Cidade
Salvamar alerta para riscos com avanço de frente fria em Salvador
A Marinha do Brasil e a Defesa Civil da capital baiana emitiram alertas reforçando os cuidados a serem tomados
A chegada de uma frente fria que avança do Sudeste em direção ao Nordeste do país mudou o cenário de céu azul e calmaria em Salvador. A Marinha do Brasil e a Defesa Civil da capital baiana emitiram alertas reforçando os cuidados diante da previsão de ventos fortes e chuvas moderadas a intensas.
De acordo com a Marinha, o sistema afetará a faixa litorânea entre Caravelas e Salvador, com ventos variando de sudoeste a sul e rajadas de até 60 km/h, entre a manhã de quinta (12) e a noite de sexta-feira (13). A orientação é para que navegantes e embarcações de pequeno porte redobrem a atenção e evitem atividades marítimas recreativas durante o período. As informações atualizadas estão disponíveis no site oficial da Marinha ou nos aplicativos “Previsão Ambiental Marinha (PAM)” e “Boletim ao Mar”.
Diante do cenário, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), atuará em esquema de plantão para possíveis emergências no litoral soteropolitano. Para o coordenador da Salvamar, Kailani Dantas, o alerta é fundamental, principalmente por conta do comportamento do mar nos próximos dias.
“Observando a frente fria já registrada nas regiões do Rio de Janeiro e Espírito Santo, sabemos que esse mesmo fluxo deve chegar a Salvador, o que pode provocar ocorrências graves de afogamento. O mar fica mais perigoso, com aumento das ondas, intensificação dos ventos e formação de correntes de retorno. Recentemente, tivemos um caso em que um surfista precisou ser resgatado por um helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar, após ser levado por uma corrente de retorno para longe da costa”, lembra.
A recomendação da Salvamar é evitar o banho de mar e a prática de esportes náuticos, especialmente por pessoas sem experiência. “Pedimos que todos redobrem os cuidados, principalmente com crianças e idosos. Não deixem essas pessoas sozinhas na praia, mantenham sempre o contato visual e a distância de um braço. Assim, conseguimos evitar tragédias. Quando a Marinha emite um alerta, é porque a situação é realmente séria. O ideal é evitar o mar neste fim de semana”, reforça.
Atuação preventiva
A Salvamar atuará com rondas ostensivas na orla, orientando e sinalizando banhistas que se expuserem ao risco. “A galera que tem o costume de pegar o baba de manhã, por exemplo, que evite entrar no mar depois. Se for se molhar, que seja com muito cuidado. Como sempre digo: água acima do umbigo é sinal de perigo”, alerta Dantas.
Estrutura
A Salvamar atua ao longo de 28 km de orla, no trecho entre as praias de Jardim de Alah e Ipitanga (próximo ao kartódromo). A estrutura de atuação é composta por moto aquática, pranchões, pés-de-pato, máscaras de mergulho, respiradores, capacetes e botes. Os salva-vidas também realizam medidas preventivas, educacionais, de orientação e de salvamento em ambientes aquáticos, evitando afogamentos e preservando a vida de quem estiver em perigo.
Contato
Em caso de emergência, além do contato direto com os profissionais nas praias, o serviço pode ser acionado através do número (71) 3202-4970. Já nas demais praias fora do trecho Jardim de Alah-Ipitanga, o contato deverá ser feito com o Grupamento Marítimo (Gmar), do Corpo de Bombeiros, pelo número 193.
Cidade
Campo Grande se prepara para receber metrô e ganhar nova dinâmica urbana
Obras financiadas pelo PAC devem começar em 2026 e prometem revitalizar uma das áreas mais tradicionais de Salvador
Campo Grande vive a expectativa da chegada do metrô, prevista para começar a ser construída em 2026 com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A iniciativa do Governo do Estado promete transformar uma região histórica da capital baiana, marcada por equipamentos culturais como o Teatro Castro Alves, a Concha Acústica e diversos museus, além de instituições educacionais e de saúde.
Morador há mais de 50 anos, o administrador de condomínios Darcílio Gouveia comemora a possibilidade de trocar o carro pelo transporte sobre trilhos. “Será uma economia de recursos e tempo inacreditável para mim, que sempre faço o percurso e gasto com combustível bem mais do que a passagem, além do estresse dos congestionamentos”, afirma.
O entusiasmo também contagia comerciantes da área, que receberá o tramo 4 do metrô, projetado para transportar cerca de 11 mil usuários por dia. Índio, dono do tradicional Sebo Graúna, vê na obra uma oportunidade para recuperar o movimento perdido. “A pandemia contribuiu para afastar o povo das ruas, mas também sofremos com cortes de linhas de ônibus pela prefeitura, que dificultaram o acesso”, critica.
