Infraestrutura
Governo do Estado entrega nova ciclofaixa e requalifica trecho da BA-130
Obra amplia segurança para ciclistas, melhora mobilidade urbana e integra ações de infraestrutura em Jequié
A cidade de Jequié conta, a partir desta sexta-feira (11), com uma nova rota para ciclistas pela BA-130, com a inauguração da pavimentação asfáltica e da nova ciclofaixa no trecho da rodovia, entre o início do contorno de Jequié e a avenida César Borges. A obra foi entregue pelo governador Jerônimo Rodrigues que, acompanhado de secretários de Estado, cumpre uma série de agendas institucionais, até sábado (12) no município do sudoeste baiano.
“Essa é uma via muito importante e consideramos a sustentabilidade, no aspecto do acesso ao transporte. A gente sabe que no anel de contorno passam caminhões pesados, então tivemos o cuidado de colocar uma ciclofaixa ampla e pensamos sempre em iluminação, pista de caminhada, ciclofaixa para ciclistas, para esportistas, para quem pratica caminhada por saúde”, detalhou o governador sobre o projeto para as rodovias.
Os ciclistas contam agora com uma faixa exclusiva que, além de garantir mais segurança no trânsito, reduz sinistros na rodovia, viabilizando um acesso expresso pela BA-130 para quem se desloca de bicicleta.
“A ciclofaixa tem três metros de largura, é próxima de uma zona urbana. Significa um acesso melhor não só para o ciclista, garantindo mais segurança na trafegabilidade, como para pedestres e veículos maiores”, comentou o diretor-superintendente de Infraestrutura de Transportes, Saulo Pontes. Foram mais de R$ 15 milhões destinados pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) à obra.
Pontes explicou que a BA-130 também se conecta a duas rodovias federais. “Nós estamos inaugurando, aqui, uma parte desse semianel de 4,6 quilômetros, com duas faixas de tráfego, com ciclofaixa e, em parceria com o Governo Federal, mais 8,4 quilômetros serão pavimentados. Serão 13 quilômetros de um semianel, tirando todo o tráfego pesado de Jequié e melhorando muito a qualidade de vida da população”, detalhou o diretor-superintendente de Infraestrutura de Transportes.
As intervenções se somam a outras obras de mobilidade anunciadas para a cidade, nesta sexta-feira (11), que representam R$ 82,4 milhões aportados pelo governo baiano somente em infraestrutura. Os investimentos abrangem desde intervenções no entorno de instituições de ensino até projetos de infraestrutura aeroportuária para Jequié.
Infraestrutura
Centro Logístico da Embasa em Feira de Santana alcança mais de 30% de execução
Com investimento de R$ 21,7 milhões, unidade ampliará eficiência na distribuição de materiais para o interior da Bahia
As obras do novo Centro de Distribuição Logístico da Embasa, em Feira de Santana, avançam e já ultrapassaram 30% de execução. Com investimento de R$ 21,7 milhões em recursos próprios, o empreendimento integra a estratégia de modernização da gestão de suprimentos da empresa e ampliará a capacidade de armazenamento e distribuição de materiais para unidades operacionais do interior da Bahia. A estrutura, com cerca de 6,5 mil metros quadrados, está sendo implantada próxima ao anel rodoviário, ao lado da Cerb, e contará com galpão, depósito e módulo de logística reversa.
Com a implantação do novo centro, a Embasa passará a contar com uma estrutura descentralizada voltada ao atendimento das 13 unidades regionais do interior do estado. “Cerca de 70% da movimentação de materiais da Embasa tem como destino o interior da Bahia, o que evidencia a importância do novo equipamento para garantir maior eficiência operacional e rapidez no atendimento das demandas”, afirma Paulo Henrique Monteiro, gerente de Patrimônio, Obras Prediais e Gestão Documental da empresa. A unidade será responsável pela alocação e posterior distribuição de materiais hidráulicos e equipamentos elétricos utilizados na operação dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário.
