SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Turismo

Salvador passa a contar com segundo hub da Gol e amplia conectividade aérea

Novo centro de conexões é anunciado na semana do aniversário da capital baiana e reforça o turismo e o desenvolvimento econômico do estado

Publicado

em

Um dos principais destinos turísticos do Nordeste e do Brasil, Salvador ganha, na semana em que celebra 477 anos de fundação,
Foto: Matheus Landim/GOVBA

Um dos principais destinos turísticos do Nordeste e do Brasil, Salvador ganha, na semana em que celebra 477 anos de fundação, um novo impulso na conectividade aérea. A partir de abril, a capital baiana passa a contar com um segundo centro de conexões (hub) da Gol Linhas Aéreas. O anúncio oficial ocorreu na tarde desta terça-feira (31), durante solenidade no Palacete Tirachapéu, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do vice-governador Geraldo Júnior e do secretário de Turismo do Estado, Maurício Bacelar.

“Agradeço a confiança da Gol ao reconhecer o potencial do nosso estado e a importância da aviação para o desenvolvimento econômico, que está diretamente ligado à integração com outras regiões. Na Bahia, enxergamos no turismo uma grande oportunidade de geração de emprego, renda e arrecadação”, afirmou o governador.

Entre dezembro de 2025 e fevereiro de 2026, o número de pousos e decolagens no Aeroporto Internacional de Salvador Deputado Luís Eduardo Magalhães passou de 6.350 para 7.620, um crescimento de 20%.

Para a vice-presidente de Relações Institucionais e Governamentais da Gol, Renata Fonseca, o cenário é positivo. “Um estudo demonstrou que a Bahia é um estado que permite crescimento contínuo e apresenta demanda consistente. A procura está superando as expectativas, e esperamos que ela cresça ainda mais para que possamos ampliar a oferta de voos e a conectividade”, afirmou a executiva.

Salto na oferta de assentos

A implantação do segundo centro de conexões resultará em um aumento de 28% na oferta de assentos, na comparação entre abril de 2026 e abril de 2025. O desempenho reforça a presença da companhia na região: enquanto o setor aéreo como um todo registrou crescimento de 13% no período, a Gol praticamente dobrou esse índice.

ANÚNCIO

O secretário de Turismo do Estado, Maurício Bacelar, destacou os impactos econômicos da iniciativa. “A implantação do segundo centro de conexões amplia o fluxo turístico e fortalece a competitividade da Bahia frente a outros destinos. Isso se reflete diretamente na economia, com geração de emprego e renda para os baianos ao longo de todo o ano”, pontuou.

Conectividade noturna e regional

A nova operação se soma ao primeiro centro de conexões já existente no aeroporto, com partidas concentradas entre 14h30 e 15h10. O diferencial agora é a criação de uma nova janela operacional no período noturno, entre 22h40 e 23h55.

Ao todo, serão 44 novas decolagens semanais em Salvador, ampliando de forma estratégica a frequência de voos para nove destinos: São Paulo (Congonhas), Belo Horizonte (Confins), Vitória, Natal, Maceió, Recife, Fortaleza, Campina Grande (Paraíba) e Petrolina (Pernambuco).

Para Julio Ribas, CEO da VINCI Airports no Brasil, a medida eleva o papel logístico da capital baiana. “Além de ampliar a oferta de voos, o novo centro de conexões contribui para a atração de rotas internacionais, ao facilitar a integração de passageiros de diversas regiões e posicionar Salvador de forma ainda mais competitiva no turismo e nos negócios”, afirmou.

ANÚNCIO

Turismo

Requalificação do Balneário do Tareco avança e anima moradores na Chapada Diamantina

Obra conduzida pela Conder alia recuperação do espaço turístico a ações sociais e geração de oportunidades para a comunidade 

Publicado

em

associado à obra de requalificação do Balneário do Tareco, conhecido por suas piscinas naturais de águas límpidas e termais. 
Foto: Thais Tosta/Conder

Em encontro com moradores do povoado do Tareco, equipe da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) apresentou as ações previstas no projeto social associado à obra de requalificação do Balneário do Tareco, conhecido por suas piscinas naturais de águas límpidas e termais. 

Além das iniciativas voltadas ao fortalecimento do potencial turístico da região, o momento foi marcado pela demonstração de entusiasmo dos moradores diante do avanço da obra, que já se encontra em fase final. A reativação do ponto turístico, que fez parte da infância de muitos moradores, passa a ser vista como realidade próxima. 

