Turismo
Mesa ao Vivo e Festival da Ostra celebram a diversidade do turismo gastronômico
O Mercado do Rio Vermelho reuniu chefs de cozinha de todas as regiões do país, em uma promoção da revista Prazeres da Mesa, com o apoio da Setur-BA
A 10ª edição do Mesa ao Vivo Bahia celebrou a diversidade da gastronomia baiana, no último fim de semana, no Mercado do Rio Vermelho (Ceasinha), em Salvador. Com o tema “Sabores de mar e terra: o mercado que alimenta a Bahia”, o evento reuniu chefs de cozinha de todas as regiões do país, em uma promoção da revista Prazeres da Mesa, com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA). Ele foi aberto ao público e gratuito, oferecendo aulas-show e experiências culinárias.
“O Mercado do Rio Vermelho é uma ferramenta importante do turismo, que escolhemos para sediar esse encontro de gastronomia. Obrigado à Setur-BA, por apoiar iniciativas que projetam a culinária baiana no mundo”, declarou o diretor-executivo da Prazeres da Mesa, Georges Schnyder.
“Estou muito honrada em fazer parte desse evento. Estar na Bahia, com um time de chefs maravilhosos, é uma imensa alegria”, completou a chef premiada Dayse Paparoto, de São Paulo.
Ainda no fim de semana, a Setur-BA patrocinou o 17º Festival Cultural e Gastronômico da Ostra, no quilombo Kaonge, em Cachoeira, no Recôncavo baiano, que reuniu cerca de nove mil pessoas, entre baianos e turistas. A programação teve como tema “Agricultura Familiar – Raízes da Terra e o Futuro da Alimentação”, com receitas de pratos típicos, feira de economia solidária, rodas de prosa, recreação infantil e manifestações artísticas, incluindo o bloco afro Ilê Aiyê. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, participou do evento.
“O festival foi um sucesso. Ele fortalece a economia local e tem tudo a ver com a indústria limpa, pois estamos na Rota da Liberdade, onde trabalhamos a produção comunitária, associada ao turismo”, afirmou o líder quilombola Ananias Nery Viana.
Ciência, religiosidade e música – Iniciativas de outras áreas também aconteceram, no fim de semana, na capital e no interior, com o apoio da Setur-BA. No Centro de Convenções de Salvador, o 34º Congresso Brasileiro de Zootecnia, o maior evento do gênero da América Latina, recebeu mais de mil profissionais do Brasil, da Colômbia e da Costa Rica.
Na zona turística Caminhos do Sertão, o 1º Festival Louva Irará lotou o Colégio Social de Aprendizagem e Cultura, marcado por cultura gospel e manifestações de fé. Já na Chapada Diamantina, no distrito de Jabuticaba, em Quixabeira, a Festa da Primavera animou moradores e visitantes, celebrando a estação das flores com muita música.
Turismo
Wyndham São Paulo Ibirapuera lança parceria inédita com Snoopy™ para celebrar 75 anos dos Peanuts
Hotel apresenta suítes temáticas, árvore de Natal gigante e experiências imersivas que prometem encantar fãs de todas as idades
A gigante da hotelaria Wyndham São Paulo Ibirapuera Convention Plaza Hotel, segundo maior empreendimento hoteleiro da capital paulista, com mais de 600 quartos, anunciou uma parceria inédita com a icônica marca Snoopy™, em comemoração aos 75 anos da tira cômica Peanuts, criada por Charles Schulz em 1950. A iniciativa promete encantar fãs de todas as idades e inspirar outras marcas do setor em todo o Brasil, inclusive nas regiões Norte e Nordeste, ao oferecer experiências imersivas inspiradas no universo do Snoopy.
Na primeira fase do projeto, o hotel apresenta quatro suítes temáticas exclusivas — Snoopy Clássico, Snoopy Aviador, Snoopy Astronauta e Snoopy Escoteiro Beagle — cada uma decorada com elementos que retratam as diferentes facetas imaginativas do famoso beagle. Além disso, o lobby contará com uma loja oficial da marca e uma área decorada com tema natalino, tendo como destaque uma árvore de Natal monumental de 10 metros de altura, feita com estrutura inflável e iluminação interna, instalada na Avenida Ibirapuera. A escultura promete se tornar um dos pontos turísticos mais fotografados da temporada natalina em São Paulo.
A segunda fase inclui a reforma da área infantil, que ganhará brinquedos e decoração com personagens dos Peanuts, enquanto o restaurante YVÁ Gastronomia oferecerá um menu temático inspirado no Snoopy. Para João Paulo Andrade, diretor-geral do hotel, a parceria reforça o DNA familiar do empreendimento:
“Snoopy faz parte da imaginação de milhões de pessoas — desde jovens adultos que cresceram com suas histórias até crianças que o redescobrem hoje nas redes sociais. Trazer essa experiência para o Wyndham aproxima ainda mais o hotel das famílias e dos amantes de quadrinhos, criando um novo motivo para se hospedar em São Paulo, seja a lazer ou para viver momentos únicos.”
Carla Neves, diretora sênior de Gestão de Território Internacional – LATAM da Peanuts, destaca:
“Snoopy é um símbolo de otimismo, imaginação e amizade. O Wyndham Ibirapuera não apenas compartilha esses valores, mas também é um parceiro perfeito para criar um espaço acolhedor e vibrante para os fãs de todas as idades.”