A localização estratégica de Feira de Santana, principal entroncamento rodoviário do estado, permitirá otimizar rotas, reduzir distâncias percorridas e diminuir o tempo de transporte de materiais e equipamentos. “A expectativa é que o novo centro proporcione ganhos de produtividade, redução de custos operacionais e maior agilidade no suporte às atividades de manutenção e expansão dos sistemas”, destaca Monteiro. Atualmente, a Embasa atende mais de 3,4 milhões de ligações de água e mais de 1 milhão de ligações de esgoto no interior baiano.
Além dos impactos operacionais, a obra também tem gerado emprego e renda, com 65 trabalhadores diretos e cerca de 40 postos indiretos. “Estamos implantando uma das mais importantes estruturas de apoio operacional da Embasa. O novo Centro de Distribuição Logístico foi concebido para atender à dimensão territorial da Bahia e ao crescimento das demandas da empresa, garantindo mais eficiência, agilidade e capacidade de resposta às unidades do interior”, ressalta o diretor de Gestão Corporativa da Embasa, João Alves Pinto. Segundo ele, o equipamento contribuirá diretamente para a melhoria dos serviços prestados à população.
Infraestrutura
Bahia abre licitações para pavimentar 41 km de acessos em cinco municípios
Investimento de R$ 47,3 milhões prevê melhorias viárias e recuperação do atracadouro de Maragogipe
Os acessos a distritos e povoados de cinco municípios baianos terão um total de 41 quilômetros pavimentados, facilitando a interligação dessas localidades com a malha rodoviária estadual. Com investimento previsto de R$ 47,3 milhões, as obras serão executadas nos municípios de Esplanada, Souto Soares, Barro Alto, Santa Cruz da Vitória e Aporá. Os avisos de licitação para a contratação dos serviços, que serão realizados pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), foram publicados nesta terça-feira (16) no Diário Oficial do Estado (DOE).
“No último sábado, publicamos a licitação para o asfaltamento dos 12,1 km da BA-233, entre Pé de Serra e o povoado de Santo Agostinho, incluindo os acessos. Hoje, estamos iniciando o processo licitatório para contratar empresas a fim de executar mais cinco obras dentro do programa do Governo da Bahia voltado à interligação de distritos e povoados à malha pavimentada. Além disso, também publicamos o aviso para a recuperação do atracadouro de Maragogipe”, ressalta o secretário de Infraestrutura, Saulo Pontes.
A próxima etapa do processo licitatório será a abertura das propostas das empresas interessadas na execução das obras, prevista para os dias 7 e 8 de julho.
Com valor estimado em R$ 8,3 milhões, o atracadouro de Maragogipe passará por recuperação estrutural. As intervenções no terminal hidroviário do Recôncavo Baiano incluem melhorias na ponte, no píer de atracação e no terminal receptivo. As ações devem facilitar o transporte de moradores das localidades do entorno até a sede municipal, ampliando o acesso a serviços de saúde e educação, além de impulsionar o turismo local.
Relação dos avisos de licitação publicados no DOE desta terça-feira (16):
Litoral Norte e Agreste Baiano
- Pavimentação do trecho que liga o povoado de Mulungu ao distrito de São José do Mocambo, em Esplanada. Extensão: 16,7 km.
- Pavimentação do acesso ao distrito de Itamira, em Aporá, conectando-o à BA-233. Extensão: 1,3 km.
Chapada Diamantina
- Pavimentação do acesso ao distrito de Cisterna, em Souto Soares, a partir do entroncamento da BA-432, na região do povoado de Gameleira, em Barro Alto. Extensão: 14,1 km.
Região de Irecê
- Pavimentação de dois trechos no município de Barro Alto: da sede ao povoado de Santana do Jacaré (2,8 km) e do entroncamento da BA-432 até os povoados de Mancha e Pau de Colher (4 km). Extensão total: 6,8 km.
Médio Sudoeste baiano
- Serviços de melhoramento, incluindo pavimentação da pista de cooper, na BA-667, do entroncamento com a BR-415 até Santa Cruz da Vitória. Extensão: 1,9 km.
