Agricultura
Governo da Bahia fortalece avicultura familiar com implantação de galinheiros em Macajuba
Iniciativa beneficia 40 famílias rurais, amplia a produção de ovos caipiras e impulsiona geração de renda no município
Com o objetivo de ampliar o potencial produtivo e impulsionar a geração de trabalho e renda para famílias da agricultura familiar de Macajuba, o Governo da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), implantou 40 galinheiros rústicos no município. A iniciativa fortalece a cadeia produtiva de ovos caipiras e contribui para o desenvolvimento da atividade na região.
Com investimento de cerca de R$ 550 mil, a ação foi executada por meio de convênio com a Prefeitura de Macajuba e beneficia 40 famílias de nove comunidades rurais: Estaleiro, Bravo, Agrário, Angelim, Iramaia, Paó, Mocó, São Bento e Navegantes.
Cada família recebeu 100 pintinhos, além da estrutura completa do galinheiro, composta por casinha, piquete, poleiros para descanso, ninhos para postura e comedouros. Também foram entregues ração para alimentação das aves até a primeira postura, vacinas e capacitação técnica voltada ao manejo adequado da criação.
O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, José Rodrigues Júnior, destacou que a iniciativa amplia as oportunidades para os produtores locais. “Essa ação fortalece a avicultura na região e cria oportunidades tanto para quem deseja iniciar uma nova atividade e aumentar a renda quanto para aqueles que já atuam no setor e querem expandir a produção”, afirmou.
Na comunidade de Angelim, o agricultor Sérgio Pereira ressaltou que o novo galinheiro permitirá ampliar sua produção e aumentar a renda da família. “Com essa nova estrutura, devo passar de 20 para 60 dúzias por mês. Meu objetivo inicial é reinvestir o que eu ganhar para ampliar minha criação com novos galinheiros, pensando no futuro”, disse.
Já na comunidade de Paó, a agricultora Jucileide Ribeiro destacou a importância do investimento como incentivo ao fortalecimento da produção familiar. “Sem esse apoio, seria muito difícil adquirir essa estrutura. Já trabalhamos com hortaliças e vimos no galinheiro uma oportunidade de gerar renda extra. O que conseguirmos ganhar será guardado para reinvestir, no momento certo, em novas criações de galinhas”, ressaltou.
Expansão da avicultura familiar
A iniciativa em Macajuba integra uma estratégia mais ampla do Governo da Bahia para fortalecer a avicultura familiar e ampliar a produção de ovos caipiras em diferentes territórios rurais do estado.
Nesse contexto, a CAR/SDR lançou, no âmbito do projeto Bahia que Produz e Alimenta, o edital Galinha Caipira da Bahia, que destinará R$ 25,6 milhões ao fortalecimento da cadeia produtiva em todo o estado.
A chamada pública vai selecionar e apoiar 50 organizações produtivas da agricultura familiar, promovendo inclusão produtiva por meio de assistência técnica e apoio financeiro para ampliar a produção, o beneficiamento e a comercialização de ovos caipiras. A expectativa é impulsionar a geração de renda e fortalecer o desenvolvimento dos territórios rurais baianos.
O edital está disponível para consulta nos sites da CAR e da SDR. As inscrições poderão ser realizadas por meio do Sistema de Manifestação de Interesse (SMI), entre os dias 8 de junho e 10 de julho de 2026.
Agricultura
Coribe celebra 68 anos com entrega de máquinas e equipamentos para fortalecer a agricultura familiar
Ação da SDR e CAR beneficia associações rurais e sindicato com tratores, microtratores, máquinas forrageiras, barracas de feira livre, caixas-d’água e tanques-pipa
Nesta sexta-feira (14), data em que Coribe, no Oeste da Bahia, celebrou 68 anos de emancipação política, foram entregues máquinas e equipamentos destinados ao fortalecimento das atividades produtivas de agricultores e agricultoras familiares do município.
Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), foram disponibilizados equipamentos voltados à produção, comercialização e ao armazenamento de água para as famílias da zona rural.
Ao todo, foram entregues quatro tratores com implementos agrícolas, quatro máquinas forrageiras, três microtratores, 35 barracas para feira livre, 200 caixas-d’água e dois tanques-pipa.
Os equipamentos serão destinados a associações rurais e ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Coribe. As máquinas poderão ser utilizadas em atividades como preparo do solo, manejo agrícola e produção de forragem, além de contribuir para a comercialização dos produtos da agricultura familiar. Já as caixas-d’água e os tanques-pipa têm como objetivo ampliar a capacidade de armazenamento e abastecimento de água nas comunidades rurais.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Rural, Elisabete Costa, a iniciativa integra as ações de apoio às atividades produtivas desenvolvidas pelas famílias agricultoras.
“Os equipamentos disponibilizados estão relacionados a diferentes etapas das atividades desenvolvidas pela agricultura familiar, como preparo do solo, manejo e produção de forragem. As estruturas destinadas ao armazenamento e ao abastecimento de água também atendem às necessidades das comunidades rurais. A definição dos equipamentos considera as características das atividades produtivas e as demandas apresentadas pelas organizações beneficiárias”, destacou.
Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Coribe, Paulo Nascimento, os novos equipamentos contribuirão para ampliar as condições de trabalho no campo.
“No dia a dia da zona rural, muitas atividades ainda são realizadas com ferramentas manuais. Os tratores, implementos e demais equipamentos poderão ser utilizados pelos agricultores em ações de preparo da terra, manejo e produção, conforme as necessidades de cada comunidade”, afirmou.
