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Cultura

Baile Concerto da OSBA celebra 40 anos do Axé Music e 75 anos do Trio Elétrico

A apresentação acontece no dia 22/2, às 19h, na Concha Acústica, com ingressos disponíveis a partir das 14h desta quinta (6), R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia)

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A energia do Carnaval baiano encontra a grandiosidade da música sinfônica na sétima edição do Baile Concerto, a festa carnavalesca
Foto: Vanessa Aragão

A energia do Carnaval baiano encontra a grandiosidade da música sinfônica na sétima edição do Baile Concerto, a festa carnavalesca promovida pela Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA). Este ano, a celebração ganha um significado especial ao homenagear os 40 anos do Axé Music e os 75 anos do Trio Elétrico. A apresentação acontece no dia 22 de fevereiro (sábado), às 19h, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, com ingressos disponíveis para venda a partir das 14h desta quinta-feira (6), na Sympla e na bilheteria do TCA, pelos valores de R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia).

Sob a regência e direção musical do maestro da OSBA, Carlos Prazeres, a Orquestra recebe grandes nomes da música baiana para seu baile de Carnaval: Armandinho Macêdo, Banda Mel (com os cantores Márcia Short e Robson Morais), Gerônimo Santana e Margareth Menezes, além de Manno Góes, que assina a direção artística, e a participação do violinista da OSBA, Mário Soares.

A realização do Baile Concerto reafirma o compromisso da OSBA em dialogar com a cultura baiana, promovendo concertos que celebram manifestações populares, como o Carnaval e o São João. Para esta edição, o maestro Carlos Prazeres convidou Manno Góes, um dos grandes nomes do Axé Music e autor de sucessos como “Milla” e “Praieiro”, para assinar a direção artística da apresentação.

“Em minhas conversas com Manno, tivemos algumas ideias muito bonitas para homenagear os 40 anos do início do Axé Music, tendo a honra de contar com nomes históricos deste gênero musical como Margareth Menezes, Gerônimo e a Banda Mel, além de celebrar os 75 anos da criação do Trio Elétrico, com a participação especial de Armandinho”, comenta Carlos Prazeres.

SOBRE O BAILE CONCERTO – Criado em 2018, o Baile Concerto se consolidou como um dos eventos mais aguardados da temporada da OSBA, conectando a música sinfônica às tradições do Carnaval baiano e brasileiro. Ao longo de suas sete edições, o projeto já prestou tributos a grandes artistas como Moraes Moreira, Gal Costa e Chico Buarque, reunindo convidados como Luiz Caldas, Bailinho de Quinta, Paulinho Boca de Cantor, Josyara, Marcia Castro, Claudia Cunha, Zé Ibarra, Moyseis Marques e Clara Buarque.

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SOBRE A OSBA – Criada em 30 de setembro de 1982, a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) é um corpo artístico do Teatro Castro Alves e teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS) – realiza a gestão da OSBA, que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Governo do Estado da Bahia, através da sua Secretaria de Cultura (SecultBA) e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).

SERVIÇO
22/FEV (SÁBADO) – BAILE CONCERTO | 40 ANOS DO AXÉ MUSIC & 75 ANOS DO TRIO ELÉTRICO
  • Local: Concha Acústica do Teatro Castro Alves
  • Horário: 19h
  • Regência e Direção Musical: Carlos Prazeres
  • Solista e Direção Artística: Manno Góes
  • Solistas: Armandinho Macêdo, Banda Mel (Márcia Short e Robson Morais), Gerônimo Santana e Margareth Menezes.
  • Participação: Mário Soares (violinista da OSBA)
  • Ingressos: R$ 60 (inteira) | R$ 30 (meia). Venda a partir das 14h desta quinta-feira (6) pela Sympla e bilheteria do TCA. Link: bit.ly/BaileOSBA2025
  • Patrocínio: Bahiagás

Cultura

Festival do Queijo Artesanal movimenta Salvador e valoriza tradição local

Evento reúne produtores de diversas regiões e fortalece a cadeia produtiva do queijo artesanal baiano

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O Mercado do Rio Vermelho, em Salvador, é palco da segunda edição do Festival do Queijo Artesanal da Bahia, que segue até este sábado (1º).
Foto: Wuiga Rubini/GOVBA

O Mercado do Rio Vermelho, em Salvador, é palco da segunda edição do Festival do Queijo Artesanal da Bahia, que segue até este sábado (1º). A iniciativa reúne dezenas de produtores de diferentes regiões do estado, com o objetivo de valorizar a tradição e a diversidade do queijo artesanal, além de impulsionar a economia local.

