Turismo
Cultura japonesa, tradição de matriz africana, esporte e agro movimentam o estado
Encerrado no último domingo (7), o 17º Bon Odori teve a participação de mais de 90 mil pessoas

O 17º Bon Odori – Festival da Cultura Japonesa foi encerrado no último domingo (7), no Parque de Exposições de Salvador, após três dias de celebração das tradições, arte e gastronomia do país asiático. O evento teve a participação de mais de 90 mil pessoas, entre baianos e turistas, e comemorou os 130 anos das relações entre o Brasil e o Japão, com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA).
“Salvador é uma das grandes cidades do Brasil e temos várias colônias japonesas na Bahia. Fiquei muito impressionado com a quantidade de baianos que apareceram para apreciar a cultura, a culinária e a música do nosso país”, declarou o embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi.
Pelo parque, circularam jovens fantasiados de personagens do cinema e dos mangás (quadrinhos) japoneses, que chamavam a atenção dos visitantes. Na programação, houve ainda dança, música, jogos, demonstração de lutas marciais e oficinas de arte.
“Acho que esse festival, realizado numa cidade antiga e turística como Salvador, é hoje o maior e o melhor da cultura japonesa no Brasil”, elogiou o paulista Aroldo Kenji Ojma, mestre de judô.
Além do evento na capital, a Setur-BA também apoia as versões itinerantes do festival japonês, que já passou por Barreiras e segue para Juazeiro, Mata de São João, Una, Taperoá e Teixeira de Freitas.
Tradição de matriz africana, esporte e negócios
No último fim de semana, aconteceram outros eventos que movimentaram o turismo, em Salvador e no interior do estado, com incentivos da Setur-BA. Na capital, a Feira de São Joaquim, na Cidade Baixa, recebeu a celebração ao Marujo do Olho Vivo, entidade protetora das pessoas ligadas ao mar, nas religiões de matriz africana. A festa reuniu cerca de dois mil adeptos do candomblé e da umbanda, feirantes e turistas. O cortejo percorreu as instalações do equipamento até o atracadouro, onde a oferenda ao Marujo foi depositada nas águas da Baía de Todos-os-Santos.
“Procuramos preservar uma tradição de 31 anos, que integra o calendário das festas populares da Bahia, e encontramos na Setur-BA a parceria perfeita. A secretaria traz um olhar muito cuidadoso para a Feira de São Joaquim, que reforça o potencial do espaço como atração turística”, disse o coordenador da Marujada, Jairo da Mata.
“Vim visitar a feira e encontrei essa festa bonita, cheia de cores e fantasias de marinheiros. Adorei essa manifestação religiosa”, relatou a sergipana Nádia Castro.
Já na praia de Piatã, o Festival Canto Pela Paz – Salvador reuniu uma multidão de cristãos, que vieram de diversas regiões da Bahia e do Brasil, para troca de experiências e manifestações de louvor por meio da música.
Na Chapada Diamantina, o 12º Desafio Mucugê de Mountain Bike teve a participação de 500 ciclistas, representando 15 estados, que fizeram trajetos em meio às belezas naturais da região. Ainda na Chapada, foi realizada a 1ª Barra AgroShow, feira agropecuária que ofereceu exposição de máquinas, painéis, capacitações e ações de sustentabilidade. Mais de 12 mil pessoas participaram dos três dias de programação.
Na Costa dos Coqueiros, a 25ª Feira de Empreendedorismo Feminino e Artesanato de Sauípe mobilizou grupos de mulheres do litoral norte baiano, com atividades culturais e a comercialização de produtos regionais.
Turismo
Bahia é destaque como destino gay friendly na capital paulista
A Setur-BA participa da 9ª Conferência Internacional da Diversidade em São Paulo

A Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) participa da 9ª Conferência Internacional da Diversidade, que acontece no Espaço de Eventos São Luís, em São Paulo, até esta sexta-feira (12), em quatro dias de atividades, com organização da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil. A pasta divulga a infraestrutura, os serviços e atrativos das 13 zonas turísticas baianas, que colocaram o estado em posição de destaque como destino gay friendly (acolhedor).
O evento reúne cerca de 400 participantes, incluindo representantes do trade turístico de todo o país, especialistas e delegações internacionais. Na programação, mesas-redondas, painéis e networking, visando fortalecer as conexões entre turismo, cultura, inclusão e desenvolvimento sustentável.
“O objetivo da conferência é gerar conexões. Queremos aproximar destinos, operadoras e agências nacionais e internacionais, para discutir como fomentar o turismo LGBT+ e atrair um número maior de visitantes do segmento para o Brasil. A Bahia tem um papel importante nesse processo, porque desde 2019 seguimos juntos nessa caminhada. Este ano, o evento será encerrado com uma press trip internacional pelo estado”, declarou o presidente da Câmara, Ricardo Gomes.
Para a presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav Nacional), Ana Carolina Medeiros, “os números comprovam o quanto a Bahia tem gerado em grandes investimentos e retornos, tanto para os baianos quanto para o Brasil, sendo um destino gay friendly de destaque”.
“Mostramos o quanto o governo baiano tem trabalhado para oferecer um atendimento cada vez mais qualificado ao turista desse segmento, pelo seu compromisso com a inclusão”, destacou a coordenadora do Turismo LGBTIQAPN+ da Setur-BA, Jeane dos Anjos.
A programação da conferência será encerrada na Bahia, com press trip internacional (viagem de imprensa), a partir deste sábado (13), que terá a participação de jornalistas da Alemanha, França, Espanha, Uruguai, México e Colômbia. Eles irão visitar pontos turísticos de Salvador e seu entorno, com experiências culturais e gastronômicas.
Mais promoção
Ainda em São Paulo, a Setur-BA participou, na última semana, da 27ª Feira de Turismo da Associação das Agências de Viagens de Ribeirão Preto e Região (Avirrp) e do Encontro da Operadora Schultz. No total, mais de 550 profissionais foram atualizados sobre o destino Bahia.
“Com essa promoção, as agências de viagens parceiras estão preparadas para vender ainda mais a Bahia, que já é o nosso campeão nacional de vendas, com preferência pelos resorts all inclusive”, relatou o gerente comercial da Schultz, Danilo Mezzalira.
No mesmo período, a Setur-BA marcou presença no 7º Fórum Clia Brasil, em Brasília, promovido pela Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos. O evento reuniu autoridades e empresários, que tiveram informações sobre as potencialidades da Bahia no turismo náutico.
Turismo
Encontro nacional de Enfermagem reúne 10 mil participantes em Salvador
A abertura do congresso ocorreu em clima de Carnaval e o encontro segue foi aberto, nesta segunda (8), em clima de Carnaval e segue

