Agricultura
Começa nesta quarta (10) a 16ª Feira Baiana da Agricultura Familiar
Evento gratuito reúne gastronomia, cultura e mais de seis mil produtos até domingo (14), no Parque Costa Azul
O Parque Costa Azul, em Salvador, se transforma a partir desta quarta-feira (10) no maior ponto de encontro do rural baiano com a abertura da 16ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária. Reconhecida como uma das maiores do segmento no país, a edição 2025 chega ainda mais diversa, reunindo gastronomia, cultura, experiências imersivas e mais de seis mil produtos da agricultura familiar. A entrada é gratuita e a programação segue até domingo (14).
A abertura oficial acontece às 17h, com presença de autoridades e representantes do setor. Às 20h, o cantor Jau sobe ao Palco Arena como atração principal da primeira noite, antecedido pela Orquestra Sanfônica da Bahia. No Palco Nordestino, a cantora Joyce França garante a diversidade sonora do evento.
Com 600 cooperativas e associações dos 27 Territórios de Identidade da Bahia, a Feira apresenta uma vitrine ampla da produção rural, incluindo alimentos, bebidas, artesanato, flores, cosméticos, moda e itens da economia solidária.
Novidades e experiências
Entre os destaques, o Caminho da Roça estreia como percurso imersivo com seis sistemas produtivos: café, chocolate, mel, mandioca, caprinovinocultura e queijos artesanais. O espaço oferece demonstrações, degustações e vivências sensoriais.
A gastronomia também ganha protagonismo com duas praças gastronômicas e lançamentos exclusivos, como carne moída de ovino, milho de pipoca não transgênico, hambúrguer de fibra de caju, iogurte artesanal com geleia de uva e chopp de mandioca.
Cultura e sustentabilidade
Mais de 25 atrações musicais se apresentam nos palcos do Samba, Nordestino e Concha, incluindo Adelmário Coelho, Pedro Pondé, Samba Trator e Cicinho de Assis. Espaços tradicionais como Tenda Quilombola, Tenda Indígena e Feira Agroecológica reforçam a diversidade cultural.
A programação técnica soma 30 atividades sobre inovação, crédito e políticas públicas. Pela primeira vez, a Feira implanta coleta seletiva de resíduos orgânicos para compostagem e amplia a reciclagem.
🗓 Funcionamento
- 📅 10 a 14 de dezembro
- 📍 Parque Costa Azul – Salvador
- 🎟 Entrada gratuita
Agricultura
Governo da Bahia reforça agricultura familiar com entregas em três municípios do interior
Ações realizadas em Capela do Alto Alegre, Serra Preta e Rui Barbosa incluem equipamentos, máquinas agrícolas e estruturas de beneficiamento
O fortalecimento da agricultura familiar marcou a agenda do Governo do Estado neste fim de semana, com uma série de entregas realizadas nos municípios de Capela do Alto Alegre, Serra Preta e Rui Barbosa. As ações foram executadas por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e contemplaram equipamentos, máquinas agrícolas e estruturas voltadas à produção, ao beneficiamento e à comercialização.
Em Capela do Alto Alegre, foi entregue a reforma do Pavilhão dos Cereais do Mercado Municipal Irineu Gonçalves, espaço estratégico para a comercialização dos produtos da agricultura familiar local. A intervenção complementa a requalificação do mercado, que já havia recebido, no ano passado, a revitalização do pavilhão de carnes.
Para quem trabalha diariamente no local, a melhoria representa uma mudança concreta nas condições de trabalho. Monicleia Pereira, que há cinco anos comercializa café no mercado, destaca os avanços da nova estrutura. “Antes, a gente trabalhava sem estrutura adequada; não tinha nem pia para apoiar o serviço. Agora ficou muito melhor para quem vende e também para quem compra”, afirma.
O comerciante José de Almeida Silva também comemora a entrega. “Agora vamos trabalhar de forma decente. Antes, quando chovia, molhava tudo; a situação era muito precária. Hoje temos um espaço organizado, bonito e adequado para trabalhar”, relata.
Ainda no município, foram entregues dois gradões agrícolas à prefeitura, uma máquina forrageira à Associação Comunitária de Pedra da Onça e uma roçadeira à Associação Comunitária de Campo Alegre, reforçando o apoio direto à produção rural.
