Esporte
Governo do Estado anuncia construção de ginásio multiuso na Av. Gal Costa
Reforma do Complexo Esportivo Armando Oliveira irá contemplar novo ginásio com capacidade para aproximadamente 5.200 lugares
Na semana do aniversário de Salvador, o Governo do Estado presenteia a população soteropolitana com a autorização, anunciada na manhã desta terça-feira, 25, pelo governador Jerônimo Rodrigues, da construção de um mega ginásio esportivo: a reconfiguração do Complexo Esportivo Armando Oliveira, na Av. Gal Costa, em São Marcos. A obra contará com um investimento previsto de cerca de R$ 50 milhões para impactar o ambiente esportivo de Salvador, de acordo com estudos preliminares.
Além do equipamento de esporte, uma série de outras ações nas áreas de saúde, educação, cultura, emprego, segurança, mobilidade, saneamento e direitos humanos foram apresentadas pelo chefe do executivo, totalizando um investimento que chega à casa dos R$ 506 milhões somente na capital baiana.
O novo ginásio poliesportivo, com projeto e administração sob a responsabilidade da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), está em fase de estudo técnico para elaboração do projeto. O objetivo é possibilitar um incremento de infraestrutura esportiva no local para contemplar mais modalidades e espaços de prática esportiva em Salvador, como a construção do ginásio com capacidade para aproximadamente 5.200 lugares.
De acordo com o diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, o novo equipamento será um ganho muito importante para toda a capital e sua Região Metropolitana. “O novo ginásio terá uma gestão de utilização pública, tornando-o acessível para a população e as diversas federações esportivas. Para tanto, seu projeto arquitetônico possibilitará fazer a adequação provisória para que possa abrigar diferentes eventos, garantindo, assim, a sua característica multiuso.”
A partir dos estudos preliminares, a obra visa contemplar a construção de pista de skate; dois quiosques; dois sanitários públicos; sala de apoio/manutenção; gradil sobre mureta; vestiário; pavimentação; parque infantil; área de estacionamento para cerca de 390 vagas; praça central/convívio; academia ao ar livre; e portaria e controle de acesso de veículos.
Esporte
Jovem tenista baiana recebe apoio do Estado para disputar torneio nacional em São Paulo
Com apenas 12 anos, Julia Batista Ferreira representará a Bahia no Banana Bowl, uma das principais competições de base do tênis brasileiro
Com apoio do Governo do Estado, a jovem tenista baiana Julia Batista Ferreira, de 12 anos, irá disputar o torneio Banana Bowl, que acontece entre os dias 16 e 22 de março, em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. A atleta embarca nos próximos dias com passagens concedidas pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Moradora do bairro de Matatu de Brotas, em Salvador, Julia é bicampeã baiana da categoria 12 anos (infantojuvenil) e ocupa atualmente a 11ª colocação no ranking nacional da categoria. Ela iniciou no tênis em 2023, treinando em uma quadra pública no bairro da Boca do Rio, e agora busca, na competição nacional, somar pontos importantes para melhorar sua posição no ranking brasileiro.
De acordo com a mãe da atleta, Jessica Santos Batista, o apoio institucional tem sido fundamental para viabilizar a participação da filha em torneios fora do estado. “O suporte da Sudesb é muito importante, porque torna possível a participação em competições nacionais. Esse incentivo fortalece o sonho da Julia, contribui para o crescimento dela no esporte e mostra que o talento do esporte baiano está sendo valorizado”, destacou.
Jessica também ressaltou o impacto das competições no desenvolvimento esportivo e pessoal da jovem tenista. “Cada torneio é uma oportunidade de aprendizado e evolução. A expectativa é que seja mais uma grande experiência para o crescimento profissional da Julia. Ela entra em quadra sempre determinada a dar o seu melhor e a representar bem a Bahia”, afirmou.
Esporte
Copa Loreta Valadares dá largada à temporada do futebol feminino na Bahia
Competição reúne mais de 800 atletas, fortalece a base e projeta o estado para a Copa do Mundo Feminina de 2027
Às vésperas de a Bahia ser uma das sedes da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027, o futebol feminino amador e de base no estado iniciou oficialmente a temporada nesta segunda-feira (9), com o lançamento da 4ª edição da Copa Loreta Valadares de Futebol Feminino 2026. O evento foi realizado no Estádio de Pituaçu, em Salvador, local da abertura do torneio, marcada para o dia 21 de março, e sede da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), órgão da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), responsável pela promoção da competição.
Criada para reafirmar que futebol é espaço de mulheres, a Copa Loreta Valadares também representa sonhos e oportunidades. É o caso da jovem Suedy Magalhães, de 13 anos, ponta do time Império Boca do Rio, que disputará a categoria sub-15. “É o meu sonho. Sempre quis participar da Copa Loreta. Quando soube que o professor ia me levar, fiquei sem acreditar. Estou muito ansiosa para começar”, contou.
