Infraestrutura
Obras de requalificação são iniciadas na Estrada do Derba (BA-526)
As ações realizadas pela Seinfra, através do programa Bahia em Movimento, terão o investimento de R$ 2,6 milhões

Importante ligação para quem vêm da BR-324 com destino ao Porto de Aratu, a BA-526 já está passando por serviços de melhoramento e recuperação no trecho saindo da Rótula do CIA, no acesso à Mapele, em direção ao entroncamento da BA-528, na Vila Naval da Barragem, no bairro de Paripe, em Salvador. As ações em 5 km de extensão estão sendo realizadas pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), por meio do programa Bahia em Movimento, e têm o investimento de R$ 2,6 milhões. Iniciada na última terça-feira (5), a previsão de conclusão da obra é no mês de novembro.
O trecho da BA-526 onde está sendo executado o serviço de requalificação estava sob a responsabilidade da Concessionária Via Bahia. Com o fim do contrato de concessão no último mês de maio, a rodovia voltou a estar a cargo da Seinfra. Em inspeções no local, a equipe técnica do órgão identificou diversos problemas, como desgaste acentuado do pavimento, presença de buracos, sistema de drenagem obstruído e ausência de manutenção regular, que são fatores que impactam diretamente na trafegabilidade e segurança dos usuários. Para dar condições de trafegabilidade, o trabalho de conservação foi feito no período do final de maio até a primeira quinzena de julho. Agora, começará os trabalhos com o melhoramento e a recuperação da via.
BA-528 (Estrada do Derba)
Na BA-528, na ligação da Base Naval de Aratu com o entroncamento da BA-526, que também estava sob a responsabilidade da Concessionária Via Bahia, a Secretaria de Infraestrutura da Bahia vem realizando a manutenção rotineira desde maio. No início deste mês de agosto, os reparos profundos foram feitos na região do Moinho. Em outro ponto da BA-528, entre os entroncamentos da BR-324 e da BA-526, que já pertencia à malha rodoviária da Seinfra, a conservação rotineira é realizada pela equipe técnica do órgão.
Infraestrutura
Ponte São João passa por revitalização para passagem do VLT
O serviço é mais uma etapa essencial para o avanço das obras do Veículo Leve sobre Trilhos

A histórica Ponte São João que liga os bairros do Lobato e Plataforma, no Subúrbio de Salvador, está passando por um processo de elevação e restauração da sua estrutura. O serviço é mais uma etapa essencial para o avanço das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e executada pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB).
Construída originalmente em 1860 e reconstruída em 1952, a Ponte São João já passou por reformas ao longo das décadas, incluindo uma grande intervenção em 2009. Agora, para a passagem do VLT, o projeto prevê a correção de desgastes e o reforço da fundação, já que, com a proximidade do mar, os pontos de oxidação avançaram substancialmente.
A intervenção, conhecida como “macaqueamento”, está sob responsabilidade do Consórcio Expresso Mobilidade Salvador e, consiste em elevar, temporariamente, a ponte para reforços estruturais, garantindo segurança e durabilidade para o novo sistema de transporte, como explicou o engenheiro de produção, Danilo Carvalho. “A parte de concreto já foi recuperada e agora estamos dando start à etapa da recuperação da ponte metálica, com a substituição dos aparelhos de apoio, dispositivos nos quais a ponte se apoia na estrutura de concreto”.
Processo de elevação
Com 468 metros de extensão e 9,52 metros de largura, a ponte possui uma superestrutura metálica formada por 15 treliças do tipo Warren, cada uma pesando cerca de 110 toneladas.
Para o serviço de elevação estão sendo utilizados quatro macacos hidráulicos de 60 toneladas, bombas hidráulicas, calços metálicos e instrumentos de medição para monitorar milimetricamente os deslocamentos. A elevação é feita de forma gradual, em ciclos de 1 a 2 milímetros, até atingir cerca de 10 a 15 centímetros, possibilitando a troca dos apoios metálicos e a realização de ajustes estruturais.
A expectativa é que essa fase de elevação e reforço da Ponte São João seja concluída em meados de 2026, permitindo a continuidade do cronograma do VLT, que promete modernizar a mobilidade e integrar o Subúrbio Ferroviário ao restante da cidade.
Avanço do VLT
As obras do VLT estão divididas em três trechos. No primeiro, que liga a Ilha de São João à Calçada, já foi concluída a concretagem dos trilhos, além de serviços de terraplanagem, drenagem e testes elétricos. O Trecho 2, entre Paripe e Águas Claras, concentra trabalhos na duplicação da Estrada do Derba e na fundação do viaduto de Águas Claras. Já o Trecho 3, de Águas Claras até Piatã, vai integrar o sistema ao metrô no Bairro da Paz.
O projeto do VLT prevê, ainda, obras complementares, como a duplicação de 7,5 quilômetros da BA-528, a implantação de uma via alimentadora no Parque São Bartolomeu e a requalificação do prédio histórico da antiga Fábrica São Braz, que será transformado em centro de atividades culturais e comerciais.
Infraestrutura
Implantação de PAPI reforçará segurança no aeroporto de Bom Jesus da Lapa
O investimento nos equipamentos de auxílio à navegação aérea no Aeroporto Eva Ribeiro é de R$ 1 milhão

