SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
Anúncios

São João 2025

Solange Almeida agita Paripe e celebra festejos juninos na comunidade

Nem a chuva afastou o público, que cantou do início ao fim e mostrou que, quando o forró é bom, ninguém arreda o pé.

Publicado

em

Com um repertório de respeito, Solange Almeida fez um dos shows mais marcantes do São João de Paripe, no Subúrbio
Foto: NTI Uirá

Com um repertório de respeito, Solange Almeida fez um dos shows mais marcantes do São João de Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, na noite deste sábado (21). Nem a chuva afastou o público, que cantou do início ao fim e mostrou que, quando o forró é bom, ninguém arreda o pé.

No palco, a cantora relembrou sucessos que marcaram sua trajetória junto ao Aviões do Forró e também na carreira solo, como “Deita na BR”, “Novo Namorado”, “Estando Com Ela e Pensando em Ti” e “Me Faça o Favor”. Durante o show, Solange levou ao palco um convidado mais que especial: o filho, Rafael Almeida. A artista tem chamado o jovem cantor de “O herdeiro” e fez questão de apresentá-lo aos fãs de Paripe.

Solange também destacou a importância de levar o São João para dentro das comunidades, como o Governo do Estado da Bahia tem feito em Paripe. “A descentralização do São João é muito importante. Nem todo mundo tem condição de pegar um transporte pra ir [até o Parque de Exposições], e com essa possibilidade de estender o São João, de abrir esse leque de opções, é incrível. Todo mundo pode curtir na porta de casa, tomar seu licor maravilhoso de jenipapo, que pra mim é o melhor, e aproveitar muito”, revelou a artista.

Moradoras da região do Subúrbio, as irmãs Raquel Lima, 45, professora, e Regina Lima, 42, analista de processos de qualidade, curtiram o São João de Paripe pela primeira vez e ficaram encantadas com a estrutura e a energia da festa. “Minha expectativa era viajar, mas quando vi a movimentação, as atrações, decidi ficar e passar o São João na comunidade onde moro. Estou apaixonada”, contou Raquel. Regina chegou pouco antes do show de Solange e não escondeu a empolgação para curtir sua atração favorita do dia: “A estrutura está perfeita, bem-organizada. Não perco mais! Tô na expectativa para ver Solange, porque eu gosto muito das músicas antigas e até das novas”.

E por falar em fãs, DJ Pretin, 32, que acompanha a artista por onde ela for. “Primeira vez que tô aqui em Paripe. Vim por causa de Solange. Ainda vou ver ela no Parque também. Se eu pudesse, eu viajava mais, porque eu adoro Solange. E eu tô amando, inclusive, a festa de Paripe. Não conhecia, moro no centro, mas tô encantado”, garantiu.

ANÚNCIO
Anúncios

São João 2025

Projeto “Arraiá da Bahia” emociona ao eternizar a cultura junina de Itabuna por meio da voz do povo

A iniciativa promoveu o registro audiovisual das tradições juninas locais a partir das memórias e relatos dos próprios moradores

Publicado

em

projeto “Arraiá da Bahia”, idealizado pela Studio Conteúdo LTDA. A iniciativa promoveu o registro audiovisual das tradições
Fotos: Divulgação

Durante os dias 26 a 29 de junho de 2025, a cidade de Itabuna viveu momentos de emoção e celebração com a realização do projeto “Arraiá da Bahia”, idealizado pela Studio Conteúdo LTDA. A iniciativa promoveu o registro audiovisual das tradições juninas locais a partir das memórias e relatos dos próprios moradores, valorizando a oralidade como ferramenta de preservação cultural e aproximando o público das histórias que dão vida ao São João no interior da Bahia.

Ao longo dos quatro dias, a equipe do projeto percorreu as ruas de Itabuna captando depoimentos, sons, imagens e expressões típicas da festa junina. O resultado é um acervo sensível e poderoso, que resgata a memória afetiva da população e evidencia o São João como símbolo de identidade e resistência cultural.

A iniciativa também projetou Itabuna como um vibrante destino de turismo cultural, reforçando o potencial das tradições populares como motor para o desenvolvimento local. O “Arraiá da Bahia” foi patrocinado pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (SUFOTUR), reafirmando o compromisso com a promoção das culturas populares e com o fortalecimento da cultura como vetor de desenvolvimento.

Continue Lendo

São João 2025

Pedrão 2025 celebra 20 anos de tradição em Eunápolis

Criada em 2005, a festa se consolidou como um dos maiores festejos juninos da Bahia, atraindo público de diversas regiões do estado

Publicado

em

O Pedrão 2025 começou com o pé direito e muita animação em Eunápolis, no Extremo Sul da Bahia. Este ano, a festa está completando
Foto: Thuane Maria/GOVBA

O Pedrão 2025 começou com o pé direito e muita animação em Eunápolis, no Extremo Sul da Bahia. Este ano, a festa está completando 20 anos de história e foi oficialmente aberta nesta quinta-feira (26) com a presença do governador, Jerônimo Rodrigues. Com uma programação especial, apoiada pelo Governo do Estado, o evento recebeu na primeira noite Ana Castela, Maiara & Maraisa, Bell Marques e Arriba Saia, que subiram ao palco e animaram a multidão no Estádio Araujão.

