SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
Anúncios

São João 2025

Lençóis tem 100% de ocupação na rede hoteleira durante os festejos juninos

Dados da Setur indicam que no período foi registrada a presença de até 50 mil pessoas

Publicado

em

O São João já tomou conta de Lençóis, na Chapada Diamantina, e quem entrou no clima foi o governador Jerônimo Rodrigues, que visitou
Foto: Wuiga Rubini/GOVBA

O São João já tomou conta de Lençóis, na Chapada Diamantina, e quem entrou no clima foi o governador Jerônimo Rodrigues, que visitou a cidade neste sábado (21). Em meio às bandeirolas, barracas de comidas típicas e muito forró, ele aproveitou para destacar como o apoio do Governo do Estado tem sido importante para manter viva a tradição, movimentar a economia local e garantir renda para quem vive da festa.

“Todo mundo conhece as belezas de Lençóis, mas o São João daqui também é muito convidativo. As pessoas durante o dia podem fazer suas caminhadas e a tardezinha começa a programação cultural. Além disso, tem o aquecimento da economia. Estamos falando de hospedagens, de bares, de restaurantes, tudo isso, gerando economia, trabalho”, afirmou Jerônimo.

Para apoiar os festejos dos santos juninos deste ano em aproximadamente 300 municípios, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), investiu cerca de R$ 180 milhões na contratação de atrações, na infraestrutura e na organização das comemorações. A programação cultural é gratuita e valoriza artistas locais e nomes consolidados do forró, garantindo acesso democrático à celebração.

“O São João de Lençóis está com 100% dos hotéis e pousadas lotados. A cidade respira turismo, respira forró e respira São João. E sem a ajuda do Governo do Estado, nada disso estaria acontecendo”, disse a prefeita Vanessa Senna.

O evento traz uma programação especial com artistas como Targino Gondim, Seu Luiz e Will Coelho. Para o secretário da Secult-BA, Bruno Monteiro, é a valorização das manifestações culturais nordestinas aliada a geração de renda para as famílias neste período. “Para nós, isso é muito gratificante, porque a cultura como centro de uma celebração que é tão importante para a identidade do povo nordestino, mas, também para a movimentação da economia, e é isso que nós queremos, a cultura servindo para preservar nossas tradições, mas também para impulsionar o desenvolvimento econômico da Bahia”.

ANÚNCIO
Anúncios

Moradores e visitantes comemoraram essa valorização da cultura. A médica Cristiane Mendes, que veio de Fortaleza para conhecer as trilhas da Chapada Diamantina, acompanhada das amigas, é uma delas. “Estamos achando bastante bonita a cidade com a decoração. Estou achando mais regional, mais pé de serra. Lá em Fortaleza é forrozão, mais show, meio que sai da proposta do São João, que é um negócio mais tradicional, não só shows”, comentou, ao fazer um comparativo entre as festas das duas localidades nordestinas.

O vendedor de lanches Carlos ‘Japa’ celebrou: “a movimentação está muito boa. Estou vendendo todos os meus produtos. São João aqui é muito bom. O melhor São João da Chapada Diamantina é aqui, em Lençóis. Muitos turistas chegando, ainda está chegando mais gente ainda. Todo mundo está vendendo bem”.

O secretário do Turismo, Maurício Bacelar, considera que a diversidade encontrada na Bahia é o principal motivo para o sucesso dos festejos juninos. “A Bahia tem uma rica e diversificada cultura, cada região tem a sua característica e é essa diversidade que atrai milhões de pessoas para o nosso estado e com a estrutura que o Governo da Bahia dá a essas festas, nós temos o melhor e maior São João do mundo”.

Dados da Secretaria de Turismo (Setur) indicam que no período foi registrada a presença de até 50 mil pessoas, que resultou na ocupação de 100% na rede hoteleira. Os principais emissores foram outras regiões da Bahia, São Paulo, Minas Gerais e Brasília. Foram gerados 350 postos de trabalho diretos na festa e aproximadamente 800 indiretos.

ANÚNCIO
Anúncios

São João 2025

Projeto “Arraiá da Bahia” emociona ao eternizar a cultura junina de Itabuna por meio da voz do povo

A iniciativa promoveu o registro audiovisual das tradições juninas locais a partir das memórias e relatos dos próprios moradores

Publicado

em

projeto “Arraiá da Bahia”, idealizado pela Studio Conteúdo LTDA. A iniciativa promoveu o registro audiovisual das tradições
Fotos: Divulgação

Durante os dias 26 a 29 de junho de 2025, a cidade de Itabuna viveu momentos de emoção e celebração com a realização do projeto “Arraiá da Bahia”, idealizado pela Studio Conteúdo LTDA. A iniciativa promoveu o registro audiovisual das tradições juninas locais a partir das memórias e relatos dos próprios moradores, valorizando a oralidade como ferramenta de preservação cultural e aproximando o público das histórias que dão vida ao São João no interior da Bahia.

Ao longo dos quatro dias, a equipe do projeto percorreu as ruas de Itabuna captando depoimentos, sons, imagens e expressões típicas da festa junina. O resultado é um acervo sensível e poderoso, que resgata a memória afetiva da população e evidencia o São João como símbolo de identidade e resistência cultural.

A iniciativa também projetou Itabuna como um vibrante destino de turismo cultural, reforçando o potencial das tradições populares como motor para o desenvolvimento local. O “Arraiá da Bahia” foi patrocinado pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (SUFOTUR), reafirmando o compromisso com a promoção das culturas populares e com o fortalecimento da cultura como vetor de desenvolvimento.

