SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Cultura

Baile Concerto da OSBA celebra 40 anos do Axé Music e 75 anos do Trio Elétrico

A apresentação acontece no dia 22/2, às 19h, na Concha Acústica, com ingressos disponíveis a partir das 14h desta quinta (6), R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia)

Publicado

em

A energia do Carnaval baiano encontra a grandiosidade da música sinfônica na sétima edição do Baile Concerto, a festa carnavalesca
Foto: Vanessa Aragão

A energia do Carnaval baiano encontra a grandiosidade da música sinfônica na sétima edição do Baile Concerto, a festa carnavalesca promovida pela Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA). Este ano, a celebração ganha um significado especial ao homenagear os 40 anos do Axé Music e os 75 anos do Trio Elétrico. A apresentação acontece no dia 22 de fevereiro (sábado), às 19h, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, com ingressos disponíveis para venda a partir das 14h desta quinta-feira (6), na Sympla e na bilheteria do TCA, pelos valores de R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia).

Sob a regência e direção musical do maestro da OSBA, Carlos Prazeres, a Orquestra recebe grandes nomes da música baiana para seu baile de Carnaval: Armandinho Macêdo, Banda Mel (com os cantores Márcia Short e Robson Morais), Gerônimo Santana e Margareth Menezes, além de Manno Góes, que assina a direção artística, e a participação do violinista da OSBA, Mário Soares.

A realização do Baile Concerto reafirma o compromisso da OSBA em dialogar com a cultura baiana, promovendo concertos que celebram manifestações populares, como o Carnaval e o São João. Para esta edição, o maestro Carlos Prazeres convidou Manno Góes, um dos grandes nomes do Axé Music e autor de sucessos como “Milla” e “Praieiro”, para assinar a direção artística da apresentação.

“Em minhas conversas com Manno, tivemos algumas ideias muito bonitas para homenagear os 40 anos do início do Axé Music, tendo a honra de contar com nomes históricos deste gênero musical como Margareth Menezes, Gerônimo e a Banda Mel, além de celebrar os 75 anos da criação do Trio Elétrico, com a participação especial de Armandinho”, comenta Carlos Prazeres.

SOBRE O BAILE CONCERTO – Criado em 2018, o Baile Concerto se consolidou como um dos eventos mais aguardados da temporada da OSBA, conectando a música sinfônica às tradições do Carnaval baiano e brasileiro. Ao longo de suas sete edições, o projeto já prestou tributos a grandes artistas como Moraes Moreira, Gal Costa e Chico Buarque, reunindo convidados como Luiz Caldas, Bailinho de Quinta, Paulinho Boca de Cantor, Josyara, Marcia Castro, Claudia Cunha, Zé Ibarra, Moyseis Marques e Clara Buarque.

ANÚNCIO

SOBRE A OSBA – Criada em 30 de setembro de 1982, a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) é um corpo artístico do Teatro Castro Alves e teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS) – realiza a gestão da OSBA, que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Governo do Estado da Bahia, através da sua Secretaria de Cultura (SecultBA) e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).

SERVIÇO
22/FEV (SÁBADO) – BAILE CONCERTO | 40 ANOS DO AXÉ MUSIC & 75 ANOS DO TRIO ELÉTRICO
  • Local: Concha Acústica do Teatro Castro Alves
  • Horário: 19h
  • Regência e Direção Musical: Carlos Prazeres
  • Solista e Direção Artística: Manno Góes
  • Solistas: Armandinho Macêdo, Banda Mel (Márcia Short e Robson Morais), Gerônimo Santana e Margareth Menezes.
  • Participação: Mário Soares (violinista da OSBA)
  • Ingressos: R$ 60 (inteira) | R$ 30 (meia). Venda a partir das 14h desta quinta-feira (6) pela Sympla e bilheteria do TCA. Link: bit.ly/BaileOSBA2025
  • Patrocínio: Bahiagás

São João 2026

Carmo se consolida como palco do São João em Salvador e valoriza o forró tradicional

Programação no Centro Histórico reúne artistas locais, atrai público diverso e reforça identidade cultural nordestina

Publicado

em

No Centro Histórico de Salvador, o bairro do Carmo segue como um dos principais circuitos dos festejos juninos da capital baiana.
Foto: Raí Vitor/GOVBA

No Centro Histórico de Salvador, o bairro do Carmo segue como um dos principais circuitos dos festejos juninos da capital baiana. Integrando a programação realizada em sete bairros da cidade, com apoio do Governo do Estado, o espaço recebe atrações que valorizam o forró e as tradições nordestinas. Nesta terça-feira (23), véspera do tradicional São João, a programação reuniu nomes como Forró Passapé, Gianini Alencar, Forró Saracura, Fábio Carneirinho, Fogo Latino e a dupla Breno Saborear e Marília.

