Carnaval 2026
“O Samba Nasceu Aqui” será o tema da maior festa de rua do planeta
Reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, o gênero musical será o protagonista da maior festa de rua do planeta
Reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade e originário do Recôncavo Baiano, o samba será o fio condutor do Carnaval de Salvador em 2026. Com o tema “O Samba Nasceu Aqui”, a próxima edição da folia celebra a Bahia como berço de um dos ritmos mais emblemáticos da música brasileira.
A identidade visual do Carnaval 2026 aposta em cores intensas e grafismos que evocam alegria, dinamismo e ancestralidade, criando um diálogo entre tradição e a força dos trios elétricos, blocos afro, afoxés e escolas de samba. A proposta é valorizar a memória coletiva e ampliar a conexão entre o ritmo e as múltiplas expressões musicais que consolidam Salvador como referência mundial do Carnaval.
História
Surgido no século XIX a partir da fusão de ritmos africanos, como o semba, com manifestações culturais já presentes no Brasil, o samba de roda tornou-se a base do gênero no país. No Recôncavo Baiano, em cidades como Santo Amaro, Cachoeira e São Félix, nasceram expressões fundamentais que unem música, dança e poesia, com forte presença de atabaques, pandeiros e palmas. Em 2005, o samba de roda foi reconhecido pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
O samba na Bahia
Na cena local, o ritmo dialoga com outras sonoridades, como ijexá, afoxé e, mais tarde, o samba-reggae. Blocos afro como Ilê Aiyê, Filhos de Gandhy e Olodum contribuíram para sua renovação. Atualmente, artistas como Ivete Sangalo, Xanddy e iniciativas como Banjo Novo e Samba Saboeiro mantêm a tradição viva em diferentes pontos da cidade.
Nomes como Riachão, Batatinha, Edil Pacheco, Walmir Lima, Roberto Mendes, Mariene de Castro, Nelson Rufino e o Grupo Botequim são referências essenciais para compreender o samba feito na Bahia — cotidiano, ancestral e profundamente popular.
Carnaval 2026
A festa começa oficialmente na quinta-feira (12), antecedida pelo Furdunço, no sábado (7), e pelo Fuzuê, no domingo (8), além das apresentações de fanfarras na quarta-feira (11), na Barra. Blocos como Camaleão (Bell Marques), Coruja (Ivete Sangalo), Largadinho (Claudia Leitte), Timbalada, Crocodilo (Daniela Mercury) e Me Abraça (Durval Lélys) já confirmaram presença.
Carnaval 2026
Carnaval antecipado em Itabuna tem 45 atrações e expectativa de público recorde
Festa retoma tradição após quatro anos e promete movimentar turismo e economia no Sul da Bahia
O Carnaval antecipado de Itabuna, que acontece de 22 a 25 de janeiro, foi lançado na noite desta terça-feira (6), no Centro de Cultura Adonias Filho, com shows, bandas de percussão, fanfarra, desfile de fantasias e mascarados, manifestações populares e presença de autoridades e representantes de religiões de matriz africana. A cerimônia também homenageou o Mestre Sabará, baterista de 91 anos que dá nome ao circuito da folia, o bloco Maria Rosa, considerado o mais antigo da Bahia, com 95 anos, e foliões LGBT+.
Com apoio do Governo do Estado, por meio da Setur-BA, e do Ministério do Turismo, a festa retoma uma tradição interrompida desde 2020 e tem como meta se tornar o maior Carnaval fora de época do Brasil, impulsionando a economia e o turismo regional. Foram anunciadas 45 atrações, incluindo Bell Marques, Léo Santana, Jau, Psirico, Xanddy Harmonia, Timbalada e Filhos de Jorge. Como novidade, os artistas farão duas voltas no circuito.
“A Bahia já tem o maior Carnaval do mundo, distribuído entre as 13 zonas turísticas, e estamos lançando em Itabuna o maior Carnaval antecipado do Brasil”, afirmou Maurício Bacelar, titular da Setur-BA.
A expectativa é ultrapassar 120 mil pessoas por dia, segundo o prefeito Augusto Castro, o que deve gerar negócios e fortalecer o comércio local. A programação inclui ainda a 45ª Lavagem do Beco do Fuxico, no dia 17, Bailinho Infantil, Espaço Kids, Torre de DJs, além de ações sociais e ambientais. Para a segurança, serão mobilizados 400 policiais militares e equipamentos de videomonitoramento.
“O Carnaval estava fazendo muita falta e, com estas atrações, tem tudo para ser um dos melhores do país”, comemorou Maciel de Souza, comerciário itabunense.
-
Segurançahá 3 diasPolícia Técnica da Bahia estreia Unidades Móveis de Perícia na Lavagem do Bonfim
-
Serviçoshá 2 diasVagas de emprego na Bahia para esta quinta-feira (15)
-
Culturahá 2 diasLavagem do Bonfim 2026: Fé, tradição e segurança marcam celebração na Bahia
-
Políticahá 3 diasGoverno da Bahia anuncia R$36 milhões em investimentos para Itarantim