Criado em 2005, o Pedrão se consolidou como um dos maiores festejos juninos da Bahia, atraindo público de diversas regiões do estado. Durante a cerimônia de abertura, o governador destacou a importância do Pedrão para o turismo, a economia local e a preservação das tradições nordestinas. “O Pedrão é muito badalado e organizado. São 20 anos de um evento que movimenta a cidade, gera empregos, aquece o comércio e valoriza nossa cultura. É um orgulho para a Bahia”, afirmou Jerônimo Rodrigues.

Já o secretário de Turismo (Setur), Maurício Bacelar pontuou, “aqui hoje em Eunápolis, o governador Jerônimo Rodrigues abre os festejos da Bahia a São Pedro. Esses festejos se estendem até meados do mês de julho. O governo tem ciência da importância cultural desses festejos, por conta disso apoia e, por conta desses festejos também, os investimentos têm reflexo na economia do Estado, na geração de emprego e de renda para os baianos”, disse.

Com expectativa de atrair milhares de visitantes, a edição 2025 do Pedrão reforça Eunápolis como um dos principais destinos juninos da Bahia e do Brasil. “É uma festa que traz as famílias, congratula a região, traz gente de outros estados, como tem amigos aí de várias partes do Brasil, tem gente que vem de São Paulo, Porto Seguro, Espírito Santo, Minas Gerais”, ressaltou o prefeito Robério Oliveira.

O secretário de Cultura (Secult-BA), Bruno Monteiro, participou do evento e destacou os investimentos realizados pelo Governo do Estado em 2025. “Mais de 300 municípios baianos realizam ou já realizaram festejos juninos com o apoio do Governo do Estado. Esse investimento contempla a valorização da cultura, já que essas festas são marcadas por uma tradição cultural muito forte e representam uma parte significativa da identidade do povo baiano e nordestino. Além do aspecto cultural, há também um investimento expressivo em segurança pública, com o reforço do efetivo para garantir que os festejos ocorram com paz e tranquilidade. As estruturas de saúde também foram ampliadas. A mobilidade é outro ponto que recebeu atenção especial, pois esse é um período em que há um grande deslocamento de pessoas dentro do estado.”

ANÚNCIO
Anúncios

Pra receber o evento, o Araujão passou por uma transformação. O local foi reformado e ampliado, ganhando quadras esportivas, pista de atletismo e uma estrutura moderna que vai ser usada também em eventos esportivos e culturais depois da festa. Para a realização do Pedrão, o campo de futebol foi coberto com um piso especial para proteção do gramado.

Continue Lendo

São João 2025

Raízes do São João emociona ao eternizar memórias das festas juninas em Cruz das Almas e Castro Alves

O projeto registrou emocionantes depoimentos de moradores das cidades de Cruz das Almas e Castro Alves

Publicado

em

O projeto Raízes do São João, realizado entre os dias 20 e 24 de junho de 2025 pela Vetor Filmes EIRELI, foi um verdadeiro
Fotos: Divulgação

O projeto Raízes do São João, realizado entre os dias 20 e 24 de junho de 2025 pela Vetor Filmes EIRELI, foi um verdadeiro tributo à cultura popular do Recôncavo Baiano. Em uma jornada audiovisual marcada pela escuta atenta e pelo respeito às tradições, o projeto registrou emocionantes depoimentos de moradores das cidades de Cruz das Almas e Castro Alves, revelando a alma do São João a partir das vozes da própria comunidade.

Com uma abordagem documental sensível e autêntica, o projeto captou histórias pessoais, memórias afetivas e os elementos culturais que fazem do São João uma festa singular e profundamente enraizada no cotidiano do povo baiano. Além dos depoimentos, foram registrados sons, cores, símbolos e expressões típicas das festas juninas, compondo um acervo de grande valor histórico e cultural.

A iniciativa reafirma o papel do São João como patrimônio imaterial e destaca a importância da memória coletiva para o fortalecimento da identidade regional. O projeto também teve impacto relevante para a promoção do turismo cultural, ao revelar ao público as tradições que fazem do Recôncavo Baiano um destino de experiências autênticas.

Com patrocínio da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia – SUFOTUR, o Raízes do São João cumpriu seu propósito de valorizar as narrativas locais e perpetuar a riqueza da cultura junina baiana para as gerações futuras.

Continue Lendo

Mais Lidas