SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Política

Governo do Estado reforça parceria com Nilo Peçanha em encontro com a prefeita

O encontro foi marcado por entregas importantes: uma ambulância, uma van para Tratamento Fora do Domicílio (TFD) e um ônibus escolar

Publicado

em

Na manhã desta terça-feira (22), o governador Jerônimo Rodrigues recebeu, em Salvador, a prefeita de Nilo Peçanha, Jacqueline Soares,
Foto: Amanda Ercilia/GOVBA

Na manhã desta terça-feira (22), o governador Jerônimo Rodrigues recebeu, em Salvador, a prefeita de Nilo Peçanha, Jacqueline Soares, para tratar de ações prioritárias voltadas ao desenvolvimento do município. O encontro foi marcado por entregas importantes: uma ambulância, uma van para Tratamento Fora do Domicílio (TFD) e um ônibus escolar, equipamentos que fortalecem as redes de saúde e educação e ampliam a capacidade de atendimento à população local. 

“O município de Nilo Peçanha é de grande importância turística, econômica e social para o Baixo Sul da Bahia. Hoje, discutimos temas como educação, saúde, infraestrutura e apoio a comunidades quilombolas. Estamos entregando um ônibus, uma ambulância e um automóvel para transporte de saúde. Comprometemo-nos também com melhorias nas estradas e no abastecimento de água. Seguiremos firmes no nosso compromisso de ajudar quem mais precisa.”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues. 

Além das entregas, a reunião foi oportunidade para aprofundar o diálogo sobre demandas urgentes da população de Nilo Peçanha. Foram debatidas ações para fortalecer a agricultura familiar, impulsionar obras de infraestrutura urbana e rural, e avançar em soluções para o abastecimento de água em comunidades que ainda enfrentam dificuldades. O encontro reafirmou o compromisso de colaboração entre Estado e município na busca por mais qualidade de vida para a população. 

A prefeita Jacqueline Soares ressaltou a importância do diálogo direto com o Governo do Estado. “Esse tipo de encontro é muito importante para nós, gestores municipais. É nesse espaço de construção conjunta que conseguimos levar mais melhorias para a nossa população e garantir que as demandas locais sejam ouvidas e encaminhadas com responsabilidade”, declarou. 

Política

Indústria apresenta agenda estratégica a presidenciáveis em Brasília 

Evento da CNI reúne líderes empresariais e pré-candidatos para debater competitividade e desenvolvimento do país

Publicado

em

O presidente do Sinduscon-BA, Eduardo Bastos, participou, a convite da FIEB, do evento “A Indústria na Agenda dos Presidenciáveis”,
Foto: Arquivo pessoal

O presidente do Sinduscon-BA, Eduardo Bastos, participou, a convite da FIEB, do evento “A Indústria na Agenda dos Presidenciáveis”, realizado em Brasília e promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). 

O encontro reuniu lideranças empresariais e representantes dos setores industrial e da construção para ouvir propostas e prioridades de três pré-candidatos à Presidência da República: Flávio Bolsonaro (PL), Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (PSD). 

Pela FIEB, também estiveram presentes os vice-presidentes Murilo Xavier — que representou o presidente Carlos Henrique Passos —, Josair Bastos e Renata Müller, além do superintendente Vladson Menezes e diversos dirigentes de sindicatos patronais. 

Durante o evento, a CNI entregou aos pré-candidatos o documento “Construindo o Brasil 2050: a indústria na agenda dos presidenciáveis”. Elaborado com a contribuição de lideranças empresariais e especialistas, o material reúne recomendações para ampliar a competitividade brasileira, abrangendo temas como ambiente macroeconômico, política industrial, inovação, inserção internacional, energia, infraestrutura de transportes, sustentabilidade, tributação, segurança jurídica e qualificação profissional. 

Eduardo Bastos acompanhou as três apresentações e destacou a relevância da participação do setor produtivo na construção de uma agenda de longo prazo para o país. 

