SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Política

“Parceiros da Mata” é lançado em Ipiaú nesta quinta (20)

Projeto tem foco na valorização do pequeno agricultor por meio de práticas sustentáveis 

Publicado

em

Projeto Parceiros da Mata, lançado nesta quinta-feira (20), em Ipiaú, pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento
Fotos: Thuane Maria/GOVBA

Mais qualidade de vida para cerca de 352 mil pessoas de comunidades rurais dos territórios de identidade do Baixo Sul, Litoral Sul, Vale do Jiquiriçá e Médio Rio das Contas é o que propõe o Projeto Parceiros da Mata, lançado nesta quinta-feira (20), em Ipiaú, pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Serão investidos o equivalente a R$ 750 milhões até 2030, na promoção do desenvolvimento sustentável nas áreas rurais da Mata Atlântica da Bahia, beneficiando 77 municípios. 

O projeto vai atuar ainda, na proteção e na recuperação ambiental, na melhoria da renda e no fortalecimento da agricultura familiar, como explicou o governador Jerônimo Rodrigues, durante solenidade festiva de lançamento, realizada na praça de eventos Álvaro Jardim, sede de Ipiaú, uma das cidades atendidas pela iniciativa. “O foco mais forte é garantir a preservação da Mata Atlântica e a recuperação das nascentes, mas acima de tudo, promover melhorias na vida das pessoas que ali moram, como as comunidades indígenas, quilombolas, com investimentos que vão desde o acesso ao tratamento de água e o saneamento básico. Vamos também melhorar as condições de agroindustrialização das cooperativas para fazer gerar renda, emprego, qualidade no campo, tudo aliada à preservação do meio ambiente”.  

Na Cooperativa dos Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan), o projeto vai beneficiar 382 famílias que produzem mandioca, banana e seus derivados, fortalecendo a agricultura familiar por meio de práticas sustentáveis. “Vamos transformar a realidade do nosso município e da região, elevando os níveis de produtividade, formando jovens, transformando agricultores em empresários rurais e diminuindo o êxodo rural”, destacou a diretora Fernanda Santana. 

Esse também é o sentimento de Daniel Oliveira, representante da Associação Agroecológica Jaqueira de Amargosa. “Estamos bem esperançosos para construir um futuro com sustentabilidade, agroecologia e economia solidária. Que possamos conciliar o crescimento econômico com a proteção da natureza, tão necessária. Esse projeto é um grande alento para conseguirmos estruturar a nossa associação e atender melhor a população”, afirmou.  

Co-financiado por meio de um empréstimo de US$ 150 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), com contrapartidas do Governo do Estado da Bahia, o projeto Parceiros da Mata terá vigência até 2030, com impacto direto nas comunidades rurais e na preservação da Mata Atlântica.  

ANÚNCIO

 

“Vamos envolver 88 mil famílias de 77 municípios, com ações voltadas para inclusão socioprodutiva, produção de alimentos. São atividades que estão enlaçadas com a realidade local, que tem uma bacia hidrográfica riquíssima. Então, o projeto surge na perspectiva de produzir alimentos com qualidade, preservando o ecossistema”, declarou o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro.  

O secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Osni Cardoso, reforçou a importância do trabalho desenvolvido pela pasta, em prol do desenvolvimento da agricultura familiar e do setor socioprodutivo. “Já estamos há um tempo elaborando projetos estratégicos por toda a Bahia. E dessa vez, olhamos para a Mata Atlântica, onde o cacau é produzido a partir desse modelo reconhecido no mundo inteiro, que é o Cabruca, mas ao mesmo tempo, olhando para o conjunto dessa produção dos quatro territórios. Por cinco anos, vamos acompanhar de perto as melhorias na produção do campo, garantindo a comercialização com olhar para a sustentabilidade e para a renda do homem e da mulher do campo”, destacou.  

O público beneficiado é formado por jovens, mulheres, assentados de reforma agrária, povos originários, comunidades quilombolas, pescadores, marisqueiros e ribeirinhos, visando garantir a inclusão social, a equidade de gênero e o fortalecimento da participação de comunidades históricas no processo de desenvolvimento sustentável da região. 

