Segurança
Prevenção do suicídio de jovens mobiliza programação dos Coletivos Bahia pela Paz
Atividades fazem parte da Campanha Setembro Amarelo e acontecem em Feira de Santana e Salvador
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 720 mil pessoas cometem suicídio por ano, no mundo. Esta é a 3ª causa de morte entre jovens, na faixa etária de 15 a 29 anos. Atentos a esta realidade, que atinge majoritariamente países de média e baixa renda, os Coletivos Bahia pela Paz de Feira de Santana e Salvador aderem à campanha Setembro Amarelo e promovem uma série de atividades de acolhimento, escuta e diálogo para jovens de territórios socialmente vulneráveis. As atividades são conduzidas por psicólogos e assistentes sociais da equipe técnica dos Coletivos.
“Tem chamado nossa atenção o grau elevado de ansiedade entre os jovens que participam das atividades. Um dos trabalhos que os técnicos dos Coletivos têm desenvolvido é de ajudá-los a distinguir e lidar com isso. Há aquela ansiedade considerada “normal”, com a qual todos nós lidamos, por exemplo, o coração disparar quando a gente vai fazer uma prova ou uma entrevista de emprego. Outra é isso impactar sua vida a ponto de levar a um embotamento, à desistência de fazer coisas que são importantes, como ir à escola ou estar com a família, que pode levar a um quadro de saúde mental mais grave. Intervir nesse tipo de situação pode fazer toda a diferença na prevenção de um desfecho grave”, pondera Fábio Alves, coordenador do Coletivo Bahia pela Paz, localizado no bairro da Liberdade, em Salvador, onde as ações acontecem em parceria com três colégios estaduais do bairro.
Com início das ações no Colégio Estadual Tereza Conceição Menezes, a equipe técnica do Coletivo Liberdade segue esta semana para o Colégio Estadual Ruben Dário, com atividades nos turnos da manhã e da tarde de hoje (16) até o dia 19/09. De 23 a 26/09 é a vez do Colégio Estadual Duque de Caxias. A iniciativa envolve a realização de atividades dinâmicas e lúdicas, que estimulam o diálogo, uma das ferramentas de intervenção estratégica da equipe.
Para o Diretor do Colégio Estadual Rubén Dário, Antônio Pimenta, as atividades promovidas pelos Coletivos Bahia Pela Paz “têm impacto direto na melhoria dos indicadores educacionais da unidade escolar, especialmente no que se refere à redução da evasão, melhoria do rendimento acadêmico e diminuição dos índices de violência no ambiente escolar.” Segundo o gestor, a parceria complementa e fortalece a estratégia de ensino da unidade escolar, bem como promove o desenvolvimento integral do estudante, contribuindo para o vínculo entre alunos, professores e escola.
Em Feira de Santana, as atividades alusivas ao Setembro Amarelo são conduzidas pelos Coletivos Bahia pela Paz Conceição e Mangabeira. No bairro Conceição, o Coletivo promove o ciclo “Cuidar de si e do outro”, voltado às pessoas atendidas pelo equipamento. No dia 17, às 14h, a ação será direcionada às famílias dos jovens e, no dia 18, às 14h, aos próprios jovens, com rodas de conversa e atividades interativas na sede dos Coletivos localizada no bairro Conceição. Já no dia 19, às 9h, a programação será voltada à equipe do Coletivo, com o debate da temática “Saúde Mental do Trabalhador: Cuidar de Quem Cuida”.
No bairro Mangabeira, o Coletivo apresenta o projeto Conexão Mangabeira, que neste mês traz como tema “Saúde Mental da População Negra”. A primeira ação acontece no dia 25, a partir das 13h30, na Associação São Brás (Rua Campinorte, nº 70, Mangabeira), com rodas de conversa, orientações e emissão do ID Jovem, do Programa Dignidade Menstrual e da Carteira de Trabalho Digital, além da oferta de serviços do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e do CAPS II (Centro de Atenção Psicossocial).
SERVIÇO
Salvador
Setembro Amarelo – Coletivo Bahia pela Paz – Liberdade
- Onde: Colégio Estadual Rubén Dario. End. Avenida General San Martin, 342, San Martin, Salvador.
- Quando: 16 a 19\09, manhã, das 9h às 11h; tarde, das 14h às 16h.
- Colégio Estadual Duque de Caxias. End.: Estr. da Liberdade, S/N – Liberdade, Salvador.
- Quando: 23 a 26\09, manhã, das 9h às 11h; tarde, das 14h às 16h.
Feira de Santana
Ciclo “Cuidar de si e do outro” – Coletivo Bahia pela Paz Conceição
- Onde: Coletivo Bahia pela Paz Conceição – Rua Gameleira, 22 – Bairro Conceição.
- Quando: 17 e 18/09, às 14h; 19/09, às 9h.
