Política
Jerônimo anuncia oito concursos públicos com 890 vagas
Medida reforça valorização do serviço público e contempla 16 carreiras estratégicas do Estado
O governador Jerônimo Rodrigues anunciou, nesta terça-feira (28), a autorização para oito novos concursos públicos que irão abrir 890 vagas em 16 carreiras da administração estadual. O anúncio foi feito durante cerimônia em celebração ao Dia do Servidor Público, em Salvador.
As seleções contemplam áreas essenciais para o funcionamento da máquina pública, como Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Obras Públicas, Fisco, Regulação, Políticas Públicas e Gestão Governamental, Procuradoria e Produção de Informações Econômicas, Sociais e Geoambientais. As contratações estão previstas para começar em janeiro de 2027.
“Eu prometi que no Dia do Servidor Público nós anunciaríamos um conjunto de concursos. Teremos concursos para áreas estratégicas da administração pública, em setores jurídicos e técnicos, como para o Meio Ambiente, por exemplo. E, na semana que vem, no máximo, farei outro pacote de ações para a segurança pública”, afirmou o governador.
Por que é importante?
Os novos concursos visam recompor carreiras típicas do Estado, como Auditor Fiscal e Procurador, cujas funções não podem ser exercidas por terceirizados ou contratados via Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). A iniciativa também atende órgãos que não tiveram renovação de quadros nos últimos anos.
Distribuição das vagas
- Secretaria da Fazenda (Sefaz-BA): 100 vagas para Auditor Fiscal e 100 para Agente de Tributos.
- Procuradoria-Geral do Estado (PGE): 135 vagas (20 procuradores, 50 assistentes e 65 analistas).
- Meio Ambiente e Recursos Hídricos: 110 vagas para técnicos e especialistas (Sema e Inema).
- Obras Públicas: 120 vagas para especialistas e técnicos.
- Defesa Agropecuária (Adab): 160 vagas para Fiscal Estadual Agropecuário e 40 para Técnico em Fiscalização.
- Regulação: 40 vagas para especialistas e técnicos.
- Políticas Públicas e Gestão Governamental: 50 vagas.
- Produção de Informações Econômicas, Sociais e Geoambientais: 35 vagas.
📲 Mais informações sobre os concursos e detalhes das vagas: ba.gov.br
Política
CNB de Todas as Lutas destaca protagonismo em celebração dos 46 anos do PT em Salvador
Seminário nacional reúne lideranças religiosas e políticas e marca a posse de novos dirigentes dos setoriais do partido
A CNB de Todas as Lutas terá participação ativa nas comemorações dos 46 anos do Partido dos Trabalhadores, que ocorrem nesta sexta-feira, em Salvador, com a realização do Seminário Nacional “46 anos do PT: Fé, Memórias e Perspectivas”. Promovido pelo Setorial Inter-religioso do PT, o evento integra a agenda oficial do aniversário da legenda e se firma como espaço estratégico de diálogo sobre fé, democracia, diversidade religiosa e justiça social.
A programação inclui a posse de três importantes lideranças nacionais: Gutierres Barbosa, que passa a coordenar o Setorial Inter-religioso; Taíse Conceição, escolhida para comandar o Setorial de Segurança Alimentar e Nutricional; e Tiago Soares, que assume a Secretaria Nacional de Combate ao Racismo do PT. Para a CNB de Todas as Lutas, as nomeações reforçam uma linha política que articula enfrentamento ao racismo, valorização das expressões de fé e fortalecimento de políticas públicas essenciais para o país.
Abrindo as atividades, o seminário reúne lideranças políticas e religiosas de várias tradições e reafirma um dos pilares do PT: a compatibilidade entre fé, compromisso social e defesa da democracia. Em um contexto eleitoral, o debate ganha ainda mais relevância ao dialogar com a classe trabalhadora brasileira, majoritariamente religiosa, e com os desafios contemporâneos da democracia.
Entre os empossados, Tiago Soares, integrante da CNB de Todas as Lutas, possui trajetória reconhecida no combate ao racismo. Já foi secretário estadual do setorial em São Paulo, integrou o Diretório Nacional do PT e participa do coletivo nacional do Setorial Inter-religioso. Taíse Conceição, presidenta do PT em Simões Filho (BA) e advogada, destaca-se como jovem liderança negra comprometida com a defesa do direito humano à alimentação adequada. Gutierres Barbosa, vice-presidente da Igreja Batista Nazareth, em Salvador, assume o Setorial Inter-religioso em momento estratégico para o diálogo do partido com diferentes matrizes religiosas.
Para Ivan Alex, ex-dirigente nacional do PT e ex-secretário nacional de Movimentos Populares, as posses representam a consolidação de uma orientação política clara da CNB de Todas as Lutas. Segundo ele, trata-se de “aprofundar a relação do partido com o combate ao racismo, enfrentar a intolerância religiosa, fortalecer o diálogo com a diversidade de fé do povo brasileiro e, ao mesmo tempo, dar centralidade à política de segurança alimentar”.