“É um lugar muito bonito e que tem muita história. Já foi palco de muitos eventos, e muitas famílias passavam as férias desfrutando desse espaço. Desde a primeira visita técnica, identificamos o potencial turístico e ambiental do balneário. Buscamos dotação orçamentária, elaboramos um projeto conceitual e conseguimos viabilizar os recursos”, afirma Larissa Britto, diretora de Equipamentos e Qualificação Urbanística da Conder e responsável pela obra. 

Localizado a cerca de 30 km da sede de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, o Balneário do Tareco ganhou notoriedade pela abundância de nascentes, incluindo águas termais. Essas características naturais tornaram o espaço um destino procurado tanto para lazer quanto para fins terapêuticos, em função do pH alcalino, considerado adequado para o tratamento de doenças de pele. 

Na década de 1990, o chamado “Oásis do Tareco” foi estruturado com infraestrutura de apoio, incluindo duas piscinas para adultos e uma infantil. Com o passar dos anos, entretanto, o espaço foi abandonado e deixou de integrar o circuito turístico da região. 

ANÚNCIO

“Como filho do Tareco, era angustiante ver esse balneário fechado. Agora, com o avanço da obra, essa sensação está passando. Agradecemos o olhar diferenciado e o diálogo com a comunidade, que inclui cursos de educação ambiental e qualificação profissional para moradores locais e comunidades vizinhas”, destaca José Ricardo Garcia, presidente da Associação de Moradores do Vale do Tareco. 

Morador do povoado, André Ferreira também ressalta os impactos positivos da intervenção. Atualmente empregado na obra, ele projeta novas oportunidades com a retomada das atividades turísticas. “Ver essa requalificação acontecendo por meio da Conder e do Governo do Estado é muito gratificante. A expectativa é que o turismo volte a movimentar a comunidade de forma sustentável”, afirma. 

Mais sobre a obra 

O projeto prevê investimentos de aproximadamente R$ 6 milhões e contempla a implantação de uma ampla estrutura voltada ao lazer, esporte, convivência e incentivo ao turismo. Com área total de 15.985,34 m², a intervenção inclui pavimentação, áreas verdes e 31 edificações, como quiosques, piscinas, espaços de convivência e coworking, quadras esportivas, campo society, palco, bar/restaurante, sanitários, área para eventos e equipamentos de apoio. 

De acordo com o engenheiro Lucas Araújo, responsável pela fiscalização da obra pela Conder, o projeto prioriza a acessibilidade, com atenção especial a pessoas com mobilidade reduzida, especialmente idosos, além de medidas voltadas à segurança de crianças. 

A requalificação deve contribuir para a valorização da localidade, reconhecida como geossítio de relevância nacional. A área se destaca pelo seu potencial hidrogeológico, caracterizado como aquífero surgente e termal, e integra uma paisagem mais ampla com potencial turístico, científico e didático, associada à proposta de criação do Geoparque Morro do Chapéu. 

ANÚNCIO
Continue Lendo

Turismo

Eventos pré-juninos movimentam quatro zonas turísticas da Bahia

Com apoio da Setur-BA, festas reuniram música, cultura e negócios no Oeste, Sertão, Costa do Cacau e Chapada Diamantina

Publicado

em

Quatro zonas turísticas da Bahia sediaram, no último fim de semana, eventos já em clima junino, com o apoio da Secretaria de Turismo do
Foto: Divulgação

Quatro zonas turísticas da Bahia sediaram, no último fim de semana, eventos já em clima junino, com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), com o objetivo de aquecer as economias regionais e atrair visitantes. 

Nos Caminhos do Oeste, a Micarama movimentou o município de Buritirama. A micareta atraiu milhares de pessoas, entre moradores e visitantes de cidades vizinhas, como Barra, Barreiras, Ibotirama e Oliveira dos Brejinhos, além de foliões vindos de Brasília. Subiram ao palco artistas como Xanddy Harmonia, Léo Santana, Bell Marques, Niris Costta & Dany do Acordeon e Limão com Mel, em uma mistura de música baiana e forró. 

Já nos Caminhos do Sertão, João Dourado recebeu a tradicional Festa da Cebola, em comemoração aos 41 anos de emancipação política do município. Com o tema “Aqui, a felicidade é tradição”, a programação incluiu feira de negócios, seminário sobre agricultura familiar e apresentações culturais. Os shows reuniram Xand Avião, Tarcísio do Acordeon, Edson Gomes e Tayrone, com ritmos como forró, reggae e arrocha. 

Na Costa do Cacau, a Mica Folia animou Santa Luzia em celebração aos 41 anos da cidade. A programação contou com atrações como Lordão, Trio da Huanna, Larissa Gomes, Toque10, Edcity e Tonny Salles, reunindo axé music e repertório junino. 

