Segurança
Superdrones reforçam combate às facções criminosas na Bahia
Equipamentos adquiridos em parceria com o Governo Federal ampliam ações ostensivas e de inteligência das Forças de Segurança
O Governo do Estado da Bahia segue investindo em tecnologia de ponta para o enfrentamento ao crime organizado. Na manhã desta sexta-feira (27), a Secretaria da Segurança Pública (SSP) entregou cinco aeronaves não tripuladas — conhecidas como superdrones — às Polícias Militar e Civil. O ato ocorreu em frente ao Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.
Os equipamentos são fruto da parceria entre os governos estadual e federal e receberam investimento de cerca de R$ 700 mil, com recursos da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Os superdrones serão utilizados, prioritariamente, em ações de inteligência contra facções criminosas e no monitoramento de grandes eventos.
“Os novos drones contam com câmeras com função termal, que podem ser utilizadas tanto à noite quanto em áreas de mata ou de difícil acesso, permitindo a identificação de pessoas nessas regiões. Trata-se de uma ferramenta que agrega análise tática e inteligência, contribuindo para aprimorar as operações e garantir maior proteção aos nossos policiais”, destacou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.
As câmeras termais representam um recurso avançado para observação em edificações e áreas de mata fechada. Além disso, os superdrones possuem maior autonomia de voo e capacidade de transmissão de imagens em tempo real. Para a Polícia Civil, a tecnologia vai fortalecer o trabalho de investigação e o monitoramento de alvos estratégicos.
“Esse equipamento também contribui diretamente para a proteção do policial. O superdrone permite o sobrevoo de alvos a grandes distâncias, sem ser detectado, garantindo segurança e maior eficiência nas operações, com planejamento adequado e precisão nas ações”, ressaltou o delegado-geral da Polícia Civil, André Viana.
As aeronaves alcançam velocidade máxima de aproximadamente 90 km/h, possibilitando rápida mobilização. O sistema de transmissão tem alcance de até 40 quilômetros, e o zoom híbrido de até 400 vezes permite a identificação de veículos, pessoas e placas a uma distância de até cinco quilômetros, além de objetos maiores em até dez quilômetros.
O comandante-geral da Polícia Militar da Bahia também destacou o impacto tático da nova tecnologia, inclusive na mediação de conflitos territoriais. “Os drones são um suporte de grande importância. Temos utilizado essa tecnologia, inclusive no interior do estado, em situações de conflitos agrários, onde é possível identificar à distância o tipo de resistência existente e planejar de forma mais eficiente o policiamento a ser empregado. O uso do drone tem sido fundamental para o gerenciamento das operações e tem fortalecido a atuação da Polícia Militar em grandes ações”, afirmou.
Segurança
SSP-BA regulamenta adesão de associações e comércios ao programa Câmera Interativa
Normas publicadas no Diário Oficial permitem o compartilhamento de imagens de videomonitoramento com as forças de segurança da Bahia
A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) publicou as normas para que associações de moradores e estabelecimentos comerciais possam integrar o programa Câmera Interativa e compartilhar imagens captadas por sistemas de videomonitoramento com as forças de segurança. As orientações foram divulgadas na edição do Diário Oficial do Estado desta terça-feira (29).
A adesão ao programa contribui para o fortalecimento das ações preventivas, ostensivas e investigativas realizadas pelas polícias Militar, Civil e Técnica, além do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia.
Para participar, os interessados devem preencher o formulário de adesão e apresentar a documentação técnica exigida, disponível no portal do Câmera Interativa. Também é necessário informar corretamente os responsáveis administrativos e técnicos, além de encaminhar cópia do ato constitutivo da entidade e do comprovante de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).
Segurança
Polícia Civil da Bahia promove campanha de doação de sangue e reforça apoio à Hemoba
Ação mobiliza servidores da capital para fortalecer os estoques de sangue e estimular a doação voluntária como prática permanente de solidariedade
Quem atua diariamente na proteção da população também pode contribuir para salvar vidas de outra forma. Nesta terça-feira (29), servidores da Polícia Civil da Bahia (PC-BA) deixaram temporariamente a rotina das unidades policiais para participar de uma ação solidária de doação voluntária de sangue. A iniciativa integra a campanha “Polícia Civil da Bahia pela Vida”, realizada em parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba).