Após a cerimônia e as atividades políticas, a celebração segue no Pulsar, no Pelourinho, onde militantes, lideranças e convidados se reúnem para marcar as quatro décadas e meia de história e desafios do Partido dos Trabalhadores.
Política
Governador inaugura novo Posto SAC na Assembleia Legislativa da Bahia
Unidade amplia a rede de atendimento em Salvador e reforça a estratégia do Estado de facilitar o acesso da população a serviços essenciais
O governador Jerônimo Rodrigues inaugurou, nesta terça-feira (3), o novo Posto de Atendimento ao Cidadão (SAC) instalado na sede da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. A nova unidade amplia a rede de atendimento do SAC e reforça a política do Governo do Estado de facilitar o acesso da população aos serviços públicos.
Localizado na 1ª Avenida do CAB, nº 130, o Posto SAC ALBA ocupa uma área de 120,40 metros quadrados e conta com infraestrutura moderna, acessibilidade para pessoas com dificuldade de locomoção, estacionamento e segurança patrimonial. O investimento para a implantação da unidade foi de aproximadamente R$ 623 mil, sob responsabilidade da ALBA, enquanto a Secretaria da Administração do Estado (Saeb) ficou encarregada da disponibilização de pessoal.
A gerente do posto, Tatiana Stolze, explicou que a unidade vai ofertar serviços do Instituto de Identificação Pedro Mello (SSP/IIPM), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e do Detran, com atendimentos relacionados à habilitação, como troca de permissão, renovação e segunda via da CNH. “A expectativa é oferecer um atendimento eficiente, com estrutura adequada e serviços muito demandados pela população, fortalecendo ainda mais o modelo SAC”, destacou.
O espaço conta com dez funcionários e seis pontos de atendimento, além de área de espera para 30 pessoas e um ponto de recepção. A unidade também utilizará o Sistema Atende, ferramenta de gestão que permite agendamento pela plataforma BA.GOV.BR e garante maior controle e eficiência no fluxo de atendimento. Com a inauguração, a rede SAC passa a contar com 14 unidades fixas na capital baiana.
Política
Bahia reafirma crescimento e protagonismo na abertura da 4ª Sessão da 20ª Legislatura da Alba
Governador Jerônimo Rodrigues destaca avanços sociais, estabilidade econômica e obras estruturantes durante leitura da mensagem anual na Assembleia Legislativa
A solenidade de instalação da 4ª Sessão da 20ª Legislatura ocorre nesta terça-feira (3), na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), com a leitura da mensagem do governador Jerônimo Rodrigues, que destacou a trajetória vitoriosa de transformação do estado, em sintonia com o projeto nacional conduzido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Jerônimo Rodrigues ressaltou que governa uma Bahia que cresce com estabilidade macroeconômica e responsabilidade social. “Visitei 373 municípios e pretendo alcançar todos os 417 até o final do ano”, afirmou, reforçando o compromisso de levar o governo a todos os territórios. O governador destacou ainda que as viagens vão além das agendas institucionais: “São expedições de escuta ativa, de diagnóstico preciso e de celebração compartilhada das conquistas”, disse, enfatizando a presença da gestão estadual em zonas rurais, distritos, quilombos, aldeias e povoados.
Na área social, o governador apresentou avanços no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com ampliação dos repasses aos municípios para os CRAS e CREAS, além de ações como Bahia Sem Fome, Coletivos Bahia pela Paz, Corra pro Abraço e o Minha Casa Minha Vida, que viabilizou mais de 3 mil unidades habitacionais entre 2023 e 2025. No enfrentamento à fome, Jerônimo afirmou que “a Bahia está virando esse jogo”, destacando a redução de 58% da insegurança alimentar grave, em articulação com o Governo Federal, contribuindo para a retirada do Brasil do Mapa da Fome da ONU.
O chefe do Executivo também ressaltou que a Bahia liderou o ranking nacional de investimentos públicos em 2025, gerou mais de 104 mil empregos formais no ano e mantém 2,24 milhões de vínculos ativos. Destacou ainda avanços na transição energética, na atração de grandes investimentos e em obras estruturantes, como a nova Rodoviária da Bahia, o VLT e a expansão do metrô. Lembrou ainda o projeto da Ponte Salvador–Itaparica, com previsão de conclusão em março de 2026 e início das obras em junho deste ano, além de investimentos em drenagem, pavimentação, praças e habitação.
-
Serviçoshá 1 diaBahia entrega primeira CNH do Brasil emitida no estado
-
Saúdehá 3 diasSesab amplia testagem rápida durante Carnaval de Juazeiro e identifica casos positivos de ISTs
-
Culturahá 2 diasFé, tradição e cuidados ambientais marcam a Festa de Iemanjá no Rio Vermelho
-
Saúdehá 2 diasBahia avança na construção do Hospital e Maternidade Regional Costa do Dendê, em Valença