Mais do que um personagem, Snoopy é um fenômeno cultural atemporal. Apresentado ao mundo em 4 de outubro de 1950, conquistou gerações com humor, sensibilidade e imaginação sem limites. Hoje, é um ícone pop presente em colaborações globais com marcas de moda, alimentação e lifestyle. No Brasil, Snoopy ganhou força entre a Geração Z, que o vê como símbolo de autenticidade nas redes sociais — só o perfil oficial @snoopybr no TikTok soma mais de meio milhão de seguidores.
A inauguração oficial das suítes e da árvore temática aconteceu em 2 de dezembro, marcando o início da temporada natalina com charme e nostalgia. Localizado no coração de Moema, o Wyndham São Paulo Ibirapuera é referência em hospitalidade urbana, com mais de 630 quartos, centro de convenções para até 1.300 pessoas, piscina aquecida, academia, saunas e gastronomia de alto padrão. A poucos minutos do Aeroporto de Congonhas, do Shopping Ibirapuera e do Parque Ibirapuera, o hotel oferece experiências completas para quem viaja a negócios, lazer ou com a família.
Turismo
Itaetê recebe agentes em famtour para promover novos roteiros na Chapada
Município integra o Circuito Diamantino de Santa Dulce e aposta em turismo de natureza e religioso para atrair visitantes
Às margens do Rio Paraguaçu, com cachoeiras e o famoso Poço Encantado, Itaetê recebeu, no último fim de semana, um grupo de 22 operadores, agentes de viagens e guias de turismo. A viagem de familiarização (famtour), organizada pela Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) em parceria com a prefeitura, apresentou atrativos e infraestrutura do destino, como parte do programa de interiorização de roteiros.
O município é um dos sete que compõem o Circuito Diamantino de Santa Dulce dos Pobres, nova atração do turismo religioso na Chapada Diamantina. Após seis horas de viagem desde Salvador, os profissionais foram recepcionados com almoço típico e seguiram para passeio pela orla fluvial. A programação incluiu visita à Gruta da Lapa do Bode, ao Poço Encantado, à Barragem Bandeira de Melo, à Cachoeira do Bom Jardim e ao povoado Europa, além de passeio de barco pelo Rio Paraguaçu.
Nos intervalos, o grupo conheceu a rede de hospedagem e restaurantes locais, com oito pousadas e opções gastronômicas regionais. “Itaetê oferece infraestrutura e a qualidade essencial que falta nas grandes cidades: conexão com a natureza. Há trilhas para quem busca aventura e banhos de rio para quem prefere relaxar”, destacou Anderson Gomes, da San José Tour.
A agente Priscila Gomes, da Top Glamour Viagens, sugeriu novos nichos: “É possível criar um roteiro do ciclismo da fé pelo Caminho Diamantino e organizar passeios de balsa no Rio Paraguaçu”.
O programa foi elogiado pelos participantes. “Jamais vi um governo proporcionar aos agentes de viagens essa oportunidade de conhecer o interior da Bahia. É uma experiência ímpar”, afirmou Plínio Mesquita, da TopTour Viagens.
Antes do famtour, a Setur-BA realizou cursos de capacitação e diagnóstico das potencialidades turísticas do município. “Itaetê tem belezas naturais incomparáveis e agora ganhou um roteiro religioso. Estamos investindo em projetos como a revitalização da orla do Rio Paraguaçu”, disse o prefeito Zenildo Matos.
Turismo
Gol anuncia voos diários entre Salvador e Porto Seguro
A medida atende à alta demanda prevista para o verão 2025/2026
A Gol Linhas Aéreas vai oferecer voos diários entre Salvador e Porto Seguro a partir de 10 de dezembro, após negociações com o Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA). A medida atende à alta demanda prevista para o verão 2025/2026.
As partidas da capital baiana ocorrerão às 14h35, com chegada à Costa do Descobrimento às 15h35. No sentido inverso, as decolagens serão às 12h40, com pouso em Salvador às 13h40. Cada voo disponibilizará 186 assentos, e as passagens já estão à venda no site https://www.voogol.com.br.
“A decisão de oferecer voos diários entre dois destinos turísticos importantes é um reflexo do crescimento da Gol, o maior da história, e da confiança nas relações com o Governo da Bahia. Vamos corresponder às necessidades dos passageiros e seguir planejando novas operações no estado”, afirmou Marcos Tognato, representante de Relações Institucionais da companhia.
O secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, destacou a importância da iniciativa: “A ampliação da malha aérea regional tem sido um trabalho contínuo do Governo do Estado. No caso da ligação Salvador-Porto Seguro, as frequências diárias qualificam os destinos e atendem à reivindicação do trade turístico. É mais um resultado exitoso da parceria com a Gol”.
-
Agriculturahá 2 diasComeça nesta quarta (10) a 16ª Feira Baiana da Agricultura Familiar
-
Serviçoshá 3 diasVagas de emprego na Bahia para esta quarta-feira (10)
-
Segurançahá 3 diasPM forma 80 oficiais em curso de aperfeiçoamento
-
Serviçoshá 2 diasVagas de emprego na Bahia para esta quinta-feira (11)