O 27º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), o maior encontro científico da área na América Latina, acontece no Centro de Convenções de Salvador, até esta quinta-feira (11), em quatro dias de programação. Ele reúne cerca de 10 mil congressistas de todo o Brasil e do exterior, que discutem avanços na saúde, além de 27 mil participantes on-line. O evento tem o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), como parte das ações para o incremento do turismo de negócios na capital baiana. A abertura, na segunda-feira (8), foi em clima de Carnaval.
“A Bahia recebe estudantes, profissionais, pesquisadores e autoridades de todo o mundo. As nossas belezas naturais e riquezas culturais criam o cenário ideal para um congresso maravilhoso”, ressaltou o presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), Davi Apóstolo.
“Estou surpreso com a força e o espírito da enfermagem, em Salvador. É uma união que serve de lição para o nosso país. Estamos mostrando uma cultura de convivência que inspira o Brasil”, destacou o presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Neri.
Nas horas vagas, a maioria dos congressistas faz turismo pela cidade. “É a minha terceira vez em Salvador. Sempre que estou aqui, aproveito a culinária, as praias e o Pelourinho, que eu adoro”, relatou a fiscal do Coren de São Paulo, Elris Fornitane.
“O povo baiano é extremamente acolhedor e carinhoso, que preparou para nós um dos maiores congressos. Acho que ficará marcado na história”, completou a presidente do Coren de Santa Catarina, Maristela Azevedo.
Em agosto, a Bahia conquistou o Prêmio Live 2025, conhecido como Megafone de Ouro, na categoria Melhor Destino para Eventos do Brasil. A escolha foi pela combinação de atrativos turísticos com infraestrutura de alto padrão, que o estado oferece para sediar encontros corporativos.
Turismo
Setur-BA finaliza projeto Avança Turismo na Chapada Diamantina
A iniciativa da Setur-BA visa desenvolver as potencialidades das 13 zonas turísticas baianas

O município de Mucugê, que integra o Circuito do Diamante, na zona turística Chapada Diamantina, foi contemplado com um conjunto de ações do projeto Avança Turismo Bahia, neste mês. A iniciativa da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), que visa desenvolver as potencialidades das 13 zonas turísticas baianas, alcançou, também, os municípios de Andaraí, Barra da Estiva, Boninal, Bonito, Ibicoara, Iramaia, Iraquara, Itaetê, Lençóis, Marcionílio Souza, Palmeiras, Seabra, Ituaçu e Wagner.
A equipe da Setur-BA fez visitas técnicas a pontos turísticos e o levantamento da oferta e avaliação da qualidade dos meios de hospedagem, com incentivo à regularização no Cadastur (registro nacional de serviços). As atividades foram concluídas com um seminário na Câmara Municipal de Mucugê, que reuniu gestores públicos e empresários das cidades envolvidas. Eles discutiram temas como desenvolvimento sustentável e qualificação dos serviços oferecidos aos visitantes.
“Para nós, foi muito importante ter a equipe da Setur-BA em nossa região. Debater sobre desenvolvimento sustentável foi pertinente e estratégico, pois ele conecta a gestão do turismo a três dimensões fundamentais: econômica, social e ambiental”, ressaltou a secretária de Turismo de Mucugê, Fabiana Profeta.
“O turismo transforma lugares em oportunidades. Nós, gestores, promovemos possibilidades para as pessoas. Agradeço ao Governo do Estado pelo seminário”, completou a secretária de Turismo, Esporte e Lazer de Ituaçu, Brena Rocha.
“Aqui no Circuito do Diamante, finalizamos o Avança Turismo na Chapada Diamantina. Anteriormente, fizemos os outros três circuitos: Chapada Norte, Circuito do Ouro e Chapada Velha. A próxima etapa do projeto será na Costa do Descobrimento”, explicou o diretor de Regulação e Certificação de Serviços Turísticos da Setur-BA, Divaldo Borges.
Entre os atrativos de Mucugê, estão roteiros ecológicos, o Cemitério Bizantino e o Museu Vivo do Garimpo, além do enoturismo, que oferece a experiência imersiva na vinícola Uvva, do parreiral à produção de vinhos de qualidade, com vista para a Serra do Sincorá.
-
Economiahá 3 dias
Startups do Hub da Construção levam inovação ao Seminário Imobiliário do CRECI
-
Serviçoshá 2 dias
Vagas de emprego na Bahia para esta quinta-feira (11)
-
Infraestruturahá 2 dias
Obra do VLT do Subúrbio garante participação popular e geração de oportunidades
-
Turismohá 2 dias
Encontro nacional de Enfermagem reúne 10 mil participantes em Salvador