SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
Anúncios

Segurança

Governador sanciona leis para criação de novos comandos e promove oficiais da PM

O ato realizado no COI, em Salvador, reforça a presença do Estado no combate à criminalidade

Publicado

em

A segurança pública na Bahia ganhou novo fôlego. Nesta segunda-feira (8), o governador Jerônimo Rodrigues sancionou leis para criação
Foto: Wuiga Rubini/GOVBA

A segurança pública na Bahia ganhou novo fôlego. Nesta segunda-feira (8), o governador Jerônimo Rodrigues sancionou leis para criação de novos comandos regionais, batalhões e companhias independentes, além de cargos estratégicos para a Polícia Militar da Bahia (PMBA). O ato realizado no Centro de Operações e Inteligência, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, reforça a presença do Estado no combate à criminalidade.

“Esses projetos fazem parte de um grande esforço de reorganização e mostram como estamos ampliando o alcance e a eficiência da segurança em todo o território baiano. É o intermédio entre o que estamos fazendo com a segurança pública e a responsabilidade de poder ajudar a construir uma Bahia mais segura. Segurança Pública se faz com planejamento, com orçamento, com capacitação e formação. Eu não abro mão de fazer a defesa da minha terra”, destacou Jerônimo Rodrigues.

Além de nomeações e designações para novas funções e comandos, o governador anunciou a promoção de 90 tenentes-coronéis, 95 majores e 114 capitães. Três comandos regionais foram criados para Jequié; Alagoinhas e Irecê; e novos batalhões implementados no Nordeste de Amaralina, em Itapuã, Feira de Santana, Eunápolis, Luís Eduardo Magalhães, Jacobina, Valença e Candeias. Já os municípios de Cafarnaum, Monte Santo, Conceição do Jacuípe, Cachoeira e Xique-Xique ganharam novas companhias independentes.

“Esse é o objetivo, demonstrar a importância da segurança pública. Não só ampliar a sensação, mas garantir a segurança na capital e no interior, se aproximando, cada vez mais, dos cidadãos”, destacou o secretário de Relações Institucionais, Adolpho Loyola.

O secretário Marcelo Werner explicou que a reestruturação não é apenas administrativa, mas tem impacto direto na vida da população. “Demonstra, efetivamente, o engajamento, a preocupação com a segurança pública do nosso estado. De 2023 para cá, já são duas reestruturações. Estamos fortalecendo a PM e a Polícia Civil, criando condições para intensificar as operações contra a violência”, frisou Werner.

ANÚNCIO
Anúncios

Para o comandante-geral da PMBA, coronel Antônio Magalhães, as mudanças marcam um avanço histórico para a corporação. “Isso aqui é resultado exatamente de uma demanda que levamos ao nosso governador, que, sensível, demonstra que a segurança pública tem sido feita de forma transversal, mas também direta e cada vez mais recebe investimentos”, pontuou o comandante-geral.

A major Dulce Tarapow, agora promovida ao posto de tenente-coronel, celebrou. “Com a criação de mais comandos de policiamento regional, também ocorre a descentralização, o que traz um olhar mais individualizado para a região que tem características próprias, um olhar mais cuidadoso, mais atuante. Criar os cargos é uma alegria para a ascensão na carreira, para a realização de sonhos. Então profissional e pessoalmente falando, hoje é um momento extremamente feliz”, comentou a oficial que está há 31 anos na corporação.

Segurança

Carga irregular de carvão é apreendida pela PM em Salvador

Diante da irregularidade, o material foi apreendido e encaminhado para as medidas administrativas e legais cabíveis

Publicado

em

Proteção Ambiental (Coppa) apreenderam, na manhã de sábado (25), cerca de 450kg de carvão vegetal que estavam sendo comercializados
📸 Foto: COPPA

Guarnições da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) apreenderam, na manhã de sábado (25), cerca de 450kg de carvão vegetal que estavam sendo comercializados irregularmente na Ceasa, em Salvador.

A ação ocorreu durante fiscalização ambiental no centro, com o objetivo de coibir crimes relacionados à extração, ao transporte e ao comércio de produtos de origem florestal.

Durante a abordagem, foi constatado que o proprietário do material não possuía nota fiscal, nem o documento de origem florestal (DOF) obrigatório para o transporte e comercialização de carvão vegetal, conforme legislação ambiental vigente. A ausência de tais documentos impede a rastreabilidade do produto e pode indicar origem ilegal da madeira utilizada na produção.

