SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Saúde

Vacinação contra gripe é realizada no Piedade neste sábado (26)

A ação é gratuita e acontece na unidade localizada na entrada da Junqueira Ayres, piso L3 do Shopping

Publicado

em

O Shopping Piedade, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realiza campanha de vacinação contra a Influenza (gripe),
Foto: Divulgação

O Shopping Piedade, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realiza campanha de vacinação contra a Influenza (gripe), voltada aos grupos prioritários, neste sábado (26), das 9h às 16horas. A ação é gratuita e acontece na unidade localizada na entrada da Junqueira Ayres, piso L3 do Shopping Piedade.

A vacinação é gratuita e tem como objetivo reforçar a proteção contra o vírus da gripe, especialmente entre os públicos mais vulneráveis às complicações da doença. São eles:

  • Crianças a partir dos 12 anos
  • Povos indígenas
  • Trabalhadores da saúde
  • Gestantes e puérperas
  • Professores
  • Idosos
  • Pessoas em situação de rua
  • Profissionais das forças de segurança e salvamento
  • Profissionais das Forças Armadas
  • Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade)
  • Pessoas com deficiência permanente
  • Caminhoneiros
  • Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo
  • Trabalhadores portuários
  • Trabalhadores dos Correios
  • Funcionários do sistema de privação de liberdade
  • População privada de liberdade
  • Adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos) e
  • Quilombolas

Para se vacinar, é obrigatório apresentar documento de identificação com foto; cartão do SUS e caderneta de vacinação (se disponível). Saiba mais em: www.saude.salvador.ba.gov.br.

Saúde

Bahia inicia distribuição da primeira vacina nacional contra a dengue 

Imunizante produzido pelo Instituto Butantan começa a ser enviado aos 417 municípios e, nesta primeira etapa, será destinado a profissionais da Atenção Primária à Saúde 

Publicado

em

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) iniciou a distribuição da primeira remessa da vacina contra a dengue produzida
Foto: Divulgação/Instituto Butantan

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) iniciou a distribuição da primeira remessa da vacina contra a dengue produzida pelo Instituto Butantan. O imunizante, desenvolvido com tecnologia 100% nacional, será encaminhado aos 417 municípios baianos, conforme os critérios de priorização definidos pelo Ministério da Saúde. 

Nesta etapa inicial, a Bahia recebeu cerca de 40 mil doses. Diferentemente de outros imunizantes já utilizados no país, a vacina do Butantan tem como principal diferencial a aplicação em dose única, o que facilita a logística de imunização e garante proteção mais rápida à população-alvo. 

Público-alvo e critérios

Neste primeiro momento, a vacinação será direcionada exclusivamente aos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) do Sistema Único de Saúde (SUS), com idade entre 15 e 59 anos, 11 meses e 29 dias. A definição desse público leva em conta a atuação direta desses trabalhadores na assistência e nas ações de prevenção junto às comunidades. 

Estão incluídos médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem; agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE); além de odontólogos, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, profissionais das equipes multiprofissionais, nutricionistas e farmacêuticos. 

A vacina é indicada tanto para pessoas que já tiveram dengue (soropositivas) quanto para aquelas que nunca foram infectadas (soronegativas). No entanto, não devem receber o imunizante os profissionais que já tenham sido vacinados anteriormente com outras vacinas contra a dengue. 

ANÚNCIO
Logística e execução 

A estratégia de vacinação na Bahia será implementada de forma progressiva, de acordo com o cronograma de envio das doses pelo Ministério da Saúde. A Sesab orienta que cada município elabore seu planejamento estratégico, organizando o agendamento da aplicação conforme o recebimento das remessas, para evitar aglomerações e assegurar a cobertura total do público prioritário. 

A administração da vacina é feita por via subcutânea. Por se tratar de um imunizante de vírus atenuado, a nova vacina passa a integrar o arsenal brasileiro no enfrentamento da dengue, reforçando a proteção da rede pública de saúde com tecnologia desenvolvida no país. 

“A expectativa é que, com o envio regular de novas remessas, o Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde amplie a vacinação para outros grupos prioritários na faixa etária de 15 a 59 anos. Neste momento, apenas os trabalhadores da Atenção Primária à Saúde estão contemplados, podendo ser vacinados nas salas de imunização, conforme a disponibilidade de estoque local”, explica Vânia Rebouças, coordenadora de Imunizações da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Bahia (Divep). 

Continue Lendo

Saúde

Hospital da Chapada será palco de uma das maiores ações de rastreamento do câncer colorretal do país 

Mutirão do Março Azul 2026 reunirá mais de 200 profissionais e prevê até 500 colonoscopias em Seabra 

Publicado

em

de uma das maiores ações de rastreamento do câncer colorretal já realizadas no Brasil. A mobilização integra a campanha Março Azul
Foto: Leonardo Rattes/Saúde GovBA

Entre os dias 1º e 6 de março, o Hospital Regional da Chapada (HRC), unidade da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), gerida pela Fundação Fabamed e localizada no município de Seabra, será o centro de uma das maiores ações de rastreamento do câncer colorretal já realizadas no Brasil. A mobilização integra a campanha Março Azul 2026 e contará com a participação de mais de 200 profissionais de saúde e voluntários de todo o país, entre eles 70 médicos especialistas, em um grande mutirão de colonoscopias. 

