Saúde
Governo do Estado oferta 40 mil mamografias no Outubro Rosa
Todos os exames serão feitos mediante agendamento prévio pelo BA.GOV.BR, a partir desta quarta-feira (24)
O Governo do Estado abre em 1º de outubro, na Arena Fonte Nova, em Salvador, a edição 2025 do Outubro Rosa com uma ação intensificada de rastreamento do câncer de mama. Nesse dia começa a oferta de 40 mil mamografias que serão realizadas ao longo do mês para mulheres de 40 a 69 anos, público considerado prioritário na detecção precoce da doença.
Todos os exames serão feitos mediante agendamento prévio pelo BA.GOV.BR, a partir de 6h do dia 24 de setembro. Para apoiar quem tem dificuldade em acessar a plataforma, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em parceria com a CCR Metrô, disponibilizará três pontos fixos de marcação em Salvador, localizados nas estações da Lapa, Mussurunga e Pirajá, com funcionamento nos dias 24, 25 e 26 de setembro, das 7h às 17h. As vagas serão disponibilizadas gradativamente.
“A cada ano reforçamos nosso compromisso de ampliar o acesso das mulheres baianas a exames de rastreamento. Estamos organizando uma rede que combina capital e interior, com carretas em pontos de grande circulação e policlínicas regionais equipadas para atender. O objetivo é garantir que mulheres de diferentes territórios, do Subúrbio de Salvador ao extremo oeste, tenham o mesmo direito ao diagnóstico. Quando identificamos o câncer de mama em fase inicial, as chances de cura ultrapassam 90%”, destaca a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.
Em Salvador, os exames serão realizados em carretas que têm a capacidade de realizar até 154 procedimentos por dia. As unidades móveis ficarão nos bairros: Nazaré, Cabula, Pau da Lima, Bonfim, Caixa D’Água, São Cristóvão, Piatã, Ondina, Brotas, Cajazeiras, Itacaranha, Centro Administrativo da Bahia (CAB), São Tomé de Paripe, Caminho das Árvores. O calendário completo está disponível no site www.saude.ba.gov.br.
No interior, os atendimentos serão realizados pelas 24 Policlínicas Regionais, que ficam em Alagoinhas, Barreiras, Brumado, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Santa Maria da Vitória, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Serrinha, Simões Filho, Teixeira de Freitas, Valença, Vitória da Conquista e São Francisco do Conde. O público-alvo deve procurar as secretarias municipais de Saúde para realizar o agendamento dos exames.
Serão realizados também mutirões nos dias 11 e 25 de outubro no Centro Estadual de Oncologia (Cican), Hospital Geral de Vitória da Conquista, Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié, e no Hospital Geral de Guanambi, com oferta de 40 vagas por sábado em cada unidade, com foco em rastreio e diagnóstico precoce.
O câncer de mama é uma das principais neoplasias que afetam as mulheres e continua sendo um desafio relevante para a saúde pública. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a Bahia deve registrar 4.230 novos casos de câncer de mama em 2025, sendo o tipo de neoplasia que mais atinge mulheres no estado e no país.
A superintendente estadual de Regulação, Mônica Hupsel, destaca que a prevenção primária depende de escolhas cotidianas. “O rastreamento precisa caminhar lado a lado com a prevenção. Praticar atividade física regularmente, manter uma alimentação equilibrada, controlar o peso corporal e evitar o consumo de bebidas alcoólicas são medidas que reduzem de forma significativa o risco de desenvolver a doença. A amamentação também é um fator protetor comprovado. Quando somamos esses hábitos saudáveis ao acesso oportuno à mamografia, criamos uma barreira poderosa contra o avanço da doença e aumentamos de forma expressiva as chances de interromper o câncer ainda em sua fase inicial”, afirma.
Saúde
Feira Saúde Mais Perto oferece serviços gratuitos em São Gonçalo do Retiro nesta sexta-feira
Ação da Sesab e das Voluntárias Sociais da Bahia disponibiliza exames, consultas, vacinação e testagens rápidas para a população
Moradores de São Gonçalo do Retiro têm acesso, nesta sexta-feira (25), a diversos serviços gratuitos de saúde durante a Feira Saúde Mais Perto, realizada no Instituto Strategic, das 8h às 16h. A iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia, oferece consultas, exames, testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e distribuição de preservativos.
A ação foi iniciada nesta quinta-feira (24) e leva à comunidade uma ampla oferta de atendimentos. Entre os serviços disponíveis estão exames laboratoriais, ultrassonografias, eletrocardiogramas, consultas ginecológicas, exames preventivos, atendimento odontológico, vacinação de rotina e triagem para mamoplastia.
