SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Política

Desenvolvimento e inclusão marcam visita de Jerônimo a Ponto Novo

O governador inaugurou a implantação de um projeto de irrigação em 120 hectares, voltado à produção familiar.

Publicado

em

sábado (6) no município de Ponto Novo. A programação teve início no Perímetro Irrigado da Barragem de Ponto Novo, onde a Secretaria de
Foto: Amanda Ercília/GOVBA

Com uma agenda marcada por investimentos que giram em torno de R$ 120 milhões em diversas áreas, o governador Jerônimo Rodrigues esteve neste sábado (6) no município de Ponto Novo. A programação teve início no Perímetro Irrigado da Barragem de Ponto Novo, onde a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), inaugurou a implantação de um projeto de irrigação em 120 hectares, voltado à produção familiar.

A iniciativa no valor de cerca de R$ 31 milhões beneficia diretamente produtores e produtoras rurais, contribuindo para o aumento da produtividade agrícola e da renda no campo. Durante o evento, foram entregues 63 Contratos de Concessão de Direito Real de Uso (CCDRU), sendo 60 para famílias ligadas ao Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), e três para a Associação de Produção e Comercialização do Assentamento Nelson Mandela e a Cooperativa Mista de Produção e Comercialização Camponesa da Bahia.

A agricultura familiar também foi contemplada com a entrega de dois tratores com implementos, dois gradões e quatro máquinas forrageiras para a Associação dos Camponeses e Camponesas da Comunidade Terra Nossa do Pajéu (ACATERRA), além de 60 kits de apicultura repassados à cooperativa camponesa da região. Na sede do município, foi entregue um trator com implementos agrícolas.

“Ponto Novo tem um potencial produtivo enorme, especialmente na agricultura familiar irrigada. Nosso governo está aqui para apoiar essas famílias, garantir segurança jurídica e entregar equipamentos que aumentam a capacidade de produção com dignidade”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.

Já o presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, acrescentou: “São 60 famílias que estavam até outro dia acampadas e hoje são assentadas de reforma agrária. É esse volume de investimentos que chegou a Ponto Novo através do nosso governador, Jerônimo Rodrigues, porque ele tem esse entendimento de criar uma base econômica a partir da agricultura familiar e tem a parceria do presidente Lula para impulsionar ainda mais as ações aqui no estado da Bahia.”

ANÚNCIO
Educação e segurança

Na sede do município, foi inaugurada a nova sede do Colégio Estadual de Tempo Integral Nelson Maia, um investimento de aproximadamente R$25 milhões, além da pavimentação asfáltica do acesso à unidade escolar avaliada em aproximadamente R$ 1 milhão, executada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) em parceria com a Secretaria de Educação (SEC) e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).

“A nova estrutura do colégio representa um ambiente mais digno e acolhedor para nossos estudantes e profissionais da educação. Estamos avançando com o modelo de escolas de tempo integral em toda a Bahia”, destacou a secretária estadual da Educação, Rowenna Brito.

Na área da segurança pública, Jerônimo inaugurou a nova Unidade Integrada da Delegacia Territorial, que abriga a Polícia Civil e o Pelotão da Polícia Militar e recebeu investimento de cerca de R$ 2,5 milhões. “Essa unidade integrada representa mais agilidade e eficiência no atendimento à população. É parte do nosso esforço para ampliar a presença das forças de segurança em todas as regiões do estado, com estrutura moderna e efetivo capacitado”, afirmou o secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner. O município também foi contemplado com uma viatura para a Polícia Civil.

Infraestrutura, água e saúde

Outro destaque da agenda foi a inauguração da pavimentação do trecho da BA-375 que liga Caldeirão Grande a Ponto Novo, que reuniu investimento de mais de R$ 31,3 milhões. Na mesma ocasião, foi entregue o Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) de R$ 2,7 milhões, que vai levar água tratada ã diversas localidades.

Para a saúde, foi entregue uma van para Tratamento Fora de Domicílio (TFD), uma ambulância, um aparelho de raio-X e processadora para o Hospital Municipal Nossa Senhora de Fátima, além de kits para Unidades Básicas de Saúde (UBS) e odontológico.

ANÚNCIO
Investimentos

Na ocasião, o governador autorizou a publicação de Edital de Chamamento Público para seleção de Organizações da Sociedade Civil (OSCs), com o objetivo de executar o Projeto Palmas para Agricultura Familiar, um investimento estimado em R$ 4,5 milhões, bem como a celebração de Termo de Cooperação com 50 municípios para implantação de Campos Municipais de Produção e Reprodução de Palma Forrageira, com R$2,6 milhões de investimentos. Ainda foi autorizada a publicação de Edital de Chamamento Público para a seleção de OSC visando à execução da Fase 2 do Projeto Candeeiros da Caatinga, investimento que deve chegar a R$ 6 milhões.