Continue Lendo

São João 2025

Pedrão 2025 celebra 20 anos de tradição em Eunápolis

Criada em 2005, a festa se consolidou como um dos maiores festejos juninos da Bahia, atraindo público de diversas regiões do estado

Publicado

em

O Pedrão 2025 começou com o pé direito e muita animação em Eunápolis, no Extremo Sul da Bahia. Este ano, a festa está completando
Foto: Thuane Maria/GOVBA

O Pedrão 2025 começou com o pé direito e muita animação em Eunápolis, no Extremo Sul da Bahia. Este ano, a festa está completando 20 anos de história e foi oficialmente aberta nesta quinta-feira (26) com a presença do governador, Jerônimo Rodrigues. Com uma programação especial, apoiada pelo Governo do Estado, o evento recebeu na primeira noite Ana Castela, Maiara & Maraisa, Bell Marques e Arriba Saia, que subiram ao palco e animaram a multidão no Estádio Araujão.

Criado em 2005, o Pedrão se consolidou como um dos maiores festejos juninos da Bahia, atraindo público de diversas regiões do estado. Durante a cerimônia de abertura, o governador destacou a importância do Pedrão para o turismo, a economia local e a preservação das tradições nordestinas. “O Pedrão é muito badalado e organizado. São 20 anos de um evento que movimenta a cidade, gera empregos, aquece o comércio e valoriza nossa cultura. É um orgulho para a Bahia”, afirmou Jerônimo Rodrigues.

Já o secretário de Turismo (Setur), Maurício Bacelar pontuou, “aqui hoje em Eunápolis, o governador Jerônimo Rodrigues abre os festejos da Bahia a São Pedro. Esses festejos se estendem até meados do mês de julho. O governo tem ciência da importância cultural desses festejos, por conta disso apoia e, por conta desses festejos também, os investimentos têm reflexo na economia do Estado, na geração de emprego e de renda para os baianos”, disse.

Com expectativa de atrair milhares de visitantes, a edição 2025 do Pedrão reforça Eunápolis como um dos principais destinos juninos da Bahia e do Brasil. “É uma festa que traz as famílias, congratula a região, traz gente de outros estados, como tem amigos aí de várias partes do Brasil, tem gente que vem de São Paulo, Porto Seguro, Espírito Santo, Minas Gerais”, ressaltou o prefeito Robério Oliveira.

O secretário de Cultura (Secult-BA), Bruno Monteiro, participou do evento e destacou os investimentos realizados pelo Governo do Estado em 2025. “Mais de 300 municípios baianos realizam ou já realizaram festejos juninos com o apoio do Governo do Estado. Esse investimento contempla a valorização da cultura, já que essas festas são marcadas por uma tradição cultural muito forte e representam uma parte significativa da identidade do povo baiano e nordestino. Além do aspecto cultural, há também um investimento expressivo em segurança pública, com o reforço do efetivo para garantir que os festejos ocorram com paz e tranquilidade. As estruturas de saúde também foram ampliadas. A mobilidade é outro ponto que recebeu atenção especial, pois esse é um período em que há um grande deslocamento de pessoas dentro do estado.”

ANÚNCIO
Anúncios

Pra receber o evento, o Araujão passou por uma transformação. O local foi reformado e ampliado, ganhando quadras esportivas, pista de atletismo e uma estrutura moderna que vai ser usada também em eventos esportivos e culturais depois da festa. Para a realização do Pedrão, o campo de futebol foi coberto com um piso especial para proteção do gramado.

Continue Lendo

São João 2025

Raízes do São João emociona ao eternizar memórias das festas juninas em Cruz das Almas e Castro Alves

O projeto registrou emocionantes depoimentos de moradores das cidades de Cruz das Almas e Castro Alves

Publicado

em

O projeto Raízes do São João, realizado entre os dias 20 e 24 de junho de 2025 pela Vetor Filmes EIRELI, foi um verdadeiro
Fotos: Divulgação

O projeto Raízes do São João, realizado entre os dias 20 e 24 de junho de 2025 pela Vetor Filmes EIRELI, foi um verdadeiro tributo à cultura popular do Recôncavo Baiano. Em uma jornada audiovisual marcada pela escuta atenta e pelo respeito às tradições, o projeto registrou emocionantes depoimentos de moradores das cidades de Cruz das Almas e Castro Alves, revelando a alma do São João a partir das vozes da própria comunidade.

Com uma abordagem documental sensível e autêntica, o projeto captou histórias pessoais, memórias afetivas e os elementos culturais que fazem do São João uma festa singular e profundamente enraizada no cotidiano do povo baiano. Além dos depoimentos, foram registrados sons, cores, símbolos e expressões típicas das festas juninas, compondo um acervo de grande valor histórico e cultural.

A iniciativa reafirma o papel do São João como patrimônio imaterial e destaca a importância da memória coletiva para o fortalecimento da identidade regional. O projeto também teve impacto relevante para a promoção do turismo cultural, ao revelar ao público as tradições que fazem do Recôncavo Baiano um destino de experiências autênticas.

Com patrocínio da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia – SUFOTUR, o Raízes do São João cumpriu seu propósito de valorizar as narrativas locais e perpetuar a riqueza da cultura junina baiana para as gerações futuras.

Continue Lendo

Mais Lidas