Investimentos em Serra Preta ampliam produção e beneficiamento
Em Serra Preta, os investimentos beneficiaram diferentes associações rurais e sistemas produtivos. Foi entregue um trator à Associação Comunitária de Desenvolvimento do Descanso (ASCODES), além de máquinas forrageiras destinadas à Associação de Desenvolvimento Solidário Lagoa da Caiçara, à Associação Comunitária Manuino, à Associação Comunitária Bahia do Ponto, à Associação Comunitária Pé de Serra e ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras de Serra Preta.
Para ampliar o acesso à água e fortalecer a produção animal, duas pipas foram entregues à Associação de Desenvolvimento Solidário da Lagoa da Caiçara e à Associação Comunitária de Desenvolvimento Rural do Junco.
Outra ação de destaque no município foi a autorização para a instalação de uma classificadora de ovos na Associação Comunitária do Contorno do Bravo, iniciativa que amplia as condições de beneficiamento e comercialização da produção avícola local.
Rui Barbosa recebe unidade de beneficiamento de licuri
Já em Rui Barbosa, o Governo do Estado entregou uma unidade de beneficiamento de licuri, voltada ao fortalecimento da produção e à agregação de valor a um dos produtos mais tradicionais do semiárido baiano.
O município também recebeu equipamentos destinados à Secretaria Municipal de Agricultura: um veículo administrativo tipo pick-up, uma máquina forrageira, uma roçadeira e uma grade aradora, ampliando a capacidade de apoio técnico e operacional às atividades produtivas locais.
Agricultura
Barreiros trincheira fortalecem produção e garantem segurança hídrica no Semiárido baiano
Tecnologia social já beneficia agricultores familiares de Chorrochó, Macururé e Abaré, ampliando o acesso à água para produção de alimentos e dessedentação animal
No Semiárido baiano, a água que chega com a chuva representa mais do que alívio: é sinônimo de produção, alimento na mesa e mais segurança para as famílias do campo. Nos municípios de Chorrochó, Macururé e Abaré, agricultores e agricultoras familiares já começam a sentir os resultados da implantação dos barreiros trincheira, tecnologia que capta e armazena a água da chuva, garantindo abastecimento durante os períodos de estiagem.
A iniciativa integra o Projeto Água para Produção de Alimentos e Dessedentação Animal, que prevê a implantação de 120 barreiros trincheira nos três municípios. Até o momento, 80 estruturas já foram entregues, ampliando a capacidade de armazenamento de água nas comunidades rurais e fortalecendo atividades produtivas, como a criação de animais e a produção de alimentos.
A ação faz parte do Programa Água para Todos, da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR), e integra as estratégias do Programa Bahia Sem Fome, voltadas à convivência com o Semiárido. O projeto é realizado em parceria com a Associação Regional de Convivência Apropriada ao Semiárido (ARCAS).
Além de ampliar a disponibilidade de água nas propriedades, os barreiros trincheira contribuem para reduzir os impactos da estiagem, assegurando recursos hídricos para a dessedentação animal e para atividades produtivas que fortalecem a segurança alimentar das famílias agricultoras.
Para o agricultor Geraldo de Sena Leal, morador da Fazenda Sossego, em Chorrochó, a tecnologia representa mais tranquilidade para enfrentar a seca e melhorar a produção. “Estou muito satisfeito com essa benfeitoria que a gente ganhou aqui da ARCAS e do Governo do Estado. Isso vai facilitar muito a nossa vida na situação da seca. Agora já temos uns canteirinhos para plantar e água para os animais também. É uma grande ajuda”, relatou.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso, ressaltou que investir em tecnologias sociais de acesso à água é essencial para garantir dignidade e fortalecer a produção no campo. “Falar de água no Semiárido é falar de vida, de produção e de futuro. Quando criamos condições para que as famílias armazenem água, garantimos que elas possam produzir, criar seus animais e seguir vivendo com dignidade no campo. Essa é a base da convivência com o Semiárido que o Governo da Bahia vem fortalecendo em todo o estado”, afirmou.
Outras políticas de acesso à água
A SDR também atua em outras frentes para fortalecer a convivência com o Semiárido. Entre elas, o Projeto Centrais das Águas, que assegura abastecimento regular, água tratada e gestão comunitária, ampliando a segurança hídrica e a qualidade de vida nas comunidades rurais. Até 2030, a meta é apoiar 800 organizações produtivas, beneficiar cerca de 156 mil pessoas e garantir 20 mil ligações domiciliares de água.
Além disso, por meio de iniciativas como o Programa de Mecanização Rural (Promer), a secretaria desenvolve ações emergenciais em períodos de estiagem, incluindo a entrega de carros-pipa e a recuperação de estradas vicinais.