Na Chapada Diamantina, a Micareta de Filadélfia arrastou uma multidão ao som de Timbalada, Kart Love e Thiago Aquino. Ainda na região, a 4ª Feira Literária de Capim Grosso levou grande público à Praça 9 de Maio, com atividades que integraram literatura, arte e música nordestina. 

ANÚNCIO

De acordo com o diretor de Promoção da Setur-BA, Pedro Gramacho, o clima junino antecipado representa um atrativo importante para o turismo estadual. “Antes mesmo do São João, a Bahia já vive o clima junino, um dos grandes chamarizes para os turistas. Com essa prévia, que aquece a economia dos municípios, a expectativa é de que o mês de junho registre um recorde de visitantes no estado, em busca de forró, gastronomia típica e opções de lazer”, destacou. 

Continue Lendo

Turismo

Jornalistas portugueses conhecem atrativos turísticos da Bahia em press trip 

Viagem de imprensa organizada pela Setur-BA, em parceria com a TAP, destacou Salvador e a Chapada Diamantina como destinos estratégicos para o mercado europeu 

Publicado

em

Sete jornalistas de Portugal participaram, na Bahia, de uma press trip (viagem de imprensa) organizada pela Secretaria de Turismo
Foto: Tatiana Azeviche/Ascom Setur

Sete jornalistas de Portugal participaram, na Bahia, de uma press trip (viagem de imprensa) organizada pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), em parceria com a companhia aérea portuguesa TAP Air Portugal. O grupo chegou a Salvador em voo direto de Lisboa, operação diária da empresa, e permaneceu no estado por oito dias, vivenciando experiências turísticas e produzindo reportagens na capital baiana e na Chapada Diamantina. 

“O mercado brasileiro é muito importante para a TAP, e a Bahia é especial pela cultura, pela natureza e por outras qualidades de grande interesse para os nossos clientes. Por isso, decidimos mostrar aos jornalistas os atrativos que o estado oferece”, explicou Filipe Moraes, da Comunicação da TAP. 

Em Salvador, os profissionais de imprensa participaram de passeios guiados por diversos pontos turísticos. O roteiro incluiu o Centro Histórico, com parada no Palacete Tirachapéu, na Rua Chile, seguida de caminhada pelas ruas do Pelourinho, degustação do tradicional cravinho — bebida alcoólica por infusão — e visita ao ateliê do Mestre Lua Rasta. O grupo também conheceu o Museu da Misericórdia e o Museu Gastronômico do Sesc/Senac. 

Os jornalistas ainda exploraram a noite boêmia do bairro do Rio Vermelho, com giro pelo circuito de bares e degustação de pratos da culinária baiana. Durante o dia, no mesmo bairro, visitaram a Casa de Iemanjá e o museu dedicado aos escritores Jorge Amado e Zélia Gattai. 

“Estive em Salvador pela primeira vez há dez anos e senti que era uma cidade cheia de histórias e paisagens belíssimas. Agora, confirmei tudo isso. Existe um misto de cultura africana com a portuguesa, o que faz da cidade uma das mais ricas do Brasil em termos culturais”, afirmou Sara Veloso, da revista Mag. 

ANÚNCIO

“Vi muitas coisas parecidas com Portugal, mas Salvador tem o espírito brasileiro, o que se destaca pelo ambiente e pelas pessoas. Quando se fala do Brasil, pensamos logo em samba e praia, mas a Bahia é muito mais do que isso”, relatou Joana Soutosa, da revista Blue Travel. 

Durante a programação, o grupo entrevistou o secretário de Turismo do Estado, Maurício Bacelar, tratando do atual cenário do setor. “Atualizei os jornalistas sobre a liderança da Bahia no turismo brasileiro e destaquei a parceria do Governo do Estado com a TAP na atração de turistas estrangeiros. A vinda deles é mais uma ação promocional dos destinos baianos”, ressaltou o titular da Setur-BA. 

Para conhecer a Chapada Diamantina, os profissionais portugueses utilizaram o voo Salvador–Lençóis, operado pela Azul Linhas Aéreas, que conta com duas frequências semanais. A programação incluiu visitas às cidades de Mucugê, Iraquara e Palmeiras, com experiências guiadas em atrativos como a Gruta da Lapa Doce, a Pratinha, o Morro do Pai Inácio e a vinícola Uvva. 

“Descobrimos muitas coisas neste território incrível que é a Chapada Diamantina. Além da natureza fora de série, conhecemos pinturas rupestres que não imaginávamos encontrar. Nosso agradecimento aos organizadores por esta press trip, que estamos transformando em reportagens sobre o turismo na Bahia”, afirmou a jornalista Alice Barcellos. 

ANÚNCIO
Continue Lendo

Mais Lidas