A mobilização ocorre das 9h às 17h e deve reunir cerca de 80 servidores do Complexo Policial 3D, em Itapuã, e do prédio-sede da Polícia Civil, localizado no bairro da Piedade, em Salvador. Para facilitar o deslocamento dos participantes até a Hemoba, foram disponibilizadas vans com saídas programadas às 9h, 11h, 14h e 16h a partir das duas unidades.
A proposta é transformar a ação em uma corrente permanente de incentivo à doação voluntária de sangue, ampliando o alcance da campanha e fortalecendo a cultura da solidariedade entre os servidores da instituição.
Esta é a terceira edição da iniciativa em 2026 e reforça o compromisso da Polícia Civil com a sociedade para além das atividades de segurança pública. Cada doação realizada pode contribuir para o atendimento de pacientes que necessitam de transfusões em situações de emergência, procedimentos cirúrgicos e tratamentos de diversas doenças.
Reforço nos estoques
A participação de instituições públicas tem papel importante na ampliação do número de doadores e no fortalecimento dos estoques de sangue. Atualmente, a Hemoba registra situação crítica nos estoques, especialmente para os tipos sanguíneos O positivo (O+) e todos os fatores Rh negativos.
Segundo a fundação, uma única bolsa de sangue pode beneficiar até quatro pessoas, ampliando o impacto social de cada doação realizada.
Critérios para doação
Para doar sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais de 50 quilos e apresentar um documento oficial com foto. Menores de 18 anos precisam apresentar autorização dos responsáveis legais.
Também existem critérios específicos relacionados à alimentação, uso de medicamentos, vacinação, procedimentos médicos recentes e outras condições de saúde, que são avaliados no momento da triagem realizada pela equipe da Hemoba.
Segurança
Nova sede da 9ª CIPM é inaugurada em Pirajá e reforça segurança em bairros de Salvador
Unidade entregue pelo Governo da Bahia amplia a estrutura do policiamento ostensivo e integra programa de modernização da segurança pública no estado
O Governo da Bahia inaugurou, nesta terça-feira (29), a nova sede da 9ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Pirajá), localizada na Estrada de Pirajá, em Salvador. A entrega, realizada por meio da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), integra o Programa de Modernização das Estruturas da Segurança Pública e marca a 91ª unidade entregue pela pasta em 2026.
A nova estrutura atenderá diretamente as comunidades de Pirajá, Campinas de Pirajá, São Caetano, Boa Vista, Capelinha, Bom Juá, Retiro, Fazenda Grande e Marechal Rondon. O prédio dispõe de seção operacional, central de rádio, sala de equipamentos, auditório, vestiários e área de convivência, oferecendo melhores condições para o desenvolvimento das atividades administrativas e operacionais da tropa.
Com a inauguração, a capacidade de apoio ao policiamento ostensivo na região é ampliada, fortalecendo a presença das forças de segurança em áreas estratégicas da capital baiana. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações voltadas à modernização da infraestrutura da segurança pública em diversas regiões do estado.
Segundo a SSP-BA, mais de 310 unidades já foram entregues em toda a Bahia. Os investimentos também contemplam a ampliação do efetivo, aquisição de armamentos e fortalecimento das ações de inteligência. Além de Salvador, o programa já alcançou municípios como Feira de Santana, Juazeiro, Barreiras, Jequié e Simões Filho, entre outras cidades baianas.
-
Serviçoshá 2 diasVagas de emprego na Bahia para esta segunda-feira (28)
-
Saúdehá 2 diasCICAN é a primeira unidade do SUS na Bahia a contar com tecnologia PET-CT
-
Serviçoshá 1 diaVagas de emprego na Bahia para esta terça-feira (29)
-
Serviçoshá 2 diasSimm oferece 398 vagas de emprego em Salvador para segunda-feira (28)