Na sexta-feira (31), o governador Jerônimo Rodrigues esteve presente e destacou a importância de reconhecer e apoiar a produção artesanal. “O queijo artesanal da Bahia é símbolo da força do nosso povo do campo. Cada produtor representa uma história e uma oportunidade de crescimento”, afirmou, ressaltando a conexão entre tradição e desenvolvimento econômico e social.

Produtores e visitantes celebram o festival como espaço de visibilidade e aprendizado. Silvana Silva, da Laticínios Afonso (Itanhém), destacou que o apoio técnico e a parceria com o governo têm fortalecido a produção local. Já a professora Maria do Carmo, visitante, elogiou a diversidade apresentada: “Cada queijo conta uma história, e o festival é uma oportunidade única de experimentar essa riqueza”.

A programação inclui 40 estandes com produtores como Abela Estância da Barra, Queijos da Drikah, Fazenda Bantu, Capril Flor D’Açúcena, Queijaria Nobre e Queijaria Maria Bonita. Além da feira, há palestras, oficinas, degustações, harmonizações e apresentações musicais. A novidade desta edição é o 1º Concurso do Queijo Artesanal da Bahia, que premiará os melhores queijos do estado, garantindo projeção nacional aos vencedores.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso, reforçou o impacto positivo do evento: “O festival é uma vitrine do trabalho de cada produtor, promovendo capacitação, visibilidade e novas oportunidades de mercado”.

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Cultura

Últimos dias para inscrição no Edital Carnaval do Pelô 2026 

Artistas e grupos culturais têm até 3 de novembro para garantir participação na programação oficial do Carnaval no Centro Histórico de Salvador

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O prazo para inscrição no Edital Carnaval do Pelô 2026 termina na próxima segunda-feira, 3 de novembro. Realizado pela Secretaria
Foto: Renato Santana

O prazo para inscrição no Edital Carnaval do Pelô 2026 termina na próxima segunda-feira, 3 de novembro. Realizado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), o edital selecionará 87 atrações culturais para compor a programação artística do Carnaval do Pelourinho, que acontece entre os dias 13 e 17 de fevereiro de 2026. 

Os cachês variam entre R$ 15 mil e R$ 60 mil, conforme a modalidade escolhida. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente online, por meio de formulário disponível no site oficial da SecultBA. 

O Pelourinho, reconhecido como berço da cultura afro-baiana, é um dos espaços mais emblemáticos da folia soteropolitana. Em 2025, o circuito recebeu mais de 150 atrações culturais em seis dias de festa, com apresentações gratuitas nos largos do Pelourinho, Pedro Archanjo, Tereza Batista, Quincas Berro D’Água e Praça das Artes. Nomes como Mariene de Castro, Lazzo Matumbi, Gerônimo Santana, Nelson Rufino, Banda Mel e Márcia Freire marcaram presença na programação. 

O edital contempla 10 modalidades artísticas, distribuídas da seguinte forma: 

  • Projeto 03 Artistas (9 vagas, R$ 60 mil cada) 
  • Microtrio (6 vagas, R$ 50 mil) 
  • Nanotrio (4 vagas, R$ 40 mil) 
  • Show Musical em Palco (40 vagas, R$ 30 mil cada, com estilos como Afro, Reggae, Arrocha, Axé, Antigos Carnavais, Samba, Pagode/PagoTrap, Rap e Guitarra Baiana) 
  • Baile Infantil (8 vagas, R$ 30 mil) 
  • Orquestra (5 vagas, R$ 35 mil) 
  • Bandinha de Percussão (4 vagas, R$ 15 mil) 
  • Bandão (4 vagas, R$ 45 mil) 
  • Bandinha de Sopro e Percussão (2 vagas, R$ 25 mil) 
  • Performances (5 vagas, R$ 25 mil) 

A seleção será realizada em duas etapas: análise artística (portfólio, fotos, material audiovisual e croquis) e habilitação documental (documentos jurídicos, fiscais, sociais, trabalhistas e técnicos). 