Os atendimentos são realizados por ordem de chegada, conforme os critérios específicos de cada serviço. Para ter acesso aos procedimentos, é necessário apresentar CPF, RG e Cartão SUS, além de solicitação médica nos casos em que o documento for exigido.
A programação da Feira Saúde Mais Perto continua em outras regiões de Salvador. No dia 27 de setembro, a ação será realizada no Calabar, das 8h às 16h. Já no dia 28, os serviços estarão disponíveis para os moradores da Liberdade, também no mesmo horário.
Saúde
Bahia amplia atendimento em saúde com mutirão na capital e investimentos no interior
Feira oferece consultas e exames gratuitos em Salvador, enquanto hospital de Juazeiro recebe novos equipamentos e Policlínica de Remanso alcança fase final das obras
A rede pública de saúde da Bahia foi reforçada nesta quinta-feira (24) com ações voltadas à ampliação do atendimento à população e à melhoria da infraestrutura hospitalar. As iniciativas incluem a realização da Feira Saúde Mais Perto, em Salvador, a entrega de equipamentos ao Hospital São Lucas, em Juazeiro, e o avanço das obras da Policlínica Regional de Saúde de Remanso.
Na capital baiana, a Feira Saúde Mais Perto atende moradores do bairro de São Gonçalo do Retiro, das 8h às 16h, no Instituto Strategic, localizado na Rua 1º de Abril. A ação oferece consultas com ginecologista, coleta para exames laboratoriais, ultrassonografias de abdômen total, tireoide, transvaginal, vias urinárias, região pélvica, próstata via abdominal e bolsa escrotal, além de eletrocardiograma e exame preventivo.
Para ter acesso aos serviços, é necessário apresentar CPF, RG, Cartão do SUS e solicitação médica. O atendimento será mantido também nesta sexta-feira (25).
No interior do estado, o Hospital São Lucas, em Juazeiro, recebeu novos equipamentos para reforçar a assistência à população. Foram entregues um aparelho de raio-X móvel, um equipamento de ultrassom portátil e um cardioversor desfibrilador, que contribuirão para ampliar a capacidade de diagnóstico e atendimento da unidade.
Já no município de Remanso, a construção da Policlínica Regional de Saúde atingiu 98% de execução, entrando na fase final das obras. A unidade integra um conjunto de cinco policlínicas em implantação na Bahia, que também contemplam os municípios de Itapetinga, Seabra, Ibotirama e Ipirá.
As ações fazem parte dos investimentos voltados à ampliação da oferta de serviços especializados e ao fortalecimento da rede de saúde em diferentes regiões do estado.
Saúde
Feira Saúde Mais Perto oferece mais de 2 mil vagas para atendimentos gratuitos na Estação da Calçada
Ação da Sesab disponibiliza consultas, exames, vacinação e atendimento odontológico para a população de Salvador nesta segunda e terça-feira (21 e 22)
A Estação do VLT da Calçada recebe, nesta segunda e terça-feira (21 e 22), mais uma edição da Feira Saúde Mais Perto. A iniciativa, promovida pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), amplia o acesso da população de Salvador a serviços gratuitos de saúde.
Entre os serviços oferecidos estão ultrassonografias, eletrocardiogramas, exames laboratoriais, consultas ginecológicas, exames preventivos, atendimento odontológico e vacinação de rotina. Os atendimentos são realizados das 8h às 16h, com acolhimento dos pacientes a partir das 7h.
A feira disponibiliza mais de 2 mil vagas e tem a expectativa de realizar cerca de 5 mil atendimentos ao longo dos dois dias de mobilização. O fluxo de atendimento começa com a triagem e a distribuição de senhas, priorizando casos clínicos que demandam maior atenção.
Para acessar os serviços, os usuários devem apresentar RG, CPF, Cartão SUS e requisição médica para a realização dos exames. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados por um responsável legal.
A estrutura montada no local conta com quatro salas destinadas à realização de ultrassonografias de tireoide, vias urinárias, abdômen e região pélvica, além de um setor específico para exames de eletrocardiograma.
Os laudos são entregues no mesmo dia, garantindo mais agilidade no diagnóstico. Quando necessário, os pacientes também podem ser encaminhados para procedimentos cirúrgicos ou acompanhamento especializado na rede estadual de saúde.
-
Serviçoshá 3 diasDia D oferece 430 vagas exclusivas para pessoas com deficiência em Salvador
-
Serviçoshá 2 diasVagas de emprego na Bahia para esta quinta-feira (24)
-
Meio Ambientehá 3 diasBahia reforça planejamento para enfrentar possíveis impactos do El Niño no biênio 2026/2027
-
Serviçoshá 1 diaBahia inaugura primeiro ponto de apoio para motoristas e entregadores por aplicativo
