Economia
Startups do Sinduscon-BA se conectam ao Programa Conexões Corporativas do IEL
A parceria aproxima o ecossistema de inovação da construção civil de iniciativas voltadas à geração de negócios com o Polo de Camaçari

O Hub de Inovação do Sinduscon-BA recebeu, nesta semana, a visita de Breno Viera, executivo de negócios e relacionamento com o cliente do Instituto Euvaldo Lodi da Bahia (IEL-BA). A agenda marcou um momento estratégico de benchmarking e aproximação com o Programa Conexões Corporativas, iniciativa do Sebrae executada pelo IEL, que visa preparar micro e pequenas empresas para atuarem como fornecedoras de grandes indústrias do Polo de Camaçari.
Durante o encontro, Breno apresentou o ecossistema da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e as soluções do IEL-BA, com destaque para as áreas de carreiras, editais de fomento e, principalmente, o Conexões Corporativas. O programa conecta empresas a cinco grandes indústrias: Bahiagás, Bracell, Birla Carbon, Tilac e Tronox.
“Esse programa do Sebrae, apresentado no Sinduscon e executado pelo IEL, é voltado para micro e pequenas empresas de Salvador e Região Metropolitana. Todo mundo pode participar”, destacou Breno Viera.
As startups vinculadas ao Hub de Inovação do Sinduscon-BA puderam apresentar suas soluções e diferenciais, sendo avaliadas quanto ao potencial de integração com as demandas industriais. As empresas participantes do programa são classificadas em três categorias — Diamante, Topázio e Rubi — com base em critérios como ESG, marketing, finanças e gestão estratégica, o que contribui para seu fortalecimento no mercado.
Outro destaque da visita foi a apresentação do futuroTEC, programa voltado para microempresas (ME) e microempreendedores individuais (MEI), que utiliza inteligência artificial para resolver desafios concretos enfrentados pelas empresas. Também foram divulgadas iniciativas gratuitas do sistema FIEB que apoiam a automação de processos nas empresas.
A ação reforça o papel do Hub de Inovação do Sinduscon-BA como ponte entre o setor da construção civil, o ecossistema de inovação e o ambiente industrial, promovendo conexões estratégicas com programas públicos e oportunidades reais de negócios.
Economia
Governo da Bahia e FIEB discutem impactos da taxação de Trump
Foi criado um grupo de trabalho para avaliar o tarifaço dos EUA e buscar novas alternativas comerciais

O Governo do Estado e a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) criaram um grupo de trabalho para discutir os possíveis impactos da taxação imposta pelos Estados Unidos ao Brasil, a partir de agosto, e buscar novas alternativas comerciais que protejam a economia da Bahia.
O objetivo é indicar as estratégias mais adequadas para enfrentar a política comercial americana e construir uma agenda de trabalho positiva para assegurar os investimentos, o emprego e a renda no estado.
A iniciativa foi definida nesta segunda-feira (14), durante reunião realizada entre o governador Jerônimo Rodrigues e o presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos, com a presença de secretários estaduais e representantes do setor produtivo.
Dentre os assuntos abordados na reunião, destacam-se:
- A medida do presidente dos Estados Unidos gera instabilidade institucional que prejudicará sobremaneira a economia daquela nação no futuro. A postura dos EUA com mudança de regras comerciais de forma deliberada como instrumento político, buscando intervir na soberania das nações e ferindo as leis de mercado, poderá tornar o mercado daquele país pouco atrativo e confiável;
- As taxações afetarão a economia baiana. Atualmente, esse mercado é responsável por 8,3 % das exportações da Bahia. Nesse sentido, destacam-se os de celulose, derivados de cacau e pneus, todos eles com longas cadeias produtivas, o que reverbera no conjunto da atividade econômica estadual. Outros setores, como o petroquímico e alguns vinculados à mineração e ao agronegócio, também serão atingidos.
- Reconhecemos que a resposta aos EUA é necessária para tentar inibir esse tipo de prática. Entretanto, desejamos que essas taxas sejam revistas com diálogo, diplomacia e maturidade, sem um enfrentamento que possa prejudicar mais ainda a economia brasileira, do Nordeste e da Bahia.
