o governador.
Saúde
Roberta Santana enquadra secretário de Salvador: “Maternidade recém-aberta não vira referência no grito”
Nas redes sociais, a secretária estadual da Saúde rebateu o secretário municipal de Salvador e cobrou que a Prefeitura assuma falhas na atenção básica e no pré-natal
A secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, rebateu, nas redes sociais, declarações do secretário municipal da Saúde de Salvador, Rodrigo Alves, que afirmou que a nova maternidade municipal teria virado referência para o Estado. Em tom duro, Roberta afirmou que a Prefeitura tenta transformar uma unidade recém-inaugurada em peça de propaganda, enquanto ignora a rede estadual que há décadas sustenta o atendimento materno-infantil na capital.
“Meu povo, vamos com calma. Uma maternidade recém-aberta não vira referência estadual no grito. Salvador passou quase 477 anos sem maternidade municipal. Enquanto isso, as maternidades estaduais seguraram e ainda seguram essa rede inteira. Só em 2025, as seis maternidades estaduais que ficam em Salvador fizeram mais de 84 mil atendimentos. Em 2026, já passamos de 40 mil. Então, menos animação e mais trabalho, secretário”, afirmou Roberta.
A secretária também criticou a tentativa da gestão municipal de atribuir ao Estado a demanda crescente da maternidade municipal. Segundo Roberta, antes da porta da maternidade existe uma responsabilidade básica da Prefeitura: garantir pré-natal, exames, acompanhamento e vinculação da gestante a uma unidade de referência.
“Antes da maternidade tem posto, pré-natal, exame e vinculação da gestante. Em Salvador, mais de 32% das gestantes não completam o pré-natal, que deve ser feito na atenção básica, responsabilidade do município. Se a mulher não é acompanhada direito, muitas vezes ela nem chega vinculada a uma maternidade. Não venha jogar no colo do Estado um dever de casa que a Prefeitura demorou quase 477 anos para começar a fazer”, disse.
Roberta afirmou ainda que os dados do próprio Plano Municipal de Saúde desmontam o discurso da Prefeitura. Em Salvador, três em cada dez gestantes não completam o pré-natal. O desempenho fica atrás de capitais como Belo Horizonte e Fortaleza. A secretária também apontou a baixa produção da atenção primária da capital baiana na comparação com outras cidades.
“Quando a Prefeitura diz que não dá para falsear dados, deveria começar olhando para os próprios números. Em Salvador, três em cada dez gestantes não completam o pré-natal. Belo Horizonte passa de 82%. Fortaleza passa de 77%. Salvador fica atrás. E na atenção primária é pior: enquanto Belo Horizonte fez mais de 23 milhões de consultas médicas, Salvador fez 3,29 milhões. É sete vezes menos. Então, secretário, antes de tentar jogar a culpa no Estado, leia o Plano Municipal de Saúde da sua própria secretaria”, provocou.
Apesar das críticas, a secretária afirmou que toda nova unidade do SUS é importante, mas cobrou funcionamento pleno dos serviços anunciados pela Prefeitura. Ela citou, em especial, a ausência de emergência pediátrica no Hospital da Criança, equipamento municipal inaugurado pela gestão de Salvador.
“Toda porta aberta no SUS é importante. Mas tem que abrir de verdade. Não é só cortar fita, botar placa e fazer propaganda. Se é Hospital da Criança, cadê a emergência pediátrica funcionando? Abra a porta. Quem segurou mãe, bebê e criança em Salvador por décadas foi o Estado. Quem chegou agora na feira não pode dizer que inventou a banca”, afirmou.
Roberta encerrou a resposta defendendo a atuação do Governo do Estado na ampliação da rede de saúde e disse que a gestão do governador Jerônimo Rodrigues tem trabalhado com investimento, estrutura e ampliação do atendimento.
“O governador Jerônimo Rodrigues tem mostrado como se faz: com trabalho, investimento e ampliação da rede de atendimento. No fim das contas, o que importa não é o discurso. É ter maternidade com equipe, estrutura e cuidado em uma das horas mais importantes da vida. O que importa é a gestante encontrar atendimento quando precisa. E isso ela encontra nas maternidades estaduais”, concluiu.
-
Políticahá 3 diasMatéria da revista Piauí expõe supostas relações entre Daniel Vorcaro e ACM Neto
-
São João 2026há 2 diasSão João da Bahia alia festa e proteção social em Salvador
-
São João 2026há 1 diaBahia intensifica testagem de ISTs durante os festejos e já identifica 111 casos positivos
-
São João 2026há 2 diasBahia realiza o maior investimento já feito em segurança no São João: R$ 45 milhões

