SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Cultura

Funceb abre inscrição para curso de dança para crianças de 5 a 12 anos

Inscrições gratuitas acontecem até 11 de fevereiro e as aulas terão início no dia 17 de março de 2025 

Publicado

em

A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), unidade vinculada à SecultBA, está com inscrições abertas para o Curso
Foto: Lucas Malkut / Ascom Funceb

A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), unidade vinculada à SecultBA, está com inscrições abertas para o Curso Preparatório da Escola de Dança, que oferece 78 vagas gratuitas para crianças de 5 a 12 anos, matriculadas no ensino formal no turno matutino. As aulas terão início no dia 17 de março de 2025 e acontecerão de acordo com o quadro de horários específico para cada turma.

O processo seletivo será realizado em duas etapas. A primeira consiste em uma pré-inscrição, que ficará disponível até 11 de fevereiro de 2025. Para se inscrever, os interessados devem preencher integralmente o formulário online disponível no site da Funceb: ba.gov.br/fundacaocultural.

A segunda etapa será o sorteio online, que ocorrerá no dia 18 de fevereiro de 2025. Uma Comissão de Validação do Sorteio Online, composta por servidores do Centro de Formação em Artes e representantes dos familiares dos estudantes, será responsável pela supervisão do processo.

O resultado será divulgado até o dia 20 de fevereiro de 2025, tanto no site quanto nas redes sociais da Funceb.

Os responsáveis pelas crianças selecionadas no sorteio deverão realizar a matrícula presencialmente.

ANÚNCIO

Além disso, é necessário preencher um formulário de matrícula e um termo de autorização para uso de imagem e som, juntamente com o Questionário Socioeconômico Cultural do CFA/Funceb.

Serviço:
Inscrições abertas para o Curso Preparatório de Dança 2025 – Funceb
  • Período de Inscrições: 04 a 11 de fevereiro de 2025
  • Data do Sorteio Online: 18 de fevereiro de 2025
  • Resultado do Sorteio: Até 20 de fevereiro de 2025
  • Início das Aulas: 17 de março de 2025
  • + informações: ba.gov.br/fundacaocultural

Cultura

NEOJIBA anuncia maior turnê brasileira já realizada na China

Com 108 integrantes, programa baiano realiza concertos em quatro cidades chinesas entre abril e maio de 2026, integrando as celebrações do Ano Brasil-China

Publicado

em

atravessam fronteiras e culturas, a Bahia amplia sua presença no cenário mundial com o anúncio da Turnê Internacional China 2026 dos Núcleos
Foto: Thuane Maria/GOVBA

Entre acordes e sons que atravessam fronteiras e culturas, a Bahia amplia sua presença no cenário mundial com o anúncio da Turnê Internacional China 2026 dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA). Considerada a maior já realizada por um grupo brasileiro no país asiático, a turnê acontece entre abril e maio, com concertos nas cidades de Pequim, Xi’an, Tianjin e Shenzhen. 

Para os músicos, a experiência internacional representa uma oportunidade de crescimento artístico e ampliação de perspectivas de futuro. “Vai ser um divisor de águas, uma experiência que vou levar para o resto da minha vida. Primeiro, pela oportunidade; segundo, por conhecer outras culturas, outras pessoas e outro idioma. Eu nunca me imaginei vivendo isso. Estou na expectativa para que chegue logo”, relata o trombonista Sérgio Gabryel. 

Com 108 integrantes, entre músicos, maestro e equipe técnica, a turnê amplia a projeção internacional do programa e fortalece a presença da Bahia no cenário da música de concerto, destacando elementos da cultura baiana no repertório apresentado ao público chinês. 

“A gente leva o berimbau para uma sala de concerto, como já fizemos na Europa. O repertório conta também com música de Villa-Lobos e de compositor mexicano. Ou seja, a gente traz as Américas para um posicionamento de destaque, esperando justamente provocar e criar fortes laços culturais entre nossos meninos, mas também entre empresas e instituições”, afirma o maestro Ricardo Castro. 

Durante o lançamento da turnê, o secretário Felipe Freitas ressaltou o papel do NEOJIBA como política pública voltada à inclusão social por meio da música, promovendo o desenvolvimento de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade. 

ANÚNCIO

“A presença de cada um dos músicos aqui deve revolucionar a história de suas famílias e de suas comunidades. A rua em que mora deixa de ser a ‘rua X’ para ser a ‘rua do músico X’. Isso faz parte da nossa cultura, de dar nome às pessoas por sua ascendência. A gente constrói para essas pessoas uma identidade que amplia as possibilidades de inclusão individual e coletiva”, destacou o secretário. 