Salvador, 14 de julho de 2025
Governo do Estado da Bahia
Federação das Indústrias do Estado da Bahia – FIEB
Economia
Governo do Estado lança programa “BIM Pra Toda Bahia”
Metodologia promove mais eficiência nos projetos, economia dos recursos públicos e obras com prazos mais curtos

Em cerimônia realizada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), nesta segunda-feira (14), na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), em Salvador, foram entregues 304 certificados de capacitação na metodologia BIM (Building Information Modelling) para seu corpo técnico e prestadores de serviço. Para capacitar os colaboradores com a mais moderna forma de fazer obras públicas com mais eficiência na elaboração dos projetos, mais economia no uso dos recursos públicos e obras com prazos mais curtos, a Companhia investiu cerca de R$1,3 milhão.
O evento contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, além do diretor-presidente da Conder, José Trindade, da secretária de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Jusmari Oliveira, de outras autoridades estaduais e representantes das instituições parceiras. Durante a solenidade, também foi lançado o programa “BIM Pra Toda Bahia”, uma iniciativa estratégica que visa expandir o uso da metodologia BIM para outras áreas da administração pública estadual.
“É uma metodologia que está entre as mais inovadoras e modernas. Essa parceria de hoje, além de promover a certificação, conta com um decreto que autorizei para permitir que todas as demais áreas do governo possam aderir à metodologia. Além disso, meu desejo é envolver faculdades e universidades, para que essa abordagem já esteja presente na formação de arquitetos, engenheiros e técnicos. Também pretendo dialogar internamente com a Conder e com a Fieb sobre a possibilidade de envolver as prefeituras”, pontuou Jerônimo Rodrigues.
A capacitação, com carga horária de 518 horas divididas em 14 módulos, foi realizada pelo Senai Cimatec, fruto da parceria estabelecida entre a Conder e a instituição em 2023. O curso é parte fundamental do processo de modernização iniciado pela Conder em 2021, com o objetivo de consolidar o uso do BIM na elaboração, fiscalização e acompanhamento de obras públicas em todo o estado. A aplicação da metodologia BIM vai além da substituição de softwares tradicionais. O grande diferencial está na integração e compartilhamento de informações ao longo de todo o ciclo de vida da obra — da licitação à manutenção — o que permite maior precisão, eficiência e economia de recursos públicos.
De acordo com o gerente de negócios do Senai Cimatec, Carlos Bomfim, a iniciativa é um marco dentro da Conder e vai permitir a ampliação e o desenvolvimento do setor de construção civil no estado da Bahia. Ele ainda acrescenta que foi “um processo extremamente importante para a transformação digital do setor da construção civil. E com a metodologia, com certeza existirá a perspectiva de acelerar os processos de avaliação tanto de projetos como também do monitoramento de obras, monitoramento de ativos existentes, maior transparência, maior confiabilidade também, tanto na extração de informações, como também no monitoramento de todo o ciclo de vida do projeto e da construção”.
Tecnologia e Modernização
O avanço do programa de construção de escolas em tempo integral, que dobrou o número de contratos em andamento, evidenciou a necessidade de ampliar a capacidade de gestão e fiscalização da Conder. Além do BIM, a companhia tem investido fortemente em soluções digitais, como videomonitoramento, utilização de laser scanner e o desenvolvimento de aplicativos para gerenciar mais de 1.200 obras distribuídas por 333 municípios baianos. “A metodologia BIM, ela faz parte de um grande contexto de tecnologias que a Conder já está implantando. Tecnologias de inteligência artificial, de implantação de scanner, de implantação de 3D. Todas as tecnologias que existem hoje na engenharia de mais modernas são aplicadas na Conder. E com certeza isso vai dar uma evolução, vai dar uma condição para que a Conder possa estar fazendo suas obras com mais rapidez, com mais precisão e mais segurança”, completou José Trindade.
A secretária Jusmari Oliveira acrescentou, “hoje é um dia que nós comemoramos com o avanço da tecnologia da Conder. A Conder está à frente dos desafios tecnológicos que se apresentam para que a gente possa ter uma boa gestão, poder fazer o melhor”. Para viabilizar a implantação do BIM, a Conder realizou não apenas o treinamento de seu corpo técnico, mas também promoveu modernizações estruturais, como a aquisição de novos equipamentos, adequações nos processos jurídicos e licitatórios e a criação de uma biblioteca de objetos e padrões para uso compartilhado.