Também foi celebrado convênio com o município para aquisição de balança de pesagem de 50 toneladas para o Mercado do Produtor e autorizado a cessão de equipamentos destinados à estruturação da Unidade de Polpas de Frutas e de mais equipamentos para o Hospital Municipal. Foram celebrados convênios para a pavimentação asfáltica da Avenida Lomanto Júnior e de ruas da sede. A elaboração do projeto de pavimentação asfáltica no trecho que liga o entroncamento da BR-407 ao povoado de Angico também foi autorizada junto com a implantação de grama sintética no estádio municipal.

Ainda foi formalizado Termo de Cooperação com o município para utilização compartilhada dos instrumentos de fanfarras visando a participação dos estudantes na celebração de eventos cívicos, artísticos e culturais. Além disso, Jerônimo autorizou convênio com o município para construção de Centro de Comercialização de Animais e Parque de Vaquejada.

Política

Bobô rebate oposição e defende gestão de Jerônimo em Senhor do Bonfim

Deputado afirma que manifestação pontual não reflete opinião da população e destaca investimentos do governo estadual

Publicado

em

O deputado estadual Bobô (PCdoB) reagiu às declarações do parlamentar Luciano Ribeiro (União Brasil), que tentou associar uma pequena
Foto: Thuane Maria/GOVBA

O deputado estadual Bobô (PCdoB) reagiu às declarações do parlamentar Luciano Ribeiro (União Brasil), que tentou associar uma pequena manifestação de opositores durante os festejos juninos a uma suposta insatisfação da população de Senhor do Bonfim com o governador Jerônimo Rodrigues. Para Bobô, a opinião de Ribeiro não representa o sentimento dos bonfinenses.

Natural de Senhor do Bonfim e com forte ligação com a cidade, o deputado afirmou que a população sabe reconhecer os investimentos realizados pelo Governo da Bahia. Segundo ele, Jerônimo tem ampliado ações nas áreas de saúde, educação e infraestrutura, mesmo diante de um cenário político em que o prefeito municipal não apoia o governador.

“Jerônimo tem feito muito por Bonfim na saúde, na educação e na infraestrutura. O povo bonfinense tem gratidão e recebeu com muita alegria o governador, que caiu no forró”, declarou Bobô, destacando a receptividade durante a programação junina.

O deputado também criticou a postura do pré-candidato oposicionista ao governo, ACM Neto, que, segundo ele, preferiu se aproximar de setores mais privilegiados da cidade durante os festejos, enquanto o governador esteve junto da população.

Para Bobô, uma manifestação pontual de adversários políticos não pode ser apresentada como retrato da cidade. O parlamentar defendeu que a avaliação sobre a gestão estadual deve considerar as entregas e a relação construída com os moradores de Senhor do Bonfim e da região.

ANÚNCIO
Continue Lendo

Política

Governo da Bahia investe R$ 45,5 milhões e amplia ações em Riacho de Santana

Entregas e autorizações abrangem educação, infraestrutura, saúde, segurança alimentar e desenvolvimento rural

Publicado

em

saúde e segurança alimentar marcaram a agenda do Governo do Estado neste sábado (20), em Riacho de Santana, no sudoeste baiano.
Foto: Raí Vitor/GOVBA

Inaugurações e entregas nas áreas de educação, infraestrutura, agricultura, saúde e segurança alimentar marcaram a agenda do Governo do Estado neste sábado (20), em Riacho de Santana, no sudoeste baiano. Com investimentos superiores a R$ 45,5 milhões, o governador Jerônimo Rodrigues também autorizou novas obras, assinou ordens de serviço e entregou veículos, equipamentos e máquinas destinados ao fortalecimento dos serviços públicos e ao desenvolvimento da produção rural no município.

“Cada obra entregue aqui representa mais oportunidades para a população. Estamos investindo em educação, infraestrutura, abastecimento de água, saúde, segurança alimentar e desenvolvimento rural porque acreditamos que o crescimento dos municípios passa pela melhoria da qualidade de vida das pessoas”, afirmou o governador.

Com uma estrutura moderna e R$ 7 milhões em investimentos, o Colégio Estadual de Tempo Integral Sinésio Costa, que atende quase mil estudantes, passa a contar com salas de aula climatizadas, restaurante estudantil, teatro, quiosque de leitura, jardim, laboratório de informática e quadra coberta. A nova estrutura foi comemorada pela estudante Raiany Stefane de Jesus, 17 anos, do 3º ano do ensino médio. “Agora estudamos em um ambiente mais confortável. O auditório foi o espaço de que mais gostei porque podemos realizar apresentações, palestras e reuniões com os estudantes”, contou.

O assessor especial da Secretaria da Educação, Manoel Calazans, anunciou mais uma novidade: “Essa escola já é muito bem cuidada e bonita, mas, até 2028, vamos entregar uma nova Sinésio Costa, com 24 salas e toda a infraestrutura padrão das escolas de tempo integral do Estado. A elaboração do projeto já está em andamento”.

Ainda na área da educação, o governador autorizou a licitação para a construção de uma unidade Pró-Infância tipo “B”, no povoado de Laguna; cedeu um ônibus escolar para a Associação das Escolas das Comunidades e Famílias Agrícolas da Bahia (Aecofaba); e autorizou o repasse de recursos para Escolas Família Agrícola (EFA).