Ano Brasil-China 

A iniciativa integra as comemorações do Ano Brasil-China e conta com o apoio do Ministério das Relações Exteriores, patrocínio da BYD Brasil e apoio do Itamaraty. O presidente da BYD no Brasil, Tylor Li, participou da cerimônia de celebração e reforçou a importância do intercâmbio cultural entre os dois países. 

“A Bahia é a nossa segunda casa. A melhor maneira de aproximar as duas culturas é por meio da música, e por isso o investimento nesse projeto, que deve continuar”, concluiu. 

Continue Lendo

Cultura

Fundação Pedro Calmon inaugura Centro de Formação Ubiratan Castro

Novo equipamento amplia políticas de formação, pesquisa e memória cultural na Bahia e será inaugurado no dia 30 de março, na Biblioteca Central do Estado 

Publicado

em

A iniciativa integra as comemorações pelos 40 anos da Fundação Pedro Calmon (FPC), vinculada à Secretaria de Cultura do
Foto: Divulgação/FPC

O dia 30 de março de 2026 marca a inauguração do Centro de Formação Ubiratan Castro e do Memorial FPC 40 Anos, na Biblioteca Central do Estado da Bahia, em Salvador. A iniciativa integra as comemorações pelos 40 anos da Fundação Pedro Calmon (FPC), vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). 

O novo equipamento público foi concebido como um espaço estratégico para institucionalizar uma política permanente de formação, pesquisa e difusão de conhecimento nas áreas do livro, da leitura, das bibliotecas, dos arquivos e da memória em todo o território baiano. 

“A criação do Centro de Formação Ubiratan Castro afirma a formação cultural como política pública estruturante na Bahia, com foco no campo do livro, da leitura, das bibliotecas, dos arquivos e da memória. Ele nasce da necessidade de qualificação contínua de agentes culturais, gestores públicos e pesquisadores. Ao homenagearmos o professor Bira, reafirmamos seu legado de articulação entre cultura e educação. Este equipamento se propõe a ser uma referência para a Bahia e para o Brasil”, destaca o diretor-geral da FPC, Sandro Magalhães. 

Localizado no terceiro andar da Biblioteca Central, o espaço conta com estrutura moderna e requalificada, incluindo auditório, estúdio de podcast, salas de aula, sala de exposição e espaço multiuso. 

Formação e inovação cultural 

O Centro de Formação será estruturado em três eixos principais: formação, pesquisa e produção de conteúdo. A programação de 2026 já prevê cursos de paleografia, história oral, mediação cultural, curadoria de eventos literários, capacitação para bibliotecários e oficinas de acessibilidade, como curso introdutório de Libras. 

ANÚNCIO

As atividades e as inscrições serão divulgadas no site institucional da Fundação Pedro Calmon. 

Metas e impacto social 

A iniciativa tem como meta a realização de 30 cursos por ano, com atendimento a cerca de 1.500 participantes. O projeto busca fortalecer as redes estaduais de bibliotecas e arquivos, além de qualificar a cadeia produtiva do livro na Bahia. 

Também estão previstas a produção de materiais didáticos, guias técnicos e conteúdos digitais, ampliando o acesso à formação cultural, além da articulação com universidades públicas. 

Sobre o patrono 

Nascido em Salvador (1948–2013), Ubiratan Castro de Araújo foi historiador, jurista e professor. Doutor pela Sorbonne, integrou a Academia de Letras da Bahia e teve atuação destacada na defesa da cultura afro-brasileira. 

Presidiu a Fundação Cultural Palmares, dirigiu a Fundação Pedro Calmon e foi professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), além de diretor do Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO). Sua trajetória é marcada pelo compromisso com a valorização da identidade negra e com a construção de políticas públicas culturais. 

ANÚNCIO
Memorial FPC 40 Anos 

O Memorial da Fundação Pedro Calmon celebra quatro décadas de atuação da instituição na preservação da memória e no incentivo à leitura na Bahia. Organizado em formato de linha do tempo, o espaço apresenta a trajetória da FPC e suas contribuições para a democratização do acesso ao livro, à leitura e à informação. 

A inauguração integra o conjunto de ações comemorativas pelos 40 anos da instituição. 

Programação especial 

A inauguração contará ainda com uma edição especial do projeto Conversando com Sua História – 40 anos, com a participação do ex-diretor da FPC, Zulu Araújo. 

