SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Saúde

Hospital do Oeste recebe novo tomógrafo e avança na implantação da radioterapia

Equipamento amplia exames de alta complexidade e prepara hospital para oferecer tratamento oncológico na região Oeste da Bahia

Publicado

em

Roberta Santana esteve neste sábado (20) em Barreiras para vistoriar o Hospital do Oeste e apresentar novidades para a assistência na região.
Foto: Jamile Amine e Yasmim Marinho / Saúde GovBA

Após cumprir agenda em São Desidério, onde foram anunciados mais de R$ 61 milhões em investimentos para a saúde, a secretária estadual Roberta Santana esteve neste sábado (20) em Barreiras para vistoriar o Hospital do Oeste e apresentar novidades para a assistência na região.

Durante a visita, Roberta acompanhou a instalação do acelerador linear, equipamento essencial para tratamento oncológico, e conferiu o funcionamento do novo tomógrafo, já em operação.
“Instalamos um novo tomógrafo, permitindo exames nas áreas de neurologia e cardiologia. Agora, o hospital conta com dois aparelhos, garantindo mais agilidade e acesso”, destacou.

O acelerador linear está na fase final de implantação e deve iniciar os atendimentos em radioterapia no fim de fevereiro de 2026, após certificação prevista para janeiro.
“Esse é um compromisso muito importante, porque a população não vai mais precisar se deslocar para Salvador para realizar radioterapia”, afirmou a secretária.

Além disso, já foi publicada a licitação para a ampliação do Hospital do Oeste, com abertura das propostas marcada para 15 de janeiro. A obra prevê:

  • 20 novos leitos de UTI
  • 11 salas cirúrgicas
  • 30 leitos de enfermaria
  • Instalação de equipamento de ressonância magnética

O investimento é de aproximadamente R$ 32 milhões, integrando um conjunto de ações do Governo da Bahia para fortalecer a rede estadual de saúde, com reformas, ampliações e construção de novos hospitais em diversas regiões.

ANÚNCIO

Saúde

Hospital da Mulher recebe estudantes dos EUA e apresenta modelo de atendimento do SUS

Visita integrou programação acadêmica internacional e destacou a qualidade, a humanização e a excelência da assistência prestada pela unidade baiana

Publicado

em

O Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos, unidade da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), recebeu nesta terça-feira (13)
Foto: Ascom/HM

O Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos, unidade da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), recebeu nesta terça-feira (13) estudantes de universidades dos Estados Unidos participantes do programa internacional Semester at Sea. A visita teve como objetivo apresentar a estrutura e o funcionamento da unidade, referência no atendimento especializado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

Os alunos, que chegaram ao Brasil a bordo do navio-universidade World Odyssey, conheceram setores voltados ao diagnóstico e tratamento de câncer, endometriose, serviços de bioimagem e o solário, espaço dedicado à humanização das pacientes. 

A professora Lisa Fyffe, da Universidade Estadual do Colorado, destacou a importância da experiência para que os estudantes compreendessem, na prática, como o SUS garante acesso à saúde em um país de dimensões continentais. Já o estudante Ben Caputo ressaltou a qualidade da gestão dos recursos e o comprometimento dos profissionais com o atendimento às pacientes. 

Para o diretor médico da unidade, Sandro Barral, a visita permitiu apresentar um exemplo de excelência na saúde pública brasileira e promover a troca de experiências entre diferentes realidades e modelos de assistência. 

A iniciativa reforça o papel do Hospital da Mulher como referência em alta complexidade, humanização e qualidade no atendimento prestado à população pelo SUS. 

ANÚNCIO
Continue Lendo

Saúde

Hemóvel amplia coleta de sangue com novas paradas em Salvador e interior da Bahia 

Unidade móvel da Hemoba percorrerá a capital, Região Metropolitana e municípios do interior ao longo de outubro para reforçar os estoques de sangue 

Publicado

em

Moradores de Salvador e de diversas cidades baianas terão novas oportunidades para doar sangue durante o mês de outubro. O Hemóvel,
Foto: Denisse Salazar/GOVBA

Moradores de Salvador e de diversas cidades baianas terão novas oportunidades para doar sangue durante o mês de outubro. O Hemóvel, unidade móvel da Fundação Hemoba, vinculada ao Governo da Bahia, iniciou nesta terça-feira (6) uma programação especial de coleta que percorrerá diferentes pontos da capital, da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e do interior do estado. 

Em Salvador, a unidade permanece na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA) até sexta-feira (9), com atendimento das 8h às 17h. Em seguida, o Hemóvel seguirá para a Faculdade Estácio (FIB), no bairro do STIEP. 

