Turismo
Setur-BA apresenta novo produto para movimentar afroturismo baiano
Candomblé de rua Olojá – Senhor do Mercado terá a participação de 80 terreiros na Feira de São Joaquim, dia 8 de março

Novo produto turístico da Bahia, o candomblé de rua Olojá – Senhor do Mercado foi apresentado a representantes de operadoras e agências de viagens, empresas de receptivo e guias, nesta sexta-feira (07), na sede da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), em Salvador. O evento será realizado na Feira de São Joaquim, na Cidade Baixa, no dia 8 de março, com a participação de 80 terreiros. A manifestação tem o apoio da Setur-BA, como parte das ações do projeto Agô Bahia, pela valorização das religiões de matriz africana e incremento do afroturismo.
“É uma festa nova, que terá a sua quarta edição, e está sendo formatada como produto turístico por sua expressividade no culto ancestral. É representativa a escolha da Feira de São Joaquim, um símbolo da diversidade cultural e gastronômica da Bahia, visitado por turistas do mundo todo”, explicou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
Com o tema “Os Exus do Brasil”, o Olojá é uma celebração dedicada ao orixá que tem entre suas atribuições abrir caminhos e vigiar mercados. “Somos uma casa dedicada a Exu e estamos resgatando o culto a ele, com seus cânticos, culinária e festa”, relatou Gilmar Sampaio, asobá da Casa do Mensageiro, terreiro que lidera a Associação Cultural e Social Olojá Senhor do Mercado, organizadora do evento.
Presente no encontro, a diretora de Operadora Itaparica Tour, Tércia Vasconcelos, ficou animada com a apresentação. “Já oferecemos visitas aos candomblés, mas uma grande festa das religiões de matriz africana em uma feira livre é algo inédito a ser oferecido aos nossos clientes. Tenho certeza de que eles vão amar. No período do evento, recebemos turistas da Argentina, Chile, Peru, Colômbia, Paraguai e Uruguai, ávidos por conhecer as tradições baianas”, pontuou.
Para o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens na Bahia (Abav-BA), Jean Paul Gonze, “o estado tem uma riqueza inigualável, e a Setur-BA está oferecendo oportunidades para que os turistas conheçam manifestações genuínas, como o Olojá, que, acredito, que será um sucesso”.
“Estamos muito felizes com a parceria da Setur-BA, que é de extrema importância para a realização do evento e divulgação junto à população baiana, aos empresários do turismo e visitantes”, agradeceu a presidente da Associação Olojá, Anane Simões.
Programação
No dia do Olojá, um grande cortejo é organizado pelo povo de santo, tendo à frente a representação de Exu, que visita os boxes dos feirantes, que, por sua vez, retribuem com oferendas. Depois, todos se reúnem no fundo da feira, à beira-mar, para o xirê (roda de evocação dos orixás) e distribuição de comidas típicas. A programação termina com muito samba, é gratuita e aberta ao público.
Turismo
Bahia é destaque como destino gay friendly na capital paulista
A Setur-BA participa da 9ª Conferência Internacional da Diversidade em São Paulo

A Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) participa da 9ª Conferência Internacional da Diversidade, que acontece no Espaço de Eventos São Luís, em São Paulo, até esta sexta-feira (12), em quatro dias de atividades, com organização da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil. A pasta divulga a infraestrutura, os serviços e atrativos das 13 zonas turísticas baianas, que colocaram o estado em posição de destaque como destino gay friendly (acolhedor).
O evento reúne cerca de 400 participantes, incluindo representantes do trade turístico de todo o país, especialistas e delegações internacionais. Na programação, mesas-redondas, painéis e networking, visando fortalecer as conexões entre turismo, cultura, inclusão e desenvolvimento sustentável.
“O objetivo da conferência é gerar conexões. Queremos aproximar destinos, operadoras e agências nacionais e internacionais, para discutir como fomentar o turismo LGBT+ e atrair um número maior de visitantes do segmento para o Brasil. A Bahia tem um papel importante nesse processo, porque desde 2019 seguimos juntos nessa caminhada. Este ano, o evento será encerrado com uma press trip internacional pelo estado”, declarou o presidente da Câmara, Ricardo Gomes.
Para a presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav Nacional), Ana Carolina Medeiros, “os números comprovam o quanto a Bahia tem gerado em grandes investimentos e retornos, tanto para os baianos quanto para o Brasil, sendo um destino gay friendly de destaque”.
“Mostramos o quanto o governo baiano tem trabalhado para oferecer um atendimento cada vez mais qualificado ao turista desse segmento, pelo seu compromisso com a inclusão”, destacou a coordenadora do Turismo LGBTIQAPN+ da Setur-BA, Jeane dos Anjos.
A programação da conferência será encerrada na Bahia, com press trip internacional (viagem de imprensa), a partir deste sábado (13), que terá a participação de jornalistas da Alemanha, França, Espanha, Uruguai, México e Colômbia. Eles irão visitar pontos turísticos de Salvador e seu entorno, com experiências culturais e gastronômicas.
Mais promoção
Ainda em São Paulo, a Setur-BA participou, na última semana, da 27ª Feira de Turismo da Associação das Agências de Viagens de Ribeirão Preto e Região (Avirrp) e do Encontro da Operadora Schultz. No total, mais de 550 profissionais foram atualizados sobre o destino Bahia.
“Com essa promoção, as agências de viagens parceiras estão preparadas para vender ainda mais a Bahia, que já é o nosso campeão nacional de vendas, com preferência pelos resorts all inclusive”, relatou o gerente comercial da Schultz, Danilo Mezzalira.
No mesmo período, a Setur-BA marcou presença no 7º Fórum Clia Brasil, em Brasília, promovido pela Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos. O evento reuniu autoridades e empresários, que tiveram informações sobre as potencialidades da Bahia no turismo náutico.
Turismo
Encontro nacional de Enfermagem reúne 10 mil participantes em Salvador
A abertura do congresso ocorreu em clima de Carnaval e o encontro segue foi aberto, nesta segunda (8), em clima de Carnaval e segue