Voltada ao fortalecimento do futebol feminino no estado, a competição reúne equipes de Salvador, da Região Metropolitana e do Recôncavo Baiano. Os jogos da 4ª edição, iniciada em 2022, acontecerão nos estádios Vila Canária e Barradão, na capital, além dos municípios de Governador Mangabeira e São Sebastião do Passé. As partidas serão disputadas aos fins de semana, entre 21 de março e 24 de maio.
A coordenadora do Núcleo Mais Mulheres no Esporte, da Sudesb, Juliana Camões, destaca o impacto social da competição. “A Loreta é um desafio de organização, mas seu alcance é ainda maior. Ela representa resistência, combate ao machismo e a possibilidade de meninas e mulheres se reconhecerem como protagonistas no futebol”, afirmou.
O secretário da Setre, Augusto Vasconcelos, ressaltou a dimensão do torneio, promovido pelo Governo do Estado com apoio da Federação Bahiana de Futebol (FBF). “Teremos mais de 800 atletas em campo. Somando comissões técnicas e arbitragem, são mais de mil mulheres envolvidas nesse processo de valorização do futebol feminino. A Bahia vai sediar a Copa do Mundo e também está investindo na base e no desenvolvimento da modalidade”, destacou.
Estrutura e projeção
Ao todo, a Copa Loreta Valadares contará com 40 equipes, distribuídas em três categorias: sub-15, sub-17 e adulto. O lançamento reuniu representantes dos clubes, autoridades públicas, imprensa, convidados do meio esportivo e atletas pioneiras do futebol feminino baiano, como Aline Lima, Iara Pereira e Rosane Oliveira.
Integrante da comissão técnica do time Abrantes, Elizia Guimarães ressaltou o caráter simbólico da competição. “Não é só futebol. É sobre sonhos. Muitas mulheres adultas do nosso time haviam deixado esse sonho para trás e agora encontram na Loreta a chance de realizá-lo”, afirmou.
Neste ano, a Copa Loreta Valadares também servirá como classificatória para a Copa Rainha Marta Nordeste 2026, que será realizada em novembro, em Aracaju (SE). Para Aline Lima, integrante do comitê organizador da Copa do Mundo Feminina e da comissão técnica da Loreta, o torneio se consolida como referência. “A Loreta é hoje a principal competição de desenvolvimento do futebol feminino na Bahia, alcançando cada vez mais meninas e mulheres e dando visibilidade à modalidade”, destacou.
A competição leva o nome de Loreta Valadares, feminista, ativista política e professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que lutou contra a ditadura militar e faleceu em 2004. Seu legado inspira a proposta do torneio: transformar o futebol feminino em espaço de inclusão, resistência e oportunidades.
Esporte
Mairi recebe 4º Festival de Esporte e Lazer da Bahia entre quinta (5) e sábado (7)
Evento gratuito reúne modalidades esportivas e atividades recreativas para todas as idades no Ginásio Jutahy Magalhães
O município de Mairi, no território de identidade da Bacia do Jacuípe, recebe entre quinta-feira (5) e sábado (7) o 4º Festival de Esporte e Lazer da Bahia. Gratuito e aberto ao público, o evento será realizado no Ginásio de Esportes Jutahy Magalhães, com programação voltada para crianças, jovens, adultos e idosos.
A agenda inclui aulas e vivências em diversas modalidades, como futebol — com o ex-jogador profissional Robson Luiz, que atuou por Bahia, Vitória e Vasco —, boxe no ringue, arco e flecha, futmesa, pickleball e artes marciais. Para o público infantil, haverá piscina de bolinhas e cama elástica.
As atividades acontecem na quinta-feira (5), das 13h às 18h; na sexta-feira (6), das 9h às 12h e das 14h às 18h; e no sábado (7), das 9h às 12h e das 14h às 18h.
O Festival de Esporte e Lazer da Bahia já passou por diversos municípios em edições anteriores e tem como objetivo incentivar a prática esportiva e o lazer em todo o estado. A iniciativa conta com apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (Setre), e execução da União das Federações do Esporte Amador da Bahia (Unisport).
-
Economiahá 3 diasInflação segue sob controle e fevereiro registra menor IPCA para o mês desde 2020
-
Serviçoshá 2 diasVagas de emprego na Bahia para esta sexta-feira (13)
-
Turismohá 1 diaMuseu do Recôncavo promove encontro náutico-cultural com regata e programação gratuita
-
Agriculturahá 3 diasCozinhas comunitárias fortalecem renda e autonomia de mulheres no Piemonte da Diamantina
