SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Política

Jerônimo participa de abertura de fórum que debate gestão pública e controle sustentável

O debate gira em torno do tema central “Como Equilibrar Desenvolvimento Sustentável, Controle Social e Gestão Pública”

Publicado

em

A capital baiana recebe, nesta sexta-feira (5), a primeira edição do Fórum de Gestão Pública e Controle Sustentável. O evento acontece
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

A capital baiana recebe, nesta sexta-feira (5), a primeira edição do Fórum de Gestão Pública e Controle Sustentável. O evento acontece no Hotel Fiesta, no bairro Itaigara, com organização da Fórum Conhecimento, em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU) e patrocínio da Petrobras. O governador Jerônimo Rodrigues participou da abertura e da palestra magna proferida pelo presidente do TCU, ministro Vital do Rêgo. Com expectativa de público estimada de 400 pessoas, o debate gira em torno do tema central “Como Equilibrar Desenvolvimento Sustentável, Controle Social e Gestão Pública”. O encontro celebra ainda os 30 anos da Editora Fórum.

Jerônimo destacou a importância do encontro, lembrando que transparência e responsabilidade no uso dos recursos são fundamentais para garantir políticas públicas eficazes. “Fico muito feliz por ver os órgãos de controle fazendo uma agenda preventiva, preparatória, de mudança de cultura, para que os recursos públicos possam chegar ao seu destino devido. Isso não se faz sem um diálogo, sem uma gestão participativa, sem a nossa responsabilidade enquanto gestores públicos. O fórum é uma oportunidade para a Bahia ser agraciada com debates que fortalecem o governo do Estado, os municípios, mas também a região Nordeste e o Brasil”, indicou o governador.

O fórum tem o objetivo de fomentar o debate sobre transparência e controle social na gestão pública, incentivando a participação cidadã na fiscalização de políticas públicas desenvolvidas pela administração, criando redes de cooperação entre gestores, órgãos de controle e sociedade. Na palestra magna, foi reforçado o papel da sociedade no acompanhamento da administração pública.

Palestra magna

O ministro Vital do Rêgo destacou que o fórum busca aproximar o órgão de controle dos gestores e cidadãos, incentivando um diálogo aberto sobre fiscalização e participação social. “O TCU está cuidando de fazer uma gestão preventiva e pedagógica, para evitar que os gestores cometam erros. O TCU é um órgão com tantas atribuições, que não pode ficar apenas com o julgamento de tomada de contas especiais. E essa medida de trazer o gestor para dialogar com o órgão de controle, para cuidar de cada recurso que é aplicado no Brasil, na Bahia e nos municípios, é acertada”, destacou.

Para o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Marcus Presídio, a corte de contas tem a função de equilibrar as relações, visando o interesse público. “O grande desafio é dar sustentabilidade à boa gestão pública. Os tribunais de contas são órgãos de controle. Nós temos que ser parceiros da gestão, valorizando muito mais a capacitação, orientar mais do que punir, para que eles possam atingir o equilíbrio da responsabilidade fiscal com a responsabilidade social”, afirmou.

ANÚNCIO
Programação

A programação inclui palestras e painéis com especialistas e autoridades, dentre elas, o painel sobre boas práticas de sustentabilidade na Petrobras e a palestra do ministro do TCU, Benjamin Zymler sobre o controle das estatais. A gestão pública sustentável e uso eficiente dos recursos disponíveis vai ser tema de palestra da advogada da Advocacia- Geral da União (AGU), Teresa Villac. Para os participantes, o encontro foi uma oportunidade de trocar experiências e conhecer novas ferramentas para aplicar em suas cidades.

“A expectativa é que o nosso país continue avançando mais nas políticas de governança. Espero que esse fórum seja muito benéfico para ter o controle social e avançar nos aspectos que nós precisamos da administração pública”, explicou o pesquisador do Ministério da Saúde, Nelson Carvalho.

O projeto vai percorrer diversas regiões brasileiras até 2026, reunindo especialistas e acadêmicos de instituições como Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Goiás (UFG) e AGU, para discutir alternativas para equilibrar desenvolvimento sustentável, controle social e gestão pública. A expectativa é que a edição de Salvador sirva de modelo para outras localidades, fortalecendo a cultura de fiscalização e ampliando a participação cidadã no acompanhamento das contas públicas.

Continue Lendo
ANÚNCIO
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Governador inaugura novo Posto SAC na Assembleia Legislativa da Bahia 

Unidade amplia a rede de atendimento em Salvador e reforça a estratégia do Estado de facilitar o acesso da população a serviços essenciais

Publicado

em

O governador Jerônimo Rodrigues inaugurou, nesta terça-feira (3), o novo Posto de Atendimento ao Cidadão (SAC) instalado na sede da
Foto: Thuane Maria/GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues inaugurou, nesta terça-feira (3), o novo Posto de Atendimento ao Cidadão (SAC) instalado na sede da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. A nova unidade amplia a rede de atendimento do SAC e reforça a política do Governo do Estado de facilitar o acesso da população aos serviços públicos. 

Localizado na 1ª Avenida do CAB, nº 130, o Posto SAC ALBA ocupa uma área de 120,40 metros quadrados e conta com infraestrutura moderna, acessibilidade para pessoas com dificuldade de locomoção, estacionamento e segurança patrimonial. O investimento para a implantação da unidade foi de aproximadamente R$ 623 mil, sob responsabilidade da ALBA, enquanto a Secretaria da Administração do Estado (Saeb) ficou encarregada da disponibilização de pessoal. 

