Política
Jerônimo Rodrigues participa de festa religiosa em Milagres e anuncia investimentos em infraestrutura e saúde
Governador acompanha tradicional Festa dos Vaqueiros, destaca turismo religioso e inaugura obras que fortalecem mobilidade e atendimento à população no Vale do Jiquiriçá
Com forte tradição no turismo religioso, o município de Milagres, no Vale do Jiquiriçá, recebeu neste domingo (26) a visita do governador Jerônimo Rodrigues. A agenda reuniu manifestações de fé, valorização da cultura nordestina e entregas importantes para o município nas áreas de infraestrutura e saúde.
A programação teve início com uma caminhada seguida de missa solene no Santuário Nossa Senhora de Brotas, reunindo vaqueiros, romeiros, famílias e representantes da comunidade local. Após a celebração, uma procissão percorreu as ruas do centro da cidade, acompanhada por vaqueiros montados a cavalo, tradição marcante do evento.
A visita incluiu a participação do governador na tradicional Festa dos Vaqueiros de Milagres, realizada com apoio do Governo do Estado desde a última sexta-feira (24) e considerada uma das maiores celebrações populares do interior da Bahia. O evento homenageia os vaqueiros e a cultura nordestina, reunindo milhares de pessoas e movimentando o turismo e a economia local. A programação conta com cavalgadas, comidas típicas e muito forró, fortalecendo as tradições da região.
Durante a agenda, Jerônimo Rodrigues destacou a importância da fé, da união e das políticas públicas voltadas à população. “Primeiro, dizer da alegria de estar voltando a Milagres, essa cidade santa, cidade da fé, para participar e acompanhar uma festividade religiosa. E a Festa dos Vaqueiros, que está no meu coração”, afirmou.
A programação também foi marcada pela presença de devotos de várias cidades. A professora aposentada Maria de Lourdes Ferreira, de 64 anos, que veio de Santo Estêvão, elogiou a organização do município. “Vim pela devoção que tenho a Nossa Senhora de Brotas. A cidade está organizada, bonita. Essa infraestrutura é uma maravilha, muito bom mesmo”, disse.
Infraestrutura e saúde fortalecidas
Durante a visita, o governador inaugurou a obra de pavimentação da travessia urbana do distrito de Tartaruga, no acesso entre a BA-046 e a BR-116. A intervenção recebeu investimento de R$ 3,5 milhões e contempla 4,13 quilômetros de vias.
“Aproveitamos a oportunidade para fazer essas entregas importantes. O asfalto traz conforto para as pessoas e fortalece a economia local”, destacou o chefe do Executivo estadual.
O secretário de Infraestrutura, Saulo Pontes, também ressaltou o impacto das obras. “Estamos garantindo melhor mobilidade urbana, facilitando o tráfego de passagem, fortalecendo o comércio e incentivando o turismo religioso, que é muito forte na região”, afirmou.
Na área da saúde, foram entregues duas ambulâncias, um veículo de apoio e um equipamento de raio-X móvel, ampliando a capacidade de atendimento e reforçando a rede de assistência no município.
Eleições 2026
Vereador mais votado do União Brasil em Ipiaú rompe com ACM Neto e declara apoio a Jerônimo
Ex-presidente da Câmara, San de Paulista acompanhou o governador em evento em Aiquara e afirmou estar ao lado do projeto de reeleição do petista
O vereador mais votado do União Brasil em Ipiaú, San de Paulista, abandonou a pré-campanha de ACM Neto e anunciou apoio à reeleição do governador Jerônimo Rodrigues (PT). O posicionamento foi confirmado durante a visita do chefe do Executivo baiano ao município de Aiquara, na noite deste domingo (26), durante as comemorações do São Pedro da Palmeirinha.
Ex-presidente da Câmara Municipal de Ipiaú, San de Paulista é ligado politicamente ao deputado estadual Sandro Régis (União Brasil) e ao deputado federal Léo Prates (Republicanos). Ao participar do evento ao lado de lideranças da região, o vereador destacou seu alinhamento com o governador.
“Eu vim prestigiar o governador. Junto com minha prefeita, Laryssa, estamos com Jero”, afirmou San de Paulista.
A decisão representa mais uma adesão ao grupo político de Jerônimo Rodrigues no interior da Bahia e evidencia movimentações partidárias que antecedem o processo eleitoral de 2026.
Eleições 2026
“É irônico um candidato que quis ser negro apoiar quem faz fala racista”, diz professor Marinho
Pré-candidato do PSB critica aproximação de ACM Neto com Ronaldo Caiado após declaração sobre “alforria” dos baianos e acusa o ex-prefeito de adaptar posicionamentos por conveniência eleitoral
“Era só o que faltava: o candidato que quis se apresentar como negro agora se alia a alguém que utiliza uma expressão de conotação racista para se referir a um estado onde quase 80% da população é negra.” A crítica é do professor Marinho Soares, pré-candidato a deputado estadual pelo PSB, após Ronaldo Caiado afirmar que ele e ACM Neto fariam o povo baiano se sentir “alforriado”.
