Cidade
Governador Jerônimo entrega Parque Zoobotânico da Bahia requalificado
Equipamento recebeu reforma no aviário, felinário e ainda tem como novidade réplica gigante de um Tiranossauro Rex

Boa notícia para quem curte natureza e um passeio ao ar livre. Após passar por obras de requalificação, o Parque Zoobotânico Getúlio Vargas, localizado no bairro de Ondina, em Salvador, será reaberto para visitação pública na próxima terça-feira (3). A primeira fase das obras, que contou com investimento de R$ 5 milhões do Governo do Estado e inclui a revitalização do aviário, da Ilha dos Macacos, do felinário, além de quiosques e pistas de acesso, foi entregue pelo governador Jerônimo Rodrigues, neste domingo (1º).
Acompanhado da primeira-dama, professora Tatiana Velloso, e de secretários de Estado e outras autoridades, o governador plantou algumas mudas de Oitizeiro da Bahia, Pau-Brasil, Jamelão e Tamboril, e circulou pelas áreas do equipamento. “Com a entrega desta fase da requalificação do Parque, hoje, estamos marcando o começo de um conjunto de agendas que iremos desenvolver o longo do mês de junho, pelo mês do Meio Ambiente, para reafirmar nossa responsabilidade e nosso compromisso com o meio ambiente e com a população baiana”, declarou Jerônimo durante inauguração oficial.
O Parque Zoobotânico da Bahia é referência na conservação da fauna silvestre e na educação ambiental, abrigando animais que, por diferentes razões, não podem mais ser reinseridos na natureza. Por isso mesmo, vai além de ser um zoológico tradicional. O principal objetivo do equipamento, gerido pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema), é promover a sensibilização da sociedade sobre a importância da proteção da biodiversidade.
O local tem capacidade para receber 1,5 mil visitantes e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. São 1,4 mil animais de 136 espécies reunidos pelo parque. Dividida em fases, a reforma tem como foco a melhoria da ambiência dos recintos, o bem-estar dos animais e a qualificação da experiência educativa para os visitantes.
“É uma grande felicidade poder participar da reinauguração. O zoológico sempre teve como característica permitir que as pessoas façam um percurso completo, dando a volta por todo o espaço. Mas isso estava comprometido, devido ao fechamento de duas áreas importantes: o felinário e o aviário. Então, nosso foco principal foi reabrir esses espaços, permitindo novamente a circulação total dos visitantes”, pontuou o secretário estadual do Meio Ambiente (Sema), Eduardo Sodré.
O espaço, um dos favoritos de lazer de baianos e turistas, ganhou mais uma novidade: o Sítio Paleontológico, com uma réplica gigante de um Tiranossauro Rex (T-Rex) que chama atenção da criançada e dos adultos também. “Eu estava ansiosa para trazer minha filha para aproveitar o domingo aqui. O zoológico, que agora é um Parque Zoobotânico, tem muito para ensinar para nossos filhos. Estou muito feliz de poder estar aqui participando dessa reabertura”, falou a auxiliar administrativa, Eliane Almeida.
Também presente no evento, a secretária estadual da Educação, Rowenna Brito, destaca que o passeio no Parque Zoobotânico pode ser também uma aula de campo. “Os estudantes do ensino médio podem vivenciar o Parque como um espaço de ampliação do tempo das aprendizagens, para ampliar o repertório e para estudar um pouco mais sobre a biodiversidade do estado da Bahia”, enfatizou.
Bióloga e gestora técnica do Parque Zoobotânico, Ana Celly Lima afirma que o local passou por grandes mudanças. “O Parque é um equipamento importantíssimo para a cidade de Salvador e para o estado da Bahia. Ele é um centro de referência na conservação da fauna, abrigando animais que, por diversos motivos, não podem retornar ao seu habitat natural e que são mantidos sob cuidados humanos”, explicou.
Regularização de permissionários
Foram realizadas outras intervenções na estrutura do equipamento, a exemplo do horto e dos reservatórios de água. Além da revitalização física, o Governo do Estado realizou a regularização dos 24 permissionários que trabalhavam sem documentação. Equipamentos novos, como barracas, freezers, carrinhos de pipoca, micro-ondas e fardamentos também foram fornecidos pelo Estado.
Rafaela dos Santos vende pipoca no parque e conta da importância da regularidade documental. “Há mais de 10 anos que eu atuo aqui. Vim do segmento dos meus pais que atuam aqui há mais de 30 anos e, assim como para os outros permissionários, é um momento muito especial para mim ter essa regularização e receber esses equipamentos de trabalho”, completou.
Cidade
Viver Salvador transforma a Rua Chile em palco de cultura e lazer
A noite de sexta (5) terminou com uma apresentação do cantor Jau, em um palco montado na Praça Municipal