Segundo ele, a queda na circulação impactou diretamente negócios em uma região com forte apelo cultural e educacional, onde funcionam unidades da Ufba e um polo de saúde com hospitais e clínicas. “Trabalho aqui a 50 metros do Campo Grande há décadas e senti no bolso esse esvaziamento”, relata.
Além de revitalizar o comércio, a chegada do metrô deve facilitar o acesso a eventos cívicos como o 2 de Julho e o 7 de Setembro, além do circuito do Carnaval. “Vai ser muito mais fácil para toda a cidade chegar aqui”, reforça Darcílio.
Para o governador Jerônimo Rodrigues, a expansão do metrô e a implantação do VLT fazem parte do projeto Nova Bahia, que inclui investimentos sociais e em infraestrutura. “O objetivo do nosso governo é melhorar a vida do povo baiano”, afirma.
Cidade
Primeiros trens do VLT iniciam da fase de testes
Sistema sobre trilhos, com investimento de R$ 5,4 bilhões, avança para a fase de preparação da operação assistida prevista para 2026
Os primeiros trens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) já estão em Salvador e deram início à fase de preparação para testes operacionais. Nesta quinta-feira (4), os vagões foram posicionados nos trilhos do pátio de manutenção, no bairro da Calçada, e deslocados com auxílio de um trator rebocador até a oficina, onde passam por atualização de softwares, verificação das Interfaces Homem-Máquina (IHM) e ajustes para os primeiros testes no trecho 1.
Após o descarregamento, os sete módulos, apresentados pelo governador Jerônimo Rodrigues na quarta-feira (3), foram acoplados e energizados para os ajustes iniciais. Na oficina, técnicos verificam funcionalidades e configurações do sistema. De acordo com a Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), os testes técnicos começam em janeiro, no trajeto entre Calçada e Lobato, com duração prevista de seis meses. A operação assistida deve ocorrer no segundo semestre de 2026.
Com investimento de R$ 5,4 bilhões, o VLT terá 40 quilômetros de trilhos e 42 paradas, distribuídos em três trechos: Comércio–Ilha de São João, Paripe–Águas Claras e Águas Claras–Piatã. A conclusão das obras está prevista para 2028.
Impacto histórico e modernização
A chegada dos primeiros trens do VLT marca um capítulo histórico na mobilidade urbana de Salvador, comparável ao início da operação do metrô na capital baiana. O projeto simboliza a transição para um transporte mais sustentável, integrado e eficiente, alinhado às tendências globais de redução de emissões e melhoria da qualidade de vida nos centros urbanos. Com tecnologia moderna e infraestrutura robusta, o VLT promete transformar a experiência de deslocamento, conectando regiões estratégicas e impulsionando o desenvolvimento econômico e social da cidade.
Cidade
Primeiros trens do VLT chegam a Salvador e marcam início da fase de testes
Governador Jerônimo Rodrigues apresenta composições que vão integrar o novo sistema de transporte; operação assistida começa em 2026
Salvador recebeu, nesta quarta-feira (3), os primeiros trens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), apresentados à população, imprensa e autoridades pelo governador Jerônimo Rodrigues, em ato realizado na Avenida Paralela. A composição, formada por sete módulos, chegou à capital baiana dois dias antes do previsto.
“Estamos fazendo esse investimento importante para devolver ao Subúrbio o seu lugar de destaque. Já no primeiro semestre de 2026, os testes técnicos serão iniciados e, em breve, a população soteropolitana que cruza a cidade todos os dias vai poder usufruir desse moderno meio de transporte”, afirmou o governador.
Com investimento de R$ 5,4 bilhões, o sistema terá 40 quilômetros de trilhos e 42 paradas, divididos em três trechos:
- Trecho 1: Comércio – Ilha de São João
- Trecho 2: Paripe – Águas Claras
- Trecho 3: Águas Claras – Piatã
As obras incluem drenagem, macrodrenagem, contenção de encostas, iluminação e urbanização. A conclusão está prevista para 2028.
A secretária de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira, destacou a relevância do projeto para os comerciantes do Subúrbio:
“A obra também incluirá novos equipamentos que valorizam profissões tradicionais, como tratadoras de sardinha, comerciantes e chefs da gastronomia, além de mercados, uma central de processamento de sardinha e novos acessos às praias”, disse.
O presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Eracy Lafuente, reforçou o caráter sustentável do VLT:
“É um equipamento moderno, com cerca de 50 metros de extensão, capacidade para 400 pessoas e operação silenciosa, alinhado aos conceitos de descarbonização”, afirmou.
Ao todo, 40 trens vão compor o sistema em pleno funcionamento. As operações assistidas com passageiros começam no segundo semestre de 2026.
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