- Contato: (75) 9 8169-0603
Conexão Mangabeira – “Saúde Mental da População Negra” – Coletivo Bahia pela Paz – Mangabeira
- Onde: Associação São Brás – Rua Campinorte, 70 – Mangabeira
- Quando: 25/09, às 13h30
- Contato: (75) 9 8168-9873
Segurança
SSP e Detran realizam ‘Operação Desmonte’ em Feira de Santana
A ação educativa visa à legalização das lojas de comércio de peças veiculares com o Detran
Em operação conjunta com o objetivo de fiscalizar, orientar e instruir comerciantes de peças veiculares, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) e o Departamento de Trânsito da Bahia (Detran) deflagraram a ‘Operação Desmonte’ na manhã desta quinta-feira (23), em Feira de Santana.
As equipes visitaram os estabelecimentos e enfatizaram a importância da atuação dos comerciantes se credenciarem no Detran para evitarem autuações, sanções e interdições das lojas.
Sem o credenciamento, os locais podem ser responsabilizados por receptação ou comercialização ilegal de peças. A medida também assegura a diminuição de roubos de veículos, pois garante a circulação de apenas peças legais no mercado.
As ações também foram realizadas em Salvador durante a semana, na região da Suburbana. Palestras e seminários serão ofertados pelo Detran para os empresários do ramo.
Segurança
Operação Primus desarticula rede criminosa e revela esquema bilionário
Ação coordenada pela Polícia Civil da Bahia expõe sofisticado esquema de adulteração de combustíveis e lavagem de dinheiro na Bahia
A Polícia Civil da Bahia deflagrou uma das maiores operações já realizadas no estado contra o crime organizado, a lavagem de dinheiro e a adulteração de combustíveis. Batizada de Operação Primus, a ação foi coordenada pelo Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco-LD), com atuação simultânea em oito municípios baianos — incluindo Feira de Santana, Conceição do Jacuípe, Alagoinhas e Morro do Chapéu — além de ações nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo.
Durante a operação, foram cumpridas 74 medidas judiciais, sendo 62 mandados de busca e apreensão e 12 mandados de prisão, que resultaram em nove pessoas presas, além da apreensão de armas de fogo, munições, veículos de luxo e equipamentos utilizados por criminosos. A Justiça autorizou o bloqueio e sequestro de mais de R$ 6,5 bilhões em bens, revelando a dimensão financeira do esquema criminoso, que teve como ponto de partida a adulteração de combustíveis.
A investigação, que durou cerca de um ano e meio, revelou uma rede complexa e sofisticada de lavagem de capitais, com ramificações em pelo menos três estados brasileiros. Cerca de 200 postos de combustíveis estão sob investigação por possível envolvimento no esquema.
O principal articulador da organização criminosa foi preso em um hotel no município de Lençóis, na Chapada Diamantina. Outras prisões ocorreram em Conceição de Feira, Feira de Santana, São Paulo e Rio de Janeiro.
Em pronunciamento oficial, o governador Jerônimo Rodrigues destacou os resultados da operação e a capacidade da Polícia Civil da Bahia em enfrentar o crime organizado. “Estamos desmontando as ações financeiras do crime organizado e enfraquecendo as suas estruturas. Mostramos a capacidade que a Polícia da Bahia tem de buscar informações por meio da Inteligência, com profissionais capacitados e equipamentos adquiridos através de investimentos do Governo do Estado. A Bahia não dará espaço ao crime organizado”, afirmou o chefe do Executivo estadual.
A Operação Primus segue em andamento, com novas diligências previstas e busca ativa pelos foragidos. Uma coletiva de imprensa está marcada para esta sexta-feira (17), às 11h30, na Sala Bahia pela Paz, no Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), com a presença de autoridades envolvidas na força-tarefa.
Segurança
PM erradica cerca de 14 mil pés de maconha em Curaçá
A plantação foi incinerada, com prévia coleta de amostras que foram encaminhadas às autoridades competentes
Na manhã desta quinta-feira (16), policiais militares da 45ª CIPM, durante cumprimento da Operação Força Total, erradicaram cerca de 14 mil pés de maconha na zona rural do município de Curaçá.
As guarnições atuaram na diligência, que visou a localização e erradicação do plantio de drogas na localidade conhecida como Ilha Unha de Gato. Após receberem informações, os policiais militares realizaram o mapeamento de toda a área, com a identificação de uma roça com a grande quantidade do plantio ilegal.
Os pés de maconha foram incinerados, com prévia coleta de amostras que foram encaminhadas às autoridades competentes.
A ocorrência foi formalizada na delegacia do município.
-
Serviçoshá 2 diasVagas de emprego na Bahia para esta quinta-feira (23)
-
Serviçoshá 3 diasEmbasa leva atendimento itinerante para a Feira de São Joaquim
-
Agronegóciohá 2 diasBahia é destaque no controle e prevenção de pragas da fruticultura
-
Políticahá 1 diaBarra do Choça recebe investimentos para fortalecer a produção de café