A segunda edição do Viver Salvador começou nesta sexta-feira (5) e o lançamento contou com um cortejo do Balé Folclórico da Bahia pela Rua Chile, que terminou em uma apresentação do cantor Jau, em um palco montado na Praça Municipal, no Centro Histórico. Promovido pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), o projeto ocupa regiões da cidade com atividades de cultura e lazer. A primeira edição foi realizada em agosto no bairro do Comércio.
A programação também se estende para a Praça Municipal e áreas próximas, que ganham intervenções urbanas e cenografia especial, valorizando pertencimento, memória, diversidade e conexão entre gerações. Entre os atrativos estão um túnel cenográfico em lycra branca com lustres gigantes, instalações instagramáveis como a Casa Submersa (voltada para o público infantil) e o Coco Gigante (ponto de informações turísticas), além de esculturas monumentais com humor visual. A Rua das Vassouras recebe um painel de street art, enquanto o Palco Oca abriga shows, corais e oficinas musicais em uma estrutura translúcida iluminada.
O projeto ainda conta com mobiliário urbano inspirado em Lelé, vasos tropicais de até dois metros, feiras de artesanato e antiguidades, aulas de yoga, sessões de cinema ao ar livre, contação de histórias e oficinas infantis. Barracas padronizadas, com identidade visual retrô, completam o cenário.
Andrea Velame, presidente da Associação da Rua Chile e curadora desta edição do Viver Salvador, destaca que a ocupação urbana tem como proposta atrair a atenção do público, despertar emoções e estimular novas formas de interação. “Sou daquelas pessoas completamente apaixonadas pela minha cidade. Todos os temas ligados à arquitetura, decoração, arte, design, moda, gastronomia e turismo me interessam. Tenho certeza que o Viver Salvador na Rua Chile vai impulsionar ainda mais essa região, gerando emprego e fortalecendo a nossa economia. Acredito que a união de pessoas e projetos colaborativos é o caminho da nossa cidade”, disse.
Cidade
Salvador segue com vacinação antirrábica neste final de semana
O imunizante será ofertado em postos fixos e volantes distribuídos em pontos estratégicos. Confira os locais

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), segue fortalecendo a imunização contra a raiva com a oferta da vacinação em diversos pontos da capital neste final de semana.
O imunizante será ofertado em postos fixos e volantes distribuídos em pontos estratégicos dos Distritos Sanitários de Itapuã, São Caetano/Valéria e Barra/Rio Vermelho, das 9 às 16h. A lista completa dos pontos de vacinação está disponível no site www.saude.salvador.ba.gov.br.
Danielle Dantas, chefe do Setor de Vigilância e Controle da Raiva, convida a população para garantir a imunização dos seus pets. “A vacinação é um cuidado preventivo à saúde dos animais e também das pessoas. Já vacinamos mais de 103 mil cães e gatos em Salvador, mas nossa meta é imunizar um número ainda maior. Para conseguirmos, é essencial que a população continue levando seus animais para vacinar, para juntos conseguirmos manter a raiva sob controle e garantir uma cidade mais segura para todos”, declara.
Podem ser vacinados cães e gatos a partir de três meses de idade. Animais que receberem a vacina pela primeira vez (primovacinados) deverão tomar o reforço após 30 dias. Durante todo o período da campanha, que acontece até 30 de setembro, a vacina estará disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, em 91 unidades de saúde da cidade.
Cidade
CTB abre envelopes da licitação do Tramo 4 do metrô
O novo trecho do sistema ligará a Estação da Lapa à futura Estação Campo Grande

A Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) realizou na manhã desta terça-feira (19), em sua sede, no bairro da Calçada, em Salvador, a sessão pública da abertura da Licitação 25.002 para implantação do Tramo 4 da Linha 1 do Sistema Metroferroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL), que ligará a Estação da Lapa à futura Estação Campo Grande. A etapa representa um avanço significativo para a mobilidade urbana, beneficiando milhares de usuários em uma região histórica e cultural da cidade.
Conforme previsto no edital, as empresas apresentaram envelopes contendo a Proposta Técnica, a Proposta de Preços e os Documentos de Habilitação. Nesta etapa, participaram dois consórcios, cada um formado por quatro empresas. O Consórcio Expresso 2 de Julho, composto por Áyla Construtora S.A.; OECI S.A (em recuperação judicial); Metrô Engenharia e Construtora LTDA; MPE Engenharia e Serviços S.A; e Consórcio Construtor Linha 1 Tramo 4, constituído por Mendes Júnior Trading e Engenharia S.A. (em Recuperação Judicial); Powerchina International Group Limited do Brasil S.A.; Toniolo, Busnello S.A. (Túneis, Terraplenagens e Pavimentações (Em Recuperação Judicial) e Pampulha Engenharia.
Para o presidente da CTB, Eracy Lafuente, o projeto, junto com as obras do VLT, reforça o compromisso do governo com a mobilidade e o desenvolvimento da capital e da região metropolitana. “Com essas iniciativas, vamos reduzir o tempo de viagem, melhorar o conforto e facilitar o deslocamento diário de trabalhadores, estudantes e toda a população”, afirmou.
Detalhes
Os próximos passos envolvem o resultado da análise da técnica e abertura do envelope do preço. Posteriormente, uma nova seção para abertura do envelope de habilitação licitante melhor classificada. A futura estação será construída em uma região estratégica de Salvador, próxima a pontos culturais importantes, como o Teatro Castro Alves, e ao tradicional circuito do Carnaval. Com capacidade para atender cerca de 11,5 mil passageiros por dia, a estação terá impacto direto na mobilidade do centro de Salvador.
O Tramo 4 do metrô de Salvador se refere à expansão da Linha 1, que ligará a Estação da Lapa ao Campo Grande, em um trecho subterrâneo de 1,105 km. O projeto está orçado em mais de R$ 1,518 bilhão e faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). As obras civis e sistemas de energias estão orçadas em 1,162 bilhão, o saldo do recurso de 356 milhões será utilizado para a contratação dos sistemas de telecomunicações, sistema de sinalização e controle e obras de melhoria para acessibilidade do usuário à nova Estação Campo Grande.
-
Serviçoshá 3 dias
Vagas de emprego na Bahia para esta quinta-feira (11)
-
Turismohá 2 dias
Encontro nacional de Enfermagem reúne 10 mil participantes em Salvador
-
Infraestruturahá 2 dias
Obra do VLT do Subúrbio garante participação popular e geração de oportunidades
-
Serviçoshá 2 dias
Vagas de emprego na Bahia para esta sexta-feira (12)