A gerente do posto, Tatiana Stolze, explicou que a unidade vai ofertar serviços do Instituto de Identificação Pedro Mello (SSP/IIPM), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e do Detran, com atendimentos relacionados à habilitação, como troca de permissão, renovação e segunda via da CNH. “A expectativa é oferecer um atendimento eficiente, com estrutura adequada e serviços muito demandados pela população, fortalecendo ainda mais o modelo SAC”, destacou. 

O espaço conta com dez funcionários e seis pontos de atendimento, além de área de espera para 30 pessoas e um ponto de recepção. A unidade também utilizará o Sistema Atende, ferramenta de gestão que permite agendamento pela plataforma BA.GOV.BR e garante maior controle e eficiência no fluxo de atendimento. Com a inauguração, a rede SAC passa a contar com 14 unidades fixas na capital baiana. 

Continue Lendo

Política

Bahia reafirma crescimento e protagonismo na abertura da 4ª Sessão da 20ª Legislatura da Alba

Governador Jerônimo Rodrigues destaca avanços sociais, estabilidade econômica e obras estruturantes durante leitura da mensagem anual na Assembleia Legislativa

Publicado

em

A solenidade de instalação da 4ª Sessão da 20ª Legislatura ocorre nesta terça-feira (3), na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba),
Foto Thuane Maria/GOVBA

A solenidade de instalação da 4ª Sessão da 20ª Legislatura ocorre nesta terça-feira (3), na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), com a leitura da mensagem do governador Jerônimo Rodrigues, que destacou a trajetória vitoriosa de transformação do estado, em sintonia com o projeto nacional conduzido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

Jerônimo Rodrigues ressaltou que governa uma Bahia que cresce com estabilidade macroeconômica e responsabilidade social. “Visitei 373 municípios e pretendo alcançar todos os 417 até o final do ano”, afirmou, reforçando o compromisso de levar o governo a todos os territórios. O governador destacou ainda que as viagens vão além das agendas institucionais: “São expedições de escuta ativa, de diagnóstico preciso e de celebração compartilhada das conquistas”, disse, enfatizando a presença da gestão estadual em zonas rurais, distritos, quilombos, aldeias e povoados. 

Na área social, o governador apresentou avanços no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com ampliação dos repasses aos municípios para os CRAS e CREAS, além de ações como Bahia Sem Fome, Coletivos Bahia pela Paz, Corra pro Abraço e o Minha Casa Minha Vida, que viabilizou mais de 3 mil unidades habitacionais entre 2023 e 2025. No enfrentamento à fome, Jerônimo afirmou que “a Bahia está virando esse jogo”, destacando a redução de 58% da insegurança alimentar grave, em articulação com o Governo Federal, contribuindo para a retirada do Brasil do Mapa da Fome da ONU. 

O chefe do Executivo também ressaltou que a Bahia liderou o ranking nacional de investimentos públicos em 2025, gerou mais de 104 mil empregos formais no ano e mantém 2,24 milhões de vínculos ativos. Destacou ainda avanços na transição energética, na atração de grandes investimentos e em obras estruturantes, como a nova Rodoviária da Bahia, o VLT e a expansão do metrô. Lembrou ainda o projeto da Ponte Salvador–Itaparica, com previsão de conclusão em março de 2026 e início das obras em junho deste ano, além de investimentos em drenagem, pavimentação, praças e habitação. 

Continue Lendo

Política

Governo discute impacto da queda do cacau e define encaminhamentos em reunião com prefeitos e produtores

Encontro em Gandu reuniu lideranças políticas e representantes da cadeia produtiva para traçar ações emergenciais e estruturantes

Publicado

em

prefeitos, lideranças políticas e representantes de produtores rurais para discutir os impactos da queda no preço do cacau.
Foto: Amanda Ercília/GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues se reuniu, nesta sexta-feira (30), em Gandu, com prefeitos, lideranças políticas e representantes de produtores rurais para discutir os impactos da queda no preço do cacau. Na ocasião, o grupo também articulou encaminhamentos voltados ao fortalecimento da cadeia produtiva e ao desenvolvimento regional.

O encontro contou com a presença do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e de representantes do Governo Federal, que receberam um documento elaborado por produtores e gestores locais com reivindicações relacionadas ao apoio ao setor cacaueiro, além de solicitações de investimentos em infraestrutura.

“Vivemos um momento de queda no preço do cacau que afeta diretamente a renda do produtor. Ouvimos as demandas, recebemos um documento com pontos importantes e já definimos encaminhamentos. Vamos nos reunir novamente até o fim da próxima semana, no meu gabinete, para aprofundar essas decisões com o governo federal, o Estado e os municípios”, afirmou o governador.

Durante a reunião, Jerônimo Rodrigues também autorizou ações na área de infraestrutura viária, incluindo a pavimentação de uma estrada pelo consórcio regional, medida voltada ao escoamento da produção e ao transporte de insumos. O governador destacou ainda a importância do diálogo institucional entre gestores públicos e representantes dos produtores para a construção de soluções conjuntas.

Continue Lendo

Mais Lidas