SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
Anúncios

Esporte

Salvador é escolhida para sediar o Pan-Americano de Dragon Boat

A eleição que aprovou o Brasil foi feita no sábado (5), durante o encerramento da edição 2025 do Pan-Americano, realizado no Canadá

Publicado

em

Pela primeira vez em sua história, a América do Sul será palco do Pan-Americano de Tripulações de Clubes de Dragon Boat. A cidade escolhida
Foto: Ascom Sudesb

Pela primeira vez em sua história, a América do Sul será palco do Pan-Americano de Tripulações de Clubes de Dragon Boat. A cidade escolhida para sediar a competição inédita foi Salvador, que receberá, no primeiro semestre de 2027, na Praia da Penha, no bairro da Ribeira, Cidade Baixa. 

A eleição que aprovou o Brasil foi feita no sábado (5), durante o encerramento da edição 2025 do Pan-Americano, realizado no Canadá. Por unanimidade, os dirigentes da Federação Pan-Americana de Barcos-Dragão (PADBF) confirmaram o nome do país, cabendo ao presidente da PADBF, Franco Siu Chong, oficializar a Confederação Brasileira de Dragon Boat (CDBC) como a responsável de organizar a sétima edição do torneio continental. 

Com expectativa de reunir mais de dois mil atletas estrangeiros, além de competidores brasileiros, o evento contará com o apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), e da Secretaria de Turismo. 

Defesa 

A candidatura da Bahia foi defendida por Diogo Rios, chefe de Gabinete da Sudesb, e por Wilton Brandão, diretor de Fomento ao Esporte da autarquia, que representaram o estado no Canadá. “Fizemos uma defesa consistente para trazer o Pan-Americano para a Bahia. Apresentamos vídeos que mostram o potencial do estado na prática do dragon boat – somente com apoio da Sudesb, já são mais de 500 praticantes em Camamu, São Félix, Paulo Afonso e Salvador – além do atrativo turístico da capital baiana. A estratégia deu certo, e conseguimos essa conquista histórica para o Brasil”, comemorou Diogo Rios. 

Um dos responsáveis por trazer o dragon boat para a Bahia, o italiano Cesare Decarli, que implantou a prática há 13 anos em Paulo Afonso, também celebrou a decisão. “A modalidade ainda está em desenvolvimento na América do Sul, e havia um forte desejo das federações internacionais de consolidar esse movimento por aqui. A candidatura das Bahamas foi retirada após a defesa feita pelos dirigentes de esporte da Bahia, fortalecendo ainda mais a escolha do Brasil”, explicou Cesare. 

ANÚNCIO
Anúncios
Vistoria técnica 

Em março deste ano, dirigentes da PADBF e da Federação Internacional de Dragon Boat estiveram na Bahia para realizar vistorias técnicas em Salvador e em Paulo Afonso, cidades onde o esporte já tem núcleos com aulas da modalidade apoiadas pela Sudesb. Após as visitas, a Praia da Penha, na capital, foi escolhida como o local ideal para sediar a competição. 

“Além das características do espelho d’água, a comitiva técnica entendeu que a ausência de vento e a facilidade de acesso para chegada e saída das embarcações são pontos positivos da praia da Penha, optando por essa área para realizar a competição”, informou o diretor Wilton Brandão, que acompanhou a delegação internacional durante toda a visita no Brasil. 

Sobre a modalidade 

O dragon boat é um esporte náutico praticado em embarcações de 12,50 metros de comprimento, com capacidade para até 20 remadores, além de um timoneiro e um ritmista, totalizando 22 atletas por equipe. A remada é feita de forma coletiva e sincronizada, com toda a equipe atuando de maneira unificada. 

Esporte

Natação em Rede abre inscrições para Lauro de Freitas 

Serão 200 para natação e 200 para hidroginástica, no Colégio Estadual de Tempo Integral de Portão 

Publicado

em

quarta-feira (27/08), as inscrições presenciais para o núcleo do projeto social Natação em Rede, em Lauro de Freitas.
Foto: Ascom/Sudesb

A Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, inicia, nesta quarta-feira (27/08), as inscrições presenciais para o núcleo do projeto social Natação em Rede, em Lauro de Freitas. Serão disponibilizadas 400 vagas gratuitas, sendo 200 para aulas de natação e 200 para hidroginástica, no Colégio Estadual de Tempo Integral de Portão, localizado na Avenida Queira Deus. 

