Política
8º Encontro de Prefeitos da Bahia reúne gestores até quinta (30)
Durante o evento, Jerônimo Rodrigues reafirmou compromisso com o desenvolvimento dos municípios
“A gente não consegue sobreviver sem os convênios com o Governo do Estado e com o Governo Federal. É nesse momento que a gente tira dúvidas, conhece os programas federais e estaduais, onde estão investindo e todo mundo sai fortalecido”, comentou Roberto Venâncio, prefeito de Tapiramutá, sobre o 8º Encontro de Prefeitos da Bahia nesta quarta-feira (29), no Centro de Convenções, na Boca do Rio, em Salvador. O evento, realizado pela União dos Municípios da Bahia (UPB), reúne prefeitos de todo o estado até esta quinta-feira (30), com o objetivo de capacitar os gestores municipais para apoio às políticas públicas, apresentar parceiros e programas do Estado e Governo Federal para os prefeitos baianos.
“Nós temos a presença dos 417 municípios, com prefeitos eleitos, reeleitos, vice-prefeitos para uma preparação para que os próximos quatro anos sejam de êxito, especialmente para aqueles que estão no primeiro mandato. A UPB está disponibilizando todas as suas assessorias, está viabilizando o contato com as Secretarias de Estado, com os Ministérios do Governo Federal para que os prefeitos e prefeitas tenham condições de governar bem nos próximos quatro anos”, detalhou o presidente da UPB, Quinho Tigre.
O governador Jerônimo Rodrigues esteve na abertura do evento e falou da interação entre os poderes executivos para a execução de obras estruturantes para o desenvolvimento das cidades baianas. “Nós somos municipalistas, mas nós também acreditamos na força da integração de um sistema onde a União, o Estado e os mnicípios estão juntos. Lá na ponta, a gente garante o cuidado com a água, com as estradas, com a saúde. Não existe uma política de presidente, de governador sem prefeito. Eu vim aqui me comprometer para que a gente consiga realizar, juntos, nos próximos quatro anos, independente do partido do prefeito, porque aqui é a democracia falando mais alto”, reforçou.
No local também acontece a Feira de Oportunidades, reunindo expositores e patrocinadores como Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Caixa Econômica Federal, Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Governo do Estado e a própria UPB. O objetivo é facilitar o acesso dos gestores municipais a recursos e parcerias estratégicas para a implementação de projetos nas cidades.
Nesta quinta-feira (30) os gestores assistirão aos painéis: gestão pública inteligente: energias renováveis e práticas sustentáveis; Caixa e os municípios; Municípios e políticas públicas: desafios para um desenvolvimento inclusivo e sustentável; Recuperação de ativos do SUS; Encerramento humanizado de lixões na Bahia; e Inteligência artificial na administração pública municipal: desafios para inovação e transformação digital.
Equipes técnicas especializadas das secretarias do Estado da Bahia, dos ministérios da Saúde, Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Tesouro Nacional e da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República também prestarão atendimento e apoio técnico aos prefeitos nos dois dias.
Além do governador, estiveram presentes na solenidade de abertura o vice-governador Geraldo Júnior, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Adolfo Menezes, o secretário de Assuntos Federativos André Ceciliano e a ministra da Cultura, Margareth Menezes.
Eleições 2026
Líderes mundiais felicitam Lula e sinalizam fortalecimento das relações com o Brasil após reeleição
Mensagens de chefes de Estado da América Latina, Europa e Ásia destacam a democracia brasileira, a cooperação internacional e o papel estratégico do país no cenário global
A reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva repercutiu de forma imediata no cenário internacional. Logo após a confirmação oficial do resultado do segundo turno das eleições presidenciais, líderes de diversos países enviaram mensagens de congratulações ao presidente brasileiro, destacando a força da democracia no Brasil e manifestando interesse em ampliar a cooperação política, econômica e ambiental com o país.
Na América Latina, um dos primeiros a se manifestar foi o presidente do Uruguai, Yamandú Orsi, que informou ter telefonado para Lula e destacou o caráter democrático do processo eleitoral brasileiro.
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, celebrou o resultado com uma mensagem de apoio ao presidente reeleito.
“Viva a democracia, ganhou o povo do Brasil. Felicidades, presidente Lula.”
O presidente do Panamá, José Raúl Mulino, e o presidente do Paraguai, Santiago Peña, também parabenizaram Lula e defenderam a continuidade da cooperação entre os países da região.
Na Europa, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, fez uma das manifestações mais enfáticas ao relacionar o resultado eleitoral brasileiro à defesa dos valores democráticos.
“Parabéns ao meu amigo Lula por sua vitória eleitoral. A democracia e o multilateralismo venceram no Brasil.”
A dirigente europeia acrescentou que a parceria entre a União Europeia e o Brasil continuará sendo fortalecida nos próximos anos, especialmente nas áreas de comércio, clima e cooperação internacional.
O presidente da França, Emmanuel Macron, também destacou a importância da relação bilateral e defendeu o aprofundamento da parceria estratégica entre os dois países.
“Meus parabéns pela sua reeleição. A França e o Brasil têm muito a construir juntos. Diante dos grandes desafios do nosso tempo, reforcemos nossa parceria estratégica e façamos viver a amizade entre nossos dois países a serviço de um mundo mais justo.”
Já a China manifestou oficialmente seu reconhecimento ao resultado eleitoral por meio do Ministério das Relações Exteriores. O porta-voz Guo Jiakun declarou que Pequim parabeniza Lula pela vitória e reafirmou a disposição do país asiático para ampliar a cooperação com o Brasil.
Segundo o governo chinês, o país está pronto para continuar trabalhando com o Brasil na construção de um futuro compartilhado, reforçando uma parceria considerada estratégica entre as duas maiores economias do Hemisfério Sul.
As manifestações internacionais reforçam a relevância geopolítica do Brasil e sinalizam a expectativa de continuidade da atuação brasileira em agendas globais como meio ambiente, comércio internacional, combate à fome, integração regional e fortalecimento do multilateralismo.
Fonte: Agência Brasil
Eleições 2026
Jerônimo celebra reeleição de Lula e destaca papel da Bahia
Governador afirma que estado foi protagonista no processo eleitoral e reforça expectativa de ampliar parcerias com o governo federal
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, comemorou neste domingo (25) a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva após a confirmação do resultado oficial do segundo turno das eleições presidenciais. Durante coletiva de imprensa, o chefe do Executivo baiano classificou o resultado como uma vitória da democracia e dos segmentos sociais que, segundo ele, mais necessitam da presença do Estado.
“Precisamos registrar a alegria do povo brasileiro nesse dia. Foi uma vitória do povo negro, da imprensa brasileira, das mulheres, do povo que precisa de uma atenção do Estado brasileiro”, afirmou o governador.
Jerônimo também destacou a expressiva participação popular ao longo da campanha, ressaltando a mobilização de militantes, apoiadores e eleitores nas ruas e nas redes sociais. Para o governador, a Bahia teve papel decisivo no processo eleitoral e voltou a demonstrar sua influência política no cenário nacional.
“A Bahia foi às ruas e aqui foi termômetro. Nós queremos mais universidades, Lula. Tem demandas concretas do Nordeste, da Chapada, do Oeste, e nós queremos trabalhar para ter isso”, declarou.
Ao comentar a relação institucional com o governo federal para o novo mandato presidencial, Jerônimo reforçou a expectativa de ampliação dos investimentos em áreas estratégicas como educação, infraestrutura, saúde e desenvolvimento regional.
“Tudo o que eu me comprometi, eu cumprirei. Agora melhor, porque eu sei que eu tenho a mão do Lula como um presidente amigo da Bahia e amigo do povo brasileiro”, concluiu.
A reeleição de Lula mantém a convergência política entre os governos estadual e federal, cenário que, segundo aliados, poderá contribuir para acelerar projetos estruturantes e ampliar investimentos em diversas regiões da Bahia.
Eleições 2026
Lula é reeleito presidente da República e garante quarto mandato
Vitória nas urnas consolida a escolha democrática do povo brasileiro e o respeito à soberania nacional
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi reeleito e continuará à frente da Presidência da República pelos próximos quatro anos. Com a confirmação do resultado, Lula assegurou a maioria dos votos válidos e conquistou um novo mandato para dar continuidade às ações e programas do governo federal.
A reeleição consolida a aprovação popular ao governo e garante a continuidade de iniciativas em áreas estratégicas, como geração de emprego e renda, combate à fome, investimentos em infraestrutura, educação, saúde e fortalecimento de programas sociais.
Com a vitória, Lula inicia os preparativos para o novo mandato, dando sequência à agenda de desenvolvimento econômico, redução das desigualdades e ampliação das oportunidades para os brasileiros.
-
Meio Ambientehá 2 diasInema alerta para chuva forte e rajadas de vento em regiões da Bahia no fim de semana
-
Culturahá 2 diasCelebra Subúrbio é mantido após PL de Flávio tentar barrar evento religioso
-
Saúdehá 2 diasSaúde amplia rede no sudoeste baiano com investimentos em hospitais, UTIs e atendimento especializado
-
Eleições 2026há 2 diasOperação Vai e Vota ultrapassa 46 mil passagens gratuitas emitidas no segundo turno