Diante da irregularidade, o material foi apreendido e encaminhado para as medidas administrativas e legais cabíveis. O responsável foi conduzido a Central de Flagrantes para o registro da ocorrência.

Continue Lendo

Segurança

SSP e Detran realizam ‘Operação Desmonte’ em Feira de Santana

A ação educativa visa à legalização das lojas de comércio de peças veiculares com o Detran

Publicado

em

Secretaria da Segurança Pública (SSP) e o Departamento de Trânsito da Bahia (Detran) deflagraram a 'Operação Desmonte' na manhã
Foto: Jeferson Silva / Ascom SSP

Em operação conjunta com o objetivo de fiscalizar, orientar e instruir comerciantes de peças veiculares, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) e o Departamento de Trânsito da Bahia (Detran) deflagraram a ‘Operação Desmonte’ na manhã desta quinta-feira (23), em Feira de Santana. 

As equipes visitaram os estabelecimentos e enfatizaram a importância da atuação dos comerciantes se credenciarem no Detran para evitarem autuações, sanções e interdições das lojas. 

Sem o credenciamento, os locais podem ser responsabilizados por receptação ou comercialização ilegal de peças. A medida também assegura a diminuição de roubos de veículos, pois garante a circulação de apenas peças legais no mercado. 

As ações também foram realizadas em Salvador durante a semana, na região da Suburbana. Palestras e seminários serão ofertados pelo Detran para os empresários do ramo. 

Continue Lendo

Segurança

Operação Primus desarticula rede criminosa e revela esquema bilionário

Ação coordenada pela Polícia Civil da Bahia expõe sofisticado esquema de adulteração de combustíveis e lavagem de dinheiro na Bahia

Publicado

em

crime organizado, a lavagem de dinheiro e a adulteração de combustíveis. Batizada de Operação Primus, a ação foi coordenada pelo
Foto: Ascom/PCBA

A Polícia Civil da Bahia deflagrou uma das maiores operações já realizadas no estado contra o crime organizado, a lavagem de dinheiro e a adulteração de combustíveis. Batizada de Operação Primus, a ação foi coordenada pelo Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco-LD), com atuação simultânea em oito municípios baianos — incluindo Feira de Santana, Conceição do Jacuípe, Alagoinhas e Morro do Chapéu — além de ações nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

Durante a operação, foram cumpridas 74 medidas judiciais, sendo 62 mandados de busca e apreensão e 12 mandados de prisão, que resultaram em nove pessoas presas, além da apreensão de armas de fogo, munições, veículos de luxo e equipamentos utilizados por criminosos. A Justiça autorizou o bloqueio e sequestro de mais de R$ 6,5 bilhões em bens, revelando a dimensão financeira do esquema criminoso, que teve como ponto de partida a adulteração de combustíveis.

A investigação, que durou cerca de um ano e meio, revelou uma rede complexa e sofisticada de lavagem de capitais, com ramificações em pelo menos três estados brasileiros. Cerca de 200 postos de combustíveis estão sob investigação por possível envolvimento no esquema.

O principal articulador da organização criminosa foi preso em um hotel no município de Lençóis, na Chapada Diamantina. Outras prisões ocorreram em Conceição de Feira, Feira de Santana, São Paulo e Rio de Janeiro.

Em pronunciamento oficial, o governador Jerônimo Rodrigues destacou os resultados da operação e a capacidade da Polícia Civil da Bahia em enfrentar o crime organizado. “Estamos desmontando as ações financeiras do crime organizado e enfraquecendo as suas estruturas. Mostramos a capacidade que a Polícia da Bahia tem de buscar informações por meio da Inteligência, com profissionais capacitados e equipamentos adquiridos através de investimentos do Governo do Estado. A Bahia não dará espaço ao crime organizado”, afirmou o chefe do Executivo estadual.

ANÚNCIO
Anúncios

A Operação Primus segue em andamento, com novas diligências previstas e busca ativa pelos foragidos. Uma coletiva de imprensa está marcada para esta sexta-feira (17), às 11h30, na Sala Bahia pela Paz, no Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), com a presença de autoridades envolvidas na força-tarefa.

Continue Lendo

Mais Lidas