Nos dias 21 e 22 de outubro, a coleta será realizada no Porto de Salvador. Já nos dias 23 e 24, a unidade móvel estará instalada no Centro Sul Atacado, localizado no bairro da Calçada. 

A programação também contempla municípios da Região Metropolitana e do interior baiano. Em Serrinha, as doações poderão ser feitas nos dias 7 e 8 de outubro, na Associação dos Deficientes Físicos de Araci, Feira de Santana e Região (AFADFAL). Em Candeias, o atendimento acontecerá nos dias 13 e 14, no Colégio da Polícia Militar. Já em Simões Filho, o Hemóvel estará no SEST/SENAT no dia 17. 

No interior do estado, a unidade passará por Ipiaú nos dias 27 e 28 de outubro. Em Lauro de Freitas, na RMS, as doações serão recebidas nos dias 29 e 30, na Secretaria de Políticas para as Mulheres. Nessas cidades, o atendimento ocorrerá das 8h às 16h. 

ANÚNCIO

Segundo a assistente social da Hemoba, Vanessa Lago, a presença da unidade móvel em diferentes localidades tem papel importante na ampliação do número de doadores. 

“Cada ponto de coleta é uma oportunidade a mais de ampliar a participação dos doadores”, destacou. 

O estudante de Direito Carlos Maia aproveitou a ação para realizar sua doação e incentivar outras pessoas a participarem. 

“É um gesto simples, que pode ajudar alguém que esteja precisando de sangue”, afirmou. 

A doação voluntária é fundamental para manter os estoques de sangue abastecidos e garantir o atendimento de pacientes que necessitam de transfusões. Com a atuação itinerante do Hemóvel, a Hemoba busca facilitar o acesso da população ao serviço e ampliar a captação de bolsas de sangue em diferentes regiões da Bahia. 

ANÚNCIO

A programação está sujeita a alterações de acordo com a organização e as condições de funcionamento de cada local de atendimento. 

Continue Lendo

Saúde

Sesab mantém abertas inscrições para 40 mil mamografias em Salvador 

Exames podem ser agendados durante todo o mês pelo portal ba.gov.br; iniciativa reforça a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama 

Publicado

em

durante todo o mês, os agendamentos para as 40 mil mamografias ofertadas pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab),
Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA

Continuam abertos, durante todo o mês, os agendamentos para as 40 mil mamografias ofertadas pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em Salvador, como parte da programação do Outubro Rosa. A mobilização estadual teve início no dia 1º de outubro, com a abertura oficial da campanha voltada à prevenção, ao diagnóstico precoce e ao cuidado com a saúde da mulher. 

Os exames são destinados a mulheres com idade entre 40 e 74 anos que não tenham sido submetidas a cirurgias nas mamas. O atendimento é realizado mediante agendamento prévio, que pode ser feito de forma on-line, por meio do portal oficial ba.gov.br. 

A iniciativa amplia o acesso à mamografia na capital baiana e será acompanhada pelo reforço da oferta de exames nas policlínicas regionais, fortalecendo a assistência à saúde da mulher em diferentes regiões do estado. 

Segundo a secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, a ampliação da oferta de mamografias faz parte da estratégia de fortalecimento da linha de cuidado do câncer de mama no Sistema Único de Saúde (SUS). 

“Estamos ampliando a oferta de mamografias e fortalecendo a linha de cuidado do câncer de mama no SUS. Quando um resultado positivo é identificado, o Estado garante a realização dos exames complementares necessários para a confirmação do diagnóstico e, quando indicado, o tratamento pela rede estadual. Dessa forma, os baianos contam com uma assistência integral, que contempla desde a prevenção e o diagnóstico precoce até o acompanhamento e o tratamento”, destacou a secretária. 

ANÚNCIO
Locais de atendimento em Salvador 

Em Salvador, os exames serão realizados em unidades móveis distribuídas por diversos bairros ao longo do mês de outubro. 

De 5 a 31 de outubro, as carretas estarão estacionadas na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), na Mansão do Caminho, no Departamento de Saúde da Polícia Militar da Bahia, no Atacadão de Cajazeiras e na Estação VLT Calçada. 

Entre os dias 5 e 24 de outubro, os atendimentos também serão realizados no Salvador Norte Shopping e no Centro Estadual de Oncologia (Cican). Já de 26 a 31 de outubro, as unidades móveis estarão instaladas na sede da Sesab, na Casa da Mulher Brasileira e no Hospital Ana Nery. 

A programação inclui ainda atendimentos no Lar Harmonia, de 5 a 10 de outubro; no Hospital Professor Eládio Lasserre, de 5 a 17 de outubro; no PAF-UFBA, de 13 a 24 de outubro; e no Colégio Estadual Marcílio Dias, de 19 a 22 de outubro. 

ANÚNCIO
Continue Lendo

Mais Lidas