Além de animar moradores e turistas, a programação reforça a identidade cultural do São João da Bahia, com repertórios que passeiam pelos clássicos do forró e sucessos que marcam a trajetória dos artistas. “A gente é muito feliz por estar na Bahia nesse período junino. É um mês pelo qual ficamos muito ansiosos, esperando os shows chegarem, pois essa cultura representa muito para a gente, e fazemos de tudo para que ela se fortaleça cada vez mais”, disse o cantor Breno Saborear.

“Trouxemos um repertório composto por forró das antigas, que está em alta, além de sucessos que estouraram na nossa voz na época do Forró Saboreá. Então, a galera pode esperar muita coisa boa, porque hoje a gente vai botar todo mundo para dançar”, brincou a cantora Marília, que forma dupla com Breno Saborear.

Para o cantor Fábio Carneirinho, a valorização dos artistas ligados ao forró tradicional fortalece a essência dos festejos juninos. “A grande maioria das apresentações desta programação é de forrozeiros autênticos, e eu me incluo nisso por tocar um repertório 100% de forró tradicional. Graças a Deus, a resposta do público é sempre maravilhosa. E essa energia do povo baiano, que vem para cá, e também dos turistas que se fazem presentes, é algo indescritível”, afirmou.

Mantendo viva a tradição

Quem participa da festa também destaca a importância da iniciativa para a preservação das tradições culturais e para a ocupação dos espaços públicos do Centro Histórico. “É muito importante para Salvador ter o apoio do Governo do Estado para fortalecer as tradições, com atrações locais e com raízes nordestinas. É isso que a comunidade gosta e é isso que o público quer”, disse o educador social Marcos Zacarias.

ANÚNCIO

“Eu estou gostando muito de tudo isso aqui. É uma iniciativa muito importante do Governo do Estado e espero que esse espaço seja utilizado muitas outras vezes”, concluiu a estudante de gastronomia Luciana Souza.

Na quarta-feira (24), último dia dos festejos juninos no Carmo, a programação segue com apresentações que mantêm viva a tradição do forró no Centro Histórico de Salvador. Jô Miranda, Renno Poeta, Página Virada, Olivan Monteiro e Kelly Fonteli encerram o ciclo de shows no palco.

Continue Lendo

São João 2026

São João da Bahia lota o Pelourinho e reforça tradição no Centro Histórico

Shows de grandes nomes do forró e diversidade musical atraem baianos e turistas, consolidando o festejo como um dos principais do país

Publicado

em

O São João da Bahia segue movimentando o Centro Histórico de Salvador e atraindo milhares de pessoas ao Pelourinho. Nesta segunda-feira
Foto: Thuane Maria/GOVBA

O São João da Bahia segue movimentando o Centro Histórico de Salvador e atraindo milhares de pessoas ao Pelourinho. Nesta segunda-feira (22), baianos e turistas lotaram largos e praças para acompanhar uma programação marcada pelo forró tradicional, pela diversidade musical e pelo clima típico dos festejos juninos.

No Largo do Pelourinho, um dos espaços mais disputados da festa, os shows de Canários do Reino, Mastruz com Leite e Falamansa embalaram o público com sucessos que atravessam gerações. Entre casais dançando forró e grupos cantando em coro clássicos do gênero, a noite reafirmou a força da tradição nordestina no principal palco junino da capital baiana.

A estudante Mariana Oliveira, de Feira de Santana, visitou o evento pela primeira vez e aprovou a experiência. “É a primeira vez que venho ao São João do Pelourinho e estou achando tudo muito organizado. Os shows são ótimos, a energia do lugar é diferente e dá vontade de ficar a noite toda”, afirmou.

Para os artistas, a festa cumpre papel importante na valorização da cultura popular e na democratização do acesso aos festejos. “É muito importante ver uma festa desse tamanho aberta para todos, valorizando nossa cultura e aproximando as pessoas do São João”, destacou Aline Fernandes, da banda Canários do Reino.

O cantor Vaqueiro Karkará também ressaltou a importância do investimento público para fortalecer as tradições nordestinas. “Esse incentivo fortalece a tradição e permite que baianos e turistas aproveitem gratuitamente grandes apresentações”, disse o vocalista dos Canários do Reino.

