SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Carnaval 2026

“O Samba Nasceu Aqui” será o tema da maior festa de rua do planeta

Reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, o gênero musical será o protagonista da maior festa de rua do planeta

Publicado

em

originário do Recôncavo Baiano, o samba será o fio condutor do Carnaval de Salvador em 2026. Com o tema “O Samba Nasceu Aqui”,
Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade e originário do Recôncavo Baiano, o samba será o fio condutor do Carnaval de Salvador em 2026. Com o tema “O Samba Nasceu Aqui”, a próxima edição da folia celebra a Bahia como berço de um dos ritmos mais emblemáticos da música brasileira.

A identidade visual do Carnaval 2026 aposta em cores intensas e grafismos que evocam alegria, dinamismo e ancestralidade, criando um diálogo entre tradição e a força dos trios elétricos, blocos afro, afoxés e escolas de samba. A proposta é valorizar a memória coletiva e ampliar a conexão entre o ritmo e as múltiplas expressões musicais que consolidam Salvador como referência mundial do Carnaval.

História

Surgido no século XIX a partir da fusão de ritmos africanos, como o semba, com manifestações culturais já presentes no Brasil, o samba de roda tornou-se a base do gênero no país. No Recôncavo Baiano, em cidades como Santo Amaro, Cachoeira e São Félix, nasceram expressões fundamentais que unem música, dança e poesia, com forte presença de atabaques, pandeiros e palmas. Em 2005, o samba de roda foi reconhecido pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

O samba na Bahia

Na cena local, o ritmo dialoga com outras sonoridades, como ijexá, afoxé e, mais tarde, o samba-reggae. Blocos afro como Ilê Aiyê, Filhos de Gandhy e Olodum contribuíram para sua renovação. Atualmente, artistas como Ivete Sangalo, Xanddy e iniciativas como Banjo Novo e Samba Saboeiro mantêm a tradição viva em diferentes pontos da cidade.

Nomes como Riachão, Batatinha, Edil Pacheco, Walmir Lima, Roberto Mendes, Mariene de Castro, Nelson Rufino e o Grupo Botequim são referências essenciais para compreender o samba feito na Bahia — cotidiano, ancestral e profundamente popular.

ANÚNCIO
Carnaval 2026

A festa começa oficialmente na quinta-feira (12), antecedida pelo Furdunço, no sábado (7), e pelo Fuzuê, no domingo (8), além das apresentações de fanfarras na quarta-feira (11), na Barra. Blocos como Camaleão (Bell Marques), Coruja (Ivete Sangalo), Largadinho (Claudia Leitte), Timbalada, Crocodilo (Daniela Mercury) e Me Abraça (Durval Lélys) já confirmaram presença.

Carnaval 2026

Carnaval antecipado em Itabuna tem 45 atrações e expectativa de público recorde 

Festa retoma tradição após quatro anos e promete movimentar turismo e economia no Sul da Bahia 

Publicado

em

O Carnaval antecipado de Itabuna, que acontece de 22 a 25 de janeiro, foi lançado na noite desta terça-feira (6), no Centro de
Foto: Eduardo Bastos/Ascom Setur

O Carnaval antecipado de Itabuna, que acontece de 22 a 25 de janeiro, foi lançado na noite desta terça-feira (6), no Centro de Cultura Adonias Filho, com shows, bandas de percussão, fanfarra, desfile de fantasias e mascarados, manifestações populares e presença de autoridades e representantes de religiões de matriz africana. A cerimônia também homenageou o Mestre Sabará, baterista de 91 anos que dá nome ao circuito da folia, o bloco Maria Rosa, considerado o mais antigo da Bahia, com 95 anos, e foliões LGBT+. 

Com apoio do Governo do Estado, por meio da Setur-BA, e do Ministério do Turismo, a festa retoma uma tradição interrompida desde 2020 e tem como meta se tornar o maior Carnaval fora de época do Brasil, impulsionando a economia e o turismo regional. Foram anunciadas 45 atrações, incluindo Bell Marques, Léo Santana, Jau, Psirico, Xanddy Harmonia, Timbalada e Filhos de Jorge. Como novidade, os artistas farão duas voltas no circuito. 

“A Bahia já tem o maior Carnaval do mundo, distribuído entre as 13 zonas turísticas, e estamos lançando em Itabuna o maior Carnaval antecipado do Brasil”, afirmou Maurício Bacelar, titular da Setur-BA. 

A expectativa é ultrapassar 120 mil pessoas por dia, segundo o prefeito Augusto Castro, o que deve gerar negócios e fortalecer o comércio local. A programação inclui ainda a 45ª Lavagem do Beco do Fuxico, no dia 17, Bailinho Infantil, Espaço Kids, Torre de DJs, além de ações sociais e ambientais. Para a segurança, serão mobilizados 400 policiais militares e equipamentos de videomonitoramento. 

“O Carnaval estava fazendo muita falta e, com estas atrações, tem tudo para ser um dos melhores do país”, comemorou Maciel de Souza, comerciário itabunense. 

ANÚNCIO
Continue Lendo

Mais Lidas