ANÚNCIO

“A construção civil é um dos motores da economia brasileira e contribui diretamente para a geração de empregos, renda e desenvolvimento. Participar desse debate é uma oportunidade de apresentar as demandas do setor e colaborar na construção de uma agenda que fortaleça a competitividade do país e amplie os investimentos em infraestrutura e habitação”, afirmou. 

Segundo Bastos, iniciativas como essa fortalecem o diálogo entre os setores produtivos e os futuros líderes do país, contribuindo para a formulação de políticas públicas capazes de estimular investimentos, produtividade e crescimento sustentável. 

O encontro foi realizado na última segunda-feira (22). 

Continue Lendo

Política

Bobô rebate oposição e defende gestão de Jerônimo em Senhor do Bonfim

Deputado afirma que manifestação pontual não reflete opinião da população e destaca investimentos do governo estadual

Publicado

em

O deputado estadual Bobô (PCdoB) reagiu às declarações do parlamentar Luciano Ribeiro (União Brasil), que tentou associar uma pequena
Foto: Thuane Maria/GOVBA

O deputado estadual Bobô (PCdoB) reagiu às declarações do parlamentar Luciano Ribeiro (União Brasil), que tentou associar uma pequena manifestação de opositores durante os festejos juninos a uma suposta insatisfação da população de Senhor do Bonfim com o governador Jerônimo Rodrigues. Para Bobô, a opinião de Ribeiro não representa o sentimento dos bonfinenses.

Natural de Senhor do Bonfim e com forte ligação com a cidade, o deputado afirmou que a população sabe reconhecer os investimentos realizados pelo Governo da Bahia. Segundo ele, Jerônimo tem ampliado ações nas áreas de saúde, educação e infraestrutura, mesmo diante de um cenário político em que o prefeito municipal não apoia o governador.

“Jerônimo tem feito muito por Bonfim na saúde, na educação e na infraestrutura. O povo bonfinense tem gratidão e recebeu com muita alegria o governador, que caiu no forró”, declarou Bobô, destacando a receptividade durante a programação junina.

O deputado também criticou a postura do pré-candidato oposicionista ao governo, ACM Neto, que, segundo ele, preferiu se aproximar de setores mais privilegiados da cidade durante os festejos, enquanto o governador esteve junto da população.

Para Bobô, uma manifestação pontual de adversários políticos não pode ser apresentada como retrato da cidade. O parlamentar defendeu que a avaliação sobre a gestão estadual deve considerar as entregas e a relação construída com os moradores de Senhor do Bonfim e da região.

ANÚNCIO
Continue Lendo

Política

Governo da Bahia investe R$ 45,5 milhões e amplia ações em Riacho de Santana

Entregas e autorizações abrangem educação, infraestrutura, saúde, segurança alimentar e desenvolvimento rural

Publicado

em

saúde e segurança alimentar marcaram a agenda do Governo do Estado neste sábado (20), em Riacho de Santana, no sudoeste baiano.
Foto: Raí Vitor/GOVBA

Inaugurações e entregas nas áreas de educação, infraestrutura, agricultura, saúde e segurança alimentar marcaram a agenda do Governo do Estado neste sábado (20), em Riacho de Santana, no sudoeste baiano. Com investimentos superiores a R$ 45,5 milhões, o governador Jerônimo Rodrigues também autorizou novas obras, assinou ordens de serviço e entregou veículos, equipamentos e máquinas destinados ao fortalecimento dos serviços públicos e ao desenvolvimento da produção rural no município.

“Cada obra entregue aqui representa mais oportunidades para a população. Estamos investindo em educação, infraestrutura, abastecimento de água, saúde, segurança alimentar e desenvolvimento rural porque acreditamos que o crescimento dos municípios passa pela melhoria da qualidade de vida das pessoas”, afirmou o governador.

Com uma estrutura moderna e R$ 7 milhões em investimentos, o Colégio Estadual de Tempo Integral Sinésio Costa, que atende quase mil estudantes, passa a contar com salas de aula climatizadas, restaurante estudantil, teatro, quiosque de leitura, jardim, laboratório de informática e quadra coberta. A nova estrutura foi comemorada pela estudante Raiany Stefane de Jesus, 17 anos, do 3º ano do ensino médio. “Agora estudamos em um ambiente mais confortável. O auditório foi o espaço de que mais gostei porque podemos realizar apresentações, palestras e reuniões com os estudantes”, contou.