Para o professor, ACM Neto adapta a própria identidade, o discurso e as alianças de acordo com aquilo que considera eleitoralmente mais vantajoso em cada momento.
A declaração de Caiado, segundo Marinho, acrescenta um novo capítulo a essa trajetória. Ao prometer a “alforria” dos baianos, o presidenciável recorreu a um termo associado ao período da escravidão para se referir à população de um estado formado majoritariamente por pessoas pretas e pardas.
Ainda de acordo com Marinho, o candidato de fato apoiado por ACM Neto para a Presidência da República seria Flávio Bolsonaro. “Como a família Bolsonaro não encontra espaço político na Bahia, ACM Neto diz apoiar Ronaldo Caiado para evitar que sua candidatura tenha de assumir abertamente a ligação com Flávio Bolsonaro diante do eleitorado baiano”, afirmou.
Para o professor, porém, a estratégia produziu o efeito contrário. “O tiro saiu pela culatra. A primeira coisa que Caiado fez foi colocar ACM Neto contra a esmagadora maioria dos baianos”, declarou.
A brincadeira é inevitável. “Será que como negão ACM Neto vai exigir uma retratação de Caiado?”, finalizou.
Política
Kleber Rosa critica fala de Caiado sobre “alforriar” a Bahia e acusa discurso de reproduzir lógica escravocrata
Dirigente do PSOL afirma que declaração é racista, ofensiva e revela visão oligárquica sobre a população baiana
Militante histórico do movimento negro, Kleber Rosa classificou como racista e profundamente ofensiva a declaração do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, de que os baianos se sentiriam “alforriados” caso ele fosse eleito presidente da República e ACM Neto governador da Bahia. Cientista social, professor e dirigente sindical, o pré-candidato a deputado estadual pelo PSOL tem sua trajetória política marcada pela defesa da igualdade racial e pelo combate à exclusão da população negra dos espaços de poder.
Para Kleber Rosa, a palavra utilizada por Caiado não pode ser tratada como uma simples metáfora política. Segundo ele, o termo “alforria” carrega um significado histórico diretamente ligado ao período da escravidão, quando a liberdade era concedida pelo senhor à pessoa escravizada. Ao empregar essa expressão para se referir à alternância de governo, o governador goiano se colocaria na posição de libertador de uma população majoritariamente negra, como se os baianos dependessem de sua autorização para serem livres.
Na avaliação do dirigente do PSOL, a declaração ganha contornos ainda mais graves por partir de um integrante de uma das mais tradicionais oligarquias rurais de Goiás. Ele destaca que antepassados de Ronaldo Caiado foram grandes proprietários de terra e mantiveram pessoas escravizadas em suas fazendas. Antônio José Caiado, por exemplo, teria concedido liberdade aos escravizados de suas propriedades apenas em 1887, às vésperas da abolição formal da escravidão no Brasil.
Kleber também relaciona a trajetória política da família Caiado a episódios históricos marcados por conflitos e violência. Entre eles está a chamada Chacina do Duro, ocorrida em 1919, na atual cidade de Dianópolis. O episódio envolveu uma intervenção comandada pelo juiz Celso Calmon, enviado à região por determinação do então deputado Brasil Ramos Caiado, e terminou com a morte de nove homens ligados à família Wolney que estavam presos sob custódia das forças estaduais.
O dirigente do PSOL argumenta ainda que ACM Neto não pode se desvincular politicamente da declaração. Segundo ele, foi o próprio Ronaldo Caiado quem associou o nome do ex-prefeito de Salvador à promessa de “alforriar” a Bahia, transformando a expressão em um dos símbolos da aliança política entre ambos. ACM Neto já manifestou apoio ao ex-governador goiano em uma eventual disputa presidencial, enquanto Caiado tem defendido publicamente a candidatura do aliado ao Governo da Bahia.
Para Kleber Rosa, a controvérsia revela o verdadeiro conteúdo político dessa aproximação. Em sua avaliação, a parceria representa a reedição de práticas associadas às antigas oligarquias brasileiras, agora apresentadas como alternativa eleitoral. “ACM Neto tenta construir uma imagem de moderação, mas entrega seu palanque presidencial a um aliado que se refere ao povo negro da Bahia com um vocabulário marcado pela herança dos antigos senhores de escravizados”, afirma.
-
Eleições 2026há 20 horasVereador mais votado do União Brasil em Ipiaú rompe com ACM Neto e declara apoio a Jerônimo
-
Esportehá 15 horasSAFs transformam a gestão do futebol e ampliam desafios tributários para clubes e investidores
-
Saúdehá 2 diasInteligência Artificial reduz tempo de ressonância magnética e amplia suporte ao diagnóstico
-
Eleições 2026há 2 diasAladilce diz que chapa de ACM Neto contradiz tentativa de afastamento do bolsonarismo