As ações vão levar melhoria da infraestrutura básica, como acesso à água potável, saneamento rural e infraestrutura hídrica, elevando a qualidade de vida de até 900 comunidades rurais, como a de Sônia Maria, da comunidade quilombola de Nova Ibiá, município do Médio Rio das Contas. “A gente trabalha com cacau, banana e também polpa de frutas. São mais de 150 pessoas que dependem dessa renda. A chegada desse projeto vai melhorar muito a vida de todos”, disse.  

ANÚNCIO

Na outra ponta, os “Parceiros da Mata” vão atuar no combate à insegurança alimentar e nutricional da população, dentro do Programa Bahia Sem Fome. “A iniciativa chega em um momento oportuno em que se faz necessário potencializar a produção de alimentos. Vivemos uma crise alimentar e esse projeto arrebate diretamente na base produtiva. Vai fortalecer a agricultura familiar, os povos e comunidades tradicionais, dinamizar os processos produtivos, viabilizar recursos financeiros para que a gente possa potencializar as cadeias produtivas no estado da Bahia”, afirmou o coordenador do programa, Tiago Pereira.  

O evento contou com apresentações artísticas e culturais, reuniu gestores municipais e diversos representantes do setor, assim como parceiros institucionais, que darão apoio ao projeto, como os  órgãos estaduais, – Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), Bahiater, Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e Cojuve. 

Além de organismos federais, como a Fundação Cultural Palmares, Ministério de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Incra, além dos Consórcios Intermunicipais, Colegiados Territoriais e Organizações da Sociedade Civil (OSC). 

Eleições 2026

Imprensa Nacional aponta de novo que plano de governo de ACM Neto foi feito por IA

Rosemberg Pinto afirma que o candidato do União Brasil precisa explicar apontamentos divulgados pela imprensa e questiona compromisso da proposta com os problemas da Bahia

Publicado

em

O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), criticou ACM Neto
Imagem: Reprodução do site O Globo

O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), criticou ACM Neto (União Brasil) após a publicação de reportagem apontando que o plano de governo do candidato apresenta indícios de uso de inteligência artificial em sua elaboração.

Segundo Rosemberg, a informação reforça questionamentos já levantados anteriormente por veículos da imprensa nacional sobre documentos de campanha. O parlamentar citou reportagem divulgada neste domingo (30), na qual o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, afirma que propostas de candidatos, entre eles ACM Neto e o presidenciável Flávio Bolsonaro, apresentam expressões associadas à produção de conteúdo por ferramentas de inteligência artificial.

“De maneira muito deselegante, sem apresentar nenhum argumento contrário, ACM Neto chamou de mentirosa a jornalista da Folha de São Paulo, Mônica Bergamo, quando ela divulgou o estudo feito pelo jornal paulista, revelando a mesma coisa, um tempo atrás. Quero ver o que vai dizer agora!”, declarou Rosemberg.

Para o deputado, a situação demonstra distanciamento do candidato em relação aos desafios enfrentados pela população baiana.

“Não conhece os problemas do povo baiano e quer ser governador por causa do sobrenome. É uma piada!”, afirmou.

ANÚNCIO

Rosemberg também questionou a elaboração do plano de governo e associou o episódio à atuação política do adversário.

“Botar a IA para fazer o plano de governo é a prova cabal de que ACM Neto não tem compromisso real com o povo da Bahia. Por isso a sua oposição a projetos para o desenvolvimento social e econômico da Bahia, como a Ponte Salvador-Itaparica”, disse.

O parlamentar concluiu afirmando que o debate eleitoral deve priorizar propostas e compromissos concretos voltados ao desenvolvimento do estado.

Continue Lendo

Eleições 2026

Lídice critica uso de mulheres seminuas em ato de campanha de ACM Neto

Deputada do PSB defende debate focado em propostas e afirma que episódio reforça a sexualização feminina na política

Publicado

em

A deputada federal Lídice da Mata (PSB) criticou a presença de duas jovens seminuas, com os corpos pintados nas cores da campanha

A deputada federal Lídice da Mata (PSB) criticou a presença de duas jovens seminuas, com os corpos pintados nas cores da campanha de ACM Neto (União Brasil), durante uma passeata promovida pelo candidato ao Governo da Bahia.

Segundo a parlamentar, a campanha eleitoral deve priorizar a apresentação de propostas e projetos voltados à melhoria da qualidade de vida da população, e não recorrer à exposição de mulheres como forma de atrair atenção.

“O povo quer saber de propostas, de projetos e de ações que possam melhorar efetivamente a sua vida”, afirmou.