Celebrado em 22 de março, o Dia Mundial da Água reforça a importância de políticas públicas que ampliem o acesso à água, especialmente em regiões semiáridas. Na Bahia, essas ações demonstram que soluções adaptadas aos territórios têm capacidade real de transformar a vida das famílias e fortalecer a produção rural.
Agricultura
Governo do Estado investe em agricultura familiar e fortalece cadeia produtiva do leite em Itanhém
Ações incluem entrega de equipamentos, kits de apicultura, trator e autorização para obras no mercado municipal
O município de Itanhém recebeu, nesta quinta-feira (19), novos investimentos do Governo do Estado voltados ao fortalecimento da agricultura familiar. As ações, executadas por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), incluem a entrega de equipamentos para a produção de leite, kits de apicultura e a autorização para a construção da cobertura do mercado municipal da feira livre.
Os recursos contemplam a Cooperativa dos Produtores de Leite do Vale de Itanhém (Coopvali), que passa a contar com equipamentos de resfriamento e maquinários voltados à produção. O objetivo é ampliar a produção de leite, melhorar a logística de comercialização e elevar a qualidade do produto.
A estrutura implantada atende desde a produção de forragem para alimentação animal até o armazenamento adequado do leite, fortalecendo toda a cadeia produtiva local. O investimento na unidade ultrapassa R$ 1,5 milhão e já gera impacto direto na renda dos produtores. Atualmente, a agroindústria atende cerca de 80 agricultores familiares, que agora contam com um espaço adequado para o escoamento da produção.
Além de receber o leite, a planta agroindustrial já processa e produz iogurtes e outros derivados, gerando emprego e renda para a população local. Segundo o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, os investimentos representam uma transformação para o setor leiteiro no extremo sul baiano. “O investimento feito pelo Estado vem ampliando a capacidade instalada da Coopvali e aperfeiçoando a produção, a transformação e a comercialização dos produtos”, afirmou.
A produção da cooperativa já alcança mercados institucionais. Atualmente, os iogurtes produzidos são destinados à alimentação escolar em Itanhém e Teixeira de Freitas. A Coopvali também recebeu o Selo de Inspeção Municipal (SIM), ampliando sua capacidade de comercialização.
Os investimentos na agroindústria podem gerar até 20 novos empregos diretos e 168 indiretos, além da inclusão de 56 novos cooperados. A expectativa é de aumento de R$ 0,74 por litro na renda dos beneficiários e de um acréscimo de 10 mil litros de leite processados por mês.
Apoio à gestão
Além da infraestrutura, a agroindústria da Coopvali ganhou novo impulso com a atuação de Técnicos(as) de Apoio à Gestão e Acesso a Mercados (ATEG) e Técnicos(as) de Apoio à Base Produtiva (ATEP), selecionados por edital da CAR. Os profissionais atuam diretamente nas unidades, contribuindo para a ampliação de mercados e a qualificação dos produtos.
O técnico de apoio à base produtiva, Jefter Santos, destaca a importância da iniciativa. “É uma excelente oportunidade para mim, como jovem de Itanhém, participar desse processo e ver um sonho da Coopvali se tornando realidade. Hoje, ver esse produto nos supermercados e na alimentação escolar é motivo de muito orgulho”, afirmou.
Na área de gestão e vendas, a técnica de apoio Thalita Marques também celebrou os avanços. “Esse investimento torna realidade um sonho não só da Coopvali, mas de toda a população de Itanhém”, destacou.
Mais investimentos
O município também recebeu 20 kits de apicultura, com o objetivo de fortalecer a produção e a comercialização de mel na agricultura familiar. Os kits incluem colmeias, indumentária completa e equipamentos necessários para o manejo adequado.
Além disso, foi entregue um trator com implementos agrícolas à prefeitura, ampliando a capacidade de mecanização e o apoio às atividades produtivas no campo. Outro destaque foi a autorização para a construção da cobertura do mercado municipal da feira livre, obra aguardada por comerciantes e agricultores e que deve melhorar as condições de comercialização dos produtos locais.
-
Políticahá 24 horasSerra Preta encerra maratona de entregas do Governo do Estado em dez municípios baianos
-
Serviçoshá 1 diaVagas de emprego na Bahia para esta segunda-feira (23)
-
Culturahá 3 diasEdital “Vozes da Bahia” fortalece presença de autores baianos na Bienal do Livro Bahia 2026
-
Saúdehá 2 diasBahia amplia oferta de tratamento oncológico com inauguração de Unacon em Ruy Barbosa