ANÚNCIO

A programação segue ao longo da noite em diferentes espaços do Centro Histórico. Na Praça Quincas Berro d’Água, Gerônimo e Carla Cristina comandam a festa com repertórios que dialogam com diferentes vertentes da música baiana. No Terreiro de Jesus, Arnaldo Neto e Forró Casa Nova mantêm vivo o autêntico clima junino. Já na Praça Tereza Batista, Luciano Calazans e João Vaqueiro levam ao público mais uma noite dedicada à música nordestina.

Continue Lendo

São João 2026

Forró itinerante leva clima junino a pacientes e colaboradores de hospital

Ação de humanização promove música, acolhimento e tradição nordestina para amenizar a rotina hospitalar durante o São João

Publicado

em

colaboradores que o Hospital de Brotas (HB), em Salvador, organizou um forró itinerante por suas dependências.
Fotos: Marília Simões

Copa do Mundo, São João no Nordeste e hospital, juntos, formam um trio nordestino que parece não harmonizar. Mas, quando não é possível evitar essa junção, como amenizar uma internação hospitalar no mês de junho, na Bahia? Foi pensando nisso e no acolhimento emocional de pacientes, acompanhantes e colaboradores que o Hospital de Brotas (HB), em Salvador, organizou um forró itinerante por suas dependências.

Na recepção do HB, um carrinho de pipoca dá as boas-vindas, trazendo leveza ao ambiente e espalhando aquele aroma característico do milho estourando. A fila logo se forma por quem quer ganhar um saquinho de pipoca. Não é porta de cinema, mas é forrozinho no hospital. Uma quebra na rotina, outra no quadril. Sorrisos no rosto, brilho no olhar. Tem algo diferente. Tem um pouco de alegria no ar. Pipoca em uma mão, paçoca na outra, colaboradores com adereços juninos e camisas de estampas xadrez. Pronto! Está formado um bloquinho junino circulando pelas dependências do hospital, na semana do São João, ao som da banda Forró Mistura, quarteto de música nordestina.

Os seus músicos costumam realizar apresentações corporativas, mas esta foi a primeira vez em um hospital. Sensibilizaram-se e se surpreenderam com a receptividade e a interação encontradas.

Humanizar é cuidar

A humanização impera no Hospital de Brotas, unidade do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), destinada ao atendimento exclusivo dos beneficiários do Planserv, plano de assistência à saúde dos servidores públicos estaduais da Bahia. Essas ações fazem parte da filosofia de trabalho do INTS, que não apenas presta assistência à saúde da população, mas também cuida de quem cuida dessa população – os seus colaboradores.

“Dessa forma, trazemos um pouco de alegria e a sensação de estar vivendo o São João, que é tão representativo aqui no Nordeste, mesmo dentro de um hospital. Acolhemos o paciente e, enquanto empresa, também acolhemos o colaborador. Cuidamos de quem cuida, gerando uma energia positiva e alegre, que reflete positivamente na assistência”, explica Juliana Heller Albuquerque, coordenadora de RH do Hospital de Brotas.

ANÚNCIO

Andreza Narciza é apoio administrativo do Hospital de Brotas, desde o ano passado e trabalha no INTS desde 2020. Para ela, ações como essa são extremamente motivadoras para os colaboradores. “O hospital acaba sendo a segunda casa de todos nós, onde passamos a maior parte do nosso tempo. Muitos permanecem de plantão quando as cidades baianas param para festejar o São João. Então, essa é uma forma de acolher e dar um acalento tanto a nós, colaboradores, quanto aos pacientes, proporcionando um clima festivo para quem trabalha e para quem está enfrentando um momento difícil de saúde”, concluiu Andreza.

Há muitos pacientes internados que vieram do interior da Bahia. Estar longe de casa, da tradição do São João da terra natal e ainda internado em um hospital, gera um conflito de emoções.

Dona Áurea Rita Figueiredo, 58 anos, dona de casa, acompanha a mãe de 90 anos, internada em um leito de enfermaria do HB. Elas não são do interior do estado, mas estão no “interior” do hospital há 37 dias. “Não é fácil passar pelo que estamos passando. Principalmente para mim, que tenho problemas de depressão. De repente, chega uma surpresa como essa, aqui no corredor, dá uma animada. Porque no dia a dia de uma internação hospitalar, a gente vive muitos problemas. Estou achando o momento maravilhoso!”, externou Áurea Rita, com um olhar emocionado. Afinal, acolher o acompanhante também é cuidado.

Continue Lendo

Mais Lidas