Infraestrutura
Obras de esgotamento sanitário avançam em Conceição do Coité
Investimento prevê 70 km de rede, estação de tratamento e ampliação da cobertura até 2027, beneficiando 23 mil moradores
As obras de implantação da primeira etapa do Sistema de Esgotamento Sanitário seguem avançando no município de Conceição do Coité. Ao todo, estão previstos 70 quilômetros de redes coletoras de esgoto para atender, inicialmente, os bairros Alto da Colina, Barreiros, Centro, Cruzeiro, Madureira, Marajoara, Nova Esperança, Olhos d’Água, Pampulha, Quadra, Sonho Meu, Vila Real, Vila Rica e Vila Toide.
Com investimento da Embasa e do Governo Federal (FGTS/Selesan), na ordem de R$ 53 milhões, cerca de 23 mil moradores passarão a ter acesso ao serviço de coleta e tratamento de esgoto, o que deve resultar em mais qualidade de vida para a população.
Atualmente, quatro frentes de serviço atuam na implantação das redes de esgoto na cidade. Já foram executados 17 quilômetros de rede e mais de 1.600 ramais prediais. Também está em construção, na Estrada da Goiabeira, uma estação com capacidade para tratar até 70 litros de esgoto por segundo. O sistema contará ainda com uma estação elevatória, 2,5 quilômetros de linhas de recalque e 41 quilômetros de ramais prediais.
Entre os principais benefícios do sistema, destaca-se a melhoria da saúde pública, a partir da redução do lançamento indevido de esgoto nas vias públicas e da diminuição do risco de contaminação. “Esgoto tratado e destinado corretamente não polui as águas, o solo e o meio ambiente, além de não atrair animais e insetos transmissores de doenças”, afirma o gerente de Expansão Norte da Embasa, Victor Bruno Fernandes.
Durante a execução das obras, no entanto, são necessárias intervenções como escavações, abertura de valas, retirada parcial de pavimento e interdições temporárias de vias públicas, o que pode causar transtornos momentâneos à população. Segundo Fernandes, eventuais danos a redes de abastecimento de água e de drenagem pluvial podem ocorrer devido à movimentação de máquinas pesadas. “Nessas situações, a Embasa tem cobrado das empresas contratadas o reparo no menor prazo possível, com o objetivo de reduzir os impactos para a população”, explica.
Após a conclusão dos serviços, a recomposição do pavimento das ruas afetadas será realizada. “Pedimos a compreensão dos moradores. Os transtornos são temporários, mas os benefícios em termos de qualidade de vida serão permanentes”, reforça o gerente.
O diretor de Expansão da Embasa, Christiano Bressy, destaca que a obra representa um marco para o município. “Trata-se de um investimento estruturante, que amplia significativamente a cobertura de esgotamento sanitário e contribui diretamente para a saúde pública e a preservação ambiental. É um avanço importante que impacta positivamente a vida das pessoas”, afirma.
A conclusão desta etapa está prevista para o segundo semestre de 2027. Paralelamente, a Embasa já licita um novo projeto para ampliar ainda mais a cobertura do serviço. Os investimentos fazem parte do compromisso da empresa com a universalização do saneamento, o desenvolvimento econômico e a proteção ambiental.
Atuação social
Uma equipe social da Embasa tem realizado reuniões e visitas aos moradores das áreas em intervenção, com o objetivo de informar sobre as etapas e o andamento das obras. Também foram disponibilizados canais de contato para esclarecimentos, solicitações e registros de ocorrências: (71) 99634-8477 e (75) 98711-6294.
-
Políticahá 3 diasMatéria da revista Piauí expõe supostas relações entre Daniel Vorcaro e ACM Neto
-
Agronegóciohá 3 diasSeagri leva demandas do agro baiano a Brasília e articula avanços com governo federal
-
Segurançahá 3 diasBahia forma 1.441 novos policiais e entrega aeronaves e equipamentos para reforçar a segurança
-
São João 2026há 3 diasMovimento na rodoviária cresce no São João e deve reunir mais de 380 mil passageiros