Com a entrega dos certificados e a execução de um projeto piloto, que culminou na publicação de uma licitação em formato BIM, a Conder demonstra estar pronta para atuar com esta metodologia, que promete transformar a forma como obras públicas são planejadas, executadas e geridas no estado. De acordo com o engenheiro da Conder que participou da capacitação, André Cury, “o BIM surge como um pacote de inovação que integra e moderniza uma série de práticas que já realizávamos, muitas vezes de forma isolada. Agora, com o BIM, conseguimos automatizar processos que antes demandavam muito trabalho manual, além de aprofundar o nível de detalhamento. Isso nos permite dar mais atenção à fase de projeto e planejamento, tornando nossas ações muito mais assertivas”, afirmou.
Sobre o Decreto
Na oportunidade, o governador assinou o decreto que institui a Estratégia Estadual de Disseminação do Building Information Modelling (BIM-BAHIA), no âmbito da administração pública estadual. O decreto estabelece oficialmente a responsabilidade do Estado na disseminação e implementação do BIM como parte do compromisso com a inovação tecnológica e a melhoria na qualidade dos projetos e obras públicas. A iniciativa busca garantir a adoção do BIM por todas as secretarias e órgãos estaduais, reforçando os pilares da transparência e da modernização na gestão pública. O documento também institui o Comitê Gestor da Estratégia BIM-BAHIA (CGBIM-BAHIA), composto por representantes da Saeb, Casa Civil, Sefaz-BA, Seinfra, Sedur, Seplan, SSP, Sesab, SEAP e SIHS. Com a regulamentação do decreto, será estabelecida a estratégia do Governo do Estado para assegurar a implantação do BIM em todo o aparato estatal.
Economia
Governo do Estado amplia isenção de ICMS na conta de luz
Medida vale para famílias que consomem até 80 kWh mensais e beneficia 1,8 milhão de baianos

Até 1,8 milhão de baianos podem deixar de pagar conta de luz a partir de julho com a ampliação da isenção no consumo de até 80 kWh por mês, anunciada pelo Governo do Estado. O novo benefício da Tarifa Social prevê a gratuidade para famílias inscritas no CadÚnico com renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa. A proposta também contempla pessoas com deficiência ou idosos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de indígenas e quilombolas do CadÚnico.
Caso o consumo ultrapasse o teto de 80 kWh, será necessário pagar a diferença. Por exemplo, se a conta chegar a 100 kWh, paga-se 20 kWh no mês. Antes, os descontos eram aplicados de forma progressiva em faixas diferentes, variando de 10% a 65%, com regras específicas para quilombolas e indígenas.
Com a isenção, o Governo do Estado abre mão de uma receita de R$ 26 milhões para beneficiar diretamente grande parcela da população. A iniciativa segue a mesma linha adotada pelo Governo Federal, que editou em junho medida provisória que simplificou o desconto na Tarifa Social de Energia Elétrica e passou a garantir 100% de isenção para o consumo até 80 kWh mensais.
“O Governo da Bahia e o Governo Federal atuam em total sintonia e de forma conjunta, buscando dar melhores condições de vida para a população. Por isso, assim que foi editada a MP optamos por estender a faixa de isenção de ICMS nas contas de luz, iniciativa que representa um alívio no orçamento de milhões de baianos”, destaca o governador Jerônimo Rodrigues.
Os recursos para custear os descontos são provenientes da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). Segundo a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba), a isenção do ICMS será concedida via convênio e a Coelba já foi informada da alteração após consulta feita à Sefaz-Ba. “Seguindo determinação do governador Jerônimo Rodrigues, sempre atento às políticas públicas elaboradas pelo Governo Lula, a equipe da Fazenda Estadual já tomou todas as providências necessárias para que a isenção entre em vigor neste mês julho”, disse.
-
Esportehá 2 dias
Seleção Brasileira e Ceará farão a final da Copa 2 de Julho
-
Políticahá 1 dia
Aracatu tem reforço na segurança, educação, água e produção rural
-
Socialhá 3 dias
“Periferia de Direitos” incentiva o empreendedorismo jovem nas escolas
-
Esportehá 9 horas
Seleção Brasileira vence o Ceará e conquista a Copa 2 de Julho