A entrega faz parte das ações do Programa de Mecanização Rural da SDR/CAR, que promove a disponibilização de máquinas e equipamentos para apoiar a agricultura familiar, fortalecendo as condições de trabalho e oferecendo suporte às etapas de produção e comercialização.
A iniciativa também contempla estruturas destinadas à comercialização, como as barracas de feira livre, que permitirão a agricultores e agricultoras familiares ampliar os espaços de venda direta de seus produtos, fortalecendo a geração de renda e a economia local.
Agricultura
Caravana Cidadania Rural leva emissão de documentos e serviços públicos a comunidades do interior da Bahia
Ação da SDR e SSP promove atendimento descentralizado em Riacho de Santana e Vitória da Conquista, facilitando o acesso da população rural à documentação e às políticas públicas
A Caravana Cidadania Rural realiza, nesta semana, atendimentos voltados à emissão de documentos e à orientação sobre serviços públicos nos municípios de Riacho de Santana e Vitória da Conquista, ampliando o acesso da população rural a direitos e políticas públicas essenciais.
Em Riacho de Santana, os atendimentos ocorreram nos dias 11 e 12 de agosto, na Escola Família Agrícola. Já em Vitória da Conquista, a ação acontece nos dias 14 e 15 de agosto, no Colégio Estadual de Tempo Integral do Distrito de Inhobim.
Entre os serviços oferecidos estão a emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e da Carteira de Identidade Nacional (CIN), além de orientações sobre programas e serviços públicos destinados aos moradores do meio rural.
O CAF é o documento que identifica agricultores e agricultoras familiares e constitui requisito para o acesso a diversas políticas públicas voltadas ao setor, incluindo programas de crédito, financiamento e apoio à produção rural.
Já a Carteira de Identade Nacional (CIN) é o documento oficial de identificação civil do cidadão brasileiro e utiliza o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como número único de identificação.
A iniciativa é promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), com a proposta de descentralizar o atendimento e aproximar os serviços das comunidades rurais.
Em Vitória da Conquista, o atendimento será realizado no Distrito de Inhobim nos dias 14 e 15 de agosto, no Colégio Estadual de Tempo Integral. A programação está sujeita à organização e à capacidade operacional das equipes responsáveis pelos serviços.
Atendimento facilita acesso à documentação
Moradora do Assentamento Contendas, em Riacho de Santana, Alda de Almeida Reis aproveitou a ação para emitir o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). Segundo ela, o documento é fundamental para garantir o acesso a políticas públicas destinadas ao fortalecimento da agricultura familiar.
“Com o CAF, passei a ter acesso a políticas públicas, como o Garantia-Safra e o crédito Pronaf”, relatou.
Na Comunidade Quilombola de Duas Lagoas, também em Riacho de Santana, Kauane Maniely realizou o atendimento para emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) e destacou a importância da iniciativa para quem vive em localidades mais distantes dos centros urbanos.
“Para quem mora em comunidades mais distantes, poder realizar o atendimento no próprio município facilita o acesso à documentação”, afirmou.
Agricultura
Bahia apresenta ações do Projeto Sertão Vivo em fórum nacional
Encontro em Brasília reuniu estados e instituições parceiras para acompanhar a execução da iniciativa no semiárido brasileiro
A execução do Projeto Sertão Vivo na Bahia foi apresentada durante o Fórum de Transparência e Orientação da Iniciativa Sertão Vivo, realizado nos dias 5 e 6 de agosto, na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em Brasília. O evento reuniu representantes dos estados participantes, parceiros institucionais e especialistas para avaliar o andamento das ações e fortalecer a governança da iniciativa.
Na Bahia, o projeto é executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com o BNDES, o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e o Fundo Verde para o Clima. A iniciativa contempla 49 municípios do semiárido baiano e tem a expectativa de beneficiar aproximadamente 300 mil pessoas.
Durante o fórum, os estados envolvidos apresentaram resultados, desafios e estratégias relacionadas à implementação dos projetos, promovendo a troca de experiências e o alinhamento das ações desenvolvidas nos territórios atendidos.
De acordo com a coordenadora estadual do Projeto Sertão Vivo na Bahia, Kamilla Ferreira, o encontro representou uma oportunidade de fortalecer o acompanhamento das atividades e o diálogo entre as instituições parceiras. “O Fórum de Transparência é um espaço de governança e acompanhamento das ações do Projeto Sertão Vivo. Foi um momento de compartilhar informações sobre a execução na Bahia, dialogar com os parceiros da iniciativa e trocar experiências com os demais estados participantes”, destacou.
O evento contou com a participação de representantes da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), do Instituto Nacional do Semiárido (INSA), de universidades, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e dos Ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
Voltado ao fortalecimento da resiliência climática no semiárido, o Projeto Sertão Vivo investe em práticas produtivas sustentáveis, tecnologias sociais e no fortalecimento da agricultura familiar. A iniciativa busca ampliar a capacidade de adaptação das comunidades rurais às mudanças climáticas, ao mesmo tempo em que valoriza os conhecimentos e saberes tradicionais das populações do campo.
-
Eleições 2026há 3 diasRobinson denuncia censura de publicidade da ponte em empresas ligadas à família de ACM Neto
-
Serviçoshá 2 diasVagas de emprego na Bahia para esta segunda-feira (17)
-
Eleições 2026há 2 diasACM Neto inicia campanha copiando políticas de Jerônimo e Lula
-
Eleições 2026há 1 dia“Maior de que eu já participei no interior”, diz Rui Costa sobre ato em Irecê que reuniu 20 mil pessoas