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Cultura

Fachada do Santuário Senhor dos Passos recebe “soro” de resina

Governo da Bahia investe em técnica inovadora de restauração que devolve vitalidade ao patrimônio histórico

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uma resina acrílica diluída a 12%, que é lentamente “injetada” na estrutura da fachada. A imagem chama atenção de quem passa:
Foto: Ascom/Conder

Assim como um paciente em um leito de UTI, o Santuário Senhor dos Passos, em Feira de Santana, está recebendo um tratamento minucioso e vital. Nas paredes da igreja, dezenas de frascos de “soro” estão pendurados, liberando gota a gota uma resina acrílica diluída a 12%, que é lentamente “injetada” na estrutura da fachada. A imagem chama atenção de quem passa: tubos finos descendo pelas paredes e técnicos acompanhando o gotejamento constante, uma ação de engenharia que coloca inovação a serviço da preservação histórica. O cenário acima descreve a obra de recuperação e restauração da fachada do templo, realizada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), com investimento de R$ 1,5 milhão.  

A analogia com o hospital não é por acaso, a igreja está se recuperando lentamente, como um paciente na UTI, como explica o restaurador e artista plástico Daniel Mota. “O método de gotejamento é a forma mais eficaz e segura de reconstituir a coesão do reboco original da igreja. Estamos aplicando uma solução técnica cuidadosa para recuperar as paredes sem alterar o caráter histórico do monumento”, explicou Daniel.  

Para identificar as áreas de maior fragilidade, a equipe realizou pontos de perfuração e sondagem em toda a fachada, criando um mapa de danos que orienta cada orifício de gotejamento. “Não temos definido o volume a ser injetado, o que determina isso e a capacidade de absorção. Cada trecho tem uma capacidade diferente, e esse controle é essencial para não sobrecarregar a estrutura”, explica o restaurador. Ele acrescenta ainda que a resina, ao penetrar na matriz original da parede, reintegra as partículas soltas e interrompe o processo de degradação, impedindo o avanço das infiltrações, uma das principais causas de ruína em edificações históricas.  

A engenheira Jamile Bastos, fiscal da obra pela Conder, destaca que a restauração do Santuário é também um trabalho de estabilização estrutural, além da recuperação estética. “A igreja começou a ser construída em 1921 e só foi concluída em 1979. Nesse longo período, materiais diferentes foram usados, cal e areia na base, e cimento na finalização, o que causou uma leve incompatibilidade entre as camadas e levou ao descolamento do reboco”, explica. 

Segundo Jamile, o processo de gotejamento consolida o material esfarelado entre as camadas estrutural e superficial, devolvendo estabilidade e evitando novos desplacamentos. “A resina percorre o mesmo caminho da água, mas em vez de causar dano, ela cura. É um tratamento que consolida sem substituir, preservando o que existe e mantendo viva a história”, afirma a engenheira. 

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Outro destaque da obra é o uso de fibra de carbono para a estabilização dos pináculos e demais elementos decorativos da coroa da igreja, uma tecnologia moderna aplicada com o objetivo de garantir segurança e durabilidade, sem comprometer o aspecto original da edificação. 

Tecnologia que pode inspirar outros restauros 

Para a engenheira da Conder, a experiência no Santuário abre caminho para o uso da técnica em outras edificações antigas da Bahia. “Muitos imóveis históricos sofrem com infiltração e perda da matriz original dos materiais. Essa técnica interrompe o processo de degeneração e pode ser aplicada em qualquer estrutura porosa que apresente perda de coesão. É uma forma de unir inovação e preservação cultural”, finaliza Jamile 

Um santuário que guarda história e fé 

Construída em estilo neogótico, a Igreja Senhor dos Passos foi a segunda igreja erguida em Feira de Santana, inaugurada em 1964, e elevada à condição de Santuário Arquidiocesano em maio de 2024. 

Com quase um século de história, o templo é um dos marcos da arquitetura religiosa do interior baiano e possui um revestimento raro, feito com fragmentos de vidro colorido, que vem sendo cuidadosamente restaurado. “É uma igreja muito querida pela população. Restaurar esse patrimônio é preservar um pedaço da identidade de Feira de Santana”, afirma Jamile. 

Sobre a obra 
  • Restauração da Fachada do Santuário Senhor dos Passos – Feira de Santana (BA) 
  • Investimento: R$ 1.532.634,53 
  • Execução: Conder  
  • Fonte do recurso: IPAC / Secult – Governo da Bahia 
  • Avanço físico: 46,31% 
  • Início: 8 de maio de 2025 
  • Previsão de conclusão: janeiro de 2026 

Serviços em execução: perfuração e gotejamento de resina acrílica a 12%; injeção de resina a 100% para consolidação do revestimento; lavagem e recuperação das fachadas; estabilização dos pináculos com fibra de carbono; recomposição dos elementos arquitetônicos e decorativos. 

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