O atendimento ocorrerá das 8h às 12h e das 13h às 17, na Av. Queira Deus, endereço da unidade escolar. As inscrições seguirão abertas até preenchimento total das vagas, sendo: natação – 128 vagas, para criança e jovens de 7 a 17 anos; 40 para pessoas com deficiência e 32 vagas destinadas a mulheres e homens de 18 a 59 anos. Já na modalidade de hidroginástica, a distribuição das vagas é: 128 vagas para homens e mulheres a partir de 60 anos; 40 para pessoas com deficiência e 32 para pessoas com idade entre 18 e 59 anos. 

Documentação

No momento da inscrição, o candidato deve apresentar, originais e cópias do RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de matrícula (para menores de 18 anos) e original de atestado de aptidão física (para maiores de 18 anos) emitido por cardiologista ou clínico geral com validade de no máximo 12 meses da data de apresentação. A falta de entrega de qualquer documento impede a efetivação da matrícula. 

Continue Lendo

Esporte

Clínica do Paradesporto leva capacitação e inclusão a Itabuna

Atividades iniciam às 19h desta sexta (15), no Colégio Estadual Adeum Sauer. Amanhã, entre 8h e 14h, no mesmo local, acontece programação teórica e prática

Publicado

em

A Clínica do Paradesporto, com oferta de capacitação teórica e prática feita por profissionais de educação física, chega a Itabuna
Foto: Ascom/Sudesb

A Clínica do Paradesporto, com oferta de capacitação teórica e prática feita por profissionais de educação física, chega a Itabuna nesta sexta-feira, 15, com cerimônia de abertura às 19h no Colégio Estadual de Tempo Integral Adeum Sauer. No sábado, 16, a partir das 8h, as atividades são retomadas com palestras e atividades práticas nas modalidades de bocha, goalball, vôlei sentado, futebol de cegos e atletismo paralímpico. 

A ação é uma iniciativa da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte. É voltada para profissionais e estudantes de Educação Física, além de agentes esportivos e público em geral interessado na pauta do paradesporto. Na programação, também consta a presença de atletas baianos paralímpicos que levam sua experiência esportiva para o público presente. 

“A realização da clínica do paradesporto é sempre um momento importante para nós, da Sudesb,  que trabalhamos pela inclusão e valorização do paradesporto em nosso estado. É uma oportunidade de levar conhecimento, mas também de muito aprendizado e troca de experiência.  Interiorizar essa capacitação é parte da política da nossa autarquia, que se empenha em promover a inclusão cada vez em maior número de pessoas com deficiência em diferentes modalidades esportivas”, observa Adelmare Júnior, coordenador do Núcleo do Paradesporto da Sudesb e que integra o grupo da clínica. 

A execução do projeto, numa parceria firmada com a Associação Baiana de Desporto Adaptado (ABDA) e investimento de 260 mil reais, teve início em maio último e terá calendário até dezembro. Depois de Itabuna, a próxima etapa da Clínica do Paradesporto será na cidade de Irecê de 12 e 13 de setembro. 

Continue Lendo

Esporte

TVE exibe Brasil e Grécia pelo Mundial de Polo Aquático Feminino

A disputa pelas quartas de final acontece a partir das 19h, na piscina olímpica da Arena Aquática de Salvador

Publicado

em

O Brasil enfrenta a Grécia pelo Campeonato Mundial Sub-20 de Polo Aquático Feminino nesta quinta-feira (14). A TVE transmite
Foto: Lucas Moura Secom/ PMS

O Brasil enfrenta a Grécia pelo Campeonato Mundial Sub-20 de Polo Aquático Feminino nesta quinta-feira (14). A TVE transmite ao vivo, a partir das 19h, as quartas de final do Mundial, que acontece na piscina olímpica da Arena Aquática de Salvador, e integra a competição que, pela primeira vez, é sediada no Brasil. 

A Seleção Brasileira feminina sub-20 de Polo Aquático venceu de virada a Nova Zelândia por 10 a 9, nesta quarta-feira (13), e assegurou uma vaga nas quartas de final. O resultado garantiu ao país a melhor colocação da história na competição e a equipe nacional se junta agora às oito melhores seleções do mundo. 

A cobertura terá narração de Valter Lima e a jornalista Juliana Lisboa entra ao vivo trazendo informações de bastidores e movimentações da piscina. 

A TVE Bahia está disponível gratuitamente pela nova antena parabólica digital (Banda KU), através do canal 222, e leva às casas de 60 milhões de brasileiros conteúdos que informam, educam e entretêm. 

Serviço 
TVE exibe Brasil e Grécia pelo Campeonato Mundial Sub-20 de Polo Aquático Feminino 
  • Quando: Quinta-feira (14), às 19h 
  • Onde: TVE e Canal 222 das novas parabólicas digitais 
Continue Lendo

Mais Lidas