Lídice também avaliou que a situação representa um desrespeito às mulheres e contribui para a redução de seu papel no ambiente político.

“Temos pautas importantes que precisam ser discutidas e resolvidas, como o feminicídio, e ações desta natureza, que apenas sexualizam as mulheres, contribuem para o agravamento do problema”, declarou.

ANÚNCIO

A deputada defendeu que o processo eleitoral seja marcado pelo debate de temas considerados prioritários para a população baiana, como geração de emprego e renda, educação, saúde, segurança pública e ampliação de oportunidades.

Ao comentar a mobilização política no estado, Lídice citou a caminhada realizada pelo governador e candidato à reeleição Jerônimo Rodrigues (PT), no bairro da Liberdade, em Salvador, com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo a parlamentar, o ato demonstrou apoio popular a um projeto político voltado ao desenvolvimento social e econômico da Bahia.

“A presença de Lula reforça essa parceria com Jerônimo e o compromisso de continuar trabalhando pela Bahia. É com diálogo, propostas e ações concretas que se constrói uma campanha e se responde ao que a população realmente espera dos seus governantes”, concluiu.

ANÚNCIO
Continue Lendo

Política

Estado entrega obras e autoriza investimentos em cinco municípios baianos

Ações entregues e autorizadas pelo Governo da Bahia nesta sexta (28) beneficiam Sobradinho, Jaguaquara, Juazeiro, Itapetinga e Cícero Dantas

Publicado

em

Municípios de diferentes regiões da Bahia foram contemplados, nesta sexta-feira (28), com investimentos nas áreas de segurança pública,
Foto: Marta Medeiros/SDR

Municípios de diferentes regiões da Bahia foram contemplados, nesta sexta-feira (28), com investimentos nas áreas de segurança pública, abastecimento de água, infraestrutura viária e fortalecimento da agricultura familiar. As ações alcançam as cidades de Sobradinho, Jaguaquara, Juazeiro, Itapetinga e Cícero Dantas.

Nova delegacia em Sobradinho

Em Sobradinho, entrou em funcionamento a nova sede da Delegacia Territorial do município, localizada no Loteamento Sobradinho II, na Vila São Francisco. A unidade recebeu investimento superior a R$ 1,3 milhão e conta com estrutura destinada ao atendimento da população, além de espaços para o trabalho investigativo e administrativo da Polícia Civil.

O equipamento dispõe de recepção, salas para delegado, equipes do Serviço de Inteligência, reconhecimento de presos e cartório, ampliando as condições de atuação da segurança pública na região.

Feira livre ganha novo espaço em Jaguaquara

Em Jaguaquara, a área externa do Mercado Municipal passou a abrigar a feira livre da cidade. O novo espaço conta com 444 bancadas destinadas à comercialização de produtos da agricultura familiar e de outros segmentos econômicos.

A intervenção foi executada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e busca melhorar as condições de trabalho dos feirantes e o atendimento aos consumidores.

ANÚNCIO
Obras são autorizadas em Juazeiro e Itapetinga

No município de Juazeiro, foi assinada a ordem de serviço para a implantação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água, iniciativa voltada à ampliação da oferta hídrica e ao fortalecimento da infraestrutura de abastecimento local.

Já em Itapetinga, foi autorizada a duplicação e pavimentação da BA-130, no trecho entre o entroncamento da BA-263 e a ponte sobre o Rio Catolé Grande. A obra inclui ainda acessos urbanos, construção de passeios, piso tátil e ciclovia ao longo de 7,16 quilômetros.

A intervenção será executada pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) e tem como objetivo melhorar a mobilidade, a segurança viária e a integração regional.

Agricultura familiar em destaque no Semiárido

Em Cícero Dantas, a 6ª Feira Territorial da Agricultura Familiar do Semiárido Nordeste II segue até este sábado (29). O evento reúne agricultores, técnicos e representantes de instituições ligadas ao desenvolvimento rural para discutir temas como agroecologia, tecnologias sociais, produção de alimentos e convivência com as condições climáticas do Semiárido.

Promovida pela Associação Regional de Convivência Apropriada ao Semiárido (Arcas), com apoio da SDR, a feira realizou nesta sexta-feira um seminário voltado à assistência técnica e extensão rural, acesso a políticas públicas, produção e geração de renda no campo.

ANÚNCIO
Continue Lendo

Mais Lidas