O 27º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), o maior encontro científico da área na América Latina, acontece no Centro de Convenções de Salvador, até esta quinta-feira (11), em quatro dias de programação. Ele reúne cerca de 10 mil congressistas de todo o Brasil e do exterior, que discutem avanços na saúde, além de 27 mil participantes on-line. O evento tem o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), como parte das ações para o incremento do turismo de negócios na capital baiana. A abertura, na segunda-feira (8), foi em clima de Carnaval.
“A Bahia recebe estudantes, profissionais, pesquisadores e autoridades de todo o mundo. As nossas belezas naturais e riquezas culturais criam o cenário ideal para um congresso maravilhoso”, ressaltou o presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), Davi Apóstolo.
“Estou surpreso com a força e o espírito da enfermagem, em Salvador. É uma união que serve de lição para o nosso país. Estamos mostrando uma cultura de convivência que inspira o Brasil”, destacou o presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Neri.
Nas horas vagas, a maioria dos congressistas faz turismo pela cidade. “É a minha terceira vez em Salvador. Sempre que estou aqui, aproveito a culinária, as praias e o Pelourinho, que eu adoro”, relatou a fiscal do Coren de São Paulo, Elris Fornitane.
“O povo baiano é extremamente acolhedor e carinhoso, que preparou para nós um dos maiores congressos. Acho que ficará marcado na história”, completou a presidente do Coren de Santa Catarina, Maristela Azevedo.
Em agosto, a Bahia conquistou o Prêmio Live 2025, conhecido como Megafone de Ouro, na categoria Melhor Destino para Eventos do Brasil. A escolha foi pela combinação de atrativos turísticos com infraestrutura de alto padrão, que o estado oferece para sediar encontros corporativos.
Turismo
Setur-BA finaliza projeto Avança Turismo na Chapada Diamantina
A iniciativa da Setur-BA visa desenvolver as potencialidades das 13 zonas turísticas baianas

O município de Mucugê, que integra o Circuito do Diamante, na zona turística Chapada Diamantina, foi contemplado com um conjunto de ações do projeto Avança Turismo Bahia, neste mês. A iniciativa da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), que visa desenvolver as potencialidades das 13 zonas turísticas baianas, alcançou, também, os municípios de Andaraí, Barra da Estiva, Boninal, Bonito, Ibicoara, Iramaia, Iraquara, Itaetê, Lençóis, Marcionílio Souza, Palmeiras, Seabra, Ituaçu e Wagner.
A equipe da Setur-BA fez visitas técnicas a pontos turísticos e o levantamento da oferta e avaliação da qualidade dos meios de hospedagem, com incentivo à regularização no Cadastur (registro nacional de serviços). As atividades foram concluídas com um seminário na Câmara Municipal de Mucugê, que reuniu gestores públicos e empresários das cidades envolvidas. Eles discutiram temas como desenvolvimento sustentável e qualificação dos serviços oferecidos aos visitantes.
“Para nós, foi muito importante ter a equipe da Setur-BA em nossa região. Debater sobre desenvolvimento sustentável foi pertinente e estratégico, pois ele conecta a gestão do turismo a três dimensões fundamentais: econômica, social e ambiental”, ressaltou a secretária de Turismo de Mucugê, Fabiana Profeta.
“O turismo transforma lugares em oportunidades. Nós, gestores, promovemos possibilidades para as pessoas. Agradeço ao Governo do Estado pelo seminário”, completou a secretária de Turismo, Esporte e Lazer de Ituaçu, Brena Rocha.
“Aqui no Circuito do Diamante, finalizamos o Avança Turismo na Chapada Diamantina. Anteriormente, fizemos os outros três circuitos: Chapada Norte, Circuito do Ouro e Chapada Velha. A próxima etapa do projeto será na Costa do Descobrimento”, explicou o diretor de Regulação e Certificação de Serviços Turísticos da Setur-BA, Divaldo Borges.
Entre os atrativos de Mucugê, estão roteiros ecológicos, o Cemitério Bizantino e o Museu Vivo do Garimpo, além do enoturismo, que oferece a experiência imersiva na vinícola Uvva, do parreiral à produção de vinhos de qualidade, com vista para a Serra do Sincorá.
-
Serviçoshá 2 dias
Vagas de emprego na Bahia para esta sexta-feira (12)
-
Políticahá 2 dias
Caravana da Justiça leva serviços e cidadania para Santo Antônio de Jesus
-
Saúdehá 2 dias
Hospital do Subúrbio se consolida como referência nacional e internacional em saúde pública
-
Agriculturahá 3 dias
Cidadania Rural traz dignidade para famílias de quatro municípios baianos