As operações de pouso e decolagem no Aeroporto Eva Ribeiro, em Bom Jesus da Lapa, na região do Velho Chico, terão um reforço na segurança com a instalação do Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão (PAPI) nas duas cabeceiras da pista. Com investimento de R$ 1 milhão, os equipamentos de auxílio à navegação aérea serão implantados pelo Governo da Bahia, através da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra). O processo licitatório da ação já está em andamento após a publicação do aviso no Diário Oficial do Estado (DOE) do último sábado (2).
“Em um aeroporto, como Bom Jesus da Lapa, que tem capacidade de receber aeronaves com capacidade para até 70 passageiros, o PAPI pode contribuir para aumentar o interesse de companhias aéreas em operar voos no local. São ações realizadas pelo Governo da Bahia e que contribuem para o desenvolvimento da aviação regional”, destaca Sérgio Brito, secretário de Infraestrutura acrescentando que a próxima etapa da licitação ocorrerá em 20 de agosto com a abertura das propostas. As instalações dos PAPIs atendem a uma determinação da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC), que exige a obrigatoriedade do equipamento em aeroportos que estão aptos a operar com voos regulares a partir do mês de outubro.
Infraestrutura
Pau da Lima vai receber grande obra de urbanização integrada
A intervenção da Conder vai oferecer melhores condições de vida aos moradores, com destaque para as contenções de encosta

Foi publicada nesta segunda (29) a licitação de uma grande obra de urbanização integrada em Pau da Lima. A intervenção – realizada pelo Governo do Estado e financiada pelo Novo PAC – vai oferecer melhores condições de vida aos moradores através de uma série de obras, com destaque para as contenções de encosta que vão garantir segurança a centenas de famílias no bairro.
“Trata-se de uma área de ocupação informal e com grandes riscos de deslizamento de encostas, além da falta de atendimento da rede de esgoto, rede de água. Nesse projeto de urbanização integrada pretendemos fazer a urbanização aliada ao saneamento básico e criar áreas de lazer quando possível. A metade do investimento, praticamente, é para a contenção de encostas, que é o problema mais grave lá”, explica Tanísia Vieira de Jesus, arquiteta da Conder que adaptou projeto já existente da Secretaria de Infraestrutura Hídrica para a realização dos projetos básicos desta intervenção.
Por se tratar de licitação semi-integrada, ela prevê que a empresa contratada realize os projetos executivos necessários e o edital é formatado de forma a privilegiar as propostas que utilizem soluções inovadoras e sustentáveis e vai avaliar as propostas baseado no custo e características técnicas. Também terão vantagens as propostas que utilizem o formato BIM (Modelagem da Informação da Construção) para entrega dos projetos. A previsão de investimento é de cerca de R$40 milhões.
A licitação vai receber propostas de empresas até o dia 9 de setembro, prevê obras em uma poligonal que totaliza 465.828,19m² e tem prazo de 28 meses para execução a partir da ordem de serviço.
Obras previstas
Os planos para melhorar as condições de vida em Pau da Lima passam por requalificar vias para melhorar a mobilidade de pedestres e veículos, incluindo dispositivos de acessibilidade, ampliar a largura das vias e construir ou requalificar escadarias; implantar coleta de esgoto, distribuição de água, sistema de macro e microdrenagem, estabilizar encostas com risco de deslizamento e implantar equipamentos públicos e comunitários.
Estão previstos também cerca de R$2,5 milhões para realização de Regularização Fundiária.
Intervenção na Bacia do Alto Pituaçu
A obra que está sendo licitada agora faz parte de um plano mais abrangente para a região do Alto de Pituaçu, que apresenta grande necessidade de investimentos em saneamento básico e obras de prevenção de desastres. A poligonal de Pau da Lima será a primeira a ser realizada, através de recurso do Novo PAC e integrando o Programa Periferia Viva, do Ministério das Cidades. O custo estimado do conjunto das intervenções está na casa dos R$200 milhões.
Já foram submetidos e aguardam liberação de recursos, os projetos para intervenções do mesmo tipo nos bairros Jardim Cajazeiras, Sussuarana Nova, Sussuarana Velha e parte de São Marcos. Estes bairros estão divididos em três poligonais cujos planos de trabalho já estão sendo analisados pela Caixa para realização de licitações.
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