O assessor especial da Secretaria da Educação, Manoel Calazans, anunciou mais uma novidade: “Essa escola já é muito bem cuidada e bonita, mas, até 2028, vamos entregar uma nova Sinésio Costa, com 24 salas e toda a infraestrutura padrão das escolas de tempo integral do Estado. A elaboração do projeto já está em andamento”.

Ainda na área da educação, o governador autorizou a licitação para a construção de uma unidade Pró-Infância tipo “B”, no povoado de Laguna; cedeu um ônibus escolar para a Associação das Escolas das Comunidades e Famílias Agrícolas da Bahia (Aecofaba); e autorizou o repasse de recursos para Escolas Família Agrícola (EFA).

ANÚNCIO
Mobilidade urbana e infraestrutura

“Essa rua aqui não era muito transitada devido ao número de buracos. Ninguém conseguia fazer uma caminhada porque era terra pura. Com essa pavimentação, ficou bem melhor ir para o trabalho, fazer atividade física e as crianças ainda podem brincar em segurança”, relatou a técnica de enfermagem Maria Rita Santos Rodrigues, 46 anos, durante a entrega da pavimentação da travessia urbana da BR-430, no âmbito do Programa Bahia em Movimento, da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra).

A intervenção contemplou três quilômetros de pavimentação, com investimento de R$ 2,5 milhões. Também foram entregues quatro quilômetros de pavimentação nas passagens urbanas dos povoados de Laguna e Santa Rita.

O secretário da Seinfra, Saulo Pontes, informou que o investimento total em infraestrutura no município já ultrapassa R$ 100 milhões. “Assinamos, ainda, ordens de serviço para a pavimentação dos acessos da BR-430 aos povoados de Santana e Santa Rita, obras que somam R$ 21,2 milhões. Há um ano, também entregamos a estrada de 36 quilômetros que liga Riacho de Santana a Matina”, destacou.

Segurança alimentar

Em parceria com o município, o Governo do Estado, por meio do Programa Bahia Sem Fome, entregou a Cozinha Comunitária de Riacho de Santana, com investimento superior a R$ 500 mil. A unidade passará a distribuir 400 refeições prontas por dia, cinco vezes por semana, para pessoas em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar.

“Já investimos em 505 cozinhas comunitárias em todo o estado, atendendo 101 mil pessoas diariamente. São R$ 140 milhões para combater a fome e promover a segurança alimentar”, enfatizou o coordenador-geral do programa, Tiago Pereira.

ANÚNCIO
Desenvolvimento rural e saúde

Na área de desenvolvimento rural, foram inauguradas a requalificação da Unidade de Beneficiamento de Mandioca, na comunidade de Pau Branco, a 20 quilômetros da sede; e a Unidade de Beneficiamento de Mel, na comunidade do Espraiado. Também foi entregue um trator com implementos agrícolas para a Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Alecrim e Adjacências, além de 200 caixas d’água com capacidade para 500 litros.

Foi celebrado, ainda, convênio para a execução da primeira e da segunda etapas da cobertura da feira livre da sede, além da autorização para licitação de passagens molhadas nas comunidades de Serra I e Barreiro da Grama.

Em parceria com o Governo Federal, foi autorizada a publicação de licitação para a construção de abatedouros e frigoríficos de aves em Riacho de Santana e Tremedal, com investimento estimado em R$ 10 milhões.

Na área da saúde, foram entregues ambulâncias, veículos administrativos, equipamentos para Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além de mobiliário e aparelhos destinados ao Hospital Municipal e à Maternidade Amália Coutinho.

Também foram inaugurados sistemas simplificados de abastecimento de água nas localidades do Assentamento Brejo de São José e de Grama, beneficiando cerca de 600 moradores e ampliando o acesso à água de qualidade nas comunidades rurais.

ANÚNCIO
Continue Lendo

Mais Lidas