ANÚNCIO
Mobilidade urbana e infraestrutura

“Essa rua aqui não era muito transitada devido ao número de buracos. Ninguém conseguia fazer uma caminhada porque era terra pura. Com essa pavimentação, ficou bem melhor ir para o trabalho, fazer atividade física e as crianças ainda podem brincar em segurança”, relatou a técnica de enfermagem Maria Rita Santos Rodrigues, 46 anos, durante a entrega da pavimentação da travessia urbana da BR-430, no âmbito do Programa Bahia em Movimento, da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra).

A intervenção contemplou três quilômetros de pavimentação, com investimento de R$ 2,5 milhões. Também foram entregues quatro quilômetros de pavimentação nas passagens urbanas dos povoados de Laguna e Santa Rita.

O secretário da Seinfra, Saulo Pontes, informou que o investimento total em infraestrutura no município já ultrapassa R$ 100 milhões. “Assinamos, ainda, ordens de serviço para a pavimentação dos acessos da BR-430 aos povoados de Santana e Santa Rita, obras que somam R$ 21,2 milhões. Há um ano, também entregamos a estrada de 36 quilômetros que liga Riacho de Santana a Matina”, destacou.

Segurança alimentar

Em parceria com o município, o Governo do Estado, por meio do Programa Bahia Sem Fome, entregou a Cozinha Comunitária de Riacho de Santana, com investimento superior a R$ 500 mil. A unidade passará a distribuir 400 refeições prontas por dia, cinco vezes por semana, para pessoas em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar.

“Já investimos em 505 cozinhas comunitárias em todo o estado, atendendo 101 mil pessoas diariamente. São R$ 140 milhões para combater a fome e promover a segurança alimentar”, enfatizou o coordenador-geral do programa, Tiago Pereira.

ANÚNCIO
Desenvolvimento rural e saúde

Na área de desenvolvimento rural, foram inauguradas a requalificação da Unidade de Beneficiamento de Mandioca, na comunidade de Pau Branco, a 20 quilômetros da sede; e a Unidade de Beneficiamento de Mel, na comunidade do Espraiado. Também foi entregue um trator com implementos agrícolas para a Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Alecrim e Adjacências, além de 200 caixas d’água com capacidade para 500 litros.

Foi celebrado, ainda, convênio para a execução da primeira e da segunda etapas da cobertura da feira livre da sede, além da autorização para licitação de passagens molhadas nas comunidades de Serra I e Barreiro da Grama.

Em parceria com o Governo Federal, foi autorizada a publicação de licitação para a construção de abatedouros e frigoríficos de aves em Riacho de Santana e Tremedal, com investimento estimado em R$ 10 milhões.

Na área da saúde, foram entregues ambulâncias, veículos administrativos, equipamentos para Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além de mobiliário e aparelhos destinados ao Hospital Municipal e à Maternidade Amália Coutinho.

Também foram inaugurados sistemas simplificados de abastecimento de água nas localidades do Assentamento Brejo de São José e de Grama, beneficiando cerca de 600 moradores e ampliando o acesso à água de qualidade nas comunidades rurais.

ANÚNCIO
Continue Lendo

Política

Matéria da revista Piauí expõe supostas relações entre Daniel Vorcaro e ACM Neto

Reportagem publicada em 18 de junho detalha encontros, repasses financeiros e bastidores envolvendo empresário investigado e figuras da política

Publicado

em

Publicado no site da revista Piauí em 18 de junho, o texto “No idioma de Rasputin — Tradutores para prostitutas russas e outras
Foto: Reprodução

Publicado no site da revista Piauí em 18 de junho, o texto “No idioma de Rasputin — Tradutores para prostitutas russas e outras extravagâncias das festas infinitas de Daniel Vorcaro, o homem acusado de enriquecer com o dinheiro finito dos aposentados” lançou novos holofotes sobre as relações entre o empresário Daniel Vorcaro e figuras conhecidas da política nacional.

A reportagem está disponível em: https://piaui.uol.com.br/web/daniel-vorcaro-festas-extravagancias-prostitutas-trancoso/

Entre os nomes mencionados está o do ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto. Segundo a Piauí, empresas ligadas ao político teriam recebido mais de R$ 5 milhões em consultorias e repasses atribuídos a Vorcaro.

A matéria também afirma que ACM Neto esteve entre os frequentadores da propriedade do empresário em Trancoso, no sul da Bahia, descrita pela revista como cenário de festas luxuosas, com voos particulares, hospedagens exclusivas, produtos importados e a presença de prostitutas russas, para as quais teriam sido contratados tradutores.

De acordo com a publicação, ACM Neto tentou inicialmente evitar que seu nome fosse incluído na reportagem. Posteriormente, em manifestação enviada à revista, confirmou que esteve na propriedade de Vorcaro.

ANÚNCIO

O caso amplia o debate sobre as relações do empresário com integrantes da política e do empresariado, em meio às investigações que envolvem o Banco Master e seus negócios, conforme detalhado na reportagem da Piauí.

Continue Lendo

Mais Lidas