A estratégia tem início antes mesmo da realização dos procedimentos. Pessoas com idade entre 45 e 70 anos são submetidas ao exame FIT (teste imunológico fecal), utilizado para detectar a presença de sangue oculto nas fezes. Os casos com resultado positivo passam por triagem e são encaminhados para a colonoscopia durante o mutirão. A previsão é de que entre 400 e 500 exames sejam realizados ao longo da ação. Para viabilizar o rastreamento, foram distribuídos mais de 8 mil kits de coleta. 

Durante os seis dias de campanha, o hospital contará com estrutura reforçada, incluindo seis torres de vídeo de alta definição, cada uma equipada com três aparelhos de colonoscopia, totalizando 18 equipamentos em funcionamento simultâneo. A ação também dispõe de bisturis elétricos de tecnologia alemã dedicados exclusivamente aos procedimentos, garantindo maior precisão e segurança. 

Todo o material coletado será encaminhado para análise histopatológica. Pacientes com diagnóstico de doença avançada, indicação cirúrgica ou necessidade de acompanhamento especializado serão direcionados a hospitais de referência. Em caso de intercorrências, as equipes locais e a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital estarão disponíveis para suporte imediato. 

O presidente da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva na Bahia, Victor Rossi, gastroenterologista, destaca a capacidade estrutural do Hospital Regional da Chapada para sediar a mobilização. “A cidade de Seabra foi escolhida pela capacidade de organizar essa ação, com uma estrutura já montada, o que facilitou, junto à Fabamed, a realização da campanha em um hospital de porte como o HRC. O paciente consegue realizar toda a jornada dentro da unidade. Seabra é considerada a capital da Chapada, com cerca de 50 mil habitantes e toda a estrutura necessária”, afirma. 

ANÚNCIO

A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Seabra, da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia e do Governo do Estado da Bahia, que atuam de forma integrada para viabilizar a campanha. 

De acordo com o gastroenterologista e especialista em endoscopia digestiva Sylon Ribeiro de Britto Júnior, o Março Azul surgiu da necessidade de enfrentar o avanço da doença no país. “A campanha nasceu há 10 anos, motivada pelo crescimento do câncer de intestino no Brasil. O câncer colorretal é o terceiro mais comum no mundo e o segundo que mais mata. A escolha da cidade não é aleatória. Serão 70 médicos de todo o Brasil atuando em Seabra, trabalhando de forma integrada na realização das colonoscopias”, explica. 

Além da assistência direta à população, o mutirão também deixa um legado científico e educacional. Estudantes de medicina auxiliarão na coleta de dados para a produção de trabalhos científicos. No período noturno, a programação inclui seminários voltados à população, agentes comunitários de saúde e médicos da região, ampliando o acesso à informação e fortalecendo as ações de prevenção. 

Câncer colorretal em números 

Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica indicam que o câncer colorretal é responsável por cerca de 900 mil mortes por ano no mundo, ficando atrás apenas do câncer de pulmão. No Brasil, a doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre homens e mulheres, com estimativa de 45.630 novos casos anuais. 

Segundo o 9º volume do boletim da Fundação do Câncer, a mortalidade pela doença deve crescer 36,3% nos próximos 15 anos no país. Entre os homens, o aumento pode chegar a 35% até 2040 e, entre as mulheres, a 37,63%. Apesar dos números expressivos, o diagnóstico precoce é decisivo: quando identificado em fase inicial, o câncer colorretal apresenta taxa de cura superior a 90%. 

ANÚNCIO
Continue Lendo

Saúde

Bahia inicia distribuição de mais de 44 mil doses contra o Vírus Sincicial Respiratório

Imunizantes serão destinados a gestantes, bebês prematuros e crianças com comorbidades, reforçando a estratégia nacional de proteção à primeira infância

Publicado

em

Vigilância Epidemiológica (Divep), iniciou a distribuição de 44.525 doses de imunizantes contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR)
Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), iniciou a distribuição de 44.525 doses de imunizantes contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) aos municípios baianos, organizando a logística para ampliar o acesso à prevenção e assegurar a aplicação conforme os critérios definidos nacionalmente. 

Em fevereiro de 2026, o Sistema Único de Saúde (SUS) ampliou a estratégia nacional de enfrentamento ao Vírus Sincicial Respiratório, principal causador de bronquiolite e pneumonia em crianças pequenas. A nova etapa reforça as ações iniciadas em dezembro de 2025 e fortalece a proteção da primeira infância, especialmente entre bebês com maior risco de complicações respiratórias. 

Coordenada pelo Ministério da Saúde, a estratégia passou a contemplar, além das gestantes a partir da 28ª semana de gravidez — que garantem proteção indireta ao recém-nascido por meio da transferência de anticorpos —, bebês prematuros nascidos antes de 37 semanas e crianças menores de dois anos com comorbidades. 

A ampliação inclui a incorporação do nirsevimabe, um anticorpo monoclonal de ação prolongada que oferece proteção imediata contra o vírus. Diferentemente das vacinas tradicionais, o medicamento fornece anticorpos prontos, garantindo defesa logo após a aplicação. 

A iniciativa representa mais um avanço na proteção da infância ao integrar diferentes estratégias para reduzir internações e complicações provocadas por um dos vírus respiratórios mais perigosos para bebês e crianças pequenas. 

ANÚNCIO
Continue Lendo

Mais Lidas