18h – Apresentação cultural: Isadora Hirata
18h30 – Início da visita ao Memorial FPC 40 Anos e ao Centro de Formação Ubiratan Castro
19h20 – Intervenção cultural: Alex Simões
19h40 – Abertura institucional com Sandro Magalhães (diretor-geral da FPC) e Bruno Monteiro (secretário de Cultura do Estado da Bahia)
20h – Conversando com Sua História – convidado: Zulu Araújo
Mediação: Walter Silva
20h30 – Apresentação cultural: Fred Aquino 

Serviço 
  • O quê: Inauguração do Centro de Formação Ubiratan Castro e do Memorial FPC 40 Anos
  • Onde: Biblioteca Central do Estado da Bahia – Rua General Labatut, nº 27, Salvador
  • Quando: 30 de março de 2026 (segunda-feira), a partir das 18h 
Continue Lendo

Cultura

Festival Bahia de Todas as Cores reúne mais de 100 artistas e ocupa Salvador com arte urbana gratuita 

Em sua oitava edição, evento internacional de graffiti acontece de 26 a 29 de março em três territórios da capital, com intervenções artísticas, formação, debates e shows musicais 

Publicado

em

O Festival Internacional de Graffiti Bahia de Todas as Cores (BTC) chega à sua oitava edição consolidado como um dos principais
Foto: Divulgação

O Festival Internacional de Graffiti Bahia de Todas as Cores (BTC) chega à sua oitava edição consolidado como um dos principais eventos de arte urbana do Brasil. Reunindo mais de 100 artistas locais, nacionais e internacionais, o festival acontece gratuitamente, entre os dias 26 e 29 de março de 2026, em Salvador, com atividades no Terminal da Barroquinha, no Largo Tereza Batista, no Pelourinho, e no bairro da Massaranduba. 

O projeto conta com apoio financeiro do Governo da Bahia, por meio do Fundo de Cultura, vinculado à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA) e à Secretaria da Fazenda (Sefaz), além do apoio do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC) e da Fundação Nacional de Artes (Funarte). 

Com o tema “Tecnologia Ancestral”, o evento reúne uma programação diversificada que contempla intervenções artísticas, debates, ações formativas e apresentações musicais com artistas como BNegão, Freelion, Fragmentos de Samba e Ministereo Público, entre outros. Com mais de oito anos de atuação cultural, o Bahia de Todas as Cores reafirma sua proposta itinerante e democrática, promovendo a ocupação criativa de espaços urbanos e fortalecendo o diálogo entre arte, território e comunidade. 

Ao longo dos quatro dias de programação, o público poderá acompanhar a produção de painéis de graffiti em tempo real e participar de atividades que ampliam o olhar sobre a arte urbana contemporânea. Entre os destaques desta edição estão artistas como Witch, Lu Bicalho, Shock e Manuel Gerullis. Além disso, 60 artistas foram selecionados por meio de convocatória pública e curadoria do Coletivo Vai e Faz, enquanto outros 40 artistas visuais participam de forma independente, ampliando o intercâmbio artístico e cultural do evento. 

Largo Tereza Batista 

A música também ocupa lugar de destaque na programação com o BTC Sound Fest, que acontece no Pelourinho. No sábado (28), a partir das 19h, o Largo Tereza Batista recebe os shows de Fragmentos de Samba, Freelion e BNegão. 

ANÚNCIO

Além das apresentações no Centro Histórico, o Circuito Sound System, liderado pelo Ministereo Público — pioneiro da cultura sound system na Bahia — reúne cinco sistemas de som: Jahmin Sound System, Respiro Soundz Dub System, Setembro Sistema de Som e Vidas Negras Sistema de Som. As atividades acontecem no fim de linha da Barroquinha, a partir das 10h, nos dias 28 e 29 de março (sábado e domingo). 

Protagonismo feminino 

O festival alcançou a paridade de gênero entre os artistas participantes, refletindo o crescimento da presença feminina no graffiti. O avanço é resultado de iniciativas contínuas de incentivo, como as ações da plataforma Flor de Cacto, que atua na formação, acolhimento e fortalecimento de mulheres na arte urbana. 

Além da produção artística, o BTC amplia seu compromisso social com a implementação de uma política de tolerância zero ao assédio. Nesse sentido, a programação inclui atividades educativas com a participação de especialistas, promovendo debates sobre cuidado, segurança e responsabilidade nos ambientes de produção artístico-cultural. 

Serviço 

Festival Internacional de Graffiti Bahia de Todas as Cores (BTC) 

  • Data: de quinta a domingo, 26 a 29 de março
  • Horário: a partir das 9h
  • Locais: Terminal da Barroquinha, Largo Tereza Batista (Pelourinho) e Massaranduba
  • Entrada: gratuita